"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quarta-feira, 21 de março de 2012

Livraria Rio Antigo – XXVI Leilão de Livros Raros & Papeis Antigos


 

Anúncio do XXVI Leilão

A Livraria Rio Antigo cuja localização actual é na Rua Gonçalves Dias nº 82 – Sala 101 – Centro – Rio de Janeiro, vai realizar o seu XXVI Leilão de Livros Raros & Papeis Antigos no próximo dia 24 de Março às 15 h, organizado por Margarete Cardoso e Maria Amélia Crespo.

Os lotes estarão em exposição nos dias 20, 21,22 e 23 de Março das 10h às 18h.


Deste muito interessante catálogo deixo aqui alguns dos seus lotes.



19 TAUNAY, Alfred d ‘Escragnolle. La Retraite de Laguna. Imprimé par ordre de son Excellence le Vicomte de Rio Branco, Ministre de la Guerre. Rio de Janeiro, Typographie Nationale, 1871, 24,3 x 16,4 cm., 224 pp. Primeiras e últimas folhas bastante manchadas. Encadernação em ½ couro com cantos, um pouco gasta. Blake I, pág. 56; Catálogo da Exposição de História do Brazil I, 11005. Raríssima 1ª edição, uma das mais importantes sobre a Guerra do Paraguai e a melhor e mais conhecida obra de Taunay. A tradução brasileira só foi publicada em 1874.



21 (LOPES, Joaquim José Pedro). Reflexões sobre a Necessidade de promover a União dos Estados de que consta o Reino-Unido de Portugal, Brazil, e Algarve nas quatro Partes do Mundo. Lisboa, Antonio Rodrigues Galhardo, 1822, 20,2 x 14,5 cm., 106 pp., 1 folha s/n. com errata. Furos de bicho, parcialmente restaurados, afetando principalmente a parte superior das folhas, com perda de diversas letras. Encadernação nova em ½ couro com cantos. Barros Paiva, 1472- A ; Borba de Moraes II, pág. ???



128 MACHADO DE ASSIS – AUTÓGRAFO. Circular manuscrita a tinta, 1 página, enviada pela Secretaria d’ Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas ao Secretário de Governo do Sergipe em 22 de Março de 1892. Com assinatura de próprio punho: “ O Director. Jm. M. Machado de Assis”. Caligrafia legível.

142 (VELLOSO, José Mariano da Conceição). A Arte da Pintura de C.A. do Fresnoy, traduzida do Francez em Portuguez, e exposta aos candidatos, e amadores desta Bella Arte, debaixo dos Auspicios, e Ordem de Sua Alteza Real o Principe Regente N.S. por Jeronymo de Barros Ferreira Professor de Desenho, e Pintura histórica nesta Corte. Lisboa, Typ. Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801, 22,5 x 12,5 cm., 58 pp., 1 folha s/n. Um pouco manchado, afetando principalmente as primeiras folhas; rasgo restaurado, na parte inferior da folha de rosto. Encadernação nova, em ½ couro, lombada defeituosa. Borba de Moraes II, pág. 899.



165 ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um Sargento de Milícias. Introdução de Mário de Andrade. Ilustrações de F. Acquarone. São Paulo, Martins, 1941, 23,7 x 18 cm., 276 pp.; 53 iniciais e ilustrações, e 21 pranchas, sendo 2 coloridas. Encadernação defeituosa inteira de couro. Exemplar nº 138 da tiragem especial, em papel Vergé, limitada a 200 cópias.



186 LAS CASAS, B. de. História Geral das Índias. Tradução de Heraldo Barbuy. (Série Brasílica, 7). São Paulo, Cultura, 1944, 21,5 x 16,2 cm., 182 pp. Encadernação original em couro.



261 MANUSCRITO – MENEZES, Joze Narcizo de Magalhaens de. Escola Elementar para os Regimentos de Infantaria de Linha da Capitania do Rio de Janeiro. De baixo das Ordens do Tenente General... Commandante Geral das Tropas da mesma Capitania. – Estampas com os Geroglificos, e diverças Figuras q. podem servir á melhor inteligência da Escola Elementar para os Regimentos de Infantaria de Linha ... (Rio de Janeiro 1800), 2 volumes, 35,5 x 23 cm., Vol. Texto com 202 páginas manuscritas a tinta com 1 pequena ilustração. Álbum com o título emoldurado por bordura ornamentada, 1 prancha com geroglificos (ideogramas militares), 1 prancha com uniformes coloridos e mais 52 pranchas a nanquim, das quais 9 são desdobráveis. Encadernação defeituosa e bichada, da época, em ½ couro com cantos; capas, contracapas e guardas em papel estampado. Exemplar único trata-se de um manuscrito original, com belíssima caligrafia perfeitamente legível. O texto é dividido em 4 partes. O autor foi governador e capitão general do Grão-Pará, comandante das tropas luso-brasileiras que tomaram a Guiana Francesa em 1809 e exerceu altos cargos no Rio de Janeiro.

Consultem-no, com calma e alguma paciência, pois poderão sempre encontrar alguma obra que vos possa interessar.

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: