"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Carta a Lamberto Palmart


Foi com grande expectativa, como sempre, que ontem, ao ver que tinhas publicado um novo artigo no teu Blog, que me liguei de imediato ao mesmo, para ter o privilégio de desfrutar de mais uma bela obra acompanhada de toda uma descrição e historial perfeitos da mesma.




Tu consegues transmitir, na mensagem, todos os pormenores que nos permitem ter a sensação, quase real, de estarmos a folhear o livro como se o tivéssemos nas nossas mãos.
Que repositório de magníficos exemplares tu nos tens oferecido ao longo destes anos, cheguei tarde, mas tive a curiosidade de ver tudo o que já tinhas publicado !

Mas, foi com certo desgosto, e emoção, que ao chegar ao fim da leitura do mesmo se me deparou o teu ”Epílogo”!
Quando li que talvez tivesses que fechar o teu Blog, por não teres mais obras desta qualidade para compartilhar-lhas connosco...pois a tua aquisição “marcha à velocidade de tartaruga” (nós dizemos a “passo de caracol”) enquanto o teu Blog as consumia mais rapidamente, e, como acontece com todos nós, por vezes, temos de abdicar de alguns prazeres comuns aos outros mortais para as adquirirmos.


Mis Libros Antiguos
Una ventana anónima de mi colección de libros, encuentros y desencuentros con el mundo de la bibliofilia.

Mas só, um outro “louco” bibliófilo, e felizmente, que tu tens muitos amigos com a mesma paixão, pode compreender estes aspectos.
Como eu costumo dizer, a bibliofilia é uma paixão, e como tal, sendo um amor, tem razões que a razão desconhece!

Não querendo questionar a veracidade da tua afirmação (a nossa bolsa tem limites que trava os desejos da nossa paixão), estou certo que tens muitos outros livros, de séculos mais recentes, que tu podes compartilhar connosco. Têm também a sua beleza, assim como, uma importância na cultura e evolução do pensamento do teu país.
Se olhares bem, hás de reparar naquele canto da prateleira onde guardaste um livro que compraste, se calhar com bastante entusiasmo, há algum tempo mas, por não ter as qualidades tipográficas das edições que nos deliciam (séc. XVI e XVII), tu quase te esqueceste dele. Pega nele e repara bem.
Vais perceber de novo as razões da tua aquisição, e, porque não, transmitir-nos essas mesmas impressões que tu voltaste a sentir ?

Não posso acreditar que tu encerres o teu Blog.
Para mim era a “janela” mais bonita pela qual gostava de espreitar! Que belezas encontrava do outro lado e que prazer eu sentia em ler tudo o que escrevias.




Não tenho o direito, nem é isso que pretendo, de te obrigar a manter algo que não te dê prazer.
A decisão será sempre tua, e só tua, mas julgo, que com estas singelas palavras transmitir o que neste momento sentem muitos dos teus leitores fiéis, como é o meu caso.
Restará, podes estar certo, a nossa amizade, que será sempre mais forte que todos os outros pormenores.
Amor librorum nos unit.”

Com um forte abraço deste teu amigo
Rui

PS: Propositadamente não inseri quaisquer imagens de livros, apenas algumas paisagens relaxantes, para te permitirem reflectir, com tranquilidade durante o Verão, na reformulação do teu Blog.

3 comentários:

lamberto palmart disse...

Estimado Rui, los motivos que me llevaron a realizar el blog "Mis libros antiguos" fueron varios. En primer lugar quería intercambiar información, emociones e inquietudes con otros bibliófilos; practicamente no conocía ninguno y tenía la seguridad de que tenían que haber muchos, dado la gran cantidad de ferias y librerías anticuarias que hay en el mundo. Creo que bastantes me han visitado, aunque pocos se han comunicado, solo los mejores ¡Por supuesto!.
Otro motivo era simplemente compartir los libros que tantas satisfacciones y emociones me han transmitido, y he querido hacer llegar a todos aquellos que me leían las mismas emociones e inquietudes. Esos libros, pocos libros que he logrado reunir durante años, pero que en poco tiempo os he enseñado.
Por otro lado he logrado despertar nuevos blogs, que el mérito no es sólo mio, como dije antes en una "reacción en cadena". En especial creo haber provocado que nuestro gran bibliófilo amigo Diego Mallén tenga el detalle de mostrar sus libros, es un lujo que hay que saber apreciar. Tenemos un gran peso pesado de la bibliofilía, tanto en conocimentos como en libros.
Creo que mi primera parte del blog ha cumplido sus objetivos. Como expresas en estas fotos, el verano dará sus reflexiones y por finales de septiembre espero retomar el blog con nuevos esquemas.

Eso sí, no os librareis de mis comentarios, estaré cerca en la distancia.

Saludos bibliófilos.

Galderich disse...

Rui,
Muy buen artículo que resume muy bien lo que es Lamberto para todos nosotros.
Esperaremos con impaciencia los nuevos aires de Lamberto después de un merecido descanso y replanteamiento.

Marco Fabrizio Ramírez Padilla disse...

Rui.
Tu nota compila de manera muy emotiva, el sentimiento común.
Me sumo a tus deseos y acertadas palabras.
Saludos cordiales