"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 13 de novembro de 2010

Artes & Letras – Leilões assinala o Centenário da Republica com um importante leilão 22, 23, 24 de Novembro no Palácio da Independência em Lisboa





A artes & letras – Leilões vai realizar mais um leilão que promete pela temática e, sobretudo, pelo conjunto das peças propostas para venda. Abre com excepcional acervo de manuscritos com forte incidência da temática da I República, apresenta um bom conjunto de obras na área específica do livro antigo, a Literatura, sempre com grande procura, muito bem representada com quase todos os autores mais coleccionados e, por fim, realce para a fotografia que está fortemente representada desde o seu início com alguns “daguerrotipos”.

O Leilão decorrerá dias 22, 23 e 24 de Novembro às 21h no Palácio da Independência - Largo de São Domingos, 11 (ao Rossio) em Lisboa. Sendo os lotes leiloados como se indica:

1.ª sessão lotes 0001 a 370
2.ª sessão lotes 0371 a 755
3.ª sessão lotes 0756 a 1175

Exposição nos dias 21, 22, 23 e 24 de Novembro das 15h às 20h,


Palácio da Independência

Mas vejamos como os organizadores do leilão – Luís Gomes e José Vicente – comentam este mesmo evento:

“No âmbito da sua actividade de leiloeira a Livraria Artes e Letras em cooperação com a Livraria Olisipo, levam a efeito um importante leilão de livros, manuscritos, fotografia, desenho e gravura. Destacam-se, do conjunto de 1175 lotes, o importante núcleo de manuscritos e de entre eles os acervos de Bernardino Machado, Afonso Costa, e Ana de Castro Osório, bem como muitos outros documentos avulsos, correspondência, fotografias, autógrafos e outros documentos de grande significado político para a história da 1.ª República. Ainda no domínio dos originais manuscritos, destacamos um códice atribuído a João Baptista Lavanha “Taboas do Lvgar do Sol” datado de 1598 documento iluminado da maior importância para a história da navegação e Descobrimentos.

Também os livros impressos estão representados em número e qualidade assinaláveis fazem parte do catálogo obras como a primeira edição de “Espingarda Perfeita” (1718) e do monumental “Vocabulario Portuguez Latino” (1721) em 10 volumes, de Raphael Bluteau. A modernidade está representada com peças chave da cultura portuguesa, a edição original de “Mensagem” (1934) de Fernando Pessoa ou uma fotografia em grande formato (82x54 cm) de Natália Correia, são algumas. Aliás a fotografia está fortemente representada desde o seu início com alguns “daguerrotipos” , passando por um interessante conjunto de fotografias de interesse etnográfico da Índia do séc. XIX e de Moçambique nos anos 30 do séc. XX, uma impressionante colecção de fotografias eróticas do inicio do séc. XX e muitas outras avulsas ou em álbum.

Também as artes gráficas estão presentes no leilão com, algumas caricaturas (Valença), aguarela (D. Amélia), desenhos, pintura e gravura.

As peças podem ser vistas na exposição a levar a cabo antes e durante os dias do Leilão nos dias 21, 22, 23 e 24 de Novembro das 15, às 20 horas no Palácio da Independência, Largo de S. Domingos, 11 (ao Rossio). Ou através dos sites internet http://www.livraria-olisipo.com/catalogos.php e .livrariaarteseletras.pt

O Catálogo abre com um Prefácio do Professor Doutor António Ventura, que pelo seu interesse aqui fica:



 

Do vasto conjunto de obras desta vez saliento algumas na área dos manuscritos e livro antigo:

 

231 IGNACIO RIBERA ROVIRA. 3 Cartas de Ignacio Ribera Rovira, para Ana de Castro Osório. 1905-1907.

Ignacio Ribera Rovira, foi um dos grandes defensores do Iberismo.

 

287 [LAVANHA, João Baptista?] – TABOAS DO // LVGAR DO // SOL S. l. (1598). Manuscrito sobre papel (24,5x18 cm) de [25], [39 brancos] Fol. - "Taboas de lugar do Sol" (f. [V]); "Regimento Para o marcar // da Agulha" (f.[2]); "SEGENSSE AS TABOAS // DA LARGVRA DE // LESTE OVDE // OESTE" (f. [XV]); "Uso das Passadas Tabuas" (f.[1]]; (f. [XLI brancos]) 12 desenhos aguarelados que representam os signos do Zodíaco, que contêm as doze constelações, representadas por animais, que o Sol parece percorrer durante um ano (no topo dos f. [I v.-VIIIf].

Texto a preto e vermelho. Encadernação coeva inteira de pele sobre pastas de madeira, com fechos. Pastas decoradas com ferros a seco com motivos vegetalistas e medalhões renascentistas que representam retratos, lombada fendida e alguns ligeiros danos na pasta anterior junto à lombada. Pequena mancha, à cabeça junto ao festo, nas primeiras folhas, dourado por folhas. Cópia? deste importante texto que seria publicado em 1600. Peça única.



533 CASTRO, André de Melo e. RELATION // DU VOYAGE // DE MONSEIGNEUR // ANDRE DE MELLO DE CASTRO // A LA COUR DE ROME, ENQUALITÉ DE // ENVOYÉ EXTRAORDINAIRE // DU ROI DE Portugal // DOM JEAN V. // AUPRES DE SA SANTITÉ // CLEMENT XI. // ___ // RELAÇÃO DA VIAGEM // DO EX.mo S.or. // ANDRÉ DE MELLO DE CASTRO // À CORTE DE ROMA POR // ENVIADO EXTRAORDINARIO // DEL REY DE PORTUGAL // DOM JOAM O QUINTO // À SANTITADE DO // PAPA CLEMENTE XI. // (vinheta tipográfica) // A PARIS MDCCIX. // ___ // CHEZ ANISSON RUE S.JAQUES. In-fólio de 56 págs. e 11 gravuras. Enc.

Encadernação coeva em pergaminho. Muito bom exemplar. Edição bilingue, impresso a duas colunas sendo uma em francês e outra em português. Ilustrado com 11 gravuras - 6 impressas a cor sépia, azul e verde - abertas por Giovanni Battista Sintes a partir de desenhos de Pietro Zerman. Raro.



621 ENCADERNAÇÃO ARMORIADA [POMBALINA]. EXPOSIÇÃO DAS FESTIVIDADES CELEBRADAS NA REEDIFICADA VILLA REAL DE SANTO ANTONIO NO MEZ DE MAIO DO PRESENTE ANNO DE 1776 EM OBSEQUIODE SE FAZER PUBLICO O MAGNIFICO OBELISCO QUE PARA PERPÉTUA MEMORIA DOS BENEFICIOS, QUE TEM RECEBIDO DE EL REY NOSSO SENHOR, LEVANTÁRAM NA FORMOSA PRAÇA REAL DELLA OS SEUS ONZE PRIMEIROS EDIFICANTES. JUNTA-SE O SERMÃO, QUE SE PREGOU NA REGIA IGREJA MATRIZ DE SANTA MARIA, NA TRASLADAÇÃO DO SANTISSIMO SACRAMENTO PARA ELLA. Pelo R. D.º VICENTE ALEXANDRE DE TOVAR, CONEGO REITOR DA CATHEDRAL DE FARO: E O ELOGIO, QUE NA ACADEMIA DO DIA 13 DO DITO MEZ, EM QUE CUMPRE ANNOS O ILLUSTRISSIMO, E EXCELLENTISSIMO SENHOR MARQUEZ DE POMBAL, RECITOU O DOUTOR MANOEL COELHO DE CARVALHO, JUIZ DE FORA DA CIDADE DE FARO. &c. &c. LISBOA NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. ANNO MDCCLXXVI. (1776). In-4º de 26, (1), 17 págs. Enc.

Magnifica encadernação da época inteira de marroquim vermelho, com nervos e lavrada com belos ferros a ouro nas pastas e lombada. A cercadura nas pastas decorada com motivos vegetalistas, trabalhadas por roda dupla dourada e filetes, na lombada. Super-libros armoriado da biblioteca do Marquês de Pombal (armas do Conde de Oeiras) em ambas as pastas. Corte dourado por folhas, guardas em papel decorativo. Proveniência T’Serclaes, por segurança durante a Guerra Civil de Espanha (1936-1939), o exemplar foi depositado na Junta do Tesouro Artístico, Biblioteca Nacional (Espanha). Obra rara que passou desconhecida a Inocêncio e Brito Aranha. O exemplar aqui presente devido á sua magnifica encadernação e proveniência é um objecto museológico que pertenceu ao próprio Marquês de Pombal, julgamos que por oferta das autoridades dignitárias de Vila Real de Santo António? Marquês de Pombal, catálogo bibliográfico e iconográfico da Biblioteca Nacional, nº 513. Peça de colecção.

 

739 Hore diue virginis Marie secu- // n // dum vsvm // Romanum cum aliis multis folio sequenti no // tatis vna cum figuris apocalipsis & multis figu= // ris biblie nouitier insertis. // ... // Paris, Egidii Hardouyn. ca. 1510. In-8º de 108 Fls. Enc.

Raro Livro de Horas ao uso de Roma, ilustrado com muitas gravuras do apocalipse e da bíblia. Encadernação do séc. XVIII com Super-libros a ouro em ambas as pastas. Edição de 28 linhas em caracteres rotundos, excepto a página do almanaque para 21 anos de 1510 a 1530 em caracteres góticos e em língua francesa. Impressa a duas cores sobre papel. Peça de colecção.

 

837 MARTINS, Rocha. - D.CARLOS. História do seu reinado. Lisboa. Oficinas do "ABC". MCMXXVI. Fólio de [16], 603, [1] págs. Enc. Bela edição, ilustrada com centenas de gravuras extra-texto, muitas a cores.

Exemplar  com soberba encadernação inteira de pele, com artísticos ferros a ouro na l o m b a d a, pastas e seixas, possuindo nas pastas o brasão de armas de P o r t u g a l. Guardas em seda moiré. Assinada por A. David. Dourado à cabeça. Conserva as capas de brochura. Peça de colecção.

 

1055 RODRIGUES, João e José Francisco. - ESPINGARDA PERFEYTA, // & // REGRAS PARA A SUA OPERAÇAM // com circunstancias necessarias para o seu // artificio, & doutrinas uteis para o // melhor acerto; // DEDICADA / A' MAGESTADE DO SERENISSIMO REY DE // Portugal Nosso Senhor // D. JOAÕ V. // Pelos dous Irmãos. // CESAR FIOSCONI, E JORDAM GUSERIO // (pequena gravura com motivos alusivos ao tema com a legenda "DUO IN CARNE VNA") // (Frontispício grav. com as armas reais de Portugal ao centro) // LISBOA OCCIDENTAL, / ___ // Na Officina de ANTONIO PEDROZO GALRAM. // ... Anno de 1718. In-8.º de [32], 183, [1] págs. (e 12 grav.). Enc.



Primeira edição desta rara e importante obra, ainda hoje considerada como o mais importante tratado de fabrico de armas de fogo português. Encadernação recente, inteira de pergaminho ao gosto da época. Exemplar com alguns pequenos defeitos, pequeninos furos de traça no frontispício, pequenos cortes causados por corrosão de t i n t a ferrogálica que afectam os 7 primeiros fólios e págs. 78 a 94 sem contudo afectar a compreensão do texto. As 2 últimas gravuras encontram-se muito aparadas na margem direita, sem afectar a mancha tipográfica. Exemplar completo, de grande raridade. Inocêncio Tomo IV, pág. 28

Espero que a consulta deste Catálogo tenha sido proveitosa.

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: