"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bom Ano Novo





Ao virar a página de mais um ano, analisei em retrospectiva os caminhos trilhados por mim e pelos meus outros amigos que mantêm blogues.

Fácil é constatarmos que estes são aparentemente divergentes no seu conteúdo, mas têm em comum um ponto que nos une, quase como um cordão umbilical, o prazer da divulgação do livro – seja ele livro-antigo ou mais moderno – e da sua leitura.

José Mindlin escreveu: "A leitura para mim sempre foi uma fonte de prazer, e gostaria que isso fosse uma coisa generalizada."

É este mesmo sentimento que tentamos colocar nos nossos textos – ainda que a forma de o fazer possa parecer divergente – mas a sua essência parece-me ser esta.


Cena de "Casablanca"
(O meu filme de culto)

Propositadamente não mostrei nem falei de nenhum livro em particular, pois que nesta quadra parece-me que devemos colocar acima de tudo as pessoas – o convívio com as nossas famílias e os nossos amigos – e os fortes sentimentos que nos ligam deixando para segundo plano até mesmo os nossos bem-amados livros!

Mas claro que esta paixão, qual doença crónica e incurável – que até tem alastrado com o aparecimento de blogues de grande qualidade o que saúdo com grande alegria – nos levará inevitavelmente a este tema já no início do próximo ano.



Espero que consigamos continuar a transmitir esta mesma mensagem durante 2011 e que este ano, apesar das grandes dificuldades previstas, traga saúde, alegria, paz e amor para todos nós e as nossas famílias.

Para todos os meus leitores, mesmo os dos mais recônditos lugares, desejo um excelente 2011!

Com amizade.

3 comentários:

Marco Fabrizio Ramírez Padilla disse...

Rui.

Mis mejores deseos.
Bon ano novo.

Galderich disse...

Rui,

Hermosa entrada y tienes toda la razón del mundo cuando dices que cada blog de bibliofilia es diferente a pesar de mostrar todos una misma pasión. Las diferencias enriquecen nuestro panorama bibliófilo.

UN BON ANY 2011!

{anita} disse...

Feliz 2011, Rui!