"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Livraria Luís Burnay – Boletim Bibliográfico nº 47





Já se encontra disponível para consulta o Boletim Bibliográfico nº 47 (Novembro de 2010) da Livraria Luís Burnay.

Do seu conteúdo, que inclui um bom acervo de livros de Medicina e dos quais destaco:



Fig. 1 do Lote nº7


Fig. 2 do Lote nº7

7. ALMEIDA, Antonio d'.- Tratado Completo de Medicina Operatória, offerecido a sua Alteza Real o Principe Regente…- Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1800.- 4 vols.: il.; 20cm.-Enc. Trata-se de uma das mais importantes e procuradas obras de medicina portuguesa. O autor foi um notabilíssimo cirurgião que aprendendo em Londres a sua arte, veio imbuído das doutrinas de Bell, Hunter e Cooper, e renovou em Portugal a técnica cirúrgica. Publicou diversas obras de medicina e cirurgia, e foi médico régio. Para além do grande significado histórico/técnico desta obra, inteiramente escrita por autor português ( e não traduzida ), acresce ainda o interesse de vir adornada por 13 notáveis gravuras (trabalho português ? ) finamente abertas em cobre, todas desdobráveis que figuram instrumentos cirúrgicos, ataduras, apósitos e aparelhos ortopédicos (que quase sempre faltam!) Encs. da época inteiras de pele, três c/defeitos nas pastas provocadas por antigos pingos de cera de velas, que acidificaram e danificaram a pele, mas ainda muito sólidas. Miolo estimado. Conjuntos completos como este são hoje muito raros. (321)

Dum interessante conjunto de Almanaques destaco:


Lote nº177

177. (ENCADERNAÇÃO). - ALMANAK familiar para 1869 primeiro depois do bissexto contendo alem do calendario e artigos do costume um esboço do 1º semestre seguinte…-/ composto pelo Pe. Vicente Ferreira.- 176p.; 12cm.-Enc. Revestido por bonita encadernação da época, inteira de chagrin c/ferros a seco nas pastas e ano a ouro na pasta superior.
E termina com a referência ao “Suplemento” que reúne um bom conjunto de manuscritos que merecem algum destaque:


Lote nº 524

524. CARLOS I, Dom (Rei de Portugal). - 1 Carta autógrafa (2p.; 20cm.) Carta dirigida seguramente A D. Isabel Lôbo de Almeida (Galveias) , dama camarista da Rainha a informar:" A Rainha, que está com o Marquez d'Harcourt, e por isso não escreve, pede me para lhe dizer, que achou melhor mandar dizer à Condessa de Sabugosa para vir logo (o que acabo de fazer) para a accompanhar ao Theatro e que se quizesse podia ir hoje depois do jantar a sua Casa e voltar amanhã para o almoço."Assinada. Em papel timbrado do Paço de Belem.


Lote nº 532

532. APÓLICE do Real Erário – D. João VI. - 1799.- 10$000. - C/carimbo de D. Miguel I, 1828. Estas apólices foram a primeira forma de papel-moeda a circular em Portugal. Margem superior c/restauro antigo. Uma dobra aberta. Peça de colecção.

Bom, agora resta a vossa leitura atenta e eventual escolha de algum exemplar que possa enriquecer a vossa biblioteca.

Saudações bibliófilas.

2 comentários:

Galderich disse...

Me gustó especialmente la parte de Manuscritos.
Gracias una vez más.

Rui Martins disse...

A parte dos manuscritos é de facto importante pelas peças que apresenta, mas na área da medicina e em livros e opúsculos sobre a História de Portugal apresenta igualmente boas peças e a valores convidativos.