"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 12 de janeiro de 2013

Uma pausa para meditar…


A minha "aventura" com a Tertúlia Bibliófila encontra-se num impasse, pois não consigo publicar mais artigos pela impossibilidade de “carregar” as minhas imagens do computador (onde tenho delineados vários projectos para publicação), para os ilustrar de modo a permitir uma melhor compreensão do que me proponho tratar.

Mas acima de tudo para mostrar aquilo que penso vos interessar na divulgação do livro enquanto veículo de cultura, mas também com todos os outros atributos, que para nós bibliófilos, representam o objecto das nossas paixões assim como do seu estudo mais aprofundado.



JARDINE, SIR William, Editor. The Naturalist’s Library.
Edinburgh: W. H. Lizars, 1845-46.
165 x 105 mm . 40 volumes. Second Edition.
©Phillip J. Pirages Fine Book and Manuscripts

Enquanto pondero a solução mais adequada para a resolução do problema, apresento um video do YouTubeAn Introduction to Antique Books de Phillip J. Pirages membro do ABAA/ILAB e proprietário da Phillip J. Pirages Fine Book and Manuscripts, que pelos grandes conhecimentos e experiência como livreiro-antiquário, nos mostra resumidamente, mas com muito maior clareza, tudo aquilo que eu tenho tentado transmitir-vos ao longo destes anos.



"Phil Pirages, proprietor of Phillip J. Pirages Fine Book and Manuscripts, examines book collecting, how and why people collect, why they should collect books, and the role of the bookseller in collaborating with collectors, using examples from the current Pirages inventory to illustrate the special pleasures derived from an appreciation of a book's binding, printing, illustration, and provenance.”




(BINDINGS - RIVIERE). BYRON, GEORGE GORDON NOEL, LORD – Hours of Idleness.
Newark: Printed and sold by S. and J. Ridge, 1807.
181 x 111 mm. XIII, [I], 187, [1] pp.
FIRST EDITION, First Issue.
©Phillip J. Pirages Fine Book and Manuscripts

Prometo que voltarei a conversar convosco.
A minha dúvida é se será neste espaço ou noutro que crie (aliás se tal acontecer serão dois blogs e não um único), mas para isso tenho de ter tempo e calma para o idealizar e o construir.

Com uma certeza poderão ficar: este espaço permanercerá aberto e eu estarei sempre presente para trocar impressões sobre o que fui escrevendo, pois que a minha paixão pelo livro não morreu…

Saudações bibliófilas.


1 comentário:

Miguel disse...

Olá Rui!
Que a pausa seja curta e que volte rapidamente aos excelentes artigos.
Abraço Miguel