"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 14 de maio de 2016

Conversa bibliófila – Maio e a sagração da Primavera



Claro que não se vai falar de A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, que subverteu a estética musical do século XX, dando origem ao Modernismo., até porque apesar de ser um apreciador de música e bailado não passo disso mesmo.

Refira-se apenas que esta célebre composição musical deste artista irreverente do século passado é hoje considerada um símbolo da musicalidade erudita, mas na época causou polémica ao encenar o ballet em dois actos criado pelo não menos rebelde Vaslav Nijinsky, coreógrafo também originário da Rússia.

E claro que também não vou falar dessa outra  obra-prima, esta na pintura, de Botticcelli igualmente chamada A Sagração da Primavera.


A Sagração da Primavera de Sandro Botticelli (1482)
Técnica   têmpera sobre madeira
Galeria Uffizi, Florença

Mas será que finalmente vamos ter Primavera e com ela os nossos jardins floridos com o chilrear dos pássaros e o esvoaçar das borboletas? (bucolismo sentimental assumido….gosto da vida no campo e que mal há nisso?)
Numa qualquer cidade pode apreciar-se à noite, com a devida nitidez, um céu bem estrelado com a Lua na sua plenitude e tentar descobrir as constelações que nos ensinaram nos bancos da escola?
Claro que não!
Sou lisboeta – “alfacinha” como se diz por cá – e tenho muito orgulho nisso e, para mais, sou um apaixonado pela minha cidade, mas para viver gosto muito mais do campo e dos espaços livres de betão – são gostos e estes não se discutem.
Mas vamos lá a falar daquilo que nos interessa.
Ao receber esta listagem Bauman Rare Books – First Editions to Celebrate Spring não consegui resistir a partilhar convosco as obras nela contidas, pela sua raridade mas especialmente pela elevada qualidade e beleza das suas ilustrações.



ANONYMOUS. Ten [i.e. Forty] – Lithographic Coloured Flowers with Botanical Descriptions. Drawn and Coloured by a Lady. Edinburgh: David Brown (R.H. Nimmo, lithographer), 1826-[1828]. Four parts in one. Folio, early 20th-century full dark blue straight-grain morocco, raised bands, elaborately gilt-decorated spine and covers, watered silk doublures, all edges gilt. Housed in custom cloth slipcase. [$9800].



First edition of this splendid celebration of flora, boasting 40 magnificent, hand-colored botanical plates—"a delightful work, very carefully drawn and colored… An early example of the successful use of lithography," a beautiful copy from the library at Hawthornden, the ancestral home of an original subscriber as well as celebrated Scots poet William Drummond. Beautifully bound by Bayntun-Riviere in full straight-grain morocco gilt.





This collection of brilliant, detailed botanical plates instructs British gardeners in the history, cultivation and chief virtues of 40 varieties of flora, from the Two-Colored Begonia ("This magnificent Plant… when grown to perfection, is a most ornamental one") to the Common Jasmine ("There is an elegance in the Jasmine, which added to its fragrance, renders it an object of universal admiration"). The splendid lithographs, accompanied by often enjoyably effusive commentary, also depict such flowers as the Splendid Sage, the Side-Saddle Flower, the Middlemists Red Carnillia ("the greatest ornament of the Green-House"), the Large-flowered Trumpet Flower ("magnificent, elegant and highly ornamental… worthy of a place in every Conservatory"), the Mexican Tiger Flower ("Nothing can be more superb"), the Three-Colored Crane's Bill and the American Crinum. This work, executed by an unknown artist but "delightful… [and] very carefully drawn and colored… [and] an early example of the successful use of lithography" (Dunthorne 19), appeared in four fascicules of ten plates each over a period of two years, sold by subscription. This copy bears the title page for the first issue, dated 1826, containing the first ten plates. "The work was evidently extended after the title page was printed. On the left-hand page, facing each plate is a description of the flower shown; both Latin and English names are given, also class and order, and a brief written description of country of origin" (Dunthorne 19). Four lists of plates printed on labels are tipped in at the front and the list of subscribers is bound at the rear. Copies have been found with paper watermarked "1828." Twyman, Early Lithography I, 131. Not in Nissen, Plesch or De Belder. Contemporary mark of ownership, "Hawthornden, 1829," being the ancestral home of famous Scots poet William Drummond, as well as that of original subscriber to this collection of prints, Mrs. F. Drummond. The 19th-century generation of Drummonds included James and Thomas, both botanists and plant collectors.

A fine copy, beautifully bound, with a notable provenance traced back to an original subscriber.



LOUDON, Jane Wells – Ladies' Flower-Garden of Ornamental Greenhouse Plants. London: William Smith, 1848. Quarto, contemporary three-quarter green morocco, raised bands, marbled endpapers, all edges gilt. [$6500].



First edition of Mrs. Loudon’s classic botanical work on greenhouse plants, with 42 beautiful full-page hand-colored lithographic plates.





Jane Wells Loudon was one of the 19th century’s major compilers of flower books. This work, together with her Ornamental Annuals (1840) and British Wild Flowers (1846) were “much prized for their attractive illustrations” (Magnificent Botanical Books, 237). Greenhouse Plants focuses on exotic plants indigenous to such locales as Japan, Australia, South Africa and South America, whose plants “are, generally speaking, more beautiful than any included in my previous works, as they are natives of countries where the sun has most power, and where consequently colors are the brightest” (Introduction). Loudon’s artistic groupings of like flowers— considered unusual for the times— were immediately popular among gardeners throughout England. In 1831 she had married John Claudius Loudon, himself a renowned landscape gardener and horticultural writer. The plates were probably produced by the lithographic firm of William Day & Son (cited in the 1849 edition of her Bulbous Plants), frequently referred to as “Day and Haghe,” because of the fine work that Belgian draughtsman and watercolorist Louis Haghe brought to the enterprise. Sitwell, 115. Nissen 1236.

Text and plates fine, hand-coloring vivid and beautiful. Minor wear to contemporary morocco. A beautiful copy.



WOODVILLE, William – Medical Botany, Containing Systematic and General Descriptions, with Plates of all the Medicinal Plants, Indigenous and Exotic. London: William Phillips, 1810. Four volumes. Small quarto, contemporary three-quarter green morocco rebacked, black morocco spine labels, marbled boards and endpapers.





Enlarged second edition of this illustrated comprehensive catalogue of all the plants in the Materia Medica of the Royal Colleges of Physicians of London and Edinburgh, with 274 beautiful vivid hand-colored engraved plates.





"Probably the finest of all color-plate medical botanies in English, containing systematic and general descriptions of all the plants in the Materia Medica of the Royal Colleges of Physicians of London and Edinburgh. It remained the standard work on the plants of the British pharmacopoeia until the 1880s" (Garrison-Morton). "Dr. Woodville had a strong taste for botany, and appropriated two acres of ground at King's Cross belonging to the hospital as a botanical garden, which he maintained at his own expense. In 1790 he published the first volume of his great work Medical Botany, in which he gave a description of all the medicinal plants mentioned in the catalogues of the Materia Medica published by the Royal Colleges of Physicians of London and Edinburgh. These descriptions were illustrated by plates and accompanied by an account of the medicinal effects of the plants" (DNB). Though Woodville was at first hostile to Jenner's discovery of the use of cowpox to inoculate against smallpox, he soon enthusiastically adopted and promoted Jenner's theory, and made many experiments with a view to elucidating it. First published 1790-94. The fourth volume contains plants not included in the Materia Medica. Plates numbered 1-274, without 112 but with 181*, as issued. Garrison-Morton 1838.1.

Some minor marginal foxing in Volume IV only; plates generally clean and fine, hand-coloring vivid. A near-fine copy in contemporary marbled boards.

Mas nem só de flores vive a bibliofilia e, cá por este recanto europeu, temos algumas notícias importantes.



A In-Libris (re)abriu a sua nova Livraria na Rua do Carvalhido, 194 | 4250-101 Porto | Portugal.







A notícia vem acompanhada de mais uma “Montra” de que damos notícia de alguns dos seus exemplares:



10267-L. CONDE DE SAMODÃES. — O MEZ DE MAIO. Consagrado á Santissima Virgem Mãe de Deus. Novo Manual para os Exercicios de Devoção N’Este Mez. Com a collaboração poetica de Antonio Moreira Bello. Com permissão e Approvação do EMmo. e Revmo. Snr. Cardeal Bispo do Porto. Editor — José Fructuoso Fonseca. Porto. (1888). 10,5x15,5 cm. 394 págs. E. [150,00 €]

“Ha muito tempo que de varias partes me pediam que escrevesse um novo Mez de Maria. A devoção pela Santissima Virgem tem-se alargado por modo assombroso e desde muitos annos em differentes povoações e no gremio das familias piedosas se presta culto especial á Virgem, celebrando o mez de maio, que lhe é especialmente destinado. (...) Para coadjuvar-me na mesma intenção concorreu o mavioso poeta catholico, o senhor Antonio Moreira Bello, que havia preparado um novo mez de Maria com reflexões em versos harmoniosos, que discorrem tão suavemente, como é formoso, poetico e commovente o assumpto a que miram. Eu lhe pedi para opulentar este manual com os seus formosos versos, que terminarão as meditações quotidianas ácerca das perfeições e glórias de Maria. D’este modo os exercicios que os devotos fizerem serão repassados d’esta suave poesia, em que se delicia o illustrado escriptor, que veio em meu auxilio n’esta tentativa. (...) Este livro conterá apenas as meditações e as orações essenciaes, para que se efervorem os corações e se acenda a devoção durante o mez de Maria, cujo fim principal é o melhoramento moral e religioso d’aquelles que fizeram estes exercicios piedosos.”

Peça de muito raro aparecimento no mercado. Em excelente estado de conservação.

Encadernação dos editores, decorada a ouro na pasta da frente e seixas. Cortes tintados de azul.



12838-L. TIRA-TEIMAS. Semanário. (Coimbra. Imprensa Literária. 1861-1862). 16,5x23 cm. 24 números 192 págs. E. [375,00 €]

“Santo Deus! misericordia!... misericordia... Que seculo, que epocha, e que terra!... Coimbra, nobre solar da critica, capitolio da litteratura, alcaçar da sciencia, que mal esperas innocente, innocentinho, prodigiosamente innocente Tira-Teimas, para o receberes tão friamente, e sem sobressoltos de jubilo? (...) O Tira-Teimas, Senhores, não tem aspirações a Tyranette de Tragedia, nem é negra a bandeira que o guia; longe d’isso a sua missão é toda paz. A sua profissão de fé, branca e leal, lavra-se em duas palavras — a batina . — Representante unico da Academia nas lides da imprensa, a nada mais mira o Tira-Teimas, que a ser o echo de tantas vocações esperançosas, que ahi definhariam á mingua de um periodico, onde estampar suas deliciosas producções.”



Publicação ou folha académica que tal como outras do género (Fósforo e Pirilampo) recolhiam os textos, em prosa ou verso, dos aspirantes à notariedade. Crê-se, que o Tira-Teimas teve como fundador António Ferreira Cabral Pais do Amaral  e que tem colaboração de Elmano Cunha, J. Simões Dias, C. Teixeira Coelho, João de Deus, Teófilo Braga, entre outros.

Encadernação com lombada em pele, decorada a ouro na lombada.



13367. FERREIRA (Manuel). — CATÁLOGO DE LIVROS RAROS E ESGOTADOS. Porto. 1967-2007. 14,5x21 cm. 85 Catálogos encadernados em 17 vols. [1.500,00 €]

Série completa dos magníficos catálogos que a Livraria Manuel Ferreira — Alfarrabista publica desde 1967, muitos dos quais esgotados, organizados com o rigor a que nos acostumou o grande bibliógrafo que foi Manuel Ferreira.
Alguns dos catálogos estão ilustrados com frontispícios ou gravuras, relativos a exemplares de relevo.

Peça fundamental bibliófilos e alfarrabistas pelo manancial de rigorosa informação que comporta.

Boas encadernações com lombada em pele. Carminados à cabeça, todos preservando as capas das brochuras.



E, para terminar, a Livraria Cólofon (livraria antiquária), do nosso bem conhecido Francisco Brito, apresentou as Novidades de Maio – lista especial com 40 título.

Destas destaco dois exemplares bastante curiosos, na minha opinião:



766– [MEDICINA. PESTE] – ADVERTENCIAS//DOS MEIOS//QUE OS PARTICULARES//PODEM USAR//PARA PRESERVAR-SE//DA PESTE (...)//COMPILADAS POR HUM SOCIO DA ACADEMIA R. DAS SCIENCIAS (...). Lisboa. Na Typografia da Academia. 1800. 37 págs. 14,5cm B. [45 euros]

 Curioso e bastante raro opúsculo sobre a peste contendo informações variadas mandas coligir por Alexandre António das Neves Portugal, Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, Director da Real Biblioteca da Ajuda, etc. Com esta edição foi pretendido “coligir neste folheto as ideias dos authores melhores sobre matéria tão importante”, tendo sido consultadas diversas obras, nomeadamente a obra quinhentista “Recopilaçam das cousas que convem guardar-se no modo de preservar a Cidade de Lisboa”, da autoria de Tomás Álvares, bem como tida em conta a “experiencia (...) na Peste de Marselha em 1720, de Toulon em 1721 e de Moscou em 1771”.

Exemplar em excelente estado de conservação. Impresso em bom papel.



775 – Silva, F. A. – A ARISTOCRACIA OU A FIDALGUIA DE NASCIMENTO (...). Lisboa. Na Typographia e Estamparia de Hermenegildo Pires Marinho. 1853. 30 págs. 15.4cm. B. [18 euros (RESERVADO)]

Invulgar opúsculo onde é feita a “demonstração da inconveniência da transmissão de títulos de nobreza” e questionada a justiça social no Portugal da década de 50 nos seguintes termos: “Triste é sem dúvida a condição do homem pobre, e probo, em toda a parte do mundo, e muito especialmente no nosso desgraçado paiz (...) não se atende a que um homem, quando chega a aviltar-se a pedir socorro a um estranho, porque tem já esgotado todos os meios e porque quer trabalhar, e não acha nem quê nem aonde, é porque muitas vezes, victima da prepotência lhe tiraram o seu emprego para o dar a um afilhado, a um protegido ou para o vender”.

Exemplar em bom estado.



776 – CATHECISMO DO PORTUGUEZ LEGITIMISTA. Porto. Typographia Commercial. 1854. 16 págs. 16,5cm. B. [18 euros (RESERVADO)]

Oferecido aos “Amigos da Pátria” e editado seis anos após o fim da Guerra Civil da Patuleia, em que após a improvável união entre setembristas e legitimistas, estes últimos se uniram sobre as ordens do General Macdonell (sempre “muito rubro, naquela bebedeira crónica lhe assistiu na vida e na morte”, no dizer de Camilo), surge este curioso catecismo legitimista. A sua intenção, mais do que óbvia, era a de continuar a doutrinar, de um modo simples mas eficaz, as novas gerações no “pendão puro e sem mancha” do legitimismo, sujeito à divisa “Deos, Rei e Ley”.

 A obra foi editada pelo livreiro Clader, que já havia editado “O Verdadeiro Almanak Legitimista” e que vendia na sua livraria “Os legitimistas e o Norte”.

Exemplar em bom estado de conservação.

Muito invulgar.

Creio que chega de conversa, por hoje. 
Ficaram muitas sugestões para consulta e, como sempre, tive o cuidado de apresentar obras a preços para as tais elites, mas também para o modesto, mas muitas vezes interessado e estudioso, coleccionador.

Resta-nos esperar que o Sol chegue amanhã e com ele finalmente o sabor da Primavera!


Saudações bibliófilas.

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