"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Do Prazer de Ler à Arte de Colecionar Obras Raras



UFRGS – LUME Repositório Digital da Universidade do Rio Grande do Sul

Corro dois riscos: primeiro ao divulgar um site provavelmente já conhecido de muitos e o segundo, talvez o mais grave, ao apresentar apenas um dos textos nele divulgados.

Claro que a autora – Melisa do Prado Amaral – merece esta divulgação, pois que o seu trabalho é excelente e retrata o percurso de muitos de nós, mas existem muitos outros que mereceriam esta mesma divulgação.

Deixo ao vosso cuidado a consulta e pesquisa dos trabalhos que mereçam um maior interesse do que este … e existem para todos os tipos de estudo na área do livro.



Amaral, Melisa do Prado Do Prazer de Ler à Arte de Colecionar Obras Raras: desvendando o percurso do leitor que se torna bibliófilo. Porto Alegre, 2010.

Este trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia “Apresenta a origem, percurso histórico e conceituação de bibliofilia. Lista os motivos que levam um leitor a se transformar num coleccionador de obras raras, as contribuições que eles trazem à sociedade em relação à preservação do conhecimento e mostra a visão do bibliófilo diante das mudanças paradigmáticas do objecto livro. Aborda os critérios de raridade de uma obra e sua subjectividade de acordo com os bibliotecários e bibliófilos. A pesquisa fundamenta-se na técnica de análise de conteúdo numa abordagem qualitativa. A colecta de dados realizou-se através de quatro entrevistas feitas com bibliófilos renomados no Rio Grande do Sul.”

Proponho-vos a sua leitura atenta, pois julgo ser um óptimo estudo … e já agora não se esqueçam de visitar a página da UFRG – LUME.



Como sugestão deixo esta primeira abordagem, pois contem, para além deste, três outros trabalhos a merecerem a nossa atenção – Percorrer Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por palavra-chave "Obras raras":

König, Carolina Patrícia – Análise e identificação de critérios de raridade bibliográfica : registros bibliográficos de Obras Raras sobre o Rio Grande do Sul em acervos de Bibliotecas Universitárias. (2010)

Nardino, Anelise Tolotti Dias – O futuro dos livros do passado: a biblioteca digital contribuindo na preservação e acesso às obras raras. (2004)

Evangelista, Tânia Mayer – Hypnerotomachia Poliphili: das prensas de Aldus Manutius no século XV à biblioteca particular do bibliófilo José Mindlin nos dias de hoje. (2007)


Saudações bibliófilas

Fonte:

UFRGS – LUME Repositório Digital da Universidade do Rio Grande do Sul.
(Portal de acesso que reúne os documentos digitais gerados em seu âmbito, visando sua preservação e divulgação.)


1 comentário:

Marcia Rodrigues disse...

Excelentes dicas! Um abraço.