"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 27 de maio de 2012

Otium Leilões – Leilão de Biblioteca Particular



Nuno Gonçalves da Otium Leilões elaborou um bom catálogo para o leilão desta importante biblioteca particular, pois que reúne um excelente conjunto de livros, a maioria impressa entre os séc. XV a XVIII, americana, oriente, descobrimentos portugueses, Brasil, ciência e navegação, entre outros temas, mas que primam todos eles por um gosto de bibliófilo apurado, que conjuga a qualidade e a raridade. 



O Leilão realiza-se no dia 5 de Junho de 2012, no Hotel Fénix ao Marquês de Pombal em Lisboa pelas 21:15 horas.



A exposição decorrerá no mesmo local nos dias:

4 de Junho das 15:00 àss 19:30 e das 21:00 às 23:00 horas
5 de Junho das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:30 horas

Seria por demais fastidioso destacar os lotes que possam merecer mais interesse dada a grande qualidade dos mesmos, bem como pela grande diversidade de temáticas, todas elas com potenciais clientes, que podem despertar a curiosidade a vários tipos de coleccionadores bibliófilos.

Destaco apenas este lote, por reflectir o que disse atrás (pena é o seu estado), mas que seguramente deverá atrair alguma atenção.



30. BARLAEUS (Caspar)

RERUM Per Octennium in Brasilia et alibi nuper gestarum, Sub præfetura Illu-trissimi Comitis I. Mauritii, Nassociæ &c. Comitis, nunc Vesaliæ Gubernatoris & Equitatus Foederatorum Belgii Ordd. sub Auriaco Ductoris, Historia. Amstelodami: Ex Typographeio Ioannis Blaeu, 1647.

Fólio; []/2, */2, **/1, A-Z, Aa-Zz, Aaa- Zzz, Aaaa-Ssss/2; portada, [8], 340, [8] pp., 1 retrato, 56 gravuras; 450 mm. Exemplar restaurado, com as gravuras aparadas e provenientes de vários exemplares; encadernação francesa moderna em marroquim vermelho, em caixa de protecção.



PRIMEIRA edição de um dos mais bonitos livros impressos sobre o Brasil. Caspar van Baerle, um dos grandes humanistas holandeses do século XVII, foi encarregue de escrever este livro, que se tornou no mais importante trabalho sobre a colonização holandeza no Brasil, pelo príncipe Maurits van Nassau-Siegen, governador geral da província de 1637 a 1644, retratado na obra.

Podemos ler em Borba de Moraes: “Nassau did not stint on the printing of his panegyric, and one of the most beautiful books on Brazil of this period was produced as a result”.



Espero que este desperte a vossa atenção.

Saudações bibliófilas.



Sem comentários: