"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Livraria Manuel Ferreira – Leilão da Biblioteca de Ramiro Teixeira


A Livraria Manuel Ferreira vai realizar mais um dos seus leilões.

Livraria Manuel Ferreira

Trata-se do Leilão da Biblioteca de Ramiro Teixeira. Literatura. Arte. História.

Os livros estarão em  Exposição nos dias:
23 a 27 de Fevereiro
2 a 6 de Março
das 15h00 às 18h00

E o Leilão decorrerá nos dias:

25 a 27 de Fevereiro - 21h00
28 de fevereiro - 15h30
4 a 6 de Março - 21h00
7 de Março - 15h30

Tanto a exposição como o leilão terão lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim.





Neste catálogo estão apenas reunidas cerca de 50% das obras de Ramiro Teixeira, aliás a leitura do Prefácio deste excelente catálogo é de grande interesse bibliófilo, pois é o próprio que traça todo o historial da formação deste precioso acervo, bem como das razões que o levaram ao seu desmembramento.









Pela sua importância aqui o deixo, para leitura atenta, pois que reflecte um pouco aquilo que cada um de nós é e nos leva a pensar no futuro das nossas bibliotecas quando nos aproximamos da idade em que a nossa partida se torna mais do que esperada.



“E enquanto aumentava o meu interesse pelo negócio, descobri uma coisa: há livros para vender e livros para guardar. Quanto a estes últimos, entramos na  bibliofilia como na religião: para toda a vida.” (Arturo Pérez-Reverte, con el pintor William Fettes Douglas)
©Librería Anticuaria La Galatea

Deste deixo algumas transcrições que servirão de mote às vossas leituras.

“Depois porque as registadas resultam da selecção criteriosa que o leiloeiro fez sobre o todo, orientando-se muito naturalmente pelo valor comercial ou potencial das obras que escolheu e pela experiência que tem recolhido dos licitantes de leilões.[…]. Para que conste, grosso modo, obras sobre Arte, Ensaios de Literatura e Crítica, Descobrimentos, História, Política, Religião, Sociologia, Ultramarina e Literatura Estrangeira, entre outras, foram excluídas em defesa delas próprias e dos seus autores, em face do escasso interesse que colhem na prática histórica dos leilões.[…] Confesso que, por um lado, colho prazer nisso, tais são os vínculos que intelectuais que estabeleço com o remanescente. ”

Mais adiante afirma:

“Nunca fiz da minha biblioteca um meio de investimento de capital. Tive-a sempre como fonte de união entre mim e o mundo, secundando Stefan Zweig que dizia que os livrps são feitos para unir os homens.”
“ […] Os policiais vieram a seguir e tornaram-se quase uma obsessão. Fora estes houve um em especial que li não sei quantas vezes: “John o Chauffer Russo”! Primeiros livros, primeiros amores.”

Uma grande parte deste mesmo Prefácio traça um pouco da história da Livraria Manuel Ferreira (sem esquecer todos os outros livreiros-antiquários, com quem estabeleceu contactos e adquiriu livros ao longo de todos estes anos.

“Homem em idade recém-chegado a tal, Manuel Ferreira demonstrou tais qualidades no negócio dos livros que comprava e revendia os livros depois de os ler, tal como os demais que vinham por arrasto das compras de mobiliário e demais recheio que o pai adquiria, o que este, certo dia, o conduziu a um estabelecimento encerrado na rua Formosa e o desafiou. Acho que é altura de começares a desenvolver o teu próprio negócio…Se te agrada o local vamos tratar do aluguer.
Com cerca de trinta anos, casado e já com dois filhos, Manuel Ferreira não hesitou assim nasceu o livreiro-alfarrabista Manuel Ferreira no mês de Abril do ano de 1959.”

Da página da Livraria Manuel Ferrreira no Facebook ficam aqui as fotografias de alguns dos lotes:











Finalmente deixo o convite para a leitura e a consulta atenta do catálogo e visualização das fotografias dos lotes.

Para aqueles que se possam deslocar serão seguramente momentos de grande entusiasmo e “tentação” e onde poderão encontrar obras para completarem algumas das vossas colecções.

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: