"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 10 de dezembro de 2011

Livraria Antiquária do Calhariz – 12º Boletim Bibliográfico


A Livraria Antiquária do Calhariz publicou o seu 12º Boletim Bibliográfico – Temática Geral, no qual apresenta um conjunto de livros, que não sendo de grande raridade, podem preencher algumas lacunas nas nossas biblioteca, enquanto outros podem servir como instrumento de estudo e consulta.


12º Boletim Bibliográfico

Destaco três títulos:

46. ANSELMO (António Joaquim) - BIBLIOGRAFIA DAS OBRAS IMPRESSAS EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI. Lisboa, Biblioteca Nacional, 1926. In-4º X-367-I pp. B.

Edição original deste indispensável estudo da impressão tipográfica portuguesa com a descrição de cerca de 1300 títulos quinhentistas. Ilustrado com portadas. Lombada com fita adesiva. Exemplar ainda por abrir.

86. BOCAGE - IMPROVISOS DE BOCAGE NA SUA MUI PERIGOSA ENFERMIDADE, DEDICADA AOS SEUS BONS AMIGOS. Rio de Janeiro, Impressão Régia, 1810. In-12º de 23 pp. E.

Nota de posse da época de João da Silva Oliveira Maya. Encadernação inteira de pele. Raríssima impressão brasileira, em belo estado.

[Este de inegável raridade até pelo facto de ter saído dos prelos da Impressão Régia do Rio de Janeiro, que tem um bom grupo de coleccionadores e estudiosos das suas edições. Convirá lembrar que o livro só começou a ser impresso no Brasil a partir de Abril de 1808 precisamente por esta impressora.]

710. UZANNE (Octave) - LE MIROIR DU MONDE. Notes et Sensations de la Vie Pittoresque. Illustrations en couleurs d'après Paul Avril. Paris, Maison Quantin, 1888. In-4º IV-163-III pp. E.

Magnífica edição original, em papel velino, ilustrada a cores com desenhos de Paul Avril, com o n.º 357 da tiragem especial. Mancha de humidade no canto inferior externo das primeiras ff. Protegido por capa editorial (?) em pele, ricamente decorada com motivos em relevo ao estilo oriental, a negro e a cores e caracteres a ouro. Peça invulgar.

[Octave Uzanne é um autor sempre apreciado por qualquer bibliófilo, pelo que as suas obras têm sempre boa procura. Não é um dos seus livros mais emblemáticos, mas as ilustrações de Paul Avril enriquecem sempre qualquer obra.]

Como sempre os mais interessados devem solicitar o seu envio em papel, ou na versão pdf, para:



LIVRARIA ANTIQUÁRIA DO CALHARIZ
Largo do Calhariz, 14
1200-086 Lisboa
Telefone/Fax - 213428477
(onde podem consultar alguns dos seus livros)

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: