"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Livraria Luis Burnay – Boletim Bibliográfico n.º 52



A Livraria Luis Burnay localizada na Calçada do Combro 43 – 47 em Lisboa publicou mais um dos seus Boletins cheio de novidades.


Boletim Bibliográfico n.º 52

Não apresentando grandes raridades, aliás estas estão ultimamente mais reservadas aos leilões, oferece um conjunto de obras com uma escolha que pretende abranger várias temáticas captando, deste modo, um maior leque de coleccionadores.

Da minha leitura, destaco alguns itens:


Revista Ahena

39. ATHENA: Revista de Arte / directores Fernando Pessoa, Ruy Vaz .- Vol. 1 a Vol. 5 (Outubro 1924 a Fevereiro 1925).-Lisboa: Paulo Vaz, 1924-1925.- 5 números em 1 vol.: il.; 27cm.-E

Colecção completa desta importante e famosa revista literaria, veículo da corrente modernista superiormente dirigida por Fernando Pessoa. Nela se inclui ainda a colaboração de Almada Negreiros, Antonio Botto, Augusto Ferreira Gomes, Henrique Rosa, Luis de Montalvor, Mário de Sá-Carneiro, Mário Saa e Raul Leal.

Conjunto estimado revestido por uma luxuosa emagnifica encadernação inteira de chagrin, com ferros próprios assinada "Invicta". Conserva as capas da frente de todos os fascículos. (302)

De interesse para a História do Livro e da Censura refiram-se estes doisd lotes:

94. (CENSURA) - ALVARÁ.- " V. Magestade há por bem declarar … as obras de muitos autores, nasquaes se acham amplificadas as mesmas identicas Maximas das Bullas intituladas da Cea do Senhor…"- (S.l.): S.n., 1769.- (4)p.; 30cm.-B C/uma listagem das obras proibidas entre as quais a obra de Antonio de Souza"Aphorismi Inquisitorum in quatuor libros distributi" impressa em Lisboa na Oficina de Pedro Craesbeeck em 1630. Mancha de água antiga já desvanecida. (136)

95. (CENSURA.)- EDITAL, " Faço saber aos que este Edital virem…prohibo a todos os Livreiros, Impressores, Mercadores de Livros e mais pessoas, ter, espalhar, vender, imprimir, e mandar vir de fóra os sobreditos Livros…".- (Lisboa): S.n., (1769).- 4p.; 30cm.-B Este Edital proibe a venda e circulação de obras contra a Inquisição. Na listagem encontra-se a bem conhecida " Relation de l'Inquisition de Goa" atribuída a Dellon. Leves manchas de água antiga já desvanecidas. (140)

Dos nossos grandes escritores do séc. XIX refiro:


Almeida Garrett

185. GARRETT, Almeida.- Theatro de J.B. de Almeida Garrett - Frei Luiz de Sousa.- Lisboa: Na Imprensa Nacional, 1844.- (4), VIII, (2), 236p.; 15cm.-E 1ª edição deste apreciadíssimo drama histórico. Vem adornado c/ um retrato do autor em litografia de Manuel Luis. Em apêndice tem o " O Juizo Crítico" do Senhor Rebelo da Silva. M/enc. de pele, da época. Estimado e raro. (296)


Alexandre Herculano

201. HERCULANO, Alexandre.- O Bobo por…. -Lisboa: Viuva Bertrand & Cia., 1878.- VII, 338, (6)p.; 18cm.-E 1ª edição deste notável romance histórico, um dos mais apreciados de Herculano.
M/enc. de pele, da época. (298)

Não quero deixar de referir um ebom conjunto de livros de Wenceslau de Moraes (lotes 276 a 287) que não contendo nenhuma das suas obras maius procuradas apresenta alguns títulos, por vezes difíceis de encontrar.

O “Suplemento” apresenta de facto as obras mais raras das quais destaco, pela sua sempre elevada procura:


Portrait d'un franc-maçon

447. BIBLIOTHECA Maçonnica, ou Instrucção completa do Franc-Maçon comprehendendo 1º A História da Maçonnaria desde a mais alta antiguidade até hoje ; 2º - O Ritual de todos os grãos da Maçonnaria, 3º- A Guia do Architecto; 4º - A Maçonaria d’Adopção; 5º - Huma collecção de Discursos para todos os Gráos e festas das Ordens; 6º- Os Estatutos geraes e particulares dos principaes Orientes da Europa; 7º - Modelos de Correspondencia Official e Cerimonias; 8º - Hum Vocabulario Maçonnico.- Paris: J.P. Aillaud,, 1834-1842.- 6 vols.: il.; 14cm.-E

Trata-se de uma das mais importantes obras maçónicas antigas portuguesas, cuja autoria é atribuída por Inocêncio (VI,221) a Miguel Antonio Dias. Conjuntos completos como este c/os 6 volumes são muito raros pois os 2 ultimos vols. faltam quase sempre. Vem il.c/ 22 gravuras em separado, que figuram emblemas e objectos rituais. M/encs. de pele, da época (uma é diferente). O 2º e 3º vols. têm pequenas manchas marginais já desvanecidas e o 5º apresenta acidez nas primeiras folhas.

Aqui ficam algumas sugestões, que não dispensam de modo algum, a vossa leitura e consulta atenta deste Boletim.

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: