"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Livraria Antiquária do Calhariz – Leilão n.º 75




Catálogo (1)

Recebi o Catalogo Leilão n.º 75 desta Livraria Antiquária que se realizará nos dias 6 e 7 de Dezembro 2010 por volta das 21:00h na Casa da Imprensa, em Lisboa.

Vai a leilão uma valiosa e variada biblioteca composta de livros e manuscritos com destaque para a literatura clássica e modernista, História e arte, entre ouros temas.

Como já aqui se escreveu, e se comentou, várias vezes, este Catálogo reflecte a tendência que se vem a verificar nos últimos tempos: uma grande oferta, que em meu entender se justifica pela elevada procura, da Literatura, um pouco em detrimento do livro antigo.

Facto que me parece ser de destacar, pois esta Livraria tem o seu mercado fortemente alicerçado na vertente do livro antigo. (Claro que dispõe no seu acervo de todos os tipos de livro, embora esta área seja manifestamente a sua especialidade).

Assim, e refira-se a presença dum interessante conjunto de obras de autores franceses, na sua língua original, saliento Agustina Bessa Luís (lotes 83 a 93). António Botto (lotes 102 a 107), Eugénia de Melo e Castro (lotes 146 a 148), Eugénio de Castro (lotes 149 a 163 – com referência para uma 1ª edição de Oraistos!), Ferreira de Castro (lotes 164 a 168), Ruy Cinatti (lotes 180 a 183), Natália Correia (lotes 211 a 216), José Gomes Ferreira (lotes 274 a 276), Vergílio Ferreira (lotes 277 a 279), Sebastião da Gama (lotes 309 a 311), Herberto Helder (lotes 343 a 318), Manuel de Lima (lotes 429 e 424), Rocha Martins (lotes 488 a 491), José Rodrigues Miguéis (lotes 505 a 509), Wenceslau de Moraes (lotes 521 a 533), David Mourão Ferreira (lotes 536 a 544), Vitorino Nemésio (lotes 551 a 558), Luiz Pacheco (lotes 595 a 605), Fernando Pessoa (lotes 624 a 627), Eça de Queirós (lotes 660 a 663 com referência à 1ª edição de Os Maias), José Régio (lotes 671 a 685), José Saramago (lotes 726 a 732), Miguel Torga (lotes 788 a 795) e Mário Cesariny de Vasconcelos (lotes 809 a 811).

Nos Manuscritos deve-se referir a presença dum espólio de Fontes Pereira de Melo composto por cerca de 150 cartas que lhe foram dirigidas por informadores, amigos, opositores, nas décadas finais do séc. XIX, quando este notável estadista, foi ministro e Presidente do Ministério. Contêm muita informação preciosa sobre os jogos de forças partidárias, populares em conflito, na época final da monarquia portuguesa. Conjunto único, muito invulgar e inesperado, que merece uma investigação profunda, pelos seus dados sociológicos e psicológicos. (lotes 471 a 478).



111. BRAGA (Teófilo) – HISTORIA DO ROMANTISMO EM PORTUGAL. Ideia Geral do Romantismo: Garrett Ŕ Herculano Ŕ Castilho. Nova Livraria Internacional. Lisboa, 1880. In-8º 515-VI pp. E.

Primeira edição bem encadernada em inteira de carneira mosqueada, gravada a seco com as armas portuguesas. Marcas de coloração de fita adesiva nas guardas.



181. CINATTI (Ruy) – BORDA D’ALMA, Narrando alusivamente os verídicos & notáveis Acontecimentos ocorridos em Têmporas de Eleições nacionais com variadas Modalidades a-propósito, Pessoas, Coisas & Animais & outras considerações oportunas & proféticas
...
Off. dos antigos «Cadernos de Poesia». Lisboa, 1973. In-8º 32 pp. B.

Rara edição ao autor, fora de mercado, com breves correcções anotadas à margem pelo autor, assim como a sua dedicatória. No fim da publicação ainda 2 trabalhos: OS MELHORES ANOS DA NOSSA VIDA/ R. Cinatti e DIVERTIMENTO CONTRAPONTÍSTICO /José Blanc de Portugal.



327. GÓIS (Damião de, e Outros) – DEREBUS // HISPANICIS, // LVSITANICIS, //Aragonicis, // Indicis & Aethi-
opicis. // Damiani à Goes, Lusitani // Hieronymi Pauli, Barcinonnensis, // Hieronymi Blanci, Cæsaraugustani // Iacobi Teuj, Lusitani // OPERA. // Quorum seriem, vide lector, pag. Sexta // Partim exmanuscriptis nunc primumeru- // ta, partim auctiora edita. // Coloniæ Agrippinae, // In Officina Birckmannica, sumptibus // Arnoldi Mylij, 1602. In-8º XXIV-443 pp. E.

Valioso livro com as obras de Damião de Góis, onde se destaca a famosa descrição de Lisboa acerca dos Lapões e dos costumes dos etíopes, na época censurada. Contem ainda obras de Jerónimo Paulo, Jerónimo de Branco, comentários de Diogo de Teive à acção dos portugueses na Índia, e extenso elogio de André de Resende. Restauros na margem inferior das primeiras folhas, afectando levemente o pé de imprensa do rosto. No verso do rosto 2 carimbos do Museu Britânico. Ligeira acidez generalizada e levemente aparado. Com o retrato de Damião de Góis. Encadernação recente, inteira de carneira, bem gravada a ouro na lombada.



355. HISTORIA COMPLETA DAS INQUISIÇÕES DE ITALIA, HESPANHA, E PORTUGAL. Ornada com sete estampas análogas aos principaes objectos que nella se tratão. Nova Typ. Maigrense. Lisboa, 1821. In-8º X-294 pp. E.

Primeira edição da tradução portuguesa da original francesa de La Vallée, ilustrada com 7 estampas em separado. Encadernação da época em meia de carneira.



638. PINTO (Américo Cortez) – DA FAMOSA ARTE DA IMPRIMISSÃO. Da Imprensa em Portugal às Cruzadas d’Além-Mar. Ulisseia. Lisboa, 1948. In-4º 507-II pp. E.

Obra fundamental para o estudo do livro e da imprensa em Portugal, numa luxuosa edição com numerosos fac-símiles de portadas antigas, pinturas, gravuras, manuscritos, etc. Orientação artística de Luís Reis Santos. Capas de editor cartonadas.



386. JANEIRA (Armando Martins) – PEREGRINO. Edição do autor. S.l., 1962. In-fólio (72) pp. C. Homenagem à vida e obra de Wenceslau de Moraes, numa edição tipicamente japonesa, em papel de arroz, dobrado em cadernos dentro de um álbum próprio cartonado e forrado a tecido e com fechos em bambu. Folhas preliminares caligrafadas pelo pintor Hirosuke Watanuki. Admirável edição de colecção com uma tiragem de apenas 100 exemplares, acompanhada de memorabilia composta de bilhete-postal, programa da inauguração do monumento a Wenceslau, toalha usada no banho nipónico, entre outros itens. RARA PEÇA DE COLECÇÃO.

Aqui fica este convite para mais um Leilão, na altura em que decorre o leilão da artes & letras e em que se aproxima Leilão nº 235 do Palácio do Correio Velho – Leilões e Antiguidades, S.A., que decorrerá nos dias 25, 26 e 29 deste mesmo mês de Novembro.

Com tantos eventos, os bibliófilos quase nem terão tempo para descansar…

Saudações bibliófilas.


(1) Como esta Livraria não tem página na Internet sugiro que todos os interessados solicitem o Catálogo em versão impressa ou em versão digital para este endereço electrónico: livraria.antiquariacalhariz@gmail.com, outros livros seus poderão ser visualizados na página que tem na IberLibro.com:



Sem comentários: