"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 1 de março de 2014

Livraria Antiquária do Calhariz – Leilão 77




Esta prestigiada livraria de Lisboa vai realizar o seu 77 º Leilão nos dias 13, 14, 17 e 18 de Março de 2014 com início às 19 horas no Palácio da Independência – Sala Fernando Pessoa no Largo de São Domingos, 11 (junto ao Teatro Nacional Dª Maria II) em Lisboa..
Trata-se do leilão de uma valiosa e variada biblioteca com livros do séc. XVI ao séc. XX, com luxuosas encadernações e de tiragens especiais, de História, Literatura Clássica e Modernista, Camiliana, Bibliografia, Religião, Estrangeiros sobre Portugal, Postais, Moedas e Arte.



O Leilão decorrerá nos dias acima indicados seguindo os lotes em praça a ordem que se indica:

1ª Sessão – 13 de Março – 19 h. – Lotes 1 a 430
2ª Sessão – 14 de Março – 19 h. – Lotes 431 a 860
3ª Sessão – 17 de Março – 19 h. – Lotes 861 a 1290
4ª Sessão – 18 de Março – 19 h. – Lotes 1291 a 1721

Os lotes poderão ser avaliados em Exposição nos dias 12 de Março das 11 horas às 18 horas e 13, 14, 17, e 18 de Março de 2014 das 14 horas às 18 horas.



Vejamos alguns lotes deste importante leilão.
Propositadamente não referi nenhuma obra de Literatura, pois que estas são na sua maioria já do vosso conhecimento.
Por isso deixo ao vosso critério a selecção das obras que entendam ser mais interessantes/raras ou aquelas que se enquadrem nos vossos gostos pessoais e objectivos de formação da vossa biblioteca pessoal.



82. ARAÚJO (João Salgado de) – MARTE PORTUGUES CONTRA EMULACIONES CASTELLANAS; o Iustificacines de las armas del Rey de Portugal contra Castilla. En quatro certámenes. Iuez la libra de Griuilio marcada de nuevo por el fiel de la razón. Traducido de Portugues en Castellano por el Dotor… En la Emprenta de Lourenço de Anberes, 1642. In-8º XII-252 pp. E.
Rara e valiosa edição original, deste importante documento para o estudo das relações com Espanha e a restauração da independência portuguesa. Assinatura muito antiga no rosto. Exemplar bem conservado, limpo e sem falhas, com uma ou outra anotação marginal antiga, que não desvaloriza a obra. Encadernação antiga, não da época, em inteira de carneira mosqueada, com bonita lombada decorada com seis casas fechadas e elaborados ferros a ouro. Palau, vol. XVIII, 287401. Inocêncio, vol. IV, pp. 32.



 89. ARETINO (Pietro) – IL LIBRO DEL PERCHÈ. La Pastorella e Trastulli di Venere con Adone del Marino. La novella dell’Angelo Gabriello e la Puttana Errante. Il Vendemmiatore di Luigi Tansillo. A Pe-King. Regnante Kien-long. Nel XVIII. Secolo. S.l., s.d. In-8º peq. 249-I pp. E.
Recolha de textos libertinos e eróticos, ilustrado com 3 belas gravuras venusianas, numa edição factícia de Pe-King no reinado de Kien-Long. Miolo muito limpo e papel sonante e margens largas com corte a ouro. Bela encadernação da época em inteira de chagrin vermelho com ferros dourados na lombada e filetes nas pastas e rebordos das pastas. Muito rara na bibliografia erótica do final do séc. XVIII.



116. BALIDOS | DAS IGREJAS | DE PORTUGAL. | Ao Supremo Pastor | Summo Pontifice Romano. | Pellos três Estados do Reyno. | Impresso em Paris, | Por Sebastiam Cramoisy, Impressor |…| e | Gabriel Cramoisy. | 1653. In-8º XVIII-320-II pp. E.
Rara obra impressa em Paris em latim, e no mesmo ano, esta aguardada tradução da polémica decisão do Papa em não reconhecer a independência portuguesa, após a restauração, o que fez com que a Igreja vissem os seus bispos diminuir, já que eram nomeados por Roma. Proibida por Edital da Mesa Censória de 10 de Junho de 1768, é atribuída por uns a Sebastião
César Menezes e outros a Pantaleão Rodrigues Pacheco. Saiu originalmente em latim tendo sido traduzida para português por Nicolau Monteiro. Bela portada ilustrada com uma gravurinha alegórica, e com assinatura da época. Restauro nas primeiras folhas, de resto muito limpo e conservado, com margens por aparar. Encadernação do séc. XIX em inteira de marroquim, ricamente decorada com finos ferros a ouro na lombada, seixas e filetes simples nas pastas. Inocêncio (vol. I. pp. 321)



 177. BORMES (Baron de) – EPITRE A MESSIEURS LES SAVANS ET AMATEURS EN CHYMIE. Pour servir de Réponse à un article des Eléments d’Histoire-Naturelle & de Chymie de M. de Fourcroy, suivie de plusieurs Mémoires, sur des opérations nouvelles & curieuses en Chymie. Chez Hardouin & Gattey. Bruxelles, 1787. In-8º 145 pp. E.



Muito rara obra de química e alquimia, com várias memórias sobre óleos es-senciais, vitriolo, ouro, etc. No final apresenta duas gravuras desdobráveis com al-guns dos mecanismos usados e uma portada alegórica. Encadernação inteira de carneira com pequenos furos nas charneiras.



178. BOSSE (Abraham) – TRATADO DA GRAVURA, A ÁGUA FORTE, E A BURIL, e em maneira negra com o modo de cons-truir as prensas modernas, e de imprimir em Talho Doce, por... Nova edição traduzida do francez |...| por José Joaquim Viegas Menezes. Typ. Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego. Lis-boa, 1801. In-8º X-IX-I-189-I pp. E.
Obra clássica para o estudo da gravura antiga e as suas técnicas, ilustrada no final com uma portada alegórica (ass. Quinto fez no Arco do Cego) e 21 belas gravuras abertas a buril em chapa de cobre, representando as várias fases do processo de gravação, máquinas, ferramentas, etc. Só aparado à cabeça, numa boa impressão em papel de linho. Bela encadernação em inteira de pele, ricamente decorada a seco nas pastas com cercaduras trabalhas e florão central, e decorações a ouro na lombada, que apresenta uma falha mínima no topo. Muito rara impressão do Arco do Cego.



 376. CASTRO (D. João de) – ROTEIRO EM QUE SE CONTEM A VIAGEM QUE FIZERAM OS PORTUGUEZES NO ANNO DE 1541, Partindo da nobre cidade de Goa atee Soez, que he no fim, stremidade do Mar Roxo. |...| Tirado a luz pela primeira vez do manuscrito original, e acrescentando com o itinerarium Maris Rubri, e o retrato do author, etc, etc, etc. Pelo doutor António Nunes de Carvalho, |...| À custa de huma sociedade de Portuguezes. Baudry e Theoph. Barrois. Paris, 1833. In-8º /In-fólio LIV-X-334-II pp. e XVI estampas em folha dupla em 2 vols. E.
Obra muito apreciada e rara, indispensável para o estudo da expansão portuguesa no Oriente, ilustrada no volume de texto com os retratos litografados de D. João de Castro, Estêvão da Veiga e um mapa desdobrável com o itinerário do Mar Vermelho; no segundo volume, com dimensões superiores, o raríssimo atlas com 16 estampas coloridas e em folha dupla. Encadernações diferentes, o vol. de texto em meia de pele com ferros a ouro na lombada, e o atlas em inteira de carneira mosqueada, com rótulos em pele e elaborados ferros a ouro na lombada. Exemplares bem conservados num conjunto muito raro quando completo como é o caso.



785. KINSEY (Rev.d W. M.) – PORTUGAL ILLUSTRATED by The Rev.d W. M. Kinsey, B. D. Fellow of Trinity College, Oxford, and Chaplain to the Right Hon. Lord Auckland. 1828. In-4º XVII-500-IV-II pp. E.
Primeira edição de um dos mais célebres e estimados livros estrangeiros sobre Portugal, ilustrado com 18 gravuras a aço, impressas no texto e em separado, reproduzindo vistas de Lisboa, Porto, Coimbra, Ponte de Lima, Sintra, Batalha, entre outras, um mapa, e no fim nove belas estampas a cores, com trajes e costumes. Rosto original com folha de reforço. Rica encadernação inteira de pele, com cercaduras trabalhadas a seco nas pastas, ferros a ouro na lombada. Bela peça.



 821. LES | PSEAUMES | DE | D. ANTOINE | ROY | DE PORTUGAL | où le pécheur confesse ses fautes | & implore la grâce | de Dieu. | De la Traduction | de P. Dv-Ryer. | Gabriel Quinet. Paris, 1680. In-8º peq. II-129-I pp. E.
São muito raras as obras que nos chegaram deste famigerado rei de Portugal, sob a opressão espanhola. Esta obrinha contém originais orações na linha dos Salmos. Segunda edição ornada com uma gravurinha junto ao rosto. Encader-nação da época inteira de carneira com ferros a ouro na lombada. Muito rara impressão francesa.




923. MATA (José Melitão da) – O DESTRO OBSERVA-DOR, OU METHODO FACIL de saber a latitude no mar, sem depen-dência da observação meridiana, com todas as taboas necessárias para a operação, sendo a da declinação do sol calculada ao meridiano de Lisboa para o anno de 1789. Até o de 1792. E com huma prefação analytica sobre os progressos da pilotagem em Portugal, por... Se-gunda edição augmentada. Na Off. de Simão Thaddeo Ferreira. Lis-boa, 1788. In-8º XII-226 pp. E.



Muito invulgar obra, numa segunda edição aumentada, publicada original-mente em 1781, importante para o entendimento dos conhecimentos náuticos da época. Impressa em bom papel e ilustrada com uma bela gravura junto ao rosto e vinheta alegórica. Encadernação da época inteira de carneira com ferros a ouro na lombada. Raro e estimado. (Inoc., V, pp. 74)



1133. PEREIRA (Claudio) – HISTORIA DO 14 DE MAIO. Revolução Portuguesa em 1915. Edição de Claudio Pe-reira e M. Pinto Vieira. Lisboa, s.d. In-8º 160 pp. B.
Ilustrado no texto e em separado sobre papel couché, com algumas das personagens que fizeram parte deste episódio da história portuguesa. Pro-curado e pouco vulgar. Capa ilustrada a cores por A. Quaresma, com le-ves falhas na lombada.



1233. REGIMENTO, | QUE SE HÁ DE OB-SERVAR | NO TRIBUNAL DA BULLA | DA | CRU-ZADA, | E DOS MAIS MINISTROS, E OFFICIAES | SUBORDINA-DOS A ELLA. | Novamente reimpresso com todas as Bullas Pontificias pertencentes à Cruza- | da, e hum appendice das matérias, em que se acha alterado o dito Regi-| mento por re-soluções de Sua Magestade, e Cathalogo dos Comissa- | rios Geraes, e Deputados, que tem havido até o presente. Lisboa, | Na Regia Officina Sylviana |...| M.DCC.XLII. In-4º 260 pp. E.
Segunda edição, valiosa e rara, e que segundo Inocêncio (VII. pp. 59), os artigos publicados são de autoria de Lourenço Pires de Carvalho e Luís Pereira de Castro, sendo que a primeira edição foi publicada em 1696 por Miguel Deslandes. Entre as pp. 220 e 242 um «Catalogo dos Comissarios Geraes da Bulla Cruzada»; e a partir da 243 um «Index do Regimento da Cruzada». Exemplar muito limpo, com páginas bem conservadas, apesar de apresenta picos de traça marginais, sem afectar o texto. Rosto com assinatura da época. Encadernação não da época inteira de carneira ricamente decorada a ouro na lombada.



