"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Livraria Candelabro – "montra" comemorativa do livro nº 10.000




Quero prestar a minha singela homenagem ao trabalho desenvolvido, ao longo de vários anos, por Luís Moutinho da Livraria Candelabro situada na Rua de Cedofeita, 471 | 4050-181 PORTO | Telef. 222 002 449 | Telem. 933 425 753 | E-mail: geral@livrariacandelabro.com, que celebrou a colocação do livro nº 10.000 na sua “livraria virtual”.

São livreiros como este (e felizmente que ainda temos alguns mais!) que não deixam morrer o culto da bibliofilia, assim como, da divulgação e estudo do livro como objecto de arte, cultura e também de coleccionismo.



Mas vejamos o que o Luís Moutinho escreveu na introdução a esta “montra”:

“Estimados clientes e amigos,

E aí está ela! a tal "montra" comemorativa do livro nº 10.000!  

O facto de termos chegado aos 10.000 livros online  é um motivo de orgulho mas não é um número particularmente impressionante: colegas nossos têm muitíssimos mais livros catalogados. Enfim, é o resultado de um trabalho feito ao longo de 4 anos de existência do nosso site. A livraria, velhinha de 65 anos, tem um espólio de muitos mais milhares de títulos à espera da sua vez no catálogo!

Desta montra destacamos, como não podia deixar de ser, o livro 10.000: trata-se da raríssima 1ª edição da "LUZ DA LIBERAL E NOBRE ARTE DA CAVALLARIA", obra máxima da tipografia portuguesa setecentista, ilustrada com várias dezenas de soberbas gravuras e em magnífico estado de conservação. Mas outros espécimes bibliográficos merecem destaque: a 1ª edição de 1706 de "Nova Floresta" de Manuel Bernardes, obra importantíssima do barroco português de setecentos; a "HISTÓRIA BREVE DE COIMBRA" de Bernardo de Brito Botelho; a colecção completa da "HISTOIRE GENERALE DE PORTUGAL", uma das primeiras histórias de Portugal, escrita um século antes da "oficial" de Alexandre Herculano; um exemplar único da "EQUITAÇÃO PRATICA" do General Alberto Ilharco; um exemplar também único do imponente "MEDINA - SETENTA ANOS DE PINTURA" da série especial de apenas 70 exemplares numerados e assinados pelo artista; a bonita e luxuosa edição da "Mensagem", realizada pela editora portuense Caixotim: o raríssimo e famoso"SPANISH SCENERY" de Vivian ilustrado com 29 grandes litografias. Que esta selecção seja do agrado de todos.

Saudações bibliófilas e boas leituras!”



Vejamos então estas preciosidades (o resto, que é muito bom, deixo à vossa descoberta…pena é que muitos já “voaram”!):



10.000. ANDRADE (MANOEL CARLOS DE) - LUZ// DA LIBERAL// E// NOBRE ARTE// DA// CAVALLARIA // Offerecida// ao// Senhor// D. JOÃO// Principe do Brazil,// por// MANOEL CARLOS DE ANDRADE,// Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelissima.// PARTE PRIMEIRA [& PARTE SEGUNDA]. LISBOA, // Por ordem de sua Magestade// Na REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA// ANNO MDCCXC [1790]. In-fólio de XXVI-II-454 págs. Enc. 10.000,00 €

1ª edição de um dos mais preciosos e raros livros setecentistas portugueses, de longe o mais importante tratado de arte equestre do seu tempo a nível nacional e, possivelmente, internacional.
Esmeradamente impresso sobre bom papel e apresentando uma nitidez impressionante, incomum na época, contém um retrato de D. João VI em anterrosto, 2 vinhetas (a encimar cada uma das duas partes em que se divide a obra) e 93 gravuras, das quais 23 desdobráveis e de grandes dimensões.

Mas sobre esta magnífica obra, vejamos o que acerca dela escreve Inocêncio da Silva:
"MANUEL CARLOS DE ANDRADE, Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelissima. Da sua naturalidade, nascimento, obito e mais circumstancias não me foi até agora possivel colher alguma noticia, posto que empregasse a esse intento as diligencias que estavam ao meu alcance. Luz da liberal e nobre arte da cavallaria offerecida ao sr. D. João principe do Brasil. Parte primeira. Lisboa, na Reg. Offic. Typ. 1790. Fol. maior, de XXVI 454 pag., e mais uma no fim, contendo a errata: illustrada com 93 estampas, e um retrato do principe, delineados pelo habil artista portuguez Joaquim Carneiro da Silva, de quem já fiz menção no Diccionario em logar competente. Posto que no frontispicio se lêa a designação de Parte 1.ª, nem por isso a obra deixa de achar se completa, comprehendendo este volume tambem a Parte 2.ª Esta edicão, que póde equiparar se em nitidez e perfeição typographica ás producções do celebre Ibarra, foi mandada executar por ordem da rainha a senhora D. Maria I sendo a tiragem de mil exemplares, dos quaes se entregaram oitocentos ao auctor, ficando duzentos para serem na officina expostos á venda: e ainda na Imprensa Nacional existe ao presente o resto d"esses exemplares, cujo preço antigo que era de 9:600 réis, foi ha poucos annos reduzido a 7:200 réis. Custou a gravura das chapas, vinhetas e letras iniciaes 4:200$000 réis, e a despeza total da impressão foi de 6:588$000 réis. Alguns pretenderam, não sei se com legitimo fundamento, que o verdadeiro auctor d"esta Arte da Cavallaria fôra o marquez de Marialva D. Pedro de Alcantara de Menezes Coutinho, estribeiro mór da Casa Real e que Manuel Carlos de Andrade não tivera n"ella mais parte que a de collocar o seu nome no frontispicio, porque assim fôra a vontade do marquez. Um dos que ainda ha pouco inculcou esta opinião por verdadeira foi o sr. João Carlos Feo, em uma carta, ou artigo que sahiu inserto no Jornal do Commercio de 28 de Septembro de 1859".

Por ser bastante completa, recomendamos a leitura na wikipédia da entrada referente a esta obra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_da_Liberal_e_Nobre_Arte_da_Cavallaria

Ao que parece a sua tiragem foi de 1000 exemplares mas poucos chegaram intactos aos nossos dias; muitos foram destruídos e retirados as belíssimas gravuras para serem emolduradas.

O nosso exemplar apresenta um miolo em excelente estado de conservação, gravuras incluídas; a encadernação, com rica lombada em chagrin e em bom estado, tem no entanto a pasta anterior com algumas imperfeições e vestígios de uma provável placa com o nome do antigo proprietário. A primeira folha em branco e o anterrosto têm discreto e pequeno carimbo a seco da biblioteca particular a que pertenceu a obra.

RARÍSSIMO EXEMPLAR DE COLECÇÃO.



9157. BERNARDES (MANUEL) - NOVA// FLORESTA,// OU// SYLVA DE VARIOS APOPHTHEGMAS, E DITOS// SENTENCIOSOS ESPIRITUAES, & MORAES;// COM REFLEXOENS,// EM QUE O UTIL DA DOUTRINA SE ACOMPANHA COM O VARIO DA// ERUDIÇÃO ASSIM DIVINA COMO HUMANA://OFFERECIDA, & DEDICADA// A SOBERANA MÃy DA DIVINA GRAÇA// MARIA// Santissima Senhora a Nossa// PELO PADRE MANOEL BERNARDEZ// da Congregaçaõ do Oratorio de Lisboa. // PRIMEIRO TOMO [a QUINTO TOMO]// [grav. reproduzindo o emblema da Cong. do Oratório]//LISBOA// Na Officina de VALENTIM DA COSTA DESLANDES, Impressor de Sua Magestade. Anno M.DCCVI [1706 a 1728]. 5 vols. In-8º gr. de XVI-496, IV-412, IV-538, XII-550 e VIII-556 págs. Enc. 750,00 €

Trata-se da primeira edição de uma das obras mais estimadas da literatura portuguesa barroca setecentista, da autoria do padre Manuel Bernardes (1644-1710).

O 3º tomo indica como impressor "Officina Real DESLANDESIANA; os 4º e 5º tomos "Officina de JOSEPH ANTONIO DA SYLVA". Sabe-se, pois, que os 2 últimos tomos, impressos vários anos depois dos três primeiros, foram de iniciativa de José António da Silva, que também procedeu a uma reimpressão dos anteriores.

Elegantes encadernações antigas, inteiras em pele, com as lombadas decoradas com ferros a ouro, 4 nervuras e dizeres inscritos também a ouro sobre rótulos em pele vermelha.

Conjunto em bastante bom estado de conservação para uma obra três vezes centenária, a nível do miolo e encadernações; o 1º vol. tem pequena, bonita e antiga assinatura de posse no frontispício, 10 págs. a meio do volume sublinhadas e anotadas a tinta lilás e ocasionais e breves sublinhados com a mesma tinta; o 2º vol. tem raros sublinhados quase sempre a tinta preta já muito desvanecida; o 3º vol. tem antiga mancha de humidade já muito desvanecida e que afecta o canto inferior direito das últimas 25 folhas; o 4º vol. tem a mesma bonita e discreta assinatura do 1º tomo e antriga mancha de humidade muito desvanecida que afecta as últimas folhas; o 5º e último volume tem antiga e pequena assinatura de posse no canto superior direito do frontispício, ínfimos vestígios de xilófagos nas folhas centrais que não ofendem a parte impressa e pequenas manchas antigas de humidade nas primeiras e últimas folhas. Por último, todos os tomos estão ligeiramente aparados, como era costume na época, mas mantendo boas margens. O 4º tomo tem mancha na lombada da encadernação (ver foto).

Mesmo com os ínfimos defeitos descritos, trata-se de uma bela e RARA obra, que poucos coleccionadores do livro antigo têm o grato prazer de possuir.



1062. BOTELHO (BERNARDO DE BRITO) - HISTORIA BREVE DE COIMBRA, SUA FUNDAC,AM [SIC], ARMAS, IGREJAS, COLLEGIOS, CONVENTOS, E UNIVERSIDADE; DEDICADA AO SENHOR PEDRO HASSE BELLEM, FIDALGO DA CASA DE SUA MAGESTADE, E COMMENDADOR DA ORDEM DE CHRISTO. ORDENADA PELO LICENCIADO...Lisboa Occidental, na Officina Ferreiriana. MDCCXXXIII. In-8º de IV-26 págs. Enc. 400,00 €

Primeira edição.

Raro.

Excelente encadernação nova em inteira de pele, decorada com elegantes ferros a ouro.



10184. CLEDE (M. DE LA) - HISTOIRE// GENERALE// DE// PORTUGAL Par ...// TOME PREMIER [a TOME VIII].// Contenant l'origine, les moeurs & les// guerres des anciens Lusitaniens; leur// état sous la domination des Romains;// & l'invasion des Gots & celle des Maures. A PARIS, Chez Rollin, Fils. MDCCXXXV [1735]. 8 vols. In-8º peq. de L-554 + XIV-583 + XII-564 + XIV-632 + XIV-623 + XXVI-620 + XXVI-664 + XL-560-IV págs. Enc.

Trata-se de uma das mais antigas histórias de Portugal, ilustrada com alguns interessantes mapas desdobráveis.

O subtítulo refere-se apenas ao 1º volume; todos os volumes têm subtítulos diferentes, consoante o período a que se refiram.

Boas encadernações centenárias inteiras em pele.

Bonito conjunto em bom estado geral de conservação, sobretudo atendendo aos quase 300 anos que a obra já tem. Algumas das lombadas têm pequenas falhas; os 2º, 7º e 8º vols. têm ínfimos sinais de xilófagos que não ofendem a mancha tipográfica; ocasionais pequenas manchas antigas de humidade já muito desvanecidas; ocasionais anotações coevas com bonita caligrafia; 4 vols. têm vestígios de desgaste (rato?) na parte superior.



4550. ILHARCO (ALBERTO) - EQUITAÇÃO PRATICA Por... Tenente Coronel de Cavallaria. Commandante da Escola Pratica da Arma. Livraria Ferin. Lisboa. 1902. In-4º de XVI-342 págs. Enc. 250,00 €

Estimado e raro tratado prático de equitação divido em seis partes; a quinta parte, intitulada "Amazonas", é um curioso capítulo dedicado às praticantes de hipismo. Escreve o autor: "Não pretendo fazer um tratado de equitação para senhoras por desnecessário, pois que, abstraindo da posição differente da do homem, que são forçadas a tomar quando a cavallo, os principios manteem-se os mesmos e inalteraveis". Não obstante este aviso, são dedicadas 16 páginas ao tema para além de algumas fotografias.
Ao todo a obra está ilustrada com 15 interessantes estampas fotográficas impressas em folhas à parte.

O nosso exemplar É ÚNICO devido à seguintes características: tem DEDICATÓRIA do autor "Ao seu ajudante de campo, e capitão Primo de Sá Pinto Abreu Sottomayor" [militar distinto, nasceu em Lanhelas em 1881 e faleceu no Porto em 1961]; inclui carta avulsa "Ao Sr. General reformado Alberto Mimoso da Costa Ilharco", proveniente do Serviço da República e datada de 1925; tem fotografia de grandes dimensões de Alberto Ilharco e assinada por este; tem 6 folhas manuscritas, encadernadas com o volume, intituladas "Notas biograficas de Alberto Mimoso da Costa Ilharco" que incluem 1 página para "Condecoraçoes" e 3 páginas para "Louvores"; finalmente, e ainda encadernados com o volume, diversos recortes de jornais antigos, o último dos quais noticiando o falecimento do General Alberto Ilharco.
Bonita e luxuosa encadernação com lombada e cantos em pele. Conserva as capas da brochura e está apenas ligeiramente aparado e dourado à cabeça.

Exemplar de um modo geral em bom estado de conservação, exibindo normais sinais do tempo. As primeiras folhas, exteriores ao livro propriamente dito, apresentam alguns pequenos vestígios de xilófagos no canto inferior direito.

EXEMPLAR DE COLECÇÃO.



10174. MEDINA (HENRIQUE) - MEDINA - SETENTA ANOS DE PINTURA. Estudo de René Huygue da Academia Francesa. SÓLIVROS DE PORTUGAL. Trofa. 1981. In-fólio de 371-VI págs. Enc. VENDIDO.

Obra monumental, impressa em bom papel couché, que reúne as obras mais representativas de Henrique Medina (1901-1998), referência incontornável da pintura retratista do século XX.
Profusamente ilustrado em extra-textos, incluindo um auto-retrato. Texto bilingue.

O nosso exemplar PERTENCE À RARA SÉRIE ESPECIAL DE SETENTA EXEMPLARES NUMERADOS E ASSINADOS POR MEDINA (EX. Nº 5) E INCLUI AINDA UMA DEDICATÓRIA PERSONALIZADA E 3 FOTOGRAFIAS (QUE NÃO PERTENCEM À OBRA) EM TODAS RECONHECÍVEL O ILUSTRE PINTOR.
Em muito bom estado de conservação. Apresentado dentro de caixa arquivadora em veludo verde, exclusiva desta edição especial.

EXEMPLAR DE COLECÇÃO.



1822. PESSOA (FERNANDO) – MENSAGEM. Edições Caixotim. Porto. In-8º. Enc. 600,00 €

Reprodução fidelíssima da 1ª edição de Mensagem, incluindo as capas da brochura originais, numa tiragem de 200 exemplares, numerados e assinados, dos quais só 40 entraram no mercado livreiro.

Impressão tipográfica em papel manufacturado, 100% algodão, com marca d'água, não aparado. A encadernação, inteira de pele (carneira), tem nervuras e gravação de ferro, a ouro, nas seixas e nas pastas. Guardas em papel marmoreado, de produção artesanal. O estojo de protecção, em madeira e cartão, reproduz uma pintura alegórica da artista Cynthia Guimarães Taveira. Na lombada da caixa, foi incrustada a marca do Editor, gravada em prata (ver imagem). Da referida artista é a pintura original que deu lugar à serigrafia, numerada e assinada, que acompanha cada exemplar, aposta por meio de um travessão em prata, contrastada.

Exemplar ainda embrulhado em papel de seda, fechado com lacre.

Peça de colecção, há muito esgotada, e que poucos bibliófilos terão o prazer de possuir.
MUITO INVULGAR.



4051. VIVIAN (G.) - SPANISH SCENERY. P. & D. Colnaghi & Cº. London. 1838. In-fólio de XXIX flhs. inums. Enc. 5.000,00 €

"Spanish Scenery" de George Vivien (1798-1873), viajante e pintor inglês, é uma das mais raras e apreciadas obras estrangeiras sobre Espanha.

As soberbas 29 litografias de grandes dimensões, referem-se a vários aspectos paisagísticos e monumentais das cidades espanholas de Málaga, Córdova, Granada, Sevilha, Vitória, Valência, Bilbao, Segóvia, Costa da Biscaia, Barcelona, Baiona, Valladolid, Murviedro, Gibraltar e Vigo.

Encadernação recente com lombada e cantos em pele; a lombada é a original, restaurada.

Exemplar em bom estado de conservação, sem quaisquer assinaturas e/ou vestígios de xilófagos mas com bastante acidez generalizada.

MUITO RARO.



Aqui fica esta homenagem simples, mas merecida, com as minhas felicitações ao Luís Moutinho e votos de continuação do seu excelente trabalho em prol do livro. Bem-haja!

Saudações bibliófilas

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