Quero prestar a minha singela
homenagem ao trabalho desenvolvido, ao longo de vários anos, por Luís Moutinho da Livraria Candelabro situada na Rua de Cedofeita, 471 | 4050-181
PORTO | Telef. 222 002 449 | Telem. 933 425 753 | E-mail: geral@livrariacandelabro.com,
que celebrou a colocação do livro nº 10.000 na sua “livraria virtual”.
São livreiros como este (e
felizmente que ainda temos alguns mais!) que não deixam morrer o culto da
bibliofilia, assim como, da divulgação e estudo do livro como objecto de arte,
cultura e também de coleccionismo.
Mas vejamos o que o Luís Moutinho
escreveu na introdução a esta “montra”:
“Estimados clientes e amigos,
E aí está ela! a tal "montra" comemorativa do livro nº
10.000!
Confira já em http://www.livrariacandelabro.com/catalogo.html
O facto de termos chegado aos 10.000 livros online é um motivo de orgulho mas não é um número
particularmente impressionante: colegas nossos têm muitíssimos mais livros
catalogados. Enfim, é o resultado de um trabalho feito ao longo de 4 anos de
existência do nosso site. A livraria, velhinha de 65 anos, tem um espólio de
muitos mais milhares de títulos à espera da sua vez no catálogo!
Desta montra destacamos, como não podia deixar de ser, o livro 10.000:
trata-se da raríssima 1ª edição da "LUZ DA LIBERAL E NOBRE ARTE DA
CAVALLARIA", obra máxima da tipografia portuguesa setecentista, ilustrada
com várias dezenas de soberbas gravuras e em magnífico estado de conservação.
Mas outros espécimes bibliográficos merecem destaque: a 1ª edição de 1706 de
"Nova Floresta" de Manuel Bernardes, obra importantíssima do barroco
português de setecentos; a "HISTÓRIA BREVE DE COIMBRA" de Bernardo de
Brito Botelho; a colecção completa da "HISTOIRE GENERALE DE
PORTUGAL", uma das primeiras histórias de Portugal, escrita um século
antes da "oficial" de Alexandre Herculano; um exemplar único da "EQUITAÇÃO
PRATICA" do General Alberto Ilharco; um exemplar também único do imponente
"MEDINA - SETENTA ANOS DE PINTURA" da série especial de apenas 70
exemplares numerados e assinados pelo artista; a bonita e luxuosa edição da
"Mensagem", realizada pela editora portuense Caixotim: o raríssimo e
famoso"SPANISH SCENERY" de Vivian ilustrado com 29 grandes
litografias. Que esta selecção seja do agrado de todos.
Saudações bibliófilas
e boas leituras!”
Vejamos então estas preciosidades (o resto, que é muito bom,
deixo à vossa descoberta…pena é que muitos já “voaram”!):
10.000. ANDRADE
(MANOEL CARLOS DE) - LUZ// DA LIBERAL// E// NOBRE ARTE// DA// CAVALLARIA // Offerecida//
ao// Senhor// D. JOÃO// Principe do Brazil,// por// MANOEL CARLOS DE ANDRADE,//
Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelissima.// PARTE PRIMEIRA [&
PARTE SEGUNDA]. LISBOA, // Por ordem de sua Magestade// Na REGIA OFFICINA
TYPOGRAFICA// ANNO MDCCXC [1790]. In-fólio de XXVI-II-454 págs. Enc. 10.000,00
€
1ª edição de um dos mais
preciosos e raros livros setecentistas portugueses, de longe o mais importante
tratado de arte equestre do seu tempo a nível nacional e, possivelmente,
internacional.
Esmeradamente impresso sobre bom
papel e apresentando uma nitidez impressionante, incomum na época, contém um
retrato de D. João VI em anterrosto, 2 vinhetas (a encimar cada uma das duas
partes em que se divide a obra) e 93 gravuras, das quais 23 desdobráveis e de
grandes dimensões.
Mas sobre esta magnífica obra,
vejamos o que acerca dela escreve Inocêncio da Silva:
"MANUEL CARLOS DE ANDRADE, Picador da Picaria Real de Sua
Magestade Fidelissima. Da sua naturalidade, nascimento, obito e mais
circumstancias não me foi até agora possivel colher alguma noticia, posto que
empregasse a esse intento as diligencias que estavam ao meu alcance. Luz da
liberal e nobre arte da cavallaria offerecida ao sr. D. João principe do
Brasil. Parte primeira. Lisboa, na Reg. Offic. Typ. 1790. Fol. maior, de XXVI
454 pag., e mais uma no fim, contendo a errata: illustrada com 93 estampas, e
um retrato do principe, delineados pelo habil artista portuguez Joaquim
Carneiro da Silva, de quem já fiz menção no Diccionario em logar competente.
Posto que no frontispicio se lêa a designação de Parte 1.ª, nem por isso a obra
deixa de achar se completa, comprehendendo este volume tambem a Parte 2.ª Esta
edicão, que póde equiparar se em nitidez e perfeição typographica ás producções
do celebre Ibarra, foi mandada executar por ordem da rainha a senhora D. Maria
I sendo a tiragem de mil exemplares, dos quaes se entregaram oitocentos ao
auctor, ficando duzentos para serem na officina expostos á venda: e ainda na
Imprensa Nacional existe ao presente o resto d"esses exemplares, cujo
preço antigo que era de 9:600 réis, foi ha poucos annos reduzido a 7:200 réis.
Custou a gravura das chapas, vinhetas e letras iniciaes 4:200$000 réis, e a
despeza total da impressão foi de 6:588$000 réis. Alguns pretenderam, não sei
se com legitimo fundamento, que o verdadeiro auctor d"esta Arte da
Cavallaria fôra o marquez de Marialva D. Pedro de Alcantara de Menezes
Coutinho, estribeiro mór da Casa Real e que Manuel Carlos de Andrade não tivera
n"ella mais parte que a de collocar o seu nome no frontispicio, porque
assim fôra a vontade do marquez. Um dos que ainda ha pouco inculcou esta
opinião por verdadeira foi o sr. João Carlos Feo, em uma carta, ou artigo que
sahiu inserto no Jornal do Commercio de 28 de Septembro de 1859".
Por ser bastante completa,
recomendamos a leitura na wikipédia da entrada referente a esta obra:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_da_Liberal_e_Nobre_Arte_da_Cavallaria
Ao que parece a sua tiragem foi
de 1000 exemplares mas poucos chegaram intactos aos nossos dias; muitos foram
destruídos e retirados as belíssimas gravuras para serem emolduradas.
O nosso exemplar apresenta um
miolo em excelente estado de conservação, gravuras incluídas; a encadernação,
com rica lombada em chagrin e em bom estado, tem no entanto a pasta anterior
com algumas imperfeições e vestígios de uma provável placa com o nome do antigo
proprietário. A primeira folha em branco e o anterrosto têm discreto e pequeno
carimbo a seco da biblioteca particular a que pertenceu a obra.
RARÍSSIMO EXEMPLAR DE COLECÇÃO.
9157. BERNARDES (MANUEL) - NOVA// FLORESTA,// OU// SYLVA DE VARIOS
APOPHTHEGMAS, E DITOS// SENTENCIOSOS ESPIRITUAES, & MORAES;// COM
REFLEXOENS,// EM QUE O UTIL DA DOUTRINA SE ACOMPANHA COM O VARIO DA// ERUDIÇÃO
ASSIM DIVINA COMO HUMANA://OFFERECIDA, & DEDICADA// A SOBERANA MÃy DA
DIVINA GRAÇA// MARIA// Santissima Senhora a Nossa// PELO PADRE MANOEL
BERNARDEZ// da Congregaçaõ do Oratorio de Lisboa. // PRIMEIRO TOMO [a
QUINTO TOMO]// [grav. reproduzindo o emblema da Cong. do Oratório]//LISBOA// Na
Officina de VALENTIM DA COSTA DESLANDES, Impressor de Sua Magestade. Anno
M.DCCVI [1706 a 1728]. 5 vols. In-8º gr. de XVI-496, IV-412, IV-538, XII-550 e
VIII-556 págs. Enc. 750,00 €
Trata-se da primeira edição de
uma das obras mais estimadas da literatura portuguesa barroca setecentista, da
autoria do padre Manuel Bernardes (1644-1710).
O 3º tomo indica como impressor
"Officina Real DESLANDESIANA; os 4º e 5º tomos "Officina de JOSEPH
ANTONIO DA SYLVA". Sabe-se, pois, que os 2 últimos tomos, impressos vários
anos depois dos três primeiros, foram de iniciativa de José António da Silva,
que também procedeu a uma reimpressão dos anteriores.
Elegantes encadernações antigas,
inteiras em pele, com as lombadas decoradas com ferros a ouro, 4 nervuras e
dizeres inscritos também a ouro sobre rótulos em pele vermelha.
Conjunto em bastante bom estado
de conservação para uma obra três vezes centenária, a nível do miolo e
encadernações; o 1º vol. tem pequena, bonita e antiga assinatura de posse no
frontispício, 10 págs. a meio do volume sublinhadas e anotadas a tinta lilás e
ocasionais e breves sublinhados com a mesma tinta; o 2º vol. tem raros
sublinhados quase sempre a tinta preta já muito desvanecida; o 3º vol. tem
antiga mancha de humidade já muito desvanecida e que afecta o canto inferior
direito das últimas 25 folhas; o 4º vol. tem a mesma bonita e discreta
assinatura do 1º tomo e antriga mancha de humidade muito desvanecida que afecta
as últimas folhas; o 5º e último volume tem antiga e pequena assinatura de
posse no canto superior direito do frontispício, ínfimos vestígios de xilófagos
nas folhas centrais que não ofendem a parte impressa e pequenas manchas antigas
de humidade nas primeiras e últimas folhas. Por último, todos os tomos estão
ligeiramente aparados, como era costume na época, mas mantendo boas margens. O
4º tomo tem mancha na lombada da encadernação (ver foto).
Mesmo com os ínfimos defeitos
descritos, trata-se de uma bela e RARA obra, que poucos coleccionadores do
livro antigo têm o grato prazer de possuir.
1062. BOTELHO (BERNARDO DE BRITO) - HISTORIA BREVE DE COIMBRA, SUA
FUNDAC,AM [SIC], ARMAS, IGREJAS, COLLEGIOS, CONVENTOS, E UNIVERSIDADE; DEDICADA
AO SENHOR PEDRO HASSE BELLEM, FIDALGO DA CASA DE SUA MAGESTADE, E COMMENDADOR
DA ORDEM DE CHRISTO. ORDENADA PELO LICENCIADO...Lisboa Occidental, na
Officina Ferreiriana. MDCCXXXIII. In-8º de IV-26 págs. Enc. 400,00 €
Primeira edição.
Raro.
Excelente encadernação nova em inteira de pele, decorada com elegantes
ferros a ouro.
10184. CLEDE (M. DE LA) - HISTOIRE//
GENERALE// DE// PORTUGAL Par ...// TOME PREMIER [a TOME VIII].// Contenant l'origine,
les moeurs & les// guerres des anciens Lusitaniens; leur// état sous la
domination des Romains;// & l'invasion des Gots & celle des Maures. A PARIS, Chez Rollin, Fils.
MDCCXXXV [1735]. 8 vols. In-8º peq. de L-554 + XIV-583 + XII-564 + XIV-632 +
XIV-623 + XXVI-620 + XXVI-664 + XL-560-IV págs. Enc.
Trata-se de uma das mais antigas histórias de Portugal, ilustrada com
alguns interessantes mapas desdobráveis.
O subtítulo refere-se apenas ao 1º volume; todos os volumes têm
subtítulos diferentes, consoante o período a que se refiram.
Boas encadernações centenárias inteiras em pele.
Bonito conjunto em bom estado geral de conservação, sobretudo
atendendo aos quase 300 anos que a obra já tem. Algumas das lombadas têm
pequenas falhas; os 2º, 7º e 8º vols. têm ínfimos sinais de xilófagos que não
ofendem a mancha tipográfica; ocasionais pequenas manchas antigas de humidade
já muito desvanecidas; ocasionais anotações coevas com bonita caligrafia; 4
vols. têm vestígios de desgaste (rato?) na parte superior.
4550. ILHARCO (ALBERTO) -
EQUITAÇÃO PRATICA Por... Tenente Coronel de Cavallaria. Commandante da Escola
Pratica da Arma. Livraria Ferin. Lisboa. 1902. In-4º de XVI-342 págs. Enc. 250,00
€
Estimado e raro tratado prático de equitação divido em seis partes; a
quinta parte, intitulada "Amazonas", é um curioso capítulo dedicado
às praticantes de hipismo. Escreve o autor: "Não pretendo fazer um tratado
de equitação para senhoras por desnecessário, pois que, abstraindo da posição
differente da do homem, que são forçadas a tomar quando a cavallo, os
principios manteem-se os mesmos e inalteraveis". Não obstante este aviso,
são dedicadas 16 páginas ao tema para além de algumas fotografias.
Ao todo a obra está ilustrada com 15 interessantes estampas
fotográficas impressas em folhas à parte.
O nosso exemplar É ÚNICO devido à seguintes características: tem
DEDICATÓRIA do autor "Ao seu ajudante de campo, e capitão Primo de Sá
Pinto Abreu Sottomayor" [militar distinto, nasceu em Lanhelas em 1881 e
faleceu no Porto em 1961]; inclui carta avulsa "Ao Sr. General reformado
Alberto Mimoso da Costa Ilharco", proveniente do Serviço da República e datada
de 1925; tem fotografia de grandes dimensões de Alberto Ilharco e assinada por
este; tem 6 folhas manuscritas, encadernadas com o volume, intituladas
"Notas biograficas de Alberto Mimoso da Costa Ilharco" que incluem 1
página para "Condecoraçoes" e 3 páginas para "Louvores";
finalmente, e ainda encadernados com o volume, diversos recortes de jornais
antigos, o último dos quais noticiando o falecimento do General Alberto
Ilharco.
Bonita e luxuosa encadernação com lombada e cantos em pele. Conserva
as capas da brochura e está apenas ligeiramente aparado e dourado à cabeça.
Exemplar de um modo geral em bom estado de conservação, exibindo
normais sinais do tempo. As primeiras folhas, exteriores ao livro propriamente
dito, apresentam alguns pequenos vestígios de xilófagos no canto inferior
direito.
EXEMPLAR DE COLECÇÃO.
10174. MEDINA (HENRIQUE) - MEDINA
- SETENTA ANOS DE PINTURA. Estudo de René Huygue da Academia Francesa. SÓLIVROS
DE PORTUGAL. Trofa. 1981. In-fólio de 371-VI págs. Enc. VENDIDO.
Obra monumental, impressa em bom papel couché, que reúne as obras mais
representativas de Henrique Medina (1901-1998), referência incontornável da
pintura retratista do século XX.
Profusamente ilustrado em extra-textos, incluindo um auto-retrato.
Texto bilingue.
O nosso exemplar PERTENCE À RARA SÉRIE ESPECIAL DE SETENTA EXEMPLARES
NUMERADOS E ASSINADOS POR MEDINA (EX. Nº 5) E INCLUI AINDA UMA DEDICATÓRIA
PERSONALIZADA E 3 FOTOGRAFIAS (QUE NÃO PERTENCEM À OBRA) EM TODAS RECONHECÍVEL
O ILUSTRE PINTOR.
Em muito bom estado de conservação. Apresentado dentro de caixa
arquivadora em veludo verde, exclusiva desta edição especial.
EXEMPLAR DE COLECÇÃO.
1822. PESSOA (FERNANDO) –
MENSAGEM. Edições Caixotim. Porto. In-8º. Enc. 600,00 €
Reprodução fidelíssima da 1ª edição de Mensagem, incluindo as capas da
brochura originais, numa tiragem de 200 exemplares, numerados e assinados, dos
quais só 40 entraram no mercado livreiro.
Impressão tipográfica em papel manufacturado, 100% algodão, com marca
d'água, não aparado. A encadernação, inteira de pele (carneira), tem nervuras e
gravação de ferro, a ouro, nas seixas e nas pastas. Guardas em papel marmoreado,
de produção artesanal. O estojo de protecção, em madeira e cartão, reproduz uma
pintura alegórica da artista Cynthia Guimarães Taveira. Na lombada da caixa,
foi incrustada a marca do Editor, gravada em prata (ver imagem). Da referida
artista é a pintura original que deu lugar à serigrafia, numerada e assinada,
que acompanha cada exemplar, aposta por meio de um travessão em prata,
contrastada.
Exemplar ainda embrulhado em papel de seda, fechado com lacre.
Peça de colecção, há muito esgotada, e que poucos bibliófilos terão o
prazer de possuir.
MUITO INVULGAR.
4051. VIVIAN (G.) - SPANISH
SCENERY. P. & D. Colnaghi & Cº. London. 1838. In-fólio de XXIX
flhs. inums. Enc. 5.000,00 €
"Spanish Scenery" de George Vivien (1798-1873), viajante e
pintor inglês, é uma das mais raras e apreciadas obras estrangeiras sobre
Espanha.
As soberbas 29 litografias de grandes dimensões, referem-se a vários
aspectos paisagísticos e monumentais das cidades espanholas de Málaga, Córdova,
Granada, Sevilha, Vitória, Valência, Bilbao, Segóvia, Costa da Biscaia,
Barcelona, Baiona, Valladolid, Murviedro, Gibraltar e Vigo.
Encadernação recente com lombada e cantos em pele; a lombada é a
original, restaurada.
Exemplar em bom estado de conservação, sem quaisquer assinaturas e/ou
vestígios de xilófagos mas com bastante acidez generalizada.
MUITO RARO.
Aqui fica esta homenagem simples, mas merecida, com as minhas
felicitações ao Luís Moutinho e votos de continuação do seu excelente trabalho
em prol do livro. Bem-haja!
Saudações bibliófilas
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