"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 20 de março de 2016

Uma volta pelas livrarias… – Livraria Castro e Silva




Contrariando um pouco aquilo que já aqui disse e escrevi – o prazer de visitar uma livraria e trocar impressões com o seu proprietário é sempre um momento inesquecível e fundamental na formação da nossa cultura bibliófila – hoje vou dar início a um conjunto de artigos (não forçosamente seriados nem seguindo uma ordem ou critério pré-definido) de “visitas virtuais” a algumas livrarias que constam da minha listagem.


O bibliófilo no seu recanto…

Abri ao acaso a página da Livraria Castro e Silva e deparou-se-me logo uma obra de ornitologia que me fascinou – o meu eterno prazer de observar as aves!



HISTORIA NATURAL DE DIFFERENTES PASSAROS. [FIELD STUDY ON THE BIRDS OF BRAZIL] Traduzida do Francez. S/L. [Brazil] 1856. In 4º (de 24x21 cm) com [vi], 83, [vi] pags. [€40.000]

Encadernação artística da época inteira de pele com finos ferros a ouro na lombada e nas pastas. Cortes das folhas douradas. Fechos de metal na dianteira das pastas.



Profusamente ilustrado com 87 desenhos de pássaros coloridos manualmente sobre 27 folhas papel de desenho muito alvo e de elevada espessura, encontrando-se protegidas por folhas de papel vegetal intercaladas. Texto redigido em belíssima caligrafia a uma só mão firme e regular, ocupando todo o espaço das folhas de papel muito fino e de elevada qualidade. O texto acompanha a sequência dos desenhos, abrindo a obra com desenhos e antecedido de uma portada com um ramo de flores (rosas, crisântemos e cravos).



Exemplar único e de autor / desenhador anónimo, apresentando 2 ex-libris (de Joseph-Batlle; e do Barão de Vasconcellos, um aristocrata brasileiro de origem portuguesa).
A obra contém um estudo – baseado provavelmente na obra francesa de Buffon, Histoire Naturelle de Differents Oiseaux – pronto para edição que incide sobre os pássaros do Brasil. Supõe-se que seria este um protótipo da obra encomendada pelo Imperador D. Pedro II para ilustrar a história natural dos pássaros brasileiros de forma a encontrar uma alternativa aos trabalhos de campo estrangeiros publicados sobre a ornitologia brasileira.
 This ornithological field work contains a study - probably based on the French work of Buffon, Histoire Naturelle des Differents Oiseaux - a ready for editing original focusing on the birds of Brazil.



This is manuscript might have been the prototype of the work commissioned by Emperor Dom Pedro II to illustrate the natural history of the birds in order to find an alternative to foreign works published on the Brazilian field ornithology.
Single copy from an anonymous designer, with 2 ex - libris (of Joseph – Batlle; and of the Baron de Vasconcellos, a Brazilian aristocrat of Portuguese origin).
Binding: contemporary full calf artistically gilt at folders. Cuts of leaves gilt at edges. Metal clasps on the front of the folders.
Profusely illustrated with 87 hand colored specimen of Brazilian birds in 29 plates.
Text written in beautiful calligraphy in one firm and steady hand, occupying the entire space of very thin sheets of paper and high quality . The text accompanying the sequence of drawings, opening the book with drawings and preceded by a colorful painting of a bunch of flowers (roses, carnations and chrysanthemums).

Referência: 1402NM022

Sobre Espanha encontramos alguns livros de que também dou aqui notícia



LOCKER, Edward Hawke – VIEWS in SPAIN By… Esq. F. R. S. [C. Hullmandel’s Lythography] London: John Murray, 1824. In folio (29x23 cm). Col: [14], 120 pags. [€12.000]

Encadernação inteira de pele do século xx (assinada pelo mestre encadernador Frederico de Almeida) com nervos e ferros gravados a ouro na lombada e nas pastas.



Ilustrado com 1 frontispício gravado (vinheta) e 60 litografias coloridas a água-tinta gravadas por J. D. Harding, C. Hullmandel, e W. Westall a partir dos desenhos de E. H. Locker.

Obra com magnificas reproduções das pinturas de Edward Hawke Locker obtidas durante a sua permanência em Espanha e intercaladas com a descrição dos locais retratados, das cidades e dos seus percursos, e da história antiga e moderna, sobretudo com a descrição dos momentos vividos durante a Guerra Peninsular.



Edward Hawke Locker (1777-1849) nasceu em Kent, estudou em Eton, e em 1823 fundou o Painted Hall Greenwich. Durante as campanhas militares contra Napoleão serviu no cargo de Secretário da frota do Mediterrâneo que desembarcou na Catalunha em 1813 junto com Lord John Russell (a quem dedicou a obra) e esteve em Tarragona, em Zaragoza e na frente norte. Passou por Valladolid, Segóvia, Madrid, Toledo e por toda a costa, tendo chegado a Barcelona vindo de Valência.



Book with magnificent reproductions from Edward Hawke Locker’s paintings, reunited as an album of the works he obtained during his stay in Spain with the description of the landscape locations, cities, roads; interspersed with the ancient and modern history, and particularly describing the moments he lived during the Peninsular War fought against Napoleon's army.
Binding: a luxurious 20th century full calf (brown morocco) signed by the master bookbinder Frederico de Almeida, very fine tooled and gilt at the spine and folders.
Edward Hawke Locker (1777-1849) was born in Kent, studied at Eton, and in 1823 founded the Painted Hall Greenwich. During military campaigns against Napoleon served as Secretary of the Mediterranean. He arrived in Catalonia in 1813 along with Lord John Russell (to whom he dedicated the work) from whom he was bringing dispatches to Wellington. As officer of liaison he passed through Tarragona, Zaragoza and the northern front. He passed also in Valladolid, Segovia, Madrid, Toledo and along the coast, having arrived in Barcelona from Valencia. Later visited Napoleon in May 1814 during his Elba exile. Illustrated with engraved title page (including a vignette) and 60 colored lithographed plates engraved by Harding, Hullmandel and Westall after the author’s drawings.

Abbey Travel, 147; Foulche Delbosc, 264 B; Palau, 139541; Brunet, Vol., III, 1140 p; Alberich, 1497

Referência: 1312CS004



SALMON, Tomás –  LO STATO PRESENTE DEL REGNO DI SPAGNA. [IN] LO STATO PRESENTE DI TUTTI I PAESI, E POPOLI DEL MONDO NATURALE, POLITICO, E MORALE, COM NUEVE OSSERVAZIONI, E CORREZIONI DEGLI ANTICHI, E MODERNI VIAGGIATORI. VOLUME XIV. IN VENEZIA, Presso Giambatista Albrizzi q.Gir. MDCCXLV. (1745) In 8.º De 18x12 cm. Com (xiv)-464 pags [€2.500] 



Encadernação da época inteira de pergaminho com nervos, rótulo dourado na lombada, e ferros lavrados a seco nas pastas.



Ilustrado com: um frontispício gravado, um mapa desdobrável da península Ibérica e 22 gravuras desdobráveis: vista da cidade de Madrid panorama da Praça Mayor Vista do Palácio Real vista do Buen Retiro o Grande Lago do Buen Retiro a igreja de Sto António no Buen Retiro vista de S. Paulo no Buen Retiro o Real Palácio del Pardo a entrada principal do Escorial o pátio do Escorial o claustro do Escorial vista do palácio de Aranjuez panorama da fonte de Aranjuez Vista da Catedral de Toledo panorama da cidade de Sevilha vista da Catedral de Sevilha e da Torre da Giralda vista do Mosteiro da Praça de S. Francisco em Sevilha vista do Palácio Real de Sevilha vista do Palácio Real na Grande Praça de Cádis vista do Pátio dos Banhos na Alhambra de Granada vista do Pátio dos Leões na Alhambra de Granada. Importante livro de viagens em Espanha. Apresenta uma descrição histórica e geográfica de todas as suas províncias.



Single volume.
Binding: later contemporary vellum (pigskin fashioned at the style of an earlier period) finished on hard paperboards, blank tooled at covers, and gilt on spine labels.
Illustrated with a frontispiece engraved cooper plate and 22 folding engravings: view of the city of Madrid, panorama of the Plaza Mayor, view the Royal Palace, view of the Buen Retiro, the Great Lake of the Buen Retiro, the church of St. Anthony in the Buen Retiro, view of S. Paul in the Buen Retiro the Royal Palace del Pardo the main entrance of Escorial, the courtyard of Escorial, the cloister of Escorial view of the Palace of Aranjuez, panorama of the Aranjuez Fountain, view of the Cathedral of Toledo panorama of Seville view of the Seville Cathedral and Giralda Tower, view from the Square of the Monastery of St. Francis in Seville, view the Royal Palace of Seville, view the Royal Palace in the Great Square of Cadiz view of a courtyard in the Alhambra of Granada, seen from the of the Lions Courtyard in the Alhambra of Granada.

Referência: 1010CS002



VELOSO. Jóse Mariano da Conceição – ATLAS CELESTE ARRANJADO POR FLAMSTEED, PUBLICADO POR J. FORTIN, CORRECTO, E AUGMENTADO POR LALANDE, E MECHAIN, TRASLADADO EM LINGOAGEM DE ORDEM DE SUA ALTEZA REAL O PRINCIPE REGENTE N. S. PARA INSTRUCÇÃO DA MOCIDADE. PRIMEIRA EDIÇÃO PORTUGUEZA REVISTA, E CORRECTA PELO DOUTOR FRANCISCO ANTONIO CIERA, E PELO CORONEL CUSTODIO GOMES VILLAS-BOAS. Lisboa. NA IMPRESSÃO RÉGIA. Anno 1804. In 4.º De 24x17 cm. com XVI, 43 pags. + 30 gravuras desdobraveis de (32x24 cm). Brochado. [€18.000]



Exemplar totalmente por aparar (intonso) preserva as capas de brochura originais.
Bela gravura decorativa com as armas de Portugal ao centro da folha de rosto. O texto encontra-se dentro de cercadura tipografia em toda as páginas.

As gravuras das constelações são magnificamente adornanadas com desenhos, foram executadas na famosa mas efémera tipografia do Arco Cego e são assinadas pelos mestres gravadores Vianna, Eloy, Souto, Figueiredo, Neves, Camena, Lima e Tra[?], Marques e Rebelo.
Inocêncio 2, 113 Arco do Cego 108 G.R. Trad. Port. 1, 2583.A dedicatória da obra ao rei de Portugal D. João VI, á época da publicação da obra Principe Regente, é da autoria de Fr. José Mariano da Conceição Veloso director da tipografia do Arco Cego, que ai afirma ser a obra publicada por ordem do monarca.

Empresa gráfica notável, trata-se de um dos mais raros e belos livros saídos dos prelos da Impressão Régia, tendo sido as chapas das gravuras executadas pelos melhores gravadores portugueses na tipografia do Arco Cego, que entretanto fora extinta.
Esta tipografia real de curta duração foi criada para por Portugal ao nível tipográfico (em termos de divulgação cientifica) dos paises mais importantes da Europa.
A 1.ª edição do Atlas Celeste de Flamsteed foi publicada em Londres no ano de 1729.



Inocêncio II, 113 “CUSTODIO GOMES VILLAS BOAS, Cavalleiro da Ordem de Christo, Brigadeiro d"Artilheria, Lente de Mathematicas jubilado na Academia Real de Marinha e ultimamente Governador da praça de Valença. Socio da Acad. R. das Sc. de Lisboa. - Morreu com 64 annos a 6 de Abril de 1808. - E. (…) 456) Atlas celeste, arranjado por Flamsteed, publicado por J. Fortin correcto e augmentado por Lalande e Machain, trasladado em linguagem. Primeira edição portugueza, revista e correcta pelo doutor Francisco Antonio Ciera, e pelo coronel Custodio Gomes Villas Boas. Lisboa, na Imp. Regia 1804. 4.º de XVI43 pag. com trinta estampas ou cartas, gravadas a buril por artistas portuguezes no estabelecimento typographicolitterario do Arco do Cégo. Esta obra, de que ha ainda exemplares à venda no armazem da Imprensa Nacional, foi ha annos reduzida em preço, bem como outros livros d"aquella antiga Officina; passando de 2:000 réis a 1:600, por que actualmente se vende.”

BNP. Flamsteed, John, 1649-1719  [Material cartográfico] / arranjado por Flamsteed ; publicado por J. Fortin; correcto, e augmentado por Lalande, e Mechain; Flamsteed, John, 1649-1719; Fortin, Jean Baptiste, 1740-1817, ed. lit.; Lalande, ed. lit.; Mechain, ed. lit.; Ciera, Francisco António, 1763-1814, ed. lit.; Vilas Boas, Custódio José Gomes, 1771-1809, ed. lit.;  VELOSO. Jóse Mariano da Conceição, O.F.M., 1742-1811, ed. com.; Impressão Régia. (Lisboa), impr.

Vide la luce a Londra nel 1729 ad opera degli esecutori testamentari del Flamsteed e completa la Historia Coelestis Britannica edita negli anni precedenti e che raccoglieva il lavoro svolto dal primo direttore dell'Osservatorio Reale di Greenwich nei suoi quarantatre anni di osservazioni. Questo del Flamsteed può essere considerato il primo atlante moderno; riporta circa 3300 stelle, il doppio di quello dell' Hevelius, e per la prima volta le stelle vi vengono collocate attraverso le loro coordinate equatoriali: ascensione retta e declinazione, il cui reticolo viene sovrapposto nelle tavole a quello polare eclittico. Questa innovazione fu possibile attraverso l'introduzione nell'osservazione dell'orologio a pendolo, che permetteva di risalire alla differenza di ascensione retta partendo dalla differenza fra i tempi del passaggio delle stelle al meridiano. Un secolo prima il Bayer inseriva nel suo atlante le due Nubi di Magellano; ora Flamsteed, nella tavola dedicata ad Andromeda, alla destra di nu Andromedae, disegna una stellina, la galassia M31, il primo oggetto non stellare ad apparire in una carta celeste di un importante atlante.



The first stellar atlas based in Atlas Coelestis was published only ten years after the death of Flamsteed, by his widow, assisted by "Joseph Crosthwait (Joseph Crosthwait and Abraham Sharp. It was preceded by the opus 'Stellarum inerrantium Catalogus Britannicus' (or simply 'British Catalogue', published in 1725, with 2919 stars).
One of Flamsteed"s main motivations to produce the Atlas, was to correct the representation of the figures of the constellations, as made by Bayer in is Uranometria 1603). Bayer represented the figures viewed from behind (not from the front, as was done since the time of Ptolomy), which reversed the placement of stars and created unnecessary confusion.
The publication enjoyed immediate success, becoming the standard reference for professional astronomers for nearly a century. Even so, three objections have been raised regarding it: the high price, great size (making it difficult to handle) and low artistic quality (many criticisms were made to the drawings by James Thornhill, particularly regarding the representation of Aquarius). This led Dr. John Bevis to try to improve the Atlas. In 1745, he produced the 'Uranographia Britannica', with smaller dimensions, updated with observations and more artistic pictures. However, this atlas was never officially published and at the present, there are only 16 known copies. The Atlas Fortin-Flamsteed Planetary chart - Atlas Coelestis (1660) Finally, the changes in the positions of stars (the original observations were made in the 1690s), led to an update made in the 1770s by the French engineer Jean Nicolas Fortin, supervised by the astronomers Le Monnier and Messier, from the Royal Academy of Sciences in Paris. The new version, called Atlas Fortin-Flamsteed, had 1/3 of the size of the original, but kept the same table structure. There is also some artistic retouching to some illustrations (mostly Andromeda, Virgo and Aquarius). The names of the constellations are in French (not in Latin) and the Atlas included some nebulae discovered after the death of Flamsteed. In 1795 it was published in an updated version, produced by Mechain and Lalande, with new constellations and many more nebulae.

Referência: 1602CS009



LUCENA, João de – HISTORIA DA VIDA DO PADRE FRANCISCO XAVIER E do que fizerão na India os mas Religiosos da Companhia de Iesu, Composta pelo Padre Ioam de Lucena da mesma Companhia Portugues natural da Villa de Trancoso. Impresso per Pedro Crasbeeck Em Lisboa. Anno do Senhor 1600. In fólio de 26x16 cm. Com [iv], 908, [xxxviii] pags. [€12.000] 



Encadernação recente ao gosto da época inteira de pele com ferros a seco nas pasta.
Ilustrado com frontispício gravado; uma gravura com o túmulo de S. Francisco Xavier; e dois retratos do mesmo apóstolo. Impressão a duas colunas.
Exemplar com leves restauros marginais e falta da folha com a licença régia (que foi retirada da maioria dos exemplares na época) adicionada em fac-simile.

Primeira edição. Obra muito rara e importante para a história da expansão portuguesa na Ásia.

Azevedo e Samodães, 1856. «Obra de muito merecimento para a história das missões e do nosso domínio nas Índias Orientais durante a segunda metade do século xvi. Seu autor é considerado como um dos melhores clássicos da nossa língua, e isso muitíssimo contribui para a grande e justificada fama bem justificada estima que o livro desfruta, não só nos escritores e bibliófilos nacionais, mas também estrangeiros. Os exemplares desta edição primitiva, bela e primorosamente impressa, são raríssimos.»
Inocêncio III, 399.


 

"P. JOÃO DE LUCENA, Jesuita, natural da villa de Trancoso, n. em 1550, e m. em Lisboa na casa professa de S. Roque em 1600, contando por conseguinte 50 annos d'edade. Historia da vida do Padre Francisco de Xavier, Pedro Craesbeeck. Em Lisboa. Anno do Senhor 1600. fol. Tem, afóra o frontispicio, mais dous retratos gravados em chapas de metal, os quaes todavia faltam em varios exemplares que tenho visto. Foi traduzida em italiano, e sahiu impressa em Roma, por Zannetti 1613. 4.º, e em castelhano, Sevilha, por Francisco de Lyra 1619. 4.º Ibi, 1699; e dizem que o fôra tambem em latim. A edição portugueza de 1600 é pouco vulgar, e assás estimada. D'ella fez Bento José de Sousa Farinha uma segunda edição, que elle dá por mui fiel, e sahiu: Lisboa, na Offic. de Antonio Gomes 1788. 8.º 4 tomos. Com esta historia o P. Lucena abriu-se praça entre os mestres mais insignes da pureza da nossa lingua. Suave no estylo, loução e polido no dizer, grave nas sentenças, e escrupuloso na escolha das palavras, tem sido universalmente respeitado pelos nossos criticos e philologos, todos concordes em reconhecerem e apreciarem o seu grande merecimento. Para confirmar este juizo, transcreverei aqui dous testemunhos, cuja competencia não deve ser contestada. Seja o primeiro o do P. Francisco José Freire, nas Reflexões sobre a Ling. Portug., parte 1.ª Diz elle: «O P. João de Lucena merece occupar logar na classe dos mestres da primeira nota: porque a sua vida de S. Francisco Xavier é escripta com tal propriedade, energia, e pureza de lingua, que os muitos elogios com que os sabios honram a sua memoria não são os que bastam para quem tanto honrou com a sua pura locução aquella linguagem portugueza, que a critica só reconhece por genuina. Foi injustamente arguido de usar de diversos termos destituidos de classica auctoridade, mas o certo é que de todos os que lhe arguem ha exemplos seguros, como facilmente mostrariamos, se fosse nosso assumpto fazer aqui a apologia do P. Lucena.» Seja o segundo o do P. José Agostinho de Macedo, no seu opusculo Os Frades, ou reflexões philosophicas, etc., a pag. 67, onde fallando de Lucena se exprime nos termos seguintes: «É um dos nossos melhores classicos, e muito seguro texto; e sendo por este lado tão digno do nosso respeito e reconhecimento, ainda o considero mais por outro lado, e vem a ser: pelas noções que nos dá, e pelas noticias que só elle, entre todos os viajantes, nos dá dos costumes, das leis, da religião de muitos povos do ultimo oriente, isto é, dos habitantes das ilhas que formam o imperio do Japão, e de muitas outras do Oceano Pacifico, por onde S. Francisco Xavier levado pelos portuguezes, estendeu a sua vastissima e apostolica missão. São dignos do verdadeiro philosopho os maravilhosos quadros daquellas disputas e altercações, em que o sancto com os sagacissimos bonzos de continuo entrava, onde estão expostos os principios da theologia natural, por onde sempre começava a convencel-os da necessidade da divina revelação. E estão estas grandes cousas como escondidas e ignoradas no mundo, no canto incognito de um livro portuguez, e o peior é, que de todo ignoradas, ou não attendidas pelos mesmos portuguezes.... Se os francezes tivessem feito aquelle livro, teria mais edições do que tem uma folhinha, ou de porta ou de algibeira; e ha quasi trezentos annos tem tido duas em Portugal!»



First edition of a very rare and important history of the Portuguese expansion in Asia, entitled «History of the life of Father Francisco Xavier and the religious fathers of the Society of Jesus. Lisbon. 1600».
In folio (26x16 cm) with [iv], 908 [xxxviii] pags.
Binding: a beautiful full calf replica tooled bind at covers and gilt at spine.
Illustrated with one engraved frontispiece; one engraved plate from the tomb of St. Francis Xavier; and two portraits of the same apostle. Printed in two columns.
Copy with minor renovations, and lacking page with the royal license (which was withdrawn from most of the copies at the time) which is added on a facsimile.
Azevedo e Samodães, 1856: 'Work of much merit for the history of our field missions and the East Indies during the second half of the sixteenth century. Its author is considered one of the best classics of our language, and this greatly contributes to the large and well-justified reputation justified estimates that enjoys the book, not only in national writers and bibliophiles, but also foreigners. The original copies of this edition, beautiful and exquisitely printed, are very rare'.
Inocêncio III, 399. 'Padre João DE LUCENA, was born in 1550, and died in Lisbon in 1600. This work was translated into Italian, and printed by Zannetti in 1613; in Spanish, Seville, by Francisco de Lyra, in 1619 and 1699, and also in Latin. The Portuguese edition of 1600 is unusual and fairly estimated. Smooth style, and polished in the telling, in severe sentences, and careful choice of words, has been universally respected by our critics and philologists, all agreed to recognize and appreciate their great merit. P. Francisco José Freire says: 'Fr João de Lucena deserves to occupy a place among the masters because his life of S. Francis Xavier is written with such property, energy, and purity of Portuguese language. He was unjustly accused of using various terms devoid of classical authority. Worthy of our respect and appreciation for the notions that gives us, and the news that he alone among all travelers, gives us the customs, laws, and religion of many peoples of the Far East, and the inhabitants of the islands that form the Empire of Japan, and many others from the Pacific Ocean. They are worthy of the true philosopher the beautiful paintings of those disputes and altercations with the holy gurus and bonzes, exposing the principles of natural theology, which began convincing them of the necessity of the divine revelation. And these are big things hidden and ignored in the World, contained in a unknown corner of a Portuguese book - at all ignored or missed by the Portuguese themselves. If the French had done that book, would have more issues than a pocket leaflet; and nearly three hundred years after it had just two editions in Portugal. '

Referência: 1202CS002


Les bouquinistes de Paris c. 1900

Aqui ficam estes belos exemplos de obras de grande raridade que poderemos encontrar entre muitas outras nesta Livraria já bem nossa conhecida (mas não se assustem, pois há obras para todas as bolsas…só que o que é raro é mesmo caro!).



Aliás o Pedro Castro e Silva com a sua presença constante em várias feiras internacionais do Livro Antigo tem dignificado a nossa bibliofilia.

Saudações bibliófilas.

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