"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 23 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro 2017 – Leilão da Biblioteca Dr. Augusto Guimarães Amora




058. ANDRADA, Jacinto Freire de. - VIDA // DE // DOM JOÃO // DE // CASTRO // QVARTO VISO -REY // DA INDIA, // Escrita por //... // Impressa por ordem de seu Neto o Bispo // DOM FRANCISCO DE CASTRO, //... // EM LISBOA, // Na Officina Craesbeeckiana, // Anno 1651. In -4º de [8], 490 págs. Enc.

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro, pelo que não quero deixar de me associar à sua celebração, mas desta vez fá-lo-ei de um modo um pouco diferente.

Com o desaparecimento de José Ferreira Vicente fundador da Livraria Olisipo, no passado mês de Janeiro e de quem tanto aqui se falou por ocasião de muitos leilões que organizou, o mundo do livro antigo e a bibliofilia perderam precocemente um dos seus maiores nomes dos nossos tempos.

No entanto, o seu filho – Bruno Vicente – decidiu continuar a obra do pai e é o rosto actual da Livraria Olisipo.


Aqueduto – Avaliadores & Leiloeiros

O Leilão que a Aqueduto – Avaliadores & Leiloeiros | Rua do Arco a São Mamede, 11 | 1250 -026 Lisboa | Portugal, da Biblioteca Dr. Augusto Guimarães Amora, começou ainda a ser organizado pelo José Vicente, quer nos primeiros contactos que foram feitos com a família, quer na selecção dos livros que compõem este catálogo, ficando a cargo do seu filho o trabalho de inventariação, catalogação e avaliação, configurando uma honrosa e verdadeira passagem de testemunho.



O Leilão decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de Maio de 2017 às 21h

1ª Sessão | 3ª feira, 2 de Maio às 21h | Lotes 1 a 600
2ª Sessão | 4ª feira, 3 de Maio às 21h | Lotes 601 a 1200
3ª Sessão | 5ª feira, 4 de Maio às 21h | Lotes 1201 a 1704

E a Exposição dos respectivos lotes decorrerá nos dias:

6ª feira, Sábado e Domingo | 28, 29 e 30 de Abril, das 15h às 20h
2ª feira | 1 de Maio, das 15h às 20h



340. CASSIOPEIA. Antologia de Poesia e Ensaio. Orientação e edição de António Carlos, António Ramos Rosa, João Rui de Sousa, José Bento e José Terra. 1º fasciculo. Lisboa. Março de1955. In -4º de 48 págs. Br.

Na continuação da singela, mas sentida, homenagem que aqui lhe prestei – Morreu um livreiro-antiquário…perdium amigo.


José Ferreira Vicente

Vou referir o referido leilão salientando essas duas figuras que exemplificam o mundo da bibliofilia e que se completam reciprocamente – o livreiro-antiquário e o bibliófilo – e deixo a análise do referido catálogo de propósito para os meus leitores, pois já conhecem muitas destas obras, porque hoje o que interessa é a leitura e todos os livros (e não só alguns…).


Ex-líbris do Dr. Augusto Guimarães Amora

Começando pelo bibliófilo vejamos como ele é retratado pela pena de José Veiga Maltez:

“Ars longa,vita brevis”
É sempre ingrato traçar um breve perfil, em jeito de homenagem, de uma personalidade multifacetada, como era a do Médico Torrejano, Dr. Augusto Guimarães Amora, pois teve um percurso que não se circunscreveu à Medicina.
Nunca a forma abnegada e o modo preocupado, mesmo nos piores momentos, nas horas mais terríveis dos seus doentes, Lhe fizeram esvanecer o optimismo e a boa disposição, que eram Seu apanágio. Era de uma exigência e pontualidade marcantes, atributos que terão permitido ao Ilustre Cardiologista, o brilhantismo e o espaço do Seu tempo, que emprestava às diversas vertentes, nomeadamente culturais, nas quais se implicava. Porque era um humanista, um homem de cultura e de múltiplos saberes, que desde cedo começou a apreender pela leitura, através da Sua grande paixão, os Livros, que Lhe satisfaziam a curiosidade permanente, os quais motivam agora, pela Biblioteca que granjeou e foi compondo ao longo da vida, recordá-Lo. Porque hoje e aqui relembramos também, o estudante de Coimbra, depois do Liceu de Santarém, que era aplicado mas, sabendo entremear as horas “sérias” de aprendizagem, para a futura praxis, com as horas alegres, próprias das farras tão típicas e tradicionais da mais antiga lusitana cidade universitária, na qual, nesse período começou a apresentar a célebre “Serenata Monumental”, pela Queima das Fitas, tendo ainda presidido à Associação Académica e a colaborar com as então Emissora Nacional e o Rádio Clube de Coimbra, ficando-Lhe o gosto pela Rádio, pela “telefonia”, intervindo mais tarde, já médico, na Rádio Renascença e Rádio Clube Português, em Lisboa, com programas de Sua autoria, tais como, “À Esquina do Tempo” e “Histórias da Vida de um Médico”. Do Médico que gostava de ler, que coleccionava além dos livros, outros hábitos e costumes, como o de ir regularmente à Ópera e aos “Ballets”, entre outras manifestações culturais musicais, gosto que O terá feito primeiro sócio do conhecido torrejano “Choral Phydellius”, assim como, Presidente da Assembleia Geral do Cine Clube de Torres Novas, pelo cinéfilo que era.
Aqui, hoje, rememoramos o insigne e brilhante Médico, com uma clínica fulgurante, nomeadamente como cultor do Livro e da Leitura, pela Sua Biblioteca. Evocamos a quem a Cidade de Torres Novas ficou devedora porque nunca há tributo suficiente para o empenho, afinco e interesse com que tratou o corpo e a alma dos seus cidadãos, como olhou, cuidou e protegeu o seu associativismo cultural, entre outras acções.
Que se invoque para sempre o Seu nome, que esta folha não seja esquecida pelo que nela se recapitulou, que se dedica à Sua Família, aos Filhos e aos Netos, tal e qual como o Dr. Augusto Guimarães Amora, dedicou o Seu Ensaio de 1938, “Folhas Esquecidas”: «A meus pais e a minha irmã humildemente».
José Veiga Maltez
aos 16 de Novembro, 2016”



1227. PESSOA, Fernando. - MENSAGEM. Lisboa. Parceria António Maria Pereira. 1934. In -8º de 100, [2] págs. Br.

Quanto ao livreiro, pouco mais posso acrescentar, pelo que aqui fica este homenagem dos continuadores da sua obra:

In memoriam José Ferreira Vicente (1947 -2017)

No passado mês de Janeiro, o mundo do livro antigo perdeu precocemente um dos seus maiores: o José Ferreira Vicente, fundador da Livraria Olisipo.
Livreiro autodidata, amante das belas artes e apaixonado por literatura, os leilões que organizou, como os da Biblioteca Ernesto de Vilhena, entre outros, foram dos mais importantes leilões de livros desde a década de 1990.
O Valor do Livro Antigo, obra de que foi co-autor, é, indubitavelmente, um dos principais contributos para a valorização do mercado livreiro.
O Leilão que apresentamos, da Biblioteca Dr. Augusto Guimarães Amora, começou a ser organizado pelo José Vicente, quer nos primeiros contactos que foram feitos com a família, quer na selecção dos livros que compõem este catálogo, ficando a cargo do seu filho Bruno Vicente o trabalho de inventariação, catalogação e avaliação, numa verdadeira passagem de testemunho.

Resquiat in pace

José Pedro Rosa      Pedro Ataíde
Abril de 2017



1483. SARAMAGO, José. - OS POEMAS POSSÍVEIS. Lisboa. Portugália Editora. 1966. In -8º de 188, [4] págs. Br.

Agora cabe-vos a consulta do catálogo, que inclui obras de várias temáticas e algumas de grande raridade, mas esse prazer não vos quero tirar.

Só é pena que a leitura seja virtual (para alguns) e que não o possam folhear e sentir o gosto pela descoberta de todos os pequenos detalhes que a sua confecção nos oferece – um catálogo também é um livro com design, paginação, ilustração próprias e com lombada, como muito bem disse hoje o nosso bem conhecido Miguel de Carvalho.

Boa leitura com as minhas saudações bibliófilas.



1593. TORGA, Miguel. - RAMPA. Poema de Adolpho Rocha. Coimbra. Edições Presença. 1930. In -4º de [2], 76, [2] págs. Enc.

Os textos citados e as fotografias são da responsabilidade e copyrigth de Aqueduto – Avaliadores & Leiloeiros, Lda.

Sem comentários: