"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 31 de outubro de 2010

A propósito de um livro de Camilo Castelo Branco




Camilo Castelo Branco (1861)

Trago-vos hoje um opúsculo de Camilo Castelo Branco, que comprei, há tempos, numa das minhas visitas à Livraria Alfarrabista de Miguel de Carvalho em Coimbra, não pela sua raridade, mas antes por uma particularidade – a dedicatória da proprietária da Casa Viúva Moré Editora para o grande bibliografo Inocêncio Francisco da Silva (1).


Inocêncio Francisco da Silva

BRANCO, Camilo Castelo – D. ANTONIO ALVES MARTINS // BISPO DE VIZEU // - // ESBOÇO BIOGRAPHICO //POR // CAMILLO CASTELLO BRANCO // (VINHETA TIPOGRÁFICA) // PORTO // VIUVA MORÉ, // PRAÇA DE D. PEDRO. // - 1870. In-8.° gr. de 31 págs.


Capa da brochura do opúsculo

Referências: HENRIQUE MARQUES, 140; MANUEL DOS SANTOS, 30; JOSÉ DOS SANTOS (1916), 44; JOSÉ DOS SANTOS (1939), 202; CONDE DA FOLGOSA, 1134; CAMILIANA (SOARES & MENDONÇA, 1968), 959; ALMEIDA MARQUES, 414.


Casa Viúva Moré Editora

Compreende ante-rosto com os dizeres ESBOÇO BIOGRAPHICO e verso em branco; frontispício textualmente descrito supra e verso com subscrição tipográfica Typ. de. Manoel José Pereira, // Largo do Correio, 4 e 6; página 5ª à 31ª o texto biográfico propriamente dito arrematado com o FIM.

 
Frontispício

É a 1ª edição, procurada e invulgar, como já referi, numa impressão muito cuidada, do estudo biográfico sobre D. António Alves Martins. Bispo de Viseu. (2)

 
Página do opúsculo

Esta dedicatória “Ao Ex.mo Snr. Innocencio F. da Silva // Off. // Vª Moré” apresenta, em minha opinião, uma dupla curiosidade: por este exemplar ter sido pertença do nosso ilustre bibliógrafo e o mesmo lhe ter sido oferecido pela editora, o que revela a importância que Inocêncio já tinha na época.

 
Dedicatória da editora a Inocêncio Francisco da Silva

São particularidades como esta – a dedicatória a um personagem ilustre da nossa bibliografia, que muitas vezes, conferem a um modesto exemplar um significado diferente daquele que lhe caberia por direito próprio.

O opúsculo, ainda que invulgar, não é muito difícil de encontrar, mas um outro igual a este sim!

 
Páginas do opúsculo

Como ficou dito o opúsculo traça um esboço biográfico bastante completo sobre D. António Alves Martins, Bispo de Viseu.


D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

D. António Alves Martins nasceu em Granja de Alijó (Alijó), Trás-os-Montes, a 18 de Fevereiro de 1808. Entrou para a Ordem de S. Francisco aos dezasseis anos, pouco depois foi para a Universidade de Coimbra. Foi expulso desta Universidade em 1828, por razões políticas: era um liberal acérrimo e tinha sido acusado de participar na revolução constitucionalista que se dera nesse ano no Porto, a 16 de Maio. Em 1832 foi capelão da Armada, em 1842 deputado, em 1852 professor universitário, em 1861 enfermeiro-mor do Hospital de S. José. Foi o 77º Bispo de Viseu (António (III) Alves Martins, O.F.M.) desde Julho de 1862. Fixou residência nesta cidade de Viseu a 29 de Janeiro de 1868. Dirigente do Partido Reformista entre 1868 e 1869 e entre 1870 e 1871 foi ministro do Reino. Dirigiu o jornal Nacional, entre 1848 e 1849, tendo-se dedicado também ao jornalismo. Camilo Castelo Branco apreciava em extremo a natureza polémica dos artigos de D. António. Escreveu, entre outros títulos, O Nove de Outubro e Breves Considerações sobre a Última Guerra Civil, que foi publicado em 1849 aparecendo na autoria "por um liberal". No regime de D. Miguel foi condenado à morte, tendo no entanto conseguido escapar com outros três condenados quando no caminho para o local de execução, Viseu. Polémico e liberal, foi também jornalista. Viria a falecer, no entanto, pobre no Paço do Fontelo a 5 de Fevereiro de 1882.

 
D. António Alves Martins, Bispo de Viseu
Estátua na cidade de Viseu

Na base da estátua em sua homenagem, em Viseu, figura uma citação sua: «A religião deve ser como o sal na comida: nem muito nem pouco, só o preciso».

Espero que tenham apreciado esta minha divagação … pelo menos eu gostei de a escrever.


Saudações bibliófilas.


Notas:

(1) Inocêncio Francisco da Silva, nascido em Lisboa em 1810 e onde faleceu em 1876, muitas vezes referido apenas por Innocencio (como era escrito na época), foi o mais destacado bibliógrafo português, reunindo toda a informação disponível sobre os autores de língua portuguesa até meados do século XIX. É autor do monumental Dicionário Bibliográfico Português, continuado após a sua morte por outros. Veja-se a este propósito o que aqui se escreveu: Inocêncio Francisco da Silva – Bibliógrafo.
(2) Para aqueles que queiram conhecer o texto na íntegra fica o link para a versão html do mesmo (trata-se no entanto da 2ª edição): The Project Gutenberg EBook of D. Antonio Alves Martins: bispo de Vizeu: esboço biographico, by Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco


Bibliografia:

CARVALHO, Miguel de - DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA CAMILIANA, de uma importante e valiosa colecção de bibliografia activa e passiva de Camillo Castello Branco. Coimbra, Miguel de Carvalho, 2003. In-4º de 141- (1) págs. Brochado. EXEMPLAR DA EDIÇÃO ESPECIAL limitada a 40 EXEMPLARES, numerados e rubricados pelo autor. Impressão em papel de qualidade superior, com os cadernos por abrir e cosidos manualmente. Ricamente ilustrado com reproduções de frontispícios e encadernações. Apresenta também reproduções fiéis de diversas páginas das 3 primeiras edições do livro Caleche para distinção editorial.

Sem comentários: