"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

«Bauman Rare Books» - Catalogue November Holiday 2009





Acabou de sair mais um Catálogo desta prestigiada Livraria americana. Como sempre com bons livros, ainda que este me pareça estar mais vocacionado para aquisição de prendas para oferecer pela quadro natalícia que se avizinha – “será que as bolsas estão mais cheias do que penso?” – do que reuna um lote excelente de livros de alta bibliofilia.

No entanto, só o seu "folhear" é um prazer para a visão. Sempre se encontram livros, ou encadenações, que não sendo das nossas temáticas preferidas não desdenharíamos de possuir nas nossas bibliotecas.


Página do Catálogo

Claro que se nos deparam alguns exemplares bastante interessantes, sobretudo na literatura ilustrada do século XIX, mas em relação ao anterior este perde um pouco, pelo menos é essa a minha opinião.


Página do Catálogo

Deixo algumas páginas como exemplificativo. Chamo no entanto a atenção para estas três obras.
A de Charles Darwin por se comemorar este ano o Bicentenário do seu nascimento:
150. DARWIN, Charles. The Descent of Man. London, 1871. Two volumes. Octavo, contemporary full brown calf. $6500.
A de Charles Dickens por ser um dos seus títulos mais raros e procurados.
154. DICKENS, Charles. A Tale of Two Cities. London, 1859. Octavo, early 20th-century full tan polished calf gilt, custom slipcase, $7500.
E, já agora, como homenagem simbólica à literatura Americana, este livro de John Steinbeck, que é sem sombra de dúvidas o seu título mais apetecível para qualquer coleccionador.
196. STEINBECK, John. The Grapes of Wrath. New York, 1939. Octavo, original pictorial cloth, dust jacket; custom chemise and case. $12,500.


Página do Catálogo

Como nota final, e não vamos atentar tanto no valor absoluto, mas sim no seu valor bibliófilo, podem-se aceitar estes preços. Claro que para quem conheça o tema e os colecciona.
Eu procuraria livros portugueses ...

Saudações bibliófilas.

1 comentário:

DIEGO MALLÉN disse...

Muchas gracias Rui por esta catálogo y librería que no conocía. Orientada a libros del XIX ingleses pero siempre de interesante contenido.
Saludos bibliíofilos.