"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 23 de julho de 2016

Cólofon – Últimas novidades Julho 2016 - livros do século XVI ao século XX


Encadernação do séc. XVIII
(Colecção privada)

Francisco Brito da Cólofon – livros antigos / edições | Largo Condessa do Juncal, nº 57 |  4800-159 Guimarães | Portugal, lançou mais um curioso catálogo de livros com as últimas novidades de Julho que podem consultar seguindo esta ligação.

Das obras apresentadas neste catálogo, na sua opinião, merecem natural destaque as seguintes:

892 – LA MYTHOLOGIE MISE À LA PORTÉE DE TOUT LE MONDE, Ornée de cent Figures en couleurs, ou en noir. Paris. Chez Déterville. An Septième (1799). 12 volumes de 176 – 172-174-146-191-175-164-187-175-190-169-151 págs. 12,5cm. E.

889 – Theodoreti, Beati - BEATI THEODORETI EPISCOPI CYRI INTERPRETATIO IN OMNES DAVIDIS PSALMOS. Patavii. Apud M. Antonium Gallassium Brixiensem. 1564. XII – 299 págs. 20,5cm. E.

901 – Castelo Branco, Camilo – O VISCONDE DE OUGUELA. PERFIL BIOGRÁFICO. Porto. Typ. Pereira da Silva. 1873.107-III págs. 19.5cm. E.

914 – Mendóça, Dom Filipe Folque de - A CASA DE LOULÉ E AS SUAS ALIANÇAS. Lisboa. Livraria Bizantina. 1995. 287 págs. 30cm. B.

896 – Faria, Guilheme de - SOMBRA. Lisboa. 1924. 38 págs. 17,5 cm. B.


Um leitor

Tem sido com algum interesse que tenho acompanhado o “desenvolvimento” da actividade bibliófila deste livreiro-antiquário da nova geração e, pelo que tenho avaliado, tem feito um percurso coerente e com um progressivo aprofundar dos seus conhecimentos fruto de pesquisa e trabalho (facto que não posso deixar de louvar!)

Claro que é sempre mais fácil falar dos mais conhecidos – mas esse “como já são bem conhecidos” têm um nome no mercado bem definido – com os seus defensores e os seus detractores (o mercado bibliófilo é um pouco selvagem tanto quanto me tenho apercebido … ou não fizesse parte do mundo financeiro!)

Um outro aspecto que não posso deixar de realçar, até pela experiência própria de livros que lhe adquiri, o rigor do seu descritivo que tenta ser o mais “técnico possível” não entrando em grandes confabulações do eventual valor, para isto ou aquilo, pois isso compete ao comprador saber para que quer o livro!

Mas talvez o mais significativo é o seu empenho num campo onde muitos dos seus confrades – mesmos os decanos (chamemos-lhe assim) são pouco cautelosos –  e refiro-me à descrição das encadernações (onde muitas vezes temos grandes desilusões depois da aquisição do nosso exemplar baseado na sua descrição(…e eu que o diga!)


Plaisirs d'amateurs - Le bibliophile

Mas vamos lá ver então as preciosidades que ele nos propõe:



889 – Theodoreti, Beati  - BEATI THEODORETI EPISCOPI CYRI INTERPRETATIO IN OMNES DAVIDIS PSALMOS. Patavii. Apud M. Antonium Gallassium Brixiensem. 1564. XII – 299 págs. 20,5cm. E.



[Já posteriormente o livreiro esclareceria: “tanto quanto pude apurar esta é a primeira edição desta obra publicada em Itália. Há uma segunda, logo em 1565, da mesma casa tipográfica”]



Muito rara edição desta obra interpretativa dos Salmos do Rei David da autoria de Teodoreto, Bispo de Cirro (actual Síria) entre 420 e 466, eclesiástico nestoriano e notável exegeta, aqui apresentada numa edição quinhentista impressa nas oficinas de Antonium Gallasium Brixiensem, em Pádova.



Contém a seguinte anotação manuscrita no rosto: "finis(do) exommado pello expurgatori inquisitore".  Uma outra nota demonstra que este exemplar foi analisado pela Inquisição, possivelmente para validar a sua circulação em Portugal.



Exemplar encadernado. Encadernação antiga com as pastas a aparentarem ser de época e a lombada mais recente. Com restauro na lombada.



Sobre a encadernação também acrescentou: é bastante provável que a lombada seja do século XIX mas que a restante encadernação, aplicada à lombada (ou vice-versa!), seja do século XVI...”]

Alguns restauros na folha de rosto. Manchas de humidade e marcas de xilófagos. Furo (0,4cm) nas páginas 133 – 138. Restante miolo em geral bom estado de conservação.

Preço: 300 euros. RESERVADO.




892 – LA MYTHOLOGIE MISE À LA PORTÉE DE TOUT LE MONDE, Ornée de cent Figures en couleurs, ou en noir. Paris. Chez Déterville. An Septième (1799). 12 volumes de 176 – 172-174-146-191-175-164-187-175-190-169-151 págs. 12,5cm. E.



Fabulosa obra sobre a Mitologia Clássica adornada com 100 gravuras distribuídas da seguinte forma pelos volumes:

1º volume: 23 gravuras. 
2º volume: 18 gravuras.  
3º volume: 12 gravuras.  
4º volume: 5 gravuras.    
5º volume: 6 gravuras.    
6º volume: 8 gravuras.
7º volume: 4 gravuras.
8º volume: 8 gravuras.
9º volume: 2 gravuras.
10º volume: 8 gravuras.
11º volume: 2 gravuras.
12º volume: 4 gravuras.

A obra pretendia ser uma obra, “indispensable aux jeunes gens de l’un et l’autre sexe, et utile à toutes les classes de lecteurs”, pelo que se adivinha um certo intuito instrutivo ou educacional.

Colecção de elevado interesse e de notável apuro gráfico e estético.

Exemplares em excelente estado de conservação.



Encadernação antiga com a lombada em pele. Completo, com todas as gravuras em geral bom estado. 
Algumas gravuras apresentam algum foxing. Pequenas perdas marginais nas páginas de texto 97 do 2º vol. E 13 do 5º vol. que contudo não afectam o texto. Miolo em excelente estado de conservação.

Muito raro e pouco frequente no mercado.

Preço: 680 euros.



896 – Faria, Guilherme de - SOMBRA. Lisboa. 1924. 38 págs. 17,5 cm. B.

Poeta crepuscular, Guilherme de Faria teve meteórica ascensão no panorama poético português, tendo privado e trabalhado com Joaquim e Henrique Paço d’Arcos, Francisco Lucena, Manuel de Castro, entre muitos outros. Conheceu também Teixeira de Pascoaes (que editou e com quem se viria a incompatibilizar), Mário Beirão, António Sardinha, Afonso Lopes Vieira, entre outros.
Suicidou-se em 1929.


Guilherme de Faria (1)

“Sombra” é já uma das fases finais do caminho que o viria a fazer atirar-se à Boca do Inferno, o brado de um homem que “quiz lutar, sofrer, sonhar a vida inteira!”.
​Exemplar com os cadernos por abrir. Algum foxing nas páginas.
Preço: 20 euros



901 – Castelo Branco, Camilo – O VISCONDE DE OUGUELA. PERFIL BIOGRÁFICO. Porto. Typ. Pereira da Silva. 1873.107-III págs. 19.5cm. E.

 Edição de autor, escreveu-a Camilo como manifestação pública em favor do Visconde de Ouguela, então preso por motivos político, dedicou-a à Viscondessa. Carlos Ramiro Coutinho, barão de Barcelinhos pelo casamento e Visconde desde 68, era amigo de infância do romancista, mas Camilo lembrava também o doloroso tempo na Cadeia da Relação do Porto, embora por causas bem diferentes e consabidas. Do julgamento (1873) não houve condenação e o Visconde continuou a sua actividade política e associativa de que deixou interpretações e ensaios, pregão da reforma e revolução.



O propósito do perfil biográfico, com a urgência e vicissitudes da edição e distribuição, ressalta das cartas de Camilo a Ouguela – de que Teófilo deu alguns extractos “Camilo Castelo Branco – notas autobiográficas”, Revista portuguesa, dir. Joaquim de Araújo, I, 1894-95, p. 1-7 e 111-120) e que hoje lemos integralmente (Camilo íntimo– cartas inéditas de Camilo Castelo Branco ao Visconde de Ouguela, ed. por A. Campos Matos, 2012).


Camilo Castelo Branco

 Camilo chamou-o para iniciativas literárias, refere-se-lhe em vários momentos, dedicou-lhe, em 1876, uma das Novelas do Minho (O cego de Landim) e, em 1883, “D. Luís de Portugal”, dedicatória extensiva a Rodrigues de Azevedo e Fernando Palha.

Exemplar encadernado. Encadernação da época com a lombada em pele. Miolo em bom estado. Edição apurada. Todas as páginas são circundadas por um filete tipográfico. Contém uma extensa dedicatória do Visconde de Ouguela a Luís da Câmara na folha de anterrosto. Apresenta um retrato fotográfico da época do Visconde de Ouguela no verso da folha de anterrosto. Assinatura de posse antiga na folha de rosto.
 Preço: 180 euros.

Não vou citar o outro exemplar que o Francisco Brito refere, mas antes este outro, que lhe “anda enrolado há tanto tempo!” pela Livraria:



842 – Urcullu, D. José de – TRATADO ELEMENTAR DE GEOGRAFIA ASTRONOMICA, FIZICA, HISTÓRICA OU POLITICA...Porto. Imprensa de Álvares Ribeiro. 1835-39. 3 vols. de L - 502, XXIV - 608 e XXII -522 - 52 págs. 18 cm. E.

Curiosa obra da autoria de D. José de Urcullu, um escritor e matemático castelhano e simpatizante da causa liberal que se radicou em Portugal após a guerra civil.

Este seu “Tratado” assume uma forma invulgar, uma vez que, num estilo próximo do enciclopédico, trata assuntos aparentemente tão distintos como a História ou a Astronomia. Os temas são divididos por capítulos e ao longo dos três extensos tomos da obra...

O primeiro volume desta obra dedicada João Allen, abre com uma interessante lista de subscritores, onde podemos encontrar os nomes de pessoas e famílias distintas da sociedade portuguesa de então como a família Pinto Basto, o Barão de Forrester, o Conde de Ficalho, Manuel Clamouse Brown, entre muitos outros.



Obra ilustrada com gravuras do Museu e Casa de João Allen, da Fábrica da Vista Alegre. Contém 3 desdobráveis sobre o sistema solar (vol. I) e 2 desdobráveis com mapas comparativos de rios e vulcões (vol. II).

Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Miolo em geral bom estado. Com defeito (ver imagem) nas 3 primeiras folhas do tomo I.

(O tal pormenor que pode afastar alguns potenciais compradores…mas se as tem!)

Preço: 120 euros (com oferta de portes de envio)

Antes de terminar, não quero deixar de expressar o meu convite, para todos aqueles que tenham oportunidade de o fazer, que passem pelo Mercado dos Caquinhos que está a decorrer em Guimarães durante este fim-de-semana e, onde, poderão encontrar o nosso prezado amigo Francisco e alguns dos seus livros.


Mercado dos Caquinhos – Cartaz

“Nos dias 23 e 24 de Julho, a Viela da Arrochela (mais conhecida pelo famoso restaurante dos Caquinhos) terá o seu caminho preenchido com livros, vinis, arte e antiguidades entre as 10:00 e as 20:00.
Dois dias com muita coisa para ver, ouvir e comprar. A Almanaque 23, a Colofon e a Snob convocaram diversos comerciantes para marcarem presença neste primeiro evento de “mercado” de rua naquela viela histórica do Centro Histórico vimaranense.
Com confirmações de participantes como Loja do Júlio, Livraria Pinto dos Santos, Alfarrabista Quinto Planeta, Antiguidades por Vítor Aguiar Branco, entre outros, o Mercado dos Caquinhos promete ser o ponto de encontro de uma Guimarães já esquecida.”
In FreePass Guimarães


Mercado dos Caquinhos
©Fotografia Almanaque 23

Espero que não “se sintam muito enfastiados”, pois tentei ser o mais ligeiro possível e, como estamos num período em que apetece mais sair do que ficar em casa, ficou o convite para um passeio pelo Centro Histórico de Guimarães, “darem uma vista de olhos” pelas peças expostas e, porque não, fazerem uma “refeição familiar” no afamado restaurante localizado na rua onde decorre o evento.

Saudações bibliófilas.

Notas:

(1) Veja-se: Universidade Católica evoca poeta Guilherme de Faria

Sem comentários: