"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 15 de março de 2014

J. F. Vicente Leilões | Livraria Olisipo – Leilão da Biblioteca do Coronel José Pinto Ferreira. III Parte




Trata-se de um importante leilão que apresenta um bom acervo de obras sobre Restauração, Camoneana, Camiliana, Monografias, Bibliografia, Constitucionalismo, Literatura, Guerra Peninsular, Estrangeiros sobre Portugal, História, Mapas e Gravura, Merece destaque a  importante colecção de Gravuras – Mapas e Desenhos.



O Leilão decorrerá a 24, 25 e 26 de Março de 2014 às 21 horas Palácio da Independência – Largo de São Domingos, 11 (ao Rossio) em Lisboa de acordo com esta sequência:

1ª sessão – Lotes 1 a 410
2ª sessão – Lotes 411 a 820
3ª sessão – Lotes 821 a 1244

A Exposição terá lugar a 23, 24, 25 e 26 de Março de 2014 das 15 horas às 20 horas no mesmo local.

Como nota de abertura, e sobretudo pela actualidade do tema, apresenta-se esta obra, que nos mostra como  já vêm de longa data os nossos problemas políticos…
Mas que seria de esperar dum país que se formou com tão maus princípios – isto de um filho ter de bater na mãe para o “criar “ não é lá muito bonito! 
Não estás de acordo D. Afonso Henriques?



372 DULAC, António Maximino. – GENUINA EXPOSIÇÃO DO TREMENDO MARASMO POLITICO EM QUE CAHIO PORTUGAL, COM DESENGANADA INDICAÇÃO DOS UNICOS REMEDIOS APROPRIADOS Á SUA CURA RADICAL. Dedicada aos verdadeiros amigos do bem publico. Tomo I (e Tomo II). Lisboa. Imprensa Nacional. 1834. 2 Vols. In-8º Encs.
De grande raridade. Ilustrada com uma gravura junto ao frontispício do primeiro volume, Encadernações modernas de pele. Capas de brochura preservadas. Só ligeiramente aparados á cabeça. Inocêncio, I, 206; Samodães, I, 1090.

Mas deixemos esta entrada um pouco jocosa – embora bem verdadeira em todos os aspectos – e veja-se este excelente exemplar saído dos prelos de Pedro Crasbeeck – a 3ª impressão das Rimas de Luís de Camões:



219 CAMÕES, Luis de. - RIMAS // DE LVIS DE // CAMÕES // ACRESCENTADAS NESTA // Terceyra impressão. Dirigidas a Inclyta Vniuersidade // de Coimbra. // [Esfera armilar] // Impressas com licença da Sancta Inquisição. // Lisboa, Pedro Crasbeeck, 1607. A custa de Domingos Fernandez mercador de libros. // Com Priuilegio. In-8º de [8], 202, [5] fFs. Enc.

Catálogo da Exposição Bibliográfica, Iconográfica e Medalhística de Camões, organizada pelo Dr. José V. de Pina Martins, Nº 111: “Com a data de 1607 há duas edições diferentes das Rimas, uma das quais tem de ser de facto fraudulenta, até porque as duas apresentam as mesm as licenças no fl. 2 r. Colacionámos cuidadosamente um exemplar de cada edição e, dadas as diferenças que notámos e que não averbamos por serem meramente tipográficas, apresentá-las. Esta ostenta no rosto a esfera armilar dentro de um quadrado; a segunda num rectângulo, as armas portuguesas.O prólogo, que na primeira ocupa os fls. + 3 v.-4 r., ocupa na segunda os fls. + 7 v. - 8 r. A segunda é enriquecida pela dedicatória do livreiro Domingues Fernandes “A Inclita Vni // versidade de Coimbra, que falta no exemplar, por nós colacionado, da primeira. Há na segunda em relação à primeira variantes gráficas e ortográficas. Embora os caracteres tenham geralmente um desenho diferente haja exemplos de partes compostas a itálico numa ed. que na outra são compostas em caracteres redondos, encontrámos também páginas inteiras compostas idênticos caracteres. Há uma correspondência perfeita quanto ao texto de cada página”. O conjunto que apresentamos, compõe-se dos exemplares A e B. O exemplar A pertence á variante, com o frontispício e Folio 27 fac-similados. Duas folhas preliminares e Folio I com anotações manuscritas a tinta antiga. O Folio 110 com manchas de tinta. Apresenta também algumas manchas de humidade, com encadernação do século XX meia de pele. O exemplar B pertence á edição que se compõe de [4], 202, [5], mas com o frontispício original com a esfera armilar igual á variante, com restauros. Com falta das Fls. 184 e 185 e as folhas finais da Taboada com grosseiros restauros. Apresenta também alguns cortes de traça marginais nas folhas 150 a 176 que não afectam letras do texto. Encadernação da época inteira de pergaminho com defeitos. Este exemplar tem as margens maiores que o exemplar A. Com os 2 exemplares completa-se um exemplar, cujo critério de escolha cabe ao comprador. José do Canto, Nos. 14 e 15, faz larga descrição das duas edições.

Em seguida, vejam-se estas duas belas obras na temática de livros de viagens sempre com muito boa procura:



1058 COMMELYN, Isaak. – FREDERICK HENDRICK // Van // BASSAUW // PRINCE van ORANGIEN // Zyn Leven en Bedryf: // Door I. COMMELYN in’t licht ghebracht. // Mer Koopere Figuren verçiert. // AMSTERDAM by Jodocus Janssonius. Anno 1651. 2 Partes. In-Folio de [8], 276, [4], [2], 216, [4] págs. Enc.

RARISSIMA. Obra ilustrada com 126 + 10 Estampas e mapas, e o retrato de Nassau. Inclui todos os eventos importantes entre 1627 e 1647, especialmente importantes são a ocupação de Pernambuco pelos holandeses e da frota de prata espanhola em Matanzas, Cuba, 1628. Commelyn escreveu as Vidas dos Stadtholders William I e Maurício, início e fim da Companhia das Índias Orientais holandesa, assim como de outras obras básicas nos campos da geografia, cosmografia e astronomia, descoberta e viagens. Obra completa da vida e obra de Hendrick, de Orange e irmão de Maurício de Orange, incluindo todos os eventos importantes entre 1627 e 1647 viu formar o ponto de vista dos países baixos.
Encadernação da época inteira de pergaminho, com a lombada moderna. Borba de Moraes, 194.



1145 MONTANUS, Arnoldus.  GEDENKWAERDIGE // GESANTSCHAAPPEN // DER // Ost-Indiche Mesesfchat // in den Vereinihten Nederlanden // an unterschiedliche // KAISER VON JAPAN: // ... // Amsterdam // Jacob Meurs. // 1669. In-Folio de 443, [9] págs. Enc.



Primeira edição desta importante obra sobre o Japão. Ilustrada com 25 gravuras extra-texto, algumas em folhas desdobráveis e 71 gravuras no texto. Edição monumental que descreve o Japão e a chegado dos primeiros europeus e a embaixada enviada pela Companhia das Índias Orientais desde Java (Batávia) na Indonésia ao imperador do Japão. 



Trata-se do primeiro livro importante ilustrado sobre o Japão. Apresenta magnificas gravuras com vistas das principais cidades japonesas. A obra descreve as duas embaixadas de Frisius ao imperador do Japão em 1649 e 1661, a história do Japão, os costumes, religião, etc. As fontes históricas utilizadas são baseadas nos registos da Companhia das Índias Orientais e os relatos dos missionários, portugueses, espanhóis e italianos. Arnaldo Montanus,1625-1683, foi um missionário holandês e editor desta obra. Texto a duas colunas. Pequeno carimbo a óleo no frontispício. Exemplar em bom estado de conservação. 
Encadernação contemporânea inteira de carneira com defeitos na lombada.

E finalmente este curioso conjunto – livro e manuscrito da época – sobre o Convento de Mafra.



1177 PRADO, Fr. João de S. Joseph do. - MONUMENTO SACRO // DA FABRICA, E SOLEMNISSIMA // SAGRAÇÃO // Da Santa Basilica do Real Convento, que junto á Villa // DE // MAFRA // DEDICOU // N. SENHORA, // E // SANTO ANTONIO // A Magestade Augusta do Maximo Rey // D. JOÃO V. // Lisboa. // Na Officina de Miguel Rodrigues, // M.DCC.LI. In- Folio de [24], 152 págs. Enc.

MUITO RARO. Ilustrado com 3 estampas abertas a buril em chapa de cobre, duas das quais são em folhas desdobráveis: a primeira uma planta de parte do Convento; a segunda, a planta da Capela Mor e da Igreja; a terceira, de grandes dimensões representa a “Vista e ldvação do frontispício da Igreja e Palácio do Real convento de Mafra”.
Exemplar bem conservado e muito limpo. Possui junto um manuscrito da época, Memorial Contra a Edificação do Convento de Mafra, apresentado pelo povo de Mafra a D. Pedro V. In- 4º de 4 Fls. Encadernação da época inteira de pele.

Estes exemplos reflectem um pouco da riqueza e raridade deste espólio agora em leilão. Muitos outros lotes mereciam ter sido referidos, mas a sua descoberta é a minha proposta para a vossa leitura e consulta deste muito bem elaborado catálogo.


Saudações bibliófilas.


Sem comentários: