"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 6 de março de 2011

Maria Alzira Seixo – Prémio Vergílio Ferreira 2011




Maria Alzira Seixo – Prémio Vergílio Ferreira 2011

Não quero deixar passar em claro este evento que premeia uma personalidade com uma posição incontornável na cultura literária portuguesa, e não só, que muito admiro e a sua conotação a um dos escritores que mais marcaram o meu percurso nestas minhas tentativas de “escrevinhador” – Vergílio Ferreira – que tive a honra de conhecer enquanto aluno no “velho” Liceu de Camões.

O prémio Vergílio Ferreira instituído pela Universidade de Évora, e entregue desde 1997, tem como objectivo homenagear o escritor que lhe dá o nome e galardoar também um conjunto de obra literária de um autor de língua portuguesa.

O prémio deste ano foi entregue à ensaísta, crítica literária e professora catedrática Maria Alzira Seixo, que afirmou: “É bom que um professor de literatura seja premiado porque é um reconhecimento a todos os meus colegas”

A premiada impulsionou e presidiu ainda à Associação Portuguesa de Literatura Comparada e à Federação Internacional de Línguas e Literaturas Modernas.

Maria Alzira Seixo juntou-se assim à galeria dos ilustres que detém este prémio, entre os quais estão Mia Couto, Agustina Bessa-Luís, Manuel Gusmão, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho e Luísa Dacosta.


Cerimónia de Entrega do Prémio a Alzira Seixo
Copyright © Universidade de Évora

A cerimónia teve lugar no início da noite de terça-feira 2 de Março, na Sala dos Actos da emblemática Universidade de Évora, e contou com a presença, entre outras personalidades, de Maria Cavaco Silva que comentou: "A minha amiga fez uma carreira notável. Este prémio para mim é muito significativo e ela merece-o. Foi muito bem entregue."

Para além de considerar este prémio muito significativo, a mulher do Presidente da República recordou que são amigas desde infância, “tendo, depois, ela ido para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa um pouco depois de mim e fez uma carreira notável”.

Maria Cavaco Silva afirmou ainda que tinha igualmente “uma amizade muito especial” por Vergílio Ferreira, patrono do prémio, e “uma admiração enormíssima pela obra do escritor”. Deste modo, “juntaram-se as duas coisas e eu tinha que estar aqui”, justificou.


Maria Alzira Seixo – Prémio Vergílio Ferreira 2011
Copyright © Universidade de Évora

A galardoada revelou sentir-se muito feliz pela atribuição deste prémio que, desde o início, tem sido outorgado a intelectuais. “Olhando para essa galeria fiquei um pouco aflita, mas ao mesmo tempo contente, sendo por isso muito gratificante receber este prémio”, confessou.

Maria Alzira Seixo disse ainda ser bom que um professor de literatura seja premiado “porque, no fundo, são todos os professores de literatura que são premiados, pois de algum modo se reconhecem num galardão que um colega seu obtém”.

A premiada, Maria Alzira Seixo feliz por ter sido a escolhida " sinto-me gratificada pelo meu trabalho e isto é sobretudo um reconhecimento para todos os professores de literatura" admitiu no final da cerimónia.

A Universidade de Évora lembra que Maria Alzira Seixo tem «uma vasta bibliografia publicada», destacando títulos como Para o Estudo da Expressão do Tempo no Romance Português Contemporâneo, publicado em 1968, ou Discursos do texto de 1977.


SEIXO, Maria Alzira – O Rio com Regresso - ensaios Camilianos

Seguiram-se títulos como O Essencial sobre José Saramago (1987), Lugares da ficção em José Saramago. O essencial e outros ensaios (1999) e Os romances de António Lobo Antunes; análise, interpretação, resumos e guiões de leitura (2002), entre outros.

SEIXO, Maria Alzira – A Palavra do Romance – Ensaios de Genealogia e Análise


SEIXO, Maria Alzira – Lugares da Ficção em José Saramago – O Essencial e Outros Ensaios

A escritora é especialista do romance português contemporâneo e, em especial, da ficção de António Lobo Antunes.

No ano passado, publico As flores do Inferno e Jardins Suspensos (1), um estudo aprofundado sobre os romances daquele escritor.


SEIXO, Maria Alzira – Memória Descritiva. Da fixação do texto para a edição ne varietur da obra de António Lobo Antunes. Volume I de “Os Romances de António Lobo Antunes.




SEIXO, Maria Alzira – As Flores do Inferno e Jardins Suspensos. Volume II de “Os Romances de António Lobo Antunes. Com um Esboço Biográfico do Autor por António Bettencourt.

Como nota final, refira-se que obre o Acordo Ortográfico, à semelhança de Vasco Graça Moura, Maria Alzira Seixo tem manifestado a sua maior discordância, tendo sido uma das signatárias da Petição em Defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico.

Saudações bibliómanas e literárias.
(o bibliófilo não se esquece de que são momentos como este que dignificam a nossa cultura)


Nota:

(1) Livro que me foi oferecido, com uma dedicatória da autora e do António Bettencourt, que conservo como uma particular estima na minha biblioteca.


Fontes:

Correio da Manhã (edição electrónica) Domingo, 6 de Março de 2011:

Diário do Sul (edição electrónica) Domingo, 6 de Março – Universidade de Évora entregou Prémio Vergílio Ferreira a Maria Alzira Seixo:

Sem comentários: