"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 14 de maio de 2011

Livraria Luís Burnay - Livros Antigos - Manuscritos – Boletim Bibliográfico n.º 50




Boletim Bibliográfico n.º 50

A Livraria Luís Burnay, localizada na Calçada do Combro 43-47 em Lisboa, lançou o seu Boletim Bibliográfico n.º 50.

E, como já nos habituou este livreiro-antiquário, trata-se de um catálogo de temática variada, mas onde se nos deparam alguns exemplares de inegável qualidade e raridade.

Na minha opinião, este catálogo supera, pelo número de exemplares pouco frequentes, o conjunto dos últimos catálogos editados, talvez consequência do momento em que vivemos, no qual se assiste à dispersão de muitas bibliotecas.

É nestes períodos que se consegue muitas vezes encontrara o tão procurado folheto, livro ou obra tão arduamente procurado.



Da minha leitura deste catálogo deixo-vos aqui as minhas impressões sobre alguns dos livros que despertaram a minha curiosidade e interesse.



45. BANHA, Fortunato dos Santos.- O perfeito coudel, Arte de estabelecer, e conservar huma Coudelariaperfeita, e demonstração anatomica da organização, e formação do corpo do cavallo. - Lisboa: Na Typographia Silviana, 1801. - (4), 218, (6) p.: 4 est.; 15cm.-E.

Trata-se de uma das mais curiosas obras portuguesas sobre cavalos, e vem adornada por 4 bonitas gravuras desdobráveis, finamente abertas em cobre. É muito rara e difícil de encontrar. Enc. da época inteira de pele, c/falha na coifa superior. (87)



60. BIBLIA SACRA / SIVE / TESTAMENTVM VETVS, / Ab Im. TREMELLIO et Fr. IVNIO / ex Hebraeo Latiné redditum. / ET / TESTAMENTVM NOVVM, / à THEOD. BEZA è Graeco in / Latinum verso…- Amstelodami: Apud Johammen Iacobi Schipper, 1669. 959 p.; 16cm.-E

Bonita edição seiscentista holandesa da Bíblia. A página de rosto é finamente gravada em talhe-dôce c/uma composição de portada ao gosto renascentista. O texto vem composto a duas colunas. Enc. Da época, inteira de pele c/ ferros a ouro na lombada e filetes nas pastas. Corte das folhas dourado. Estimada. (490)

 

159. DINIZ, Julio.- As pupilas do Senhor Reitor / illustrações de Roque Gameiro.- Grande edição de luxo.- Lisboa: "A Editora", s.d.- (2), 12, (20)p.:il.; 36cm.-E

Trata-se de um curiosíssimo "numero espécime" desta edição notável do querido romance de Júlio Diniz. C/demonstração do aspecto das folhas de texto e das estampas a cores. De particular interesse trazer no final 10 folhas especiais para anotar as subscrições desta obra, cada uma c/bonito desenho estampado a cores. Presumimos que tenha pertencido a um livreiro da época provavelmente da zona da Amadora/Belas pois tem anotadas diversas subscrições de moradores da zona (porcalhota na época!, venteira) alguns conhecidos como: D. Tomás de Noronha, José Queirós, Delfim Guimarães, Jayme Verde, Hans Wimmer, Manuel Gonçalves Viana.

Revestido pela bonita enc. editorial inteira de pele c/ferros próprios. Peça de colecção. (126)



256. INSTITUIÇÃO da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba. - Lisboa: Na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1776. - 30p.; 31cm.-C Uma das glórias do Marquês de Pombal. Pagina de rosto c/as armas de Portugal. Cartonagem em papel marmoreado c/rótulo em pele na pasta. Invulgar peça de colecção Pombalina. (350)



257. INSTITUIÇÃO da Companhia Geral do Grão Pará e Maranhão. - Lisboa: Na Officina de Miguel Rodrigues, 1755. - 20, 12, (20)p.; 30cm.-C Uma das glórias do Marquês de Pombal. Tem junto mais 6 alvarás setecentistas sobre a mesma companhia. Página de rosto adornada c/as armas de Portugal.

Cartonagem em papel marmoreado, c/rótulo em pele na pasta. Invulgar peça de colecção Pombalina. (349)



319. MÈDAILLES sur les principaux evenements du Regne de Louis le Grand avec des explications historiques / par l'Academie Royale des Médailles & des Inscriptions. - A Paris: de l'Imprimerie Royale, 1702.- (2), 292 f. numeradas pela frente; 34cm.-E



Trata-se de uma obra notável onde se figuram e descrevem as medalhas que comemoram os principais sucessos politicos militares e biográficos do reinado de Luis XIV. Cada uma vem representada numa magnífica vinheta aberta em chapa, acompanhada de um texto explicativo, que termina com um bonito "cul de lampe" tipográfico ao gosto da época apenas na frente de cada folha. Foram autores destes textos, conhecidos nomes das letras francesas como Charpentier, Racine, Tallemand e Boileau-Despréaux. De esmerado apuro grafico e impressa em papel encorpado esta obra vem adornada por um lindíssimo frontispício alegórico desenhado por "Antoine Coypel" finamente aberto em talhe-dôce por " C. Simmoneau" que inclue um pequeno medalhão com a efigie do " Rei Sol", num minucioso trabalho de mestria técnica feito por "N. Pitau". Enc. da época, danificada, c/as charneiras abertas (embora sólida merece restauro). Para além de uma pequena sujidade de tinta no rosto e leve manuseamento marginal no frontispicio, miolo completo e estimado desta obra rara e valiosa. (485)



516. COOK, James.- Voyage dans l’hémisphére Austral et autour du monde, fait sur les vaisseaux de Roi, l’Aventure, & La Résolution, en 1772, 1773, 1774, & 1775. / ‘ecrit par Jacques Cook, Commandant de la Résolution; dans lequel on a inféré La Relation du Capitaina Furneaux, & celle de MM. Forster ; traduit de l’anglois ; ouvrage enrichi de Plans, de Cartes, de Planches, de Portraits, et de Vues de Pays, dessinés pendant l’Expédition par M. Hodges.- A Paris: Hotel de Thou, 1778.- 5 vols. [1º-XLIV, 460 p.; 18 grav. 2º VIIJ, 432p.; 20 grav. 3º VIIJ, 374p.; 21 grav. 4º VIIJ, 413, (2)p.; 7 grav. 5ºXIJ, 510, (2)p.]; 27 cm.-E.







Trata-se da apreciadíssima primeira edição em 4 tomos da tradução francesa por Suard da segunda viagem de Cook. Este, a bordo do “Resolution” e acompanhado do “Adventure” percorreu mais de 112.000 quilómetros a circum-navegar o globo, seguindo nesta viagem um paralelo muito mais meridional do que até então fora feito, chegando a penetrar no círculo polar antárctico, realizando incursões no Pacífico Sul as quais puderam estabelecer posições geográficas de centenas de Ilhas da Polinésia e Melanésia até então desconhecidas, cobrindo praticamente todo o Pacífico a Sul do Equador. Além de ter visitado a Nova Zelândia, o Tahiti e a Ilha da Páscoa descobriu pela primeira vez a Nova Caledónia. Todos estes sucessos são descritos nesta obra e magistralmente figurados nas magníficas 66 gravuras finamente abertas em talhe-dôce, muitas desdobráveis de maiores dimensões. Para além do retrato do grande navegador e de um grande mapa que representa o itinerário da viagem, as outras gravuras figuram paisagens das ilhas, tipos de habitantes, aves e animais exóticos e mapas das ilhas. Temos que realçar a importância e o interesse histórico/etnográfico destas informações e da rica iconografia que descrevem essas descobertas. Os cinco volumes estão revestido por encadernações da época, inteiras de pele, c/pequenos restauros antigos nas lombadas e charneiras, mas excelentes. O primeiro volume apresenta na margem superior das folhas uma mancha antiga de água que se desvanece para o final. Um ou outro insignificante restauro nas dobras das gravuras. Algumas folhas iniciais e finais c/leve acidez.

Conjunto estimado e atraente desta obra notável.


Resta agora fazerem a vossa consulta para, muito provavelmente encontrarem um exemplar que vos interesse.

Pelo menos, talvez descubram algum apontamento bibliográfico que enriqueça os vossos conhecimentos bibliófilos

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: