"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Palácio do Correio Velho – Leilão da Biblioteca de D. Manuel de Souza Holstein Beck – Conde da Póvoa (II Parte)


O Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, S.A., foi fundado em 1989 e localiza-se em Lisboa na Calçada do Combro, 38 A - 1º
Dedica-se sobretudo à realização de leilões de Pintura e Antiguidades, no entanto não deixa de explorar outras áreas como a Arte Moderna e Contemporânea, os livros e gravuras antigas, os vinhos e o coleccionismo.

Palácio do Correio Velho – Lisboa (1)
©rgpsousa.blogspot.com

O Palácio do Correio Velho vai realizar no próximo dia 31 deste mês o seu 331º Leilão – consagrado a Livros e Manuscritos.


Trata-se do leilão de uma interessante colecção de cerca de 320 lotes de livros respeitantes à Casa Palmela, em especial a D. Pedro de Souza e Holstein, 1º Duque de Palmela, e a ele dedicados e à sua dinâmica actividade como estadista e parlamentar, além de várias outras obras sobre Literatura Portuguesa e Estrangeira, História, Arte, Religião, Memórias, Biografias, Correspondência e Despachos, Diplomacia, Epistolografia familiar, Agricultura, Genealogia, Poética, Heráldica, Liberalismo, Manuscritos, etc., incluindo alguns espécimes de grande raridade. De destacar belas encadernações e também um núcleo de livros que pertenceram ao Senhor Conde d’ Arnoso, pai de Dona Maria do Carmo Pinheiro de Melo, 5ª Duquesa de Palmela.

Os lotes estarão em exposição na sede da empresa leiloeira nos dias 26 de Janeiro (Domingo) das 15:00h/20:00h e 27 de Janeiro (Segunda-feira) das 15:00h/19:00h e 21:00h/23:00h. Como já se disse o leilão decorrerá no mesmo local no dia 31 de Janeiro (Sexta-feira) às 15:00h.

Do conjunto deste Catálogo, apresentamos alguns lotes, que não costumam aparecer com muita frequência em leilões, que não sendo forçosamente grandes raridades são de grande interesse bibliófilo.


LOTE 0058 – BROTERO, Felix Avelar – FLORA LUSITANICA, seu Plantarum, quae in Lusitania vel Sponte crescunt, vel frequentius coluntur, ex florum praesertim sexubus systematice distributarum, synopsis. Pars I & II. Olissipone, Ex Typographia Regia, 1804.
In-4º peq. 2 vols. de XVIII- 607 e 558 págs., respectivamente. Encadernações da época inteiras de carneira mosqueada, com rótulos de pele vermelha nas lombadas, com picos de traça e falhas. Corte marmoreado das folhas. Nota de oferta na família Palmela: «Para o Manuel, o Pai». Carimbos heráldicos da Casa Palmela. Bom exemplar no interior. Primeira e única edição, rara e muito estimada pelo seu alto valor científico e farmacológico.
INOCÊNCIO: II, pág. 262 ; MONTEVERDE: nº 314.


LOTE 0071 – CARTAS EDIFICANTES, Y CURIOSAS, escritas de las Missiones Estrangeras por algunos missoneros de la Compañia de Jesus: traducidas del idioma francés por el Padre Diego Davin de la misma Compañia. Tomo Tercero. Madrid, Viuda de Manuel Fernandez, 1754.
In-8º gr. de XXIV-315 págs. Encadernação inteira de carneira e corte carminado das folhas. Nota de posse: «Este Livro foi posto nesta Livraria pello Pr. Fr. Anastascio de S. Joze, sendo Gªm neste Convento de Nossa Snra d'Arrábida na era de 1772». Embora sendo apenas o 3º vol., é obra independente e contém cartas enviadas da China, India e América do Sul, com muitos aspectos curiosos ou edificantes. São muito procuradas estes relações de missionários pelo seu valor antropológico e cultural.


LOTE 0102 – DOCUMENTOS HISTORICOS relativos aos ultimos acontecimentos politicos de Portugal que não veem mencionados no Livro Azul. Lisboa, Typographia de Borges,1848.
In - 4º de 338 - (4) págs. Encadernação em pele, bem dourada no rótulo, filete dourado na pasta, última folha remarginada. Invulgar obra, com carimbo da Casa Palmela, transcrevendo dezenas de documentos e manifestos não publicados pelos inglezes no seu Livro Azul.


LOTE 0178 – LLAGAS, Fray Iuan de las – TRIVMPHOS DE LA SANCTA EVANGELICA POBREZA en la Religion Seraphica de nuestro padre San Francisco. Collegidos por...Lisboa, Pedro Craesbeeck, 1625.
In-8º gr. de (4)-132 págs. Encadernação inteira de carneira da época, corte carminado das folhas. Nota de posse do Convento da Arrábida. A maior parte do livro consagrada aos exemplos, acções e listas dos franciscanos e seus martírios na expansão mundial do cristianismo europeu. Apreciado assunto e tipografia, num bom exemplar.


LOTE 0218 – MENEZES, D. Francisco Xavier de. (Conde da Ericeira). – BIBLIOTHECA // SOUSANA, // ou // Catalogo das obras // que compoz // o Reverendissimo Padre // D. Manoel Caetano // de Sousa... com Observações Académicas, e // Filológicas... Lisboa Occidental, Na Officina de Joseph Antonio da Sylva, MDCCXXXVII. (1737).
In - 4º gr. de 250 págs. Encadernação inteira de carneira, da época, com muitas falhas nas pastas e quase sem pele na lombada. Folhas brancas finais com sinais de traça, no interior, bom exemplar. Carimbo heráldico da Casa Palmela. Ex-libris do Duque de Palmela, D. Domingos. Descrição sumária das 289 obras impressas ou manuscritas escritas por este infatigável e prolífero escritor eclesiástico. Entre as obras inéditas que deixou sobressai a «Ilha Encuberta», que o Conde da Ericeira comenta, terminando assim: «Todas estas opiniões curiosamente resumiu, e tratou o livro, que seria muito bem recebido se saísse à luz». Invulgar exemplar, que pertenceu aos Duques de Palmela.


LOTE 0232 – ORDINARIO DOS RELIGIOSOS EREMITAS DE NOSSO P. S. AGOSTINHO da Província de Portugal, no qual se ordena tudo o que pertence ao culto divino, assi no choro como no altar... Lisboa, Pedro Crasbecke, 1605.
In-4º peq. de (16) -172 págs. Encadernação em carneira da época, com fino dourado na lombada, corte carminado das folhas, mancha nas cinco primeiras, carimbo heráldico da Casa Palmela. Nota de posse de Frei Sebastião da Luz. Belo exemplar da tipografia Crasbecke de todo o cerimonial ordinário dos eremitas augustinianos, com pequenas anotações marginais completando o texto impresso. Muito invulgar, pois de muito pequena tiragem.


LOTE 0289 – SILVA, Francisco Leytam da. – RELAÇAM // DA MORTE, E // ENTERRO DA // MAGESTADE SERENISSIMA // DELREY D. IOAM IV. DE // GLORIOZA MEMORIA. Em Lisboa, na Officina de Domingos Lopes Rosa, Anno de MCDLVI. (1656)
In - 4º peq. de (16) págs. Encadernação inteira de carneira ao estilo antigo, com pequenas falhas, e sucessivas tarjas renascentistas e o monograma heráldico do Duque de Palmela, gravados a sêco. Papel com sinal de humidade num dos cantos. Carimbo heráldico da Casa Palmela. Belo frontispício, simbólico. Valiosa descrição da doença, morte e virtudes do Rei D. João IV, por um Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.

Espero que apreciem a leitura e consulta deste bom catálogo.

Saudações bibliófilas

(1) Palácio mandado construir no século XVIII pelos Condes de Castro Marim e Marqueses de Olhão. Também se designa por Palácio Marim-Olhão.Foi imóvel de aluguer e ali esteve instalado o Correio Geral em 1801. Está em parte ocupado por uma empresa de leilões e pertence à Câmara Municipal de Lisboa que o está a reabilitar.



Copyright: Todas as descrições e fotografias dos lotes apresentados são propriedade exclusiva do Palácio do Correio Velho e não podem ser reproduzidas sem a sua autorização prévia.


Sem comentários: