"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sexta-feira, 18 de março de 2011

Livraria Rio Antigo – XXIII Leilão de Livros Raros & Papeis Antigos




Livraria Rio Antigo

A Livraria Rio Antigo sediada na Rua do Rosário, 155 no Rio de Janeiro vai realizar o seu XXIII Leilão – o primeiro deste ano.

O Leilão decorrerá, na Livraria Rio Antigo, no dia 26 deste mês pelas 15:00 horas. Os livros estarão em exposição, no mesmo local, nos dias 22 a 25 das 10: às 18:00 horas.

Melhor do que uma escolha pessoal – que a tenho como é evidente – parece-me mais adequado, até pelo facto de os meus conhecimentos em bibliofilia brasileira serem escassos, transcrever a Apresentação do Catálogo organizado por Margarete Cardoso e Maria Amélia Crespo.
(E permito-me realçar a sua total disponibilidade para o apoio ao cliente de uma forma exemplar).

Para este, que é o nosso primeiro leilão do ano de 2011, procuramos organizar um rico e diversificado acervo, buscando o que há de melhor no mercado e que muito bem se encaixaria na estante de um coleccionador. E este leilão tem alguns destaques que merecem apreciação.

Para os coleccionadores e admiradores da literatura brasileira, o grande destaque são algumas das publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. Fundada no Rio em 1944 pelo bibliófilo Raymundo Ottoni de Castro Maya, publicou 23 obras de literatura brasileira, ilustradas por grandes nomes de nossas artes plásticas, até 1969, um ano depois da morte do fundador. Suas edições são bastante disputadas até hoje por coleccionadores. Neste leilão, reunimos treze destas obras.

Ainda em relação à literatura brasileira, algumas importantes primeiras edições, como "Urucungo", de Raul Bopp, "Os Sertões", de Euclydes da Cunha, "Relíquias de Casa Velha", de Machado de Assis, "Alguma Poesia", de Carlos Drummond de Andrade com dedicatória de Drummond para Augusto Frederico Schmidt, entre outras. Além disso, algumas outras obras autografadas e algumas fotografias de literatos brasileiros, como um raro registo da passagem de Graciliano Ramos com Aluisio Branco, Theo Brandão, José Auto, Rachel de Queiróz e Waldemar Cavalcante por Maceió.


Convite para o Leilão

Fundamental para história do Brasil e para o estudo de nossas fronteiras e da criação do território do Acre, oferecemos uma preciosa colecção de manuscritos referentes à questão de fronteiras entre o Brasil e a Bolívia e Venezuela e a consequente incorporação do Acre ao território brasileiro. A maioria das cartas e documentos são originais, endereçados ao Coronel, depois General, Thaumaturgo de Azevedo. As datas variam entre 1895 e 1905 e a colecção é composta por de cerca de 80 cartas e documentos, acompanhados de importantes mapas do século XIX referentes à região. Muito interessante é a correspondência particular dirigida a Thaumaturgo e que dá uma ideia melhor da política por trás dos bastidores e o Diário da Comissão de Demarcação de limite entre o Império e a Republica da Venezuela, com 32 folhas manuscritas.


Catálogo do Leilão

Para os amantes das artes, uma colecção da estimada revista Kosmos, alguns importantíssimos e raros mapas e gravuras, como a de Bernard Bouts e as de Giuseppe Vasi e o mapa "Rio de Gennaro", de Santa Teresa, publicado em 1698.

Interessante também é a diversidade de edições das memórias publicadas por Du Guay Trouin, parte delas ofertadas neste leilão, como a de 1732, edição inglesa e mais difícil de ser encontrada do que as francesas, a de 1740, em grande formato, considerada por muitos como a mais bonita, e a raríssima edição pirata, não autorizada pelo autor, publicada em 1730. Outras obras importantes de viajantes estrangeiros, em primeiras edições também compõem este leilão, como o "pequeno Barlaeus", como ficou conhecida a 2ª edição latina, "Travels in Brazil, de H. Koster, edição de 1816, a edição de 1763 de Abbé de La Caille, Raveneau de Lussan, de 1690 e a edição de 1688 de Alexandre Olivier Exquemelin.

Bom, esperamos, que as colecções se tornem cada vez mais importantes e nobres e que o ano que segue seja promissor e de muito sucesso para todos.

Cabe aqui a máxima de La Rochefoucauld a respeito de quem corre atrás do espírito.

"Não corramos nós, leitor, atrás dele; entremos na casa onde se vende impresso, brochado e encadernado, o espírito de todos os homens, mortos e vivos, poetas e historiadores, clássicos ou românticos; vamos à livraria."

(Assis, Machado de. Ao Acaso, 1º de agosto de 1864, Crônicas, Ed. Jackson)


Saudações bibliófilas.


Sem comentários: