"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Palácio do Correio Velho – Leilão 263: Livros "Capucho"




Catálogo do Leilão

Neste Leilão 263 do Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A., localizado na Calçada do Combro, 38 A - 1º - Lisboa, serão levados a praça 675 lotes da vasta Biblioteca António Capucho. Este leilão constitui a V Parte (o que nos dá uma pequena ideia da verdadeira dimensão da mesma) e reúne um interessante conjunto de Livros - Arte - Literatura - História - Ex-Libris – Equitação - Genealogia e Heráldica - Viagens e Descobrimentos – Brasil - Roteiros - Gravuras e Registos - Diários Eclesiásticos - Encadernações e Super - Libros - Música - Náutica -Nobiliários - História de Portugal e da Restauração - Revistas de Arte e Cultura - Valiosa colecção de Antifonários Corais e Manuscritos do século XVI ao XX.

A exposição decorrerá no Palácio do Correio Velho nos dias:
2011-04-06 10:00 / 13:30 - 14:30 / 19:00
2011-04-07 10:00 / 13:30 - 14:30 / 19:00
2011-04-08 10:00 / 13:30 - 14:30 / 19:00

O leilão realizar-se-á, no mesmo local, nos dias:
2011-04-11 15:00
2011-04-13 15:00
2011-04-13 15:00


Exposição dos Livros
©Palácio do Correio Mor

Neste leilão em que o livro antigo e rei, deixo algumas sugestões escolhidas um pouco ao acaso.

Quero fazer referência a um excelente conjunto de Antifonários presentes neste leilão (lotes 17 a 26), a escolha é bem difícil pelo que destaco estes apenas como meros exemplificativos.


©Palácio do Correio Mor


Lote 0018

ANTIFONÁRIO
IN ANIVERSARIO DEDICATIONIS ECCLESIAE. INTROITUS.

Manuscrito do século XV ou do XVI, em pergaminho, de cantochão, com a notação musical sobre pauta de cinco linhas vermelhas, e texto em latim, letra gótica. 118 fls. de 60 x 42cm. Encadernação inteira de coiro estriado sobre madeira, sólida e gravada a seco ao estilo renascentista, com reforço tosco em toda a lombada, com belas e grandes aplicações metálicas imitando flores- de- lis nos cantos, faltando apenas duas, tendo ao centro roda cruciforme hexagonal. Com duas das quatro pregas dos fechos. Bom pergaminho, ainda que uma ou outra página restaurada ou manchada do santo manuseio; corte dourado das folhas. Dezenas de capitulares iluminadas, a sete cores, várias de dimensões grandes (20 x 18 cm) e de grande qualidade. Este antifonário é certamente o mais bem iluminado e com mais utilização de ouro e de tarjas iluminadas, revelando o copista, que se esmerou nas capitulares, alguma inspiração celta ou carolíngea nos seus finos desenhos, em que três ou quatro vezes pessoas e animais surgem, por entre a riquíssima vegetação exuberante. É possível que pudesse haver mais uma ou duas páginas no fim. Um índice copioso foi acrescentado e colado no reverso da pasta inicial, tendo sido anotado no fim: «Marzo, Año de 1820», o que pode indicar a sua redacção em Espanha. Livro quase de horas, de excepcional qualidade nas iluminuras. Ex - libris de António Capucho.


©Palácio do Correio Mor

Lote 0024

ANTIFONÁRIO
OFFICIUM S. JOSEPH Sponsi B. M. D.

Manuscrito, em pergaminho, de Cantochão, com a notação musical sobre pauta de cinco linhas vermelhas. Com várias iniciais iluminadas singelamente a quatro cores. 15 fls. de 40 x 30,5 cm. Encadernação inteira de couro, bastante sêca , sobre madeira, com bela gravação a sêco e a vermelho nas pastas, com motivos vegetalistas e cruciformes. Corte vermelho das folhas e fechos em metal em bom estado, faltando apenas o coiro. Sinais de bicho nas pastas interiores em madeira e pequenas falhas ocasionais. Explicit inicial: «Este oficio mando hacer la Señora. Dª.Josepha Marcelina, siendo Vicaria de coro e Abbadesa, tercera vez, la Señora Dª Maria de Alba, y Melgar. Ano de 1715.». O explicit final diz: «F. Emmanuel Hypolitus Dominguez scribebat.». Segue-se apenso: [ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO GABRIEL A MARIA] Manuscrito de Cantochão sobre papel, em 4 fls.com dimensões e notação igual ao Ofício anterior. Iniciais monocromáticas. Ex-libris de António Capucho. Invulgar. Destaque para a bela gravação a seco e a cores nas pastas, ao estilo sevilhano, e para as iniciais iluminadas.


©Palácio do Correio Mor

Lote 0023

ANTIFONÁRIO
OFFICIUM MAIORIS. Hebdomadae,scilicet, a Feria Quinta usque ad Sabatum, iuxta ritum, Sancte Romanae Ecclesiae, accuratissime in modulatione a Gamboa correctum feliciter incipit.

Manuscrito em pergaminho, de cantochão, com a notação musical sobre pauta de cinco linhas vermelhas, e texto em latim, letra gótica. 187 fls. de 63 x 350 cm. Encadernação inteira de coiro sobre madeira, sólida e gravada a sêco ao estilo renascentista, com belas aplicações metálicas imitando flores- de- lis nos cantos, tendo ao centro roda cruciforme octogonal.Com as quatro pregas dos fechos e com raras ataduras em coiro, muito bem trabalhadas. Bom pergaminho, ainda que uma ou outra página restaurada ou manchada do santo manuseio; corte carminado das folhas. Várias capitulares iluminadas, a três cores, algumas de dimensões grandes e de qualidade, destacando-se a do primeiro fólio e uma última, com dois anjos. Este antifonário, ao contrário dos outros, contém várias folhas apenas de texto, em geral salmos e orações. É possivel que pudesse haver uma ou duas páginas no fim. Bela peça de colecção, bom estado, valiosa.


©Palácio do Correio Mor


Lote 0026

ANTIFONÁRIOS

Conjunto de três (3) Antifonários de Cantochão do séc. XVI executados pelo mesmo artista, para uso do Convento de Nossa Senhora do Pópulo, em Braga. Encadernações uniformes inteiras de couro revestindo as pastas em madeira, com filete marginal e título no centro, a ouro, folhas em pergaminho, aparadas a ouro, com as dimensões uniformes de 44 x 33 cm, texto em latim, notação musical em cinco linhas a vermelho, iniciais coloridas, e uma capitular historiada por antifonário.: 1 - FERIA TERTIA. PASSIO Secundum MARCUM. 30 fls. Capitular inicial de S. Marcos e o leão, de grande qualidade, a ouro, na letra algo desvanecida. Com a nota de posse: «Pertinet ad Conventum Donae Nostrae de [Populo] Bracarae Augustae», a palavra «Populo» rasurada. Manchas nas margens das páginas, consequntes do folheio dos dedos. Algumas falhas na pele da encadernação, mas sólida e ainda com parte dos fechos em metal da pasta posterior. Ex-libris de António Capucho, e nota de atribuição da execução a António de Holanda.; 2 - DOMINICA IN RAMUS PALMARUM. PASSIO Secundum MATTHEUM. 37 fls. Capitular iluminada de S. Mateus e o Anjo, o ouro da letra algo desvanecida. Nota de posse do Convento, ex-libris de António Capucho, anotação da atribuição a António de Holanda. Pequenas falhas na encadernação, entre as quais furos na madeira. Falta das págs. 21 à 24, substituidas por uma de texto evangélico. Dois dos fechos em metal ainda subsistem; 3 - FERIA SEXTA in parasceve, Secundum JOANNEM. 25 fls. Capitular iluminada de S. João e a águia. Ex-libris de António Capucho, atribuição, a lápis, a António de Holanda. Encadernação cansada, algumas falhas, três partes dos fechos ainda existentes, manchas marginais iniciais. Invulgar conjunto pascal de Cantochão, em uso desde o séc. XVI no convento do Pópulo em Braga. A beleza das capitulares iluminadas pode confirmar a hipótese de ser António de Holanda o seu autor.

Apresenta também um excelente conjunto de obras sobre Arte (lotes 33 a 59).

Bastante curioso é este caderno de bordo:


©Palácio do Correio Mor


Lote 0093

CADERNO DE BORDO
1818. GALERA CONDEÇA DA PONTE. Capitãm Joaquim de Almeida da Bahia para Lisboa. (estes dizeres impressos a ouro na pasta anterior do exemplar). Marcado a tinta com o nº 9.

In -8º esguio com as (34) fls. todas em branco. Trata - se de um caderno de bordo para o registo das principais ocorrências durante a viagem desta galera, de S. Salvador da Baía para Lisboa, no ano de 1818, sendo comandante do barco o capitão Joaquim de Almeida. Encadernação da época inteira de chagrin vermelho com gravação a ouro nas pastas e lombada, fechando com uma comprida fita de nastro. Super - libros desta embarcação, formado por monograma a ouro com as letras «C.P.» (Condeça da Ponte) entrelaçadas.

Depois de algumas obras sobre Cascais e de Cartografia, refiro este outro exemplar:


©Palácio do Correio Mor


Lote 0150

COMPROMISSO DA MISERICORDIA DE LISBOA. (Xilogravura com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia). Lisboa, Na Officina de Jozé da Silva da Natividade, 1755. Com todas as licenças necessarias.

In - 4º gr. de 42 fls. nums. pela frente. Frontispicio envolto por singela tarja de elementos tipográficos.Ex - libris a óleo de A.V.S.P. Murinello. Edição bastante rara, curiosamente do mesmo ano do terramoto de Lisboa, e que Inocêncio não menciona. Ex - libris de Lino A. Arronso. Meia encadernação em tela cinzenta lavrada, não contemporânea.

Seguem-se algumas obras de Culto Mariano, os Descobrimentos e vários Livros Devocionais e Diários Eclesiásticos (lotes 185 a 206) de que destaco:

 
©Palácio do Correio Mor



Lote 0189

DIARIO ECCLESIASTICO para o Reino de Portugal, principalmente para a Cidade de Lisboa para o anno de 1807. Terceiro depois do Bissexto. Ordenado pela Congregação do Oratorio de Lisboa. (pequena vinheta decorativa). Lisboa, Na Regia Officina Typografica. Com Licença de S.A.R. e Privilegio Real.

In -12º de 178 - (2) págs. Encadernação em fino chagrin creme, ambas as pastas decoradas ao centro com as armas reais de Portugal gravadas a ouro e ferros soltos de exuberante decoração vegetalista. Guardas em bonito papel marmoreado e corte das folhas dourado e cinzelado. Lombada com três minúsculos picos de traça. Belo exemplar. Dim.: 10 x 5,5 cm.

Temos ainda várias Encadernações e Estojos (lotes 222 a 225 e 251 a 254), um bom conjunto de livros de Equitação (lotes 228 a 242) e um outro conjunto de Estampas.

A Arte e os Descobrimentos prosseguem com mais alguns outros títulos, e voltando aos Manuscritos (lotes 385 a 418), cito estes dois exemplares:


©Palácio do Correio Mor

Lote 0391

MANUSCRITO
BULA DE SUA SANTIDADE O PAPA PIO V passada em Roma, em Santa Maria, no ano de 1588, a instâncias de Antonio Gomes de Carvalho, Secular da Diocese de Lisboa, e na qual lhe confirma a erecção do Convento de Santa Clara da Villa de Alenquer, que edi(fi)cou e dotou, e o confirma Padroeiro e lhe concede e aos seus filhos, herdeiros e sucessores para sempre o poderem aprovar as Freiras que hão - de ser admitidas com suficiente dote e meterem duas Freiras sem o dote...Roma, 1588.

1 folha de pergaminho. Letra bulática. Texto a tinta castanha circundada por iniciais de desenho de fantasia e elementos de estilização abundantemente vegetalista.
Dim : 72,5 x 86,5 cm.


©Palácio do Correio Mor

Lote 0409

MANUSCRITO. D. SEBASTIÃO.1568.
PADRÃO DE 20.000 REAIS DE TENÇA EM VIDA FEITA AO DOUTOR JOÃO FERNANDEZ DESEMBARGADOR DOS AGRAVOS DA CASA DO CÍVEL.1568. Lisboa, 26 de Janeiro, 1568. Assinado pelo Rei e pelo Barão de Alvito.

In - 4º 1 folha de pergaminho ms. Emoldurada. Bom estado de conservação.
Dim : 20 x 28, 5 cm. (folha)

Temos mais alguns outros livros de temática variada e encontramos mais um bom conjunto de Registos (lotes 496 a 537).

E, como a lista já vai longa, deixo este belo exemplar, saído na sua maioria dos prelos da família Crasbeeck:


©Palácio do Correio Mor


Lote 0658

BRITO, Frei Bernardo de.

MONARCHIA // LVSITANA //....// Parte Primeira // que contem as historias de Portugal desde a cria - // ção do mundo te o nacimento de nosso snõr // Iesu Christo //. Alcobaça : Alexandre de Siqueira & António Alvarez, 1597. (17), 416 fls. E, junto com : . ..... GEOGRAPHIA // ANTIGA DA LVSI - // TANIA // Alcobaça, Antonio Alvarez, 1597. -8 fls.

........Segunda // Parte // DA MONARCHIA // LVSYTANA // Lisboa, Pedro Crasbeeck, 1609. (4), 393. (16) fls.

BRANDÃO, Frei António.Terceira // Parte Da // MONARCHIA // LVSITANA. // Que contem a Historia de Portugal desdo Conde // Dom Henrique, até todo o reinado delRey // Dom Afonso Henriques // Lisboa, Pedro Crasbeeck, 1632. (6) - 300, (20) fls. .......Qvarta // Parte da // MONARCHIA LVSITANA // Que contem a Historia de Portugal desdo tempo // delRey Dom Sancho Primeiro, até todo o reinado delRey D.Afonso III. //...LIsboa: Pedro Crasbeeck, 1632. (6) 286, (22) págs.

BRANDÃO, Frei Francisco. Qvinta // Parte da // MONARCHIA LVSYTANA // que contem a historia dos primeiros 23. annos DelRey D. Dinis. // Lisboa Paulo Craesbeeck, 1650. (8), 332, (18) fls.

........Sexta Parte // DA MONARCHIA LVSITANA, // QUE CONTEM A HISTORIA DOS VLTIMOS // vinte & tres annos delRey Dom Dinis. // Lisboa, Ioam da Costa, 1672. (12), 622 págs.

JESUS, Frei Rafael de. MONARQVIA // LUSITANA // Parte Setima // Contem a VIDA DE ELREY DOM AFFONSO // o Quarto por excellencia o Bravo. // Lisboa: António Craesbeek de Mello, 1683. (22), 601págs. 1 gravura.

SANTOS, Frei Manuel dos. MONARQUIA // LUSITANA Parte VIII //. Contem a Historia e Successos// memoraveis do Reino de Portugal no tempo delRey D.Fer -//nando : á eleição delRey D.João I.com outras muitas // noticias de Europa: comprehende do anno de Christo // Senhor nosso 1367, até o de 1385. na era de Cesar // 1405, até o anno de 1423. // Lisboa Occidental : Na Officina da Musica, 1727. (16), 790, (14) págs. Excelente conjunto. Todos os volumes pertencem à primeira edição, sendo muito raros, o primeiro ainda do século XVI, juntamente com o opúsculo, «Geografia Antiga da Lvsytania», e o último que Inocêncio considera o mais dificil de encontrar.Todos os volumes estão bem conservados, e levemente aparados. Muito limpos. Meias encadernações uniformes de chagrin castanho, novecentistas, as pastas em cartonagem marmoreada e o corte das folhas também a imitar mármore.Lombadas decoradas com ferros a ouro, ao gosto romântico. Conjunto valioso e de grande raridade.

INOCÊNCIO: I, págs. 373 e 98; VI, pág.102.; VII, pág. 49.


Lote 308
©Palácio do Correio Mor

Como já é habitual esta é uma das possíveis leituras deste catálogo, convido-vos a fazerem a vossa própria leitura e consulta deste precioso catálogo.

Há muito por onde escolher (… senão fosse a malfadada crise!)


Saudações bibliófilas.


Sem comentários: