"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Livraria Castro e Silva – Madrid and London Book Fairs 2014


A Livraria Castro e Silva distribuiu recentemente o Catalógo que preparou para a sua participação na IX Feria de AILA Internacional del Libro Antiguo - Madrid de 15 a 17 de Maio de 2014 no Hotel Wellington e na London International Antiquarian Bookfair 2014 no National Hall Olympia de 22 a 24 de Maio de 2014 para apreciação.



A Feria de AILA Internacional del Libro Antiguo – Madrid já é nossa conhecida aconselho a dare uma vista de olhos pela sua página oficial aqui.


IX Feria de AILA Internacional del Libro Antiguo - Madrid

Quanto à 57th London International Antiquarian Book Fair at Olympia (ABA), proponho igualmente uma visita aqui para um conhecimento mais detalhado deste evento.


London International Antiquarian Bookfair 2014

Mas voltemos ao Catálogo do Pedro Castro e Silva e vejamos algumas das suas ofertas para estes dois eventos:



99. MANUSCRITO – ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA - SÉC. XIX - HISTORIA NATURAL DE DIFFERENTES PASSAROS. Traduzida do Francez. S/L. [Brazil] 1856. In 4º (de 24x21 cm) com [vi], 83, [vi] pags. Encadernação artística da época inteira de pele com finos ferros a ouro na lombada e nas pastas. Cortes das folhas dourados. Fechos de metal na dianteira das pastas.



Profusamente ilustrado com 87 desenhos de pássaros coloridos manualmente sobre 27 folhas papel de desenho muito alvo e de elevada espessura, encontrando-se protegidas por folhas de papel vegetal intercaladas. Texto redigido em belíssima caligrafia a uma só mão firme e regular, ocupando todo o espaço das folhas de papel muito fino e de elevada qualidade. O texto acompanha a sequência dos desenhos, abrindo a obra com desenhos e antecedido de uma portada com um ramo de flores (rosas, crisântemos e cravos).



Exemplar único e de autor / desenhador anónimo, apresentando 2 ex-libris (de Joseph-Batlle; e do Barão de Vasconcellos, um aristocrata brasileiro de origem portuguesa).
A obra contém um estudo - baseado provavelmente na obra francesa de Buffon, Histoire Naturelle de Differents Oiseaux – pronto para edição que incide sobre os pássaros do Brasil. Supõe-se que seria este um protótipo da obra encomendada pelo Imperador D. Pedro II para ilustrar a história natural dos pássaros brasileiros de forma a encontrar uma alternativa aos trabalhos de campo estrangeiros publicados sobre a ornitologia brasileira.



Binding: contemporary fullcalf artistically gilt at folders. Cuts of leaves gilt at edges. Metal clasps on the front of the folders.
Profusely illustrated with 87 hand collored specimen of Brazilian birds in 29 plates.
Text written in beautiful calligraphy in one firm and steady hand, occupying the entire space of very thin sheets of paper and high quality . The text accompanying the sequence of drawings, opening the book with drawings and preceded by a colorful painting of a bunch of flowers (roses , carnations and chrysanthemums).
Single copy from an anonymous designer, with 2 ex - libris (of Joseph – Batlle; and of the Baron de Vasconcellos, a Brazilian aristocrat of Portuguese origin).
This ornithological field workcontains a study - probably based on the French work of Buffon, Histoire Naturelle des Differents Oiseaux - ready for editing and focusing on the birds of Brazil. This is manuscript is assumed that might have been the prototype of the work commissioned by Emperor Dom Pedro II to illustrate the natural history of the birds in order to find an alternative to foreign works published on the Brazilian field ornithology.
Preço: €60.000



110. LA FONTAINE, Jean de. CONTES ET NOVELLES EN VERS, Par. M. de La Fontaine. A AMSTERDAM. [Paris, David Jeune]. M. DCC.LXII. [1762]. Obra em 2 volumes. In 8º (de 17x11 cm) com xiv, 268, [i]; viii, [i], 306, [i], 16, [i] pags. Encadernações artísticas inteiras de pele marroquin vermelho com finos ferros a ouro nas lombadas, executadas pelo mestre encadernador Hardy Mennil. Profusamente ilustrado com gravuras em extra-texto. Cortes dourados por folhas. Exemplar com ex-libris de Henry Lambert.



2 volumes. Superbly bound in full red morocco by Hardy-Mennil. Splendid copy of one of the most famous editions of the stories and novels by Jean de la Fontaine (1621-1695). The illustrations were engraved by Aliamet, Bacquoy, Choffard, Delafosse and others, and Choffard (1730-1809) also engraved the vignettes and head and tail pieces which comment on the events in every preceding tale. In the second volume the last tail piece is the portrait of Choffard. The portrait of la Fontaine is in the first volume designed by Rigaud and engraved by Ficquet, who also engraved the portrait of Charles Eisen after Vispré in the second volume. Eisen (1720-1778)  on his turn is the designer of the 80 engraved plates illustrating the stories. He is one of the acknowledged masters of French Rococo book illustration, and these 80 are is finest work.



Ilustrée de 2 portrait gravés par Ficquet d"après Rigaud et Vispré, 80 gravures hors texte gravées par Aliamet, Bacquoy, Choffard, Delafosse et al. d"après les dessins d"Eisen. Vignettes et cul-de-lampe par Choffard.
Édition des Fermiers Généraux, primier tirage, avec les planches du Cas de Conscience, di Diable de Papefiguière des Lunettes, du Bât et du Rossignol découverts.



"Parmi les livres du 18eme siècle, cette édition des Contes de la Fontaine, dites des Fermiers Généraux, parce qu'ils en firent les frais, est celle dont l'ensemble est le plus beau et le plus agréable; c'est, en outre le chef-d'oeuvre d'Eisen..." (Cohen).
Très bel exemplaire en marroquin rouge.
Cohen - de Ricci 558-68; Rochambeau 78 (2); Lewine 278.
Preço: €12.000



121. LOCKER, Edward Hawke. Views of Spain. London: John Murray, 1824. In fólio de 29x23 cm. Com [xiv], 120 pags. 1 frontispício gravado e 60 gravuras águas-tintas coloridas. 



Ilustrado com um frontispício gravado (com um vinheta) e 60 litografias coloridas a água-tinta gravadas por J. D. Harding, C. Hullmandel, e W. Westall a partir dos desenhos de E. H. Locker. Encadernação inteira de pele do século xx com nervos e ferros gravados a ouro na lombada e nas pastas. Assinada pelo mestre Frederico de Almeida.



Edward Hawke Locker (1777-1849) Nasceu e Kent, estudou em Eton e em 1823 fundou o Painted Hall Greenwich. Durante as campanhas militares contra Napoleão serviu no cargo de Secretário da frota do Mediterrâneo que desembarcou na Catalunha em 1813, junto de Lord John Russee (a quem dedicou a obra) foi a Tarragona e Zaragoza, e esteve na frente norte. Passou por Valladolid, Segóvia, Madrid, Toledo e por toda a costa, chegou a Barcelona desde Valencia.



Illustrated with engraved title (with one vignette) and 60 colored lithographed plates engraved by Harding, Hullmandel and Westall after the author drawings.
Ref: Abbey Travel, 147 ; Foulche Delbosc, 264 B ; Palau, 139541 ; Brunet; Vol., III, 1140 p ; Alberich, 1497.
Preço: €17.000



199. RUGENDAS, Moritz. DAS MERFWÜRDIGSTE AUS DER MALERISCHEN REISE IN BRASILIEN. Von… Mit 40 lithographierten Tafeln Abbildung. Schaffhausen, in J. Brodtmann’s lithographischen Kunst-Anstalt. 1836. In fólio (de 33,5x26 cm) com 51 pags. Encadernação da época com lombada em pele, apresentando dano na coifa inferior. Ilustrado com 40 litografias.



Borba de Moraes 1983, Tomo II, pag. 754: ' 36x26 cm; 51 pp. (text in 2 columns, 40 lithographs):
 ' Maurice Rugendas was born in Augsburg in 1802 and died Weilheim in an der Teck, in Würtenberg in 1858. He came from a family of painters and was probably well established when he was recruited by Baron Langsdorff to join an expedition travelling to Brazil (see under this authors name). He parted company with Langsdorff in Rio de Janeiro and set out on his travels by himself. The itinerary of Rugendas travels in Brazil is unknown but we know from his drawings that he visited the principal states from north to the south and stayed in Minas Geraes. He returned to Europe in 1825 and lived in Paris, Rome and the South of Italy. In 1831 he began another voyage to Mexico, California, Peru, Bolivia, Chile and the Rio de la Plata. On his return journey he stayed in Rio de Janeiro for almost a year. He was living in Württemberg, at Weilheim, in 1847 and died there in 1858. Rugendas published many drawings of Mexico in the work of Sartorius. He left a vast collection of drawings and numerous oil paintings, portraits, etc. made of the many places in which he stayed. They were scatered in museums and private collections. In 1928 the Brazilian painter, W. Rodrigues, bought a collection of some hundred drawings from the Bavarian Museum and sold them to collectors of Brazil and Argentina. The Voyage pittoresque dans le Brésil was published in 1835 while Rugendas was absent from Europe. A selection of a hundred drawings from the numerous ones made on the spot were lithographed by the famous press of Engelmann. I seems it did not take particular care in writing the exact title of the original drawings. Alfredo de Carvalho noted that plate 30 from Section 1 (View of Olinda) and plate 29 from Section 3 (Mass at Candelaria Church at Pernanbuco) do not depict the places indicated in the title. Probably other mistakes exist in the location of other places. Two editions of the work were published, one with a French text and other in German, both simultaneously in 1835. The text is not by Rugendas himself, however, but was written by V. A. Huber and others from the artist"s letters and notes. The French text is a translation made by Colbery. The is not without value despite the romantic outpouring in many pages which has nothing to do with the main subject, but it does not reach the standard of the genuine documentary value of the plates, which are of utmost importance for the study of the Brazilian life at the beginning of the nineteenth century. The work was published in twenty fascicles priced at 240 francs. An issue on China paper (for the plates only) was sold at 300 francs. Shortly after publication prices began to fall and a large number of copies remained unsold. Before the First World War the bookdealer Chadenat, of Paris, charged 150 francs only for a China paper copy bound in half morrocco. An ordinary copy was priced 100 francs. Only in recent years, after the Second World War, has Rugendas" work become priced and prices have increased accordingly. Today it is an expensive work. '



 " Johann Moritz Rugendas nasceu em Augsburg, 1802, e faleceu em Weilheim am der Teck, Württernberg, em 1858. Era oriundo de uma família de pintores e, provavelmente, encontrava-se bem estabelecido quando foi recrutado pelo Barão Langsdorff para fazer parte da expedição ao Brasil. Uma vez no Rio de Janeiro, dissociou-se de Langsdorff e seguiu viagem por conta própria. É desconhecido o exato itinerário de Rugendas através do Brasil, mas sabe-se que vistou os principais estados do Norte e do Sul e esteve por certo tempo em Minas Gerais. Retornou à Europa em 1825 e viveu em Paris, em Roma e no sul da Itália. Em 1831 deu início a uma viagem ao México, Califórnia, Peru, Bolivia, Chile, e Rio da Prata, e no seu retorno permanecerá ainda por quase um ano no Rio de Janeiro. Em 1847 vivia em Württemberg, Weilheim, onde faleceu em 1858. Rugendas publicou muitos dos seus desenhos do México na obra de C. Sartorius. Dos vários lugares em que esteve deixou uma vasta coleção de desenhos e numerosas pinturas a óleo, retratos, etc., que se encontram dispersos em museus e coleções particulares. Em 1928, o pintor brasileiro W. Rodrigues adquiriu, do Museu da Bavária, um conjunto de cerca de cem desenhos do artista, que vendeu a colecionadores do Brasil e da Argentina. A obra Voyage pittoresque dans le Brésil foi publicada em 1835, quando Rugendas se encontrava ausente da Europa. Uma seleção de cem desenhos, na maioria desenhados ao vivo, foram litografados pela famosa inprensa de Engelmann. Parece que esse impresor não teve particular cuidado com os títulos exatos dos desenhos originais. Alfredo de Carvalho observou que a prancha 30 da Seção I (Vista de Olinda) e a prancha 20 da Seção 3 (Missa na Igreja da Candelária em Pernambuco) não correspondem aos títulos indicados. É provável que existam ainda outros erros desse tipo. Foram publicadas duas edições da obra, uma com texto em francês e a outra em alemão, ambas surgidas em 1835. O texto não é do próprio Rugendas, tendo sido escrito por V.A. Huber e outros a partir das cartas e notas do artista. A versão em francês é de Colbery. Não se trata de um texto desprovido de valor, a despeito da impregnação romântica de muitas de suas páginas, sem nexo com o assunto principal, não alcançando o mesmo padrão de autêntico valor documental das pranchas, que são da maior importância para o estudo da vida brasileira no princípio do século XIX. A obra saiu em vinte fascículos ao preço de 240 francos. Uma tiragem em papel China (para as pranchas apenas) era vendida a 300 francos. Pouco depois da publicação, os preços começaram a despencar e um grande número de exemplares permaneceu encalhado. Antes da Primeira Guerra Mundial o livreiro Chadenat, de Paris, marcava 150 francos apenas no exemplar da tiragem especial em papel China, encadernado em meio marroquim. Um exemplar em papel comum custava 100 francos. Foi apenas recentemente, após a Segunda Guerra Mundial, que a obra de Rugendas tornou-se valiosa e os preços têm desde então subido consideravelmente. É hoje um livro caro. "
Preço: €15.000


179 - PAINTING - ON WOOD BOARD. Circa 19th. Century (?). 24,5x30, 5 cm. 
Representation of a “gaucho” on horseback handling a bull with a stick and a tie. 
Background with palm trees and huts. Author unknown.

Tão em cima dos acontecimentos, resta-me propor-vos a consulta deste excelente Catálogo – sem descurar a consulta na Livraria virtual – pois irão descobrir belos exemplares sobretudo na temática do livro antigo.

Saudações bibliófilas.

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