"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 28 de março de 2010

Livraria Alfarrabista de Miguel de Carvalho - Novidades




Livraria Miguel de Carvalho

Como já vem sendo hábito a Livraria Alfarrabista de Miguel de Carvalho apresenta na sua Livraria Virtual as novidades para o Março.

Reúne um excelente lote de livros de Jaime Cortesão, cuja consulta é sempre importante para o estudo dos Descobrimentos Portugueses, assim como alguns dos títulos publicados pelas Publicações Dom Quixote na sua «Colecção Portugal de Perto».
Do conjunto deste bom acervo destaco, no entanto, estas três obras de inegável raridade.


NEGREIROS, José de Almada – Antes de Começar

Lisboa, Gráfica Monumental, 1956. In-8º de 12 págs. Brochado.
Primeira edição, muita rara e cremos que única desta peça de teatro representada em Lisboa no Teatro Nacional D. Maria II pelo Teatro Universitário de Lisboa sob a direcção artística de Fernando Amado.
Cenário foi de Almada Negreiros, os protagonistas Lourdes de Castro e Luis Filipe Abreu com figurinos, caracterização, e desenhos de fundo da autoria de Lourdes de Castro.


ANDRADE, Eugénio de – Adolescente. Poemas de ... Desenhos de Manuel Ribeiro de Pavia

Lisboa, Editorial Império, 1942. In-8º de 58-(3) págs. br. Exemplar muito bem conservado, conservando o papel originalmente bem encorpado. Ilustrado com dois belos desenhos de Pavia.
Primeira edição do primeiro título da sua extensa bibliografia. MUITO RARO e bastante apreciado pelos bibliófilos.


CUNHA, Cardeal Nuno da (INQUISIÇÃO) –  CARTA PUREZA DE SANGUE a favor de António Ferreira Cardoso e família (de Lavarrabos do Campo, bispado de Coimbra)

Manuscrito caligráfico de elevada beleza sobre pergaminho assinado pelo Inquisidor Geral da Cidade de Coimbra, Cardeal D. Nuno da Cunha, datado de 9 de Janeiro de 1731. Dim: 36 x 24 cm., conserva o muito bonito selo pendente em lacre vermelho albergado numa caixa circular de madeira e suspenso por intermédio de fita de seda verde.
Peça de elevado valor museulógico, muito bem conservado e de rara beleza.

Aproveito também para anunciar a participação desta livraria-antiquária no lançamento da edição fac-similada de «MATERIAES PARA A HISTORIA DA FIGUEIRA DA FOZ NOS SECULOS XVII E XVIII» da autoria de António dos Santos Rocha, na ocasião da Comemoração dos 100 anos passados da sua morte levadas a cabo pela municipalidade da Figueira da Foz na Biblioteca Municipal.


Convite

Espero que a vossa visita seja proveitosa e que tenham encontrado algum livro do vosso interesse.

Saudações bibliófilas

2 comentários:

Diego Mallén disse...

Amigo Rui, los libreros portugueses y las casas de Leilâo tienen mucho que agradecerte pues estás proporcionando una información valiosísima.

El mundo del libro antiguo en Portugal es amplio y con muchísima actividad.

No sé si en estos momentos de crisis aparecen buenas oportunidades de compra. En España no muchas y a pesar de la crisis económica y la restricción de ñliquidez el precio de los libros buenos antiguos no desciende.

Tenemos ya los billetes para París y la invitación para el vernissage la noche de jueves 15 en el Grand Palais a las 10 de noche. ¿¡Porqué no te animas!?

¡Saludos bibliófilos!

Anónimo disse...

Magnífica librerias alfarrabistas en Portugal (Lusitania Felix)