"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 15 de janeiro de 2011

Apontamentos à margem duma leitura




Laurentino Gomes – 1822. Porto, Porto Editora, 2010.
1ª edição (em Portugal). 304 págs. Brochura.

Recentemente li 1822 de Laurentino Gomes. Trata-se de um livro que é um relato detalhado, ao estilo jornalístico, do processo de independência do Brasil. Com ilustrações de acontecimentos e personagens da época, o livro abrange um período de catorze anos, entre a volta da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, em 1821, e a morte do imperador D. Pedro I, em 1834. Nele “misturam-se” a História de Portugal e do Brasil.

Foi uma leitura fascinante para mim.


Laurentino Gomes

Sobre 1822 Laurentino Gomes disse:

«Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e firmar-se como nação independente por uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos».

«O Brasil de hoje deve sua existência à capacidade de vencer obstáculos que pareciam insuperáveis em 1822. E isso, por si só, é uma enorme vitória».

Despertou-me a curiosidade visualizar o site oficial do escritor.


Laurentino Gomes – site do autor

Foi com um grande prazer que descobri o artigo – Uma manhã na Biblioteca Mindlin http://www.laurentinogomes.com.br/trabalho.php?id=2025. Artigo publicado na revista "Bravo!", edição de Junho de 2007 e no qual, de uma forma quase poética e bem sentimental nos relata o seu encontro com este grande bibliófilo e a sua magnífica biblioteca.

Aqui fica o meu convite para a vossa leitura deste artigo.


José Mindlin e a sua Biblioteca

E já que falamos de livros e da História do Brasil e de Portugal, não quero deixar de referir esse outro livro, de leitura deliciosa e com factos bem importantes para o estudo da criação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que é O Guardião de Livros de Cristina Norton.


Cristina Norton – O Guardião de Livros.
Alfragide, Livros d’Hoje / Publicações Dom Quixote, 2010.
1ª edição. 317 [1] págs. Brochura.

Romance, que nos narra a vida de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, um bibliotecário hipocondríaco que, em 1811, atravessa o Atlântico rumo ao Brasil acompanhado por 76 caixotes cujo conteúdo era verdadeiramente precioso: no seu interior seguia a Real Biblioteca do Palácio de Ajuda, inicialmente esquecida no cais de Belém aquando da saída apressada da Corte portuguesa para o Brasil em 1808.

No entanto, por entre esta visão romanceada fervilham factos reais que nos podem dar uma boa abordagem deste acontecimento bem marcante para os bibliófilos portugueses e brasileiros.

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: