"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Notícias: “Manuscritos gregos na Internet” e “Um papel para LOPE”



Manuscritos gregos na Internet




A Biblioteca Britânica, em Londres, colocou na internet mais de um quarto dos seus manuscritos gregos, totalizando 280 volumes, em mais um passo rumo à digitalização completa desses importantes documentos antigos.

Os manuscritos, disponibilizados gratuitamente no site: http://www.bl.uk/manuscripts, são parte de uma das mais importantes colecções localizadas fora da Grécia para o estudo de mais de 2 mil anos de cultura helénica.

A biblioteca detém um total de mais de mil manuscritos gregos, mais de 3 mil papiros e uma abrangente colecção de impressos arcaicos gregos.

“Isso é exactamente o que todos esperávamos da nova tecnologia, mas raramente tínhamos” (…) “Isso abre um recurso precioso para qualquer um — do especialista ao curioso – em qualquer lugar do mundo, gratuitamente.” disse Mary Beard, professora de cultura clássica da Universidade de Cambridge.

 
Codex Sinaiticus

Entre os destaques do acervo digitalizado estão os Salmos de Theodore, altamente ilustrados, produzidos em Constantinopla em 1066, e as fábulas de Babrius, descobertas em 1842 no monte Atos, que contêm 123 fábulas de Esopo corrigidas pelo grande académico bizantino Demetrius Triclinius.

A iniciativa, financiada pela Fundação Stavros Niarchos, junta-se a outros projectos da Biblioteca para ampliar a divulgação de documentos antigos, frágeis e raros.

Outros dos projectos digitais incluem um caderno de Leonardo da Vinci, do século XVI, e o Codex Sinaiticus, do século IV, contendo a mais antiga cópia completa do Novo Testamento.

(Adaptado de Mike Collett-White -REUTERS)




Um papel para LOPE



FOTO: TERESA ISASI. 2009

LOPE é um filme sobre a vida do famoso escritor espanhol do séc. XVI Félix Lope de Vega y Carpio, onde é utilizado, em várias cenas, o papel feito â mão Capellades do Museu-Molí Paperer de Capellades.

O filme tem realização de Andrucha Waddington e no qual Sónia Braga e Selton Mello, actores brasileiros bem conhecidos, fazem parte do seu elenco.

O Museu, no âmbito da colaboração com a arte e cenografia, elaborou este papel especial para LOPE.


Lope de Vega

Esta não é a primeira vez que o papel do Museu serviu para recriar cenas de época na tela cinematográfica. Ikiru Films (co-produtora de LOPE) e Edmon Roch serviram-se também do papel do Museu para outros projectos de filmes a serem estreados em breve.


Agradecimentos: Quero aqui expressar o meu agradecimento a Johnson Brito de Lima por me ter facultado estas  notícias importantes, sempre de grande utilidade para os bibliófilos e estudiosos da matéria.


Saudações bibliófilas.

Sem comentários: