Fotografia da Livraria
É com prazer que anuncio a publicação de mais um Boletim Bibliográfico deste prestigiado livreiro-antiquário sediado na Calçada do Combro, 43-47 em Lisboa.
Boletim Bibliográfico nº 49
Com já é habitual encontra-se cheio de novidades, que se estendem por várias temáticas, e onde a literatura portuguesa contemporânea está bem representada. Desta saliento os escritores que por serem, talvez dos mais conhecidos, e por terem mais obras presentes neste Boletim: Agustina Bessa-Luis, (lotes 46, 48-54), Camilo Castelo-Branco (lote 88), Eugénio de Castro (lote 92), Vergílio Ferreira (lotes 181 a 183), Alberto Iria com várias monografias de interesse na temática História (lotes 241-249), um bom conjunto de obras de José Cardoso Pires (lotes 403-406) e de António Ramos Rosa (lotes 452-464),
181. FERREIRA, Vergílio.- Apelo da Noite: romance.- Lisboa: Portugália, 1963.- 258, (17)p.; 19cm.- B. 1ª edição. Com um posfácio do autor. Capa de brochura de João da Camara Leme. Estimado. Rubrica no anterrosto. (166-R) (1)
92. CASTRO, Eugénio de.- O melhor retrato de João de Deus.- Lisboa: Edição da Associação das Escolas Moveis, 1906.- 14p.: 1 retr.; 24cm.- B. Trabalho ilustrado c/ um excelente retrato de João de Deus. (53-R)(1)
Aproveito para chamar a atenção para este exemplar que não é muito vulgar de se encontrar:
114. CONSTITUCION Politica de la Monárquia española / promulgada em Cadiz á 19 de Marzo de 1812.- Lisboa: En la Imprenta de Antonio Rodrigues Gallardo, 1820.- 120p.; 15cm.-E É rara esta edição portuguesa da célebre Constituição espanhola promulgada em Cádiz em 1812 mais conhecida por "La Pepa" (por ter sido promulgada no dia de S. José). É importante por ter sido a primeira promulgada em Espanha e pelo seu conteúdo bastante liberal para a época, veio a servir de exemplo para muitas nações europeias e especialmente dos novos países da América do Sul. Enc. da época int. de pele, guardas novas. Rubricas coevas no rosto.(39)
A partir do lote 542 até ao lote 562 são apresentados vários Manuscritos, que são objecto de boa procura ultimamente.
Gravura da obra “Emblemata of zinne-werck” (1624) (1)
Bom, só que há um “pequeno problema”, como os livros são de muito boa procura e com preços “simpáticos”, muitos já estão vendidos!
Mas mesmo assim justifica dar-se uma leitura pelo catálogo, pelo menos teremos uma outra noção de preços e de oferta no mercado bibliófilo.
E não posso deixar de citar o livreiro Luís Burnay, quando me disse: “Como é seguramente um bibliófilo julgo que aceita bem o facto de um livro já estar vendido que como sabe faz parte integrante da saudável e querida “ venator librorum”, visto encerrar uma grande verdade, pois que a procura é muito mais excitante do que a própria compra!
A procura constante para a tentativa de compra do livro tão desejado é o factor que move o “verdadeiro bibliófilo” nas suas andanças.
Boa consulta e leitura.
Saudações bibliófilas.
Nota:
(1) Estas fotografias são do arquivo pessoal do autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário