"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 3 de maio de 2014

Aquilino Ribeiro no Catálogo de Novidades de Maio da Livraria Candelabro


Este Catálogo das Novidades da 1ª quinzena de Maio da Candelabro –Livraria Alfarrabista, situada na Rua de Cedofeita, 471 Porto, é quase que uma homenagem bibliográfica a Aquilino Ribeiro escritor e vulto importante da primeira metade do século XX.


Candelabro – Livraria Alfarrabista – Estante

Aquilino Ribeiro costuma ser considerado um mestre da língua portuguesa e um dos grandes prosadores do século XX, mas é hoje um escritor esquecido e fora de moda.


Aquilino Ribeiro

Aquilino deixou de ser lido. Os estudantes só com muito esforço conseguem aproximar-se do universo deste homem que soube como poucos conjugar a palavra liberdade.

Considera-se que Aquilino Ribeiro é um escritor difícil, o que em parte é verdade pelo vocabulário muito próprio que utiliza. Há quem tenha começado um livro seu … mas acabasse por desistir. Já não está nos programas de Português desde os anos 80 apesar de ter sido um dos escritores mais populares do seu tempo. Para se conseguir lê-lo hoje só acompanhado de dicionário para as "palavras difíceis", tal a quantidade de regionalismos, léxico popular, linguajar e ladainhas da Beira, que é a paisagem humana da sua literatura.


Aquilino Ribeiro após seu casamento [Versailles 7/4/1929]

Escrevia com o seu elevado empenhamento cívico e político, e fazia com que as suas personagens contestassem o estabelecido e questionassem os autoritarismos.

Aquilino Ribeiro nasceu a 13 de Setembro de 1885 no concelho de Sernancelhe, freguesia de Carregal, e morreu a 27 de Maio de 1963, num ano de muitas homenagens públicas a que com gosto assistia.


Assinatura de Aquilino Ribeiro

Publicou em vida 69 livros distribuídos por áreas tão diversas como a ficção, jornalismo, crónica, memórias, ensaio, estudos de etnologia e história, biografias, crítica literária, teatro, literatura infantil, polémicas a que nunca se furtava e traduções (às vezes muito livremente recriadas) do latim, grego, espanhol (o D. Quixote, por exemplo), francês e italiano.


Aquilino Ribeiro em visita a uma livraria

Espírito sempre inquieto e avesso a ditaduras, refugia-se na Beira Alta e depois exila-se em Paris, devido às suas posições contra a ditadura militar que se instalara no país após o golpe de 1926.

Enquanto vivia a vida, Aquilino escrevia e fazia-o como poucos. Da sua pena saíram obras magistrais, como Casa Grande de Romarigães, Quando os Lobos Uivam, Via Sinuosa, Volfrâmio, Tombo no Inferno, ou O Arcanjo Negro, entre muitas outras.




Diário de Lisboa - Notícia da morte de Aquilino Ribeiro


Mas, voltando ao princípio, para não nos perdermos a falar de Aquilino Ribeiro, pois que é um autor de que li na minha juventude a grande maioria da sua obra com grande prazer e que ainda releio por vezes com redobrado interesse.
(fixou uma realidade que me era familiar…e que ao relê-lo faz-me  evocar algumas das minhas vivências de infância)


Candelabro – Livraria Alfarrabista

Vamos então olhar mais atentamente para o acervo de livros de Aquilino Ribeiro que aqui estão presentes, mas sem antes deixar um pequeno reparo no conjunto de obras de Natália Correia que aqui também está bem representada.

Para começar veja-se este exemplar (infelizmente já vendido) sobre este escritor e da autoria de outro grande vulto da literatura portuguesa do séc. XX – Fernando Namora:



5237. NAMORA (FERNANDO) - AQUILINO RIBEIRO. Apresentação e coordenação das legendas por Fernando Namora. Galeria Artis. [1963]. In-8º de 84-II págs. Enc.
Interessante fotobiografia, espécime essencial em qualquer aquiliana, impressa em papel de superior qualidade e ilustrada com variadíssimas fotos de Aquilino Ribeiro.
O nosso exemplar pertence à invulgar tiragem especial numerada (ex. nº 110) e assinada por Fernando Namora, com encadernação especial própria desta edição, caixa editorial em cartão e uma fotografia de VICTOR PALLA colada na pasta anterior.
Bom exemplar.

Passando à sua bibliografia e tendo como um dos conceitos selectivos as obras que mais me interessaram, aquando da sua leitura (que não serão forçosamente as melhores / mais raras – embora a maioria já esteja vendida o que terá algum significado…), veja-se:



5160. RIBEIRO (AQUILINO) - A CASA GRANDE DE ROMARIGÃES. Crónica romanceada. Ilustrações de João Abel. Livraria Bertrand. Lisboa. 1957. In-8º gr. de 439 págs. Br.
Primeira edição.


Casa Grande de Romarigães - Paredes de Coura – Portugal

Exemplar nº 109 da tiragem especial de 300 exemplares numerados e assinados por Aquilino.
Bom exemplar.



(Para mim um, dos melhores romances de Aquilino juntamente com Quando os Lobos Uivam e Volfrâmio)



5151. RIBEIRO (AQUILINO) - A VIA SINUOSA. Romance. Livrarias Aillaud e Bertrand. Lisboa. S/d [1918]. In-8º de VI-345-II págs. Br.
Primeira edição de um dos primeiros livros do autor.
MUITO INVULGAR.
Exemplar a necessitar de encadernação; tem a lombada estragada, acidez nas capas da brochura e folhas soltas. No entanto o miolo está em bom estado de conservação.



5166. RIBEIRO (AQUILINO) - ABÓBORAS NO TELHADO. (Polémica e crítica). Livraria Bertrand. Lisboa. In-8º de 359 págs. Br.
Primeira edição.
Exemplar em excelente estado de conservação, inteiramente por abrir.



5148. RIBEIRO (AQUILINO) - ALEMANHA ENSANGUENTADA. 1º milhar. Livraria Bertrand. Lisboa Portugal. S/d [1935]. In-8º de 309-III págs. Br.
Primeira edição, primeiro milhar.
Exemplar por abrir, COM DEDICATÓRIA DE AQUILINO A JOAQUIM MANSO, mas completamente afectado por humidade.



3535. RIBEIRO (AQUILINO) - ANATOLE FRANCE. Conferência precedida do discurso de S. Exª o sr. dr. Cardoso de Olveira, Embaixador do Brasil. Livrarias Aillaud e Bertrand. Paris-Lisboa. 1923. In-8º peq. de 77-I págs.Br.
Ilustrado com uma gravura em madeira representando Anatole France.
Exemplar em muito bom estado de conservação, ainda por abrir.



5152. RIBEIRO (AQUILINO) - ANDAM FAUNOS PELOS BOSQUES. Romance. Livraria Aillaud e Bertrand. Lisboa. S/d [1926?]. In-8º de XV-329-I págs. Br.
Primeira edição, MUITO INVULGAR.
Exemplar danificado, com vários defeitos e humidade generalizada a todo o volume.



5137. RIBEIRO (AQUILINO) - ARCAS ENCOIRADAS. Estudos, opiniões, fantasias. Livraria Bertrand. Lisboa. S/d [1953?]. In-8º de 290 págs. Br.
Primeira edição.
Bom exemplar.



5153. RIBEIRO (AQUILINO) - AVENTURA MARAVILHOSA DE D. SEBASTIÃO, REI DE PORTUGAL, DEPOIS DA BATALHA COM O MIRAMOLIM. Romance. Livraria Bertrand. Lisboa. S/d [1936]. In-8º de 317-III págs. Br.
Primeira edição deste apreciado romance histórico de Aquilino.
INVULGAR.
Com dedicatória do autor a Joaquim Manso.
Exemplar com graves vestígios de humidade e lombada imperfeita.



5134. RIBEIRO (AQUILINO) - CAMÕES, CAMILO, EÇA, E ALGUNS MAIS (Ensaios de crítica histórico-literária). Livraria Bertrand. Lisboa. S/d [1949?]. In-8º de 358 págs. Br.
Primeira edição.
Além dos autores expressamente citados, este estudo inclui ainda Afonso Lopes Vieira, Raul Brandão e Bourbon e Meneses.
Exemplar em bom estado de conservação, inteiramente por abrir, com ténues picos de acidez na capa anterior da brochura.



5234. RIBEIRO (AQUILINO) - CINCO REIS DE GENTE. Romance. Livraria Bertrand Lisboa. S/d [1948?]. In-8º de 318 págs. Enc.
Primeira edição.
O nosso exemplar pertence à RARA TIRAGEM ESPECIAL DE 60 EXEMPLARES NUMERADOS (ex. nº 8) E ASSINADOS POR AQUILINO.
Excelente encadernação inteira em pele. A lombada está decorada com ferros a ouro e apresenta os dizeres incritos igualmente a ouro em rótulos de pele vermelha. Conserva as capas da brochura e está apenas ligeiramente aparado e carminado à cabeça.
Belo exemplar.



4862. RIBEIRO (AQUILINO) - D. QUIXOTE E O SEU AUTOR. Fólio: Edições Artísticas. [1955]. In-4º de LXV-I págs. Br.
"Este trabalho faz parte da obra "O engenhoso fidalgo D. Quixote" na nova versão de Aquilino Ribeiro que as edições artísticas Fólio têm vindo a publicar.
"Da presente separata apenas se tiraram 28 exemplares rigorosamente fora de mercado por se destinar a ofertas".
Espécime raríssimo que poucas bibliotecas aquilianas terão o prazer de possuir.



5168. RIBEIRO (AQUILINO) - É A GUERRA. (Diário). Livraria Bertrand. Lisboa. S/d [1934]. In-8º de 302-II págs, Br.
Primeira edição.
Exemplar manuseado, em muito razoável estado de conservação, com pequeno rótulo na lombada, pequeno carimbo de posse no frontispício e bonito ex-libris no verso do frontispício.



5117. RIBEIRO (AQUILINO) - HUMILDADE GLORIOSA. Romance. Livraria Bertrand. Lisboa. S/d. In-8º de 360 págs. Br.
Primeira edição.
Bom exemplar, inteiramente por abrir.



5144. RIBEIRO (AQUILINO) - JARDIM DAS TORMENTAS. Prefácio de Malheiro Dias. Aillaud, Alves & Cia. Paris-Lisboa. 1913. In-8º de XIX-313-III págs. Br.
Primeira edição do primeiro livro de Aquilino.
MUITÍSSIMO INVULGAR.
Exemplar manuseado mas, ainda assim, em muito razoável estado de conservação. Lombada com imperfeições e carimbo no anterrosto "Homenagem dos Editores".



5140. RIBEIRO (AQUILINO) - LUIS DE CAMÕES. Fabuloso e Verdadeiro. Ensaio. Volume I [& Volume II].
Livraria Bertrand. Lisboa. S/d. 2 vols. In-8º de 317-III + 340-IV págs. Br.
Primeira edição.
Exemplares perfeitos, inteiramente por abrir



5135. RIBEIRO (AQUILINO) - O ARCANJO NEGRO. Romance. Livraria Bertrand. Lisboa. S/d. In-8º de 338 págs. Br.
Primeira edição, invulgar.
Exemplar com DEDICATÓRIA DE AQUILINO A JOAQUIM MANSO, DATADA DE 1947.
Em bom estado de conservação, inteiramente por abrir, mas com mancha antiga de humidade na lombada.



5235. RIBEIRO (AQUILINO) - O HOMEM QUE MATOU O DIABO. Romance. Lisboa. Aillaud e Bertrand. S/d [1930?]. In-8º de VIII-353-III págs. Enc.
Primeira edição de uma das primeiras e mais invulgares obras de Aquilino.
O nosso exemplar pertence à RARA TIRAGEM ESPECIAL DE 25 EXEMPLARES NUMERADOS (ex. Nº 6) E COM O SINETE DO AUTOR.
Bonita encadernação com lombada e cantos em pele, estando aquela decorada com exuberantes ferros e dizeres a ouro. Conserva as capas da brochura e está somente aparado e carminado à cabeça.
Belo e perfeito exemplar.



5240. RIBEIRO (AQUILINO) - O MALHADINHAS. Edição original ilustrada por Bernardo Marques. Livraria Bertrand, Chiado, Lisboa. MCMXLVI. In-4º de 154-I págs. Br.
Primeira edição ilustrada da obra maior de Aquilino, impressa em papel de superior qualidade e contando com 10 aguarelas "hors-texte" de Bernardo Marques, além de várias vinhetas ao longo do texto.
Tiragem limitada a 500 exemplares numerados (ex. nº 236) e assinados pelo autor.
O nosso exemplar está em bom estado de conservação, mas tem o 1º caderno parcialmente solto e nódoa na capa anterior da brochura.
INVULGAR.




5230. RIBEIRO (AQUILINO) - O ROMANCE DE CAMILO. Livraria Bertrand. Lisboa. 1961. 3 vols. In-8º gr. de 368-I + 380-I + 327-II págs. Br.
Exemplares em bom estado de conservação, inteiramente por abrir. O 3º volume conserva a cinta promocional original.



4933. RIBEIRO (AQUILINO) – OEIRAS. Imprensa Portugal-Brasil. Lisboa. 1940. In-8º de 103-I págs. Br.
Primeira edição de uma das mais raras e procuradas obras de Aquilino, referente a Oeiras, localidade onde o escritor viveu alguns anos.
Dizeres no cólofon: "Coligiu estas notas para ser agradável aos seus amigos de Oeiras, tenente Coentro, Dr. Sílvio Pélico, Leonino Simões, e seu vizinho Agostinho de Macedo, em homenagem ainda à terra em que viveu de 1918 a 1929 - Aquilino Ribeiro. Cruz Quebrada, Nov. de 1940".
Exemplar com o miolo em bom estado de conservação mas com as capas da brochura bastante manuseadas. Tem pequena vinheta na lombada.
MUITO INVULGAR.



5122. RIBEIRO (AQUILINO) - QUANDO OS LOBOS UIVAM. Romance. Livraria Bertrand. Lisboa. 1958. In-8º gr. de 411 págs. Enc.
Primeira edição, pouco vulgar.
Encadernação simples com lombada em pele. Conserva as capas da brochura e respectivas badanas, estando apenas ligeiramente aparado à cabeça e carminado.
Exemplar em muito razoável estado de conservação, mas com ténue mancha antiga de humidade que afecta o canto superior direito de todo o miolo.



5233. RIBEIRO (AQUILINO) - TERRAS DO DEMO. Romance. Lisboa. Livrarias Aillaud e Bertrand. 1919. In-8º de IX-III-316-II págs. Enc.
Primeira edição de uma das primeiras e mais invulgares obras de Aquilino.
Bonita encadernação com lombada e cantos em pele; conserva as capas da brochura e está apenas ligeiramente aparado e carminado à cabeça. Tem antiga assinatura de posse no frontispício.



5173. RIBEIRO (AQUILINO) – VOLFRÂMIO. Romance por... Livraria Bertrand. Lisboa. In-8º de 432 págs. Br.
Exemplar em muito razoável estado de conservação, com alguns picos de acidez ao nível das capas da brochura.

Espero ter conseguido atrair a vossa atenção para este escritor que justifica uma leitura atenta da sua obra (nem que seja com o dicionário das “palavras difíceis” ao lado…).



GOMES, Elviro da Rocha  Glossário sucinto para melhor compreensão de Aquilino Ribeiro, Porto: Depos. Porto Editora, [D. L. 1959] ©http://arquivohistoricomadeira.blogspot.pt/

Boas leituras com ou sem o Glossário.

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: