"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

terça-feira, 27 de novembro de 2012

XV Salón del Libro Antiguo de Madrid



Cartaz do Salón del Libro Antiguo

De 29 de Novembro a 2 de Dezembro o Gremio Madrileño de Libreros realiza mais um Salón del Libro Antiguo, que este ano comemora sua décima quinta edição, tornando-se num local privilegiado de encontro entre bibliófilos e livreiros.

Este XV Salón del Libro Antiguo de Madrid decorrerá de 29 de Novembre a 2 de Dezembro no Hotel Occidental Miguel Ángel de Madrid com o seguinte horário: quinta-feira das 18 às 21 horas; sexta-feira e sábado das 11 às 21 horas e domingo das 11 às 15 horas.


Hotel Occidental Miguel Ángel de Madrid

A inauguração do Salón estará a cargo do ex-futebolista e actual director desportivo do Real Madrid, Miguel Pardeza, que também é escritor e um amante do livro antigo.

Fernando Conteras, Presidente do Gremio Madrileño de Libreros de Viejo, explica que “es una ocasión única para poder admirar y comprar los mejores libros que los libreros anticuarios han seleccionado de sus librerías para esta ocasión”.

Contreras está seguro de que “el público que nos visite sabrá apreciar la importancia de este Salón dentro de la vida cultural de Madrid y del mundo del libro, ya que se trata de la mejor muestra de libros antiguos que se realiza en España, a la altura de las mejores ferias de libro antiguo que se celebran en el mundo”.

Mais adiante afirma que "si antes era impensable que una casa no tuviera una pequeña biblioteca, ahora es impensable que la haya”. Por este motivo incentiva a juventude a “que se incorpore a la bibliofilia porque en estas ferias se está notando la falta de un relevo generacional".


O Livro-Antigo
©Informativo AbeBooks

Incunábulos, impressões góticas, edições bibliófilas, manuscritos, documentos, primeiras edições, etc., alguns deles inéditos, constituem os tipos de obras que se poderão encontrar ao longo dos expositores das 32 livrarias espanholas e estrangeiras representadas neste certame.

A novidade principal desta edição será a instalação duma oficina de encadernação e restauro de livros e documentos onde o público poderá apreciar directamente como trabalham os encadernadores.
Aqueles que tenham a possibilidade de aqui se deslocarem terão a oportunidade de avaliar da importância deste evento dentro da cultura da vida de Madrid e do mundo do livro, pois trata-se da melhor exposição de livros antigos que se realiza em Espanha, colocando-se à altura das melhores feiras do livro antigo realizadas noutras grandes cidades do mundo.



Como já nos vem habituando a Livraria Castro e Silva de Lisboa estará presente neste evento, para o qual preparou um catálogo especial.



Do bom conjunto de obras deste catálogo destaco, por não ser um tipo de documento que se encontre com facilidade, este lote:



LEÃO X, Papa. Bulla absolutionis Concilii Lateranen[sis] cum decreto expeditionis in Turchos generalis: ac imposition[is] Decimar[um] per trienniu[m]: lecta in duodecima et ultima sessione p[er] R. P. Patriarcham Aquilegien[sem]. S/l. S./I. [Roma, M. Silver, depois de 17 de Abril de 1516. Secretários] Bembus e F. de Vega.



In 8º de 20x13,5 cm. com [iv], fólios.
Ilustrado com o brasão do papa Leão X, um Médicis.
Exemplar com alguns defeitos e restauros marginais afetando um pouco a mancha tipográfica na última folha.



Illustrated with woodcut papal arms on title. Some spotting, some marginal defects, restorations to inner margin and last leaf, last leaf with slight loss of text.

Será uma oportunidade única para muitos dos visitantes deste Salón poderem apreciarem algumas das nossas preciosidades da nossa bibliofilia.

Claro que o Pedro Castro e Silva nunca se esquece dos interesses dos bibliófilos de outros países, pelo que aqui também encontrarão algumas obras de interesse para eles.

Aqui fica o convite para uma visita a esta livraria no Salon.

Saudações bibliófilas.


1 comentário:

Urzay disse...

¡Y un año más que me quedo sin ir!