1268. RETRATOS, E ELOGIOS DOS VARÕES, E DONAS, que illustraram a Nação Portugueza em Virtudes, Letras, Armas, e Artes, assim nacionais, como estranhos, tanto antigos, como modernos. Offerecidos aos Generosos Portuguezes. Tomo I, parte I e II. Na Off. de Simão Thaddeo Ferreira. Lisboa, 1817. In-8º 1 grosso vol. E.
Segundo Inoc.º (vol. 7. 203) «começou esta publicação em Julho de 1806, por números ou quadernos mensais, compreendendo cada um d’estes, quatro retratos, acompanhados das respetivas biografias…». Extraordinária publicação, muito interessante e estimada, desenvol-vida por Pedro José de Figueiredo, composta por 78 biografias e os respetivos retratos (79 retratos já que o de Mateus Fernandes se en-contra repetido, como descrito no índice), incluindo ao de José de An-chieta e Gregório Lopes, cuja falta se nota na maioria dos exemplares e que não vem mencionados no índice. Ostenta ainda uma gravura alegórica junto ao rosto, que o nosso exemplar apresenta em dupli-cado. Miolo bem conservado em papel muito limpo. As primeiras fo-lhas apresentam um acrescento às margens, provavelmente por o 1º caderno ser de dimensões mais reduzidas. Com as capas de brochura da 1ª e 2ª partes, assim como os respetivos frontispícios. Magnífica encadernação recente, em inteira de chagrin azul, rica-mente decorada a ouro na lombada e pastas, que além de filetes trabalhados, apresentam as armas reais portuguesas, a ouro. Muito raro.



1380. SÃO BERNARDINO (Frei Gaspar de) – ITINERARIO DA INDÍA POR TERRA | ATE ESTE REINO | De Portugal com A Discripcam De Hierusalem | Dirigido A Rainha de Espanha Margarita | De Austria Nossa Senhora | Composto por |...| Off. de Vicente Alva-res. Lisboa, 1611. In-8º VI-130 fólios. E.
Raríssima edição original deste muito importante e estimado iti-nerário, «que nos relata com precisão histórica e geográfica a via-gem de Goa para Lisboa atravessando Mombaça, Mar Roxo, Pér-sia, Ormus, Xyras, Romus, Laza, Babylonia, Chypre, Veneza, Ná-poles, etc., etc.» como vem referenciado no catálogo «Manuscri-tos & Livros Valiosos» de J. A. Telles da Sylva. Impressão a duas colunas, com bonitas capitulares, florões e vinhetas, de onde se destaca a do final da obra que representa S. Francisco recebendo as cinco chagas de Cristo. Ocasionais manchas de acidez e na úl-tima folha leves manchas de tinta, sem ocultar o texto. Belo fron-tispício ilustrado com S. Bernardino de Siena e as armas reais es-panholas, com um carimbo oleográfico e assinatura antiga, quase imperceptivel. Margens por aparar. Pequenos restauros nos cantos inferiores das primeiras folhas, e pequenos falha na segunda ff. Guardas marmoreadas com seixas decoradas a ouro. Encaderna-ção não da época, inteira de marroquim, pastas decoradas a ouro com cercadura trabalhada, e na lombada cinco casas fechadas, com elaborados ferros a ouro.


Como escrevi no início, este catálogo apresenta para leilão livros com encadernações de muito boa qualidade e de diferentes tipos.
Aqui ficam alguns exemplos que não deixam de dignificar a elevada qualidade artística dos nossos encadernadores.







Muitas obras ficaram por referir e muitas encadernações por mostrar, mas o que importa é ter tentado despertar a vossa curiosidade para a leitura e consulta deste muito bem elaborado catálogo…e se o consegui atingi o meu objectivo.


Saudações bibliófilas.


Sem comentários: