"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 20 de novembro de 2011

Livraria Castro e Silva no XIV Salón del Libro Antiguo - Madrid




XIV Salón del Libro Antiguo – Madrid
©Gremio Madrileño de Libreros de Viejo

Como já vem dendo habitual o Gremio Madrileño de Libreros de Viejo, vai organizar o XIV Salon del Libro Antiguo em Madrid de 24 a 27 de Novembro de 2011 no Hotel Occidental Miguel Angel.

Este Salão visa, desde que se começou a realizar em 1995, dar a conhecer ao público em geral, e não apenas aos coleccionadores/bibliófilos, a riqueza documental e bibliográfica da cultura espanhola.


Catálogo do XIV Salon
©Gremio Madrileño de Libreros de Viejo

A obra que se publica este ano par o V Prémio de Encadernação Artística, organizado em conjunto com a Asociación para el Fomento de la Encuadernación de Arte (AFEDA), é um curioso e raro livro que tem com título: Album de un soldado durante la campaña de 1823 en España, que permaneceu sem ter sido traduzido do francê até há poucos anos.

Decorrerá também uma Exposição subordinada ao tema Viajeros románticos por España. Nela estão incluídos livros ilustrados de viagens por Espanha, realizados na primeira metade do século XIX pelos artistas mais importantes da época.


Gremio Madrileño de Libreros de Viejo

Para os mais interessados, um programa mais detalhado, pode ser consultado aqui.
Para este evento, Pedro Castro e Silva, da Livraria Castro e Silva de Lisboa, elaborou um criterioso catálogo onde se incluem obras de indiscutível qualidade e raridade.




(Livraria Castro e Silva)

É difícil fazer uma escolha dos lotes dada a elevada qualidade, pelo que arrisco só alguns exemplos, convidando-vos para a sua consulta e, em especial, para aqueles que tenham o privilégio de se deslocar ao evento, que parem no stand desta Livraria e consultem algumas destas obras.

 

10 - BARLAEUS, C. – RERUM PER OCTENNIUM IN BRASILIA ET ALIBI GESTARUM, sub praefectura Comitis I. Mauritii Historia. Ed. secunda. Cui accesserunt G. Pisonis tractatus (IV). Kleve, T. Silberling, 1660. In 8.º de 16x10 cm. Encadernação da época em pergaminho.

Ilustrado com frontispício gravado, gravura com retrato do autor, brasão de armas de Nassau, 3 mapas e 5 vistas e a gravura do eclipse.

Sabin 3409; Alden-L. 660/11; JCB III, 26; Borba de M. 79; Bosch 127; Rodrigues 346.



42 - GOYA Y LUCIENDES, Francisco. – LOS PROVERBIOS. Coleccion de diez y ocho láminas inventada e grabadas al agua fuerte por don Francisco Goya. Publícala la R! Academia de Nobles Artes de San Fernando. Madrid 1864. Lit. de J. Aragon. In fólio. Encadernação do início do século xx inteira de chagrim.

Frontispício litografado e 18 gravuras.

Palau 1990, III 388. Vindel, 34. Harris III, 248 - 265.



79 - RODRIGUES, João. – ESPINGARDA PERFEYTA, & Regras para a sua Operaçam. Lisboa, 1718. Antonio Pedrozo Galram. In 8.º Encadernação do século xix inteira de pele ao gosto da época.13 gravuras.

Inocêncio IV, 28.

Aqui fica a notícia, espero que o catálogo seja do vosso interesse, pois que o Salão será uma certeza quanto à sua qualidade e como local previlegiado para contacto com outros bibliófilos e livreiros.

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: