"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Livraria Antiquária do Calhariz – Leilão n.º 74




Livraria Antiquária do Calhariz


Esta Livraria-Antiquária, gerida por José Manuel Rodrigues e Catarina Rodrigues, propõe-nos, para além da consulta directa ao acervo da loja, a venda em Leilões e através da Internet em: www.iberlibro.com/librerias/ANTIQUARIACALHARIZ

È dentro deste espírito que nos oferece um bom conjunto de livros esgotados, curiosos, raros e valiosos no Catálogo do seu Leilão n.º 74 que se realizará nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2010 na Casa da Imprensa, em Lisboa.



Catálogo do Leilão


Ainda não completamente refeitos das emoções do Leilão da «Biblioteca do Dr. Laureano Barros», temos outra já “à porta”

Estas emoções sempre presentes neste tipo de eventos são um dos grandes atractivos e uma das grandes “tentações” a que não conseguimos escapar.
Como se pode descrever com rigor, toda aquela mistura da alegria pelo exemplar, arduamente conseguido, com a desilusão daqueles que nos escaparam, ou muito simplesmente a satisfação por termos conseguido mais um "livrito" daquele autor que coleccionamos com entusiasmo e que, para nossa felicidade, por enquanto, poucos o procuram!

Afinal tudo isto faz parte da bibliofilia.
Ela nunca se esgota e, mais ainda, permite ser reinventada por cada um de nós de acordo com os seus gostos e paixões.

Deste Leilão, que reúne um bom conjunto de exemplares da Carta Constitucional, um outro de livros de Camilo Castelo Branco (autor com bastante procura) e alguns Manuscritos, deixo aqui estes dois exemplos


12. ALBERTI (Leon Battista) - EL MOMO ¢ La moral y muy graciosa historia del Mo mo: compuesta en Latim por el docto varon Leon Baptista Alber- to Florentin. Trasladada en Castellano por Augustin de Almaçan, medico d su Magestad. Dirigido ala Illu strissima señora doña Maria de Mendoça, Señorade las villas de Torres y Canena &c... Alcalá de Henares: en casa de Joan de mey Flandro, 1553. In-4º XIV-LXXI ff. E.
PRIMEIRA EDIÇÃO castelhana da obra de Alberti, humanista e arquitecto do séc. XV, uma das figuras proeminentes do Renascimento italiano. Importante texto na linha do elogio da loucura publicado após a morte do autor. A obra é uma crítica às concepções religiosas e politicas vigentes, bem como, aos hábitos e usos sociais. Rosto impresso a preto e vermelho, com título enquadrado por moldura renascentista, com quatro tarjas; sob o título e o sumário da obra, uma gravura xilográfica alegórica de um ancião com um livro, amparando com a mão direita um grande compasso, que parece proteger uma coroa e um ceptro, símbolos evidentes do poder; no verso o alvará, assinado por Ioan Vasquez.
Na frente do segundo fólio a dedicatória