"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 25 de abril de 2010

Bibliofilia ... sempre viva e activa!



 
Biblioteca Joanina
da Universidade de Coimbra

Como pausa de reflexão, enquanto vou organizando outros projectos, que estão ainda e só na minha imaginação, hoje dou-vos apenas notícias dum conjunto de eventos bibliófilos.

As feiras, ou exposições, são um dos pólos de contacto com os nossos confrades, enquanto que os catálogos de livrarias são o suporte de informações sempre úteis para ampliar e aprofundar os nossos conhecimentos.



A Livraria Manuel Ferreira comercializa «O Porto do Romantismo» de Artur Magalhães Basto, um dos trabalhos  mais importantes do autor, figura de relevo na história da Cidade Invicta.



Trata-se de um livro de inegável interesse para todos os estudiosos do Romantismo e do século XIX tão fecundo em acontecimentos na nossa história.



A Livraria Antiquária do Calhariz lançou o seu «7º Boletim Bibliográfico».
Pela sua raridade e interesse bibliófilo chamo a atenção para estes títulos:



74. BIBLIOGRAPHIA PORTUGUEZA E ESTRANGEIRA. Publicação Mensal. Ernesto Chardron, editor. 1º Anno – 1879 ao 4º Anno – 1883. Porto, 1879-83. In-8º 48 fasc. em 4 vols. E.
Rara e valiosa publicação do final do séc. XIX, com a descrição das obras publicadas na época, colaborada pelos mais ilustres escritores da época além de artigos de jornais periódicos com críticas literárias e catálogo com as obras da editora de Ernesto Chardron. Colecção completa composta por 12 números por cada ano, com encadernação própria editorial, inteira de tela com a silhueta de Camilo, um dos seus mais assíduos colaboradores.
MUITO RARO.



385. [MIRABEAU (Vicomte de)] – LA MORALE DES SENS, ou L’Homme du Siècle, Extrait des Mémoires de Mr. le Chevalier de Bar. *** Rédigés par Mr. M… D. M. Londres, 1792. In-8º 244-VI pp. E.



Rara segunda edição deste clássico da literatura erótica do séc. XVIII, atribuída ao Visconde de Mirabeau, figura emblemática da revolução francesa, mas que mais tarde se veio a considerar ser de autoria do seu irmão mais novo. Ilustrada com oito gravuras de cariz erótico, aguareladas à mão. Por aparar. Algumas folhas apresentam leves manchas de água na margem superior. Ex-líbris de Andrade e Silva. Encadernação modesta, da época em meia de tela.
MUITO RARO, PRINCIPALMENTE POR APRESENTAR AS GRAVURAS.



531. SEM RAZÃO // DE // ENTRAREM EM // PORTUGAL // as tropas Castelhanas Como Amigas, e razão de serem recebidas como Inimigas. MANIFESTO Reduzido as Memorias presentadas de parte a parte. Anno de 1762. Impresso em Madrid. De ordem daquella Corte. Nas duas línguas Portugueza, e Castelhana, e Reimpresso em Lisboa Na
lingua Portugueza. S.d. S.l., In-8º II-55-I-8-6-6-4-3-I-3-I-3-I-16 pp. E.
Valioso documento histórico sobre as difíceis relações existentes entre Portugal, França, Grã-Bretanha e Espanha que viriam a dar origem ao Tratado definitivo de paz e união entre as quatro coroas, assinado em Paris a 10 de Fevereiro de 1763. Encadernados juntamente estão vários documentos, decretos, pastorais e uma acta do parlamento inglês, todos dentro desta conjuntura, impressos durante o ano de 1762. O número de documentos que vem apenso a esta obra é superior ao referenciado no Inocêncio (VII-163). Encadernação recente a imitar pergaminho. Exemplar em excelente estado de conservação.
MUITO RARO.



A In-libris vai, mais uma vez, estar presente na XVI FEIRA DE ANTIGUIDADES E LIVRO ANTIGO a realizar no Edifício da Alfândega do Porto de 5 a 9 de Maio próximo.

Convite

Apresentará para venda uma selecção de livros de Literatura, História, Arte, Agricultura, Etnografia, Botânica, Teatro, entre outros temas que, como sempre, será capaz de cativar a nossa curiosidade.



A Librairie Le Feu Follet propõe o seu Catálogo de Abril e, não posso deixar de referir este acontecimento para os amantes da bibliofilia francesa, uma reedição do Clouzot.


Marcel CLOUZOT
Le Guide du Bibliophile français. XIXe siècle.
Paris, Giraud Badin, 2010, 13x21cm, brochado.

"Nouvelle édition de la célèbre bibliographie de Marcel Clouzot des auteurs du XIXe contenant tous les ouvrages littéraires français plus ou moins recherchés de la majorité des bibliophiles. En plus des informations caractérisant l'édition originale et les principales éditions illustrées, (grands papiers, pagination, nombre de figures...) l'auteur ajoute de précieux renseignements sur la rareté réelle des livres et l'intérêt des différentes éditions. Régulièrement citée par les libraires, cette bible des bibliophiles était devenue presque introuvable depuis de nombreuses années. Un outil indispensable.”


O “catalogue d’Avril 2010” apresenta um excelente conjunto de livros com dedicatórias, que fará as delícias de qualquer coleccionador de literatura francesa.



Albert Camus – La peste. Paris, Gallimard, 1947, 12x19cm, broché.
Edition originale, un des exemplaires du service de presse.
Rare et précieux envoi de l’auteur à son ami "Jean-Pierre Vivet, son vieux frère, Albert Camus" qui participa avec lui à l’aventure du journal Combat.

Como podem ver temos muito por onde espraiar a nossa análise e contactos assim o tempo o permita.

Saudações bibliófilas

1 comentário:

Diego Mallén disse...

¡Qué hermosura la Biblioteca de Coimbra!
¡Saludos bibliófilos!