"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 17 de dezembro de 2011

Palácio do Correio Velho – Leilão 272: Livros, Manuscritos e Gravuras.



O Palacio do Correio Velho, sito na Calçada do Combro, 38 A - 1º em Lisboa, vai realizar o seu último leilão de livros este ano.

 

A Exposição decorre nos dias 18 e 19 de Dezembro das 10:00 / 13:30 - 14:30 / 19:00 horas.

Trata-se de um excelente leilão que engloba um valioso conjunto da Colecção António Capucho e de obras de outras proveniências, relativas a Arte, História, Religião, Ex-Librismo, Literatura Portuguesa, Genealogia e Heráldica, Descobrimentos, Ensaística, Touradas, Culinária, Revistas, Postais, Gravuras, Mapas, Manuscritos e Cartazes.

Será uma oportunidade quase única para a aquisição de determinadas peças de grande valor bibliófilo (e algumas com grande interesse histórico).

O leilão decorrerá em três sessões:

A 1ª sessão no dia 20 de Dezembro pelas 15:00 horas (lotes 001 a 306)



A 2ª sessão no dia 21 de Dezembro pelas 15:00 horas (lotes 307 a 613)



A 3ª sessão no dia 22 de Dezembro pelas 15:00 horas (lotes 614 a 940)



Como nota bem elucidativa da importância deste importante evento bibliófilo, transcrevo a sua Introdução:

INTRODUÇÃO

Este nosso último leilão de 2011 é composto por obras de várias proveniências e nelas se destacam o núcleo das que per tenceram a António Capucho e também as de um notável historiador, pelo que além do manuscrito único, da edição rara e da encadernação bela encontramos muitos estudos modernos e diversificados.

Na temática, acha-se um maior número de obras respeitantes a Ar te, Genealogia, Heráldica,

História, Descobrimentos, Liberalismo e Miguelismo, Literatura por tuguesa, Religião e Estrangeiros sobre Por tugal, Ex-Librismo, Literatura Infanto-Juvenil, nelas se descor tinando algumas bastantes raras como a «História Sebástica», de Frei Manuel dos Santos, o «Sketches of Por tuguese Life…» de A.P.D.G., uma edição quinhentista de Frei Luís de Granada, e várias primeiras edições de Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Almada Negreiros e Miguel Torga.

Merecem a atenção dos apreciadores e coleccionadores, alguns álbuns postais, bem como vários lotes temáticos de postais, de grande originalidade, beleza ou raridade. Revistas e Jornais do século XIX, entre os quais um bom conjunto de 1910 ligado à Revolução Republicana destacam-se também. Não menos apreciados são os álbuns de monogramas reais e da grande nobreza por tuguesa e estrangeira, dos quais temos para venda um bonito álbum, em bom estado. Neste tipo de Memorabilia encontramos ainda dois lotes de programas de teatro, ópera e cinema datados dos séculos XIX e XX, contendo diversas peças bem efémeras mas que sobreviveram ao cair do pano…

Um conjunto de setenta encadernações muito belas dos «Diários Eclesiásticos» do século XVIII, da colecção de António Capucho serão certamente do agrado de muitos coleccionadores, que deixarão de ter acesso fácil a elas, ao terminar esta almoeda da sua riquíssima colecção.

 
MANUSCRITO – lote 0578

FIGUEIREDO, Domingos de. - CARTA DE FAMILIAR DO SANTO OFÍCIO. Dada em Lisboa, em 1754, pelo Conselho Geral, ao Mercador Domingos de Figueiredo, morador em Santarém e assinada pelo Cardeal da Cunha, Inquisidor - Geral. Pergaminho. Dim. : 34 x 26 cm. Com orla em esquadria e uma capitular de desenho de fantasia. O selo lacrado,dentro da caixa redonda em madeira (sem tampa), e com fitas verdes, em muito bom estado. Raro documento inquisitorial assinado pelo Cardeal da Cunha.

Nas raridades dos inúmeros e fabulosos manuscritos, muitos deles em pergaminho ou selados, provenientes do espólio de António Capucho, encontramos dezenas de documentos históricos desde o século XVI e com várias assinaturas reais, de D. João III a D. Manuel II.

Dos mais modernos e individuais, assinalamos car tas originais do Conde de Tomar, de João Chagas, de Gomes de Amorim, Alber to Osório de Castro, e um excepcional «Cancioneiro Alentejano» do notável poeta Manuel Alegre.

As folhas de antifonários, bem iluminadas, e as gravuras e registos religiosos, tanto em papel como em pergaminho, provenientes da colecção de António Capucho, são também de realçar pela sua beleza e raridade.

No lote bastante desenvolvido que temos de «Efémera» há que destacar ainda os cartazes de touradas, alguns do princípio do século XX, e os car tazes de cinema, dos primeiros filmes portugueses, de obras de Camilo Castelo Branco, ou ainda de filmes de Sergei Eisenstein.

De destacar também, reunidas pelo próprio, o inolvidável Maestro Miguel Ângelo Lamber tini, três pastas da Grande Orchestra Por tuguesa, de 1906, 1907, 1908, repletas de documentação avulsa e car tas originais, excepcional testemunho da vida musical e cultural no final da Monarquia.

Quanto a mapas de Por tugal, emergem um Blaeu e um Bellin respectivamente dos séculos XVII e XVIII, bastante belos e invulgares.

E para findar esta breve apresentação de mais um leilão que temos todo o gosto de oferecer aos nossos clientes e amigos terminamos com a literatura infanto-juvenil, para novos leitores ou mesmo futuros jovens coleccionadores, espicaçando o vosso interesse pelas raridades que apresentamos: o mítico «Cavaleiro Andante», quase completo, e o «Senhor Doutor», além de Hergé e a sua impagável «troupe» Tintiniana.

Lisboa, 28 de Novembro de 2011

Isabel Maiorca

Para despertar a vossa curiosidade para a consulta deste precioso catálogo deixo as fotografias de alguns dos seus lotes:



















Resta agora a vossa leitura atenta e cuidadosa, para que talvez possam tomar a decisão de compra de uma das muitas peças bem apetecíveis que o catálogo contempla.

Saudações bibliófilas.


Copyright: Todas as informações e fotografias aqui reproduzidas são propriedade exclusiva do Palácio do Correio Velho e não podem ser reproduzidas sem a sua autorização prévia.


Sem comentários: