"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Livraria Luís Burnay: Boletim Bibliográfico 46 – Setembro 2010





Esta Livraria lançou mais um dos seus Boletins Bibliográficos que reúne um conjunto de livros de temáticas variadas.

Como já é habitual, apresenta um bom acervo de livros importantes para o estudo da nossa História.

Nesta temática, merece destaque pois ainda é hoje uma obra de consulta obrigatória para o estudo da época:

576. SORIANO, Simão José da Luz. - História da Guerra Civil e do estabelecimento do Governo Parlamentar em Portugal, compreendendo a história diplomática, militar e política deste Reino desde 1777 até 1834. - Lisboa: Imprensa Nacional, 1866-1893. - 19 vols.: il.; 23cm.-E Colecção completa desta monumental obra de investigação histórica, repleta de informações e abundante transcrição de documentação inédita, verdadeiramente indispensável para quem estuda a história do Portugal da época. Inclui numerosas estampas e mapas desdobráveis em separado. Conjuntos completos são hoje invulgares e procurados. M/encs de pele da época, um pouco cansadas (em especial nas coifas) mas ainda muito sólidas. (264)


Livraria  Luís Burnay

Na literatura realço algumas 1ª edições de Camilo Castelo Branco (lotes 117-133), Eugénio de Castro (lotes 137-138) e de Aquilino Ribeiro (lotes 511-516) entre outros.

Apresenta igualmente um conjunto de opúsculos sobre algumas polémicas célebres: a "Questão do Bom Senso e Bom Gosto" (lotes 68-73), já aqui aflorada em “A Questão Coimbrã”, “O Casamento Civil” (lotes 109-115) e “Eu e o Clero” (lotes 210-217) (também já aqui referida, assim como a anterior, no artigo “Alexandre Herculano – II Centenário do seu nascimento: um esboço biobibliográfico").



 

Na categoria de livro antigo devo destacar este exemplar saído dos prelos desse grande impressor que foi Pedro Crasbeeck:

646. ORDENAÇÕES / E LEIS DO REINO / De Portugal / RECOPILADAS PER MANDADO / DO MVITO ALTO CATHOLICO / & poderoso Rei dom / Philippe o Priº .- Impressos em Lisboa o Mostrº de S. Vicente Camara Real de su Magde da ordem dos Conegos regulares, por Pedro Crasbeeck, 1603. - (6), 298, (4), 100, (4), 169, (4), 122, (4), 180, (6), (2) p.; 40cm.-E. Estas Ordenações vulgarmente conhecidas por "Filipinas" resultaram da vontade de Filipe I em reformar as anteriores encarregando desse trabalho os desembargadores Paulo Afonso e Pedro Barbosa, ajudados por Damião de Aguiar e Jorge de Cabedo. Sob o ponto de vista histórico estas Ordenações são uma obra notável, pois de facto constituíram o fundo do Direito Civil português até a promulgação do " Código Civil" em 1867. Sob o ponto de vista bibliográfico foram impressas no Mosteiro de S. Vicente de Fora, trabalho do famoso impressor Pedro Craesbeeck. A página de rosto é inteiramente gravada em cobre c/as armas portuguesas. O texto que vem composto a duas colunas em caracteres redondos vem adornado letras capitulares de fantasia. O presente exemplar está completo e revestido por enc. da época inteira de pele, c/pequenos restauros. A página de rosto está espelhada, e a ultima folha da "Tavoada" do quinto livro tem rasgão pelo meio c/fac-simile da pequena falta de texto. Juntou-se um fac-simile de uma pequena folha de erratas que nem sequer vem referida nas bibliografias. O miolo apresenta abundantes notas marginais coevas antigas, e evidente manuseamento marginal nas margens inferiores, c/ naturais manchas ocasionais, e um ou outro rasgão c/restauro. No todo exemplar muito razoável e interessante (pelas anotações técnicas) desta notável obra seiscentista muito rara, que não aparece há muito tempo no mercado.

Bom, convido-vos agora para a sua leitura. Infelizmente não terão reproduções fotográficas das obras, mas os descritivos são bem relevantes.

Saudações bibliófilas

 

Sem comentários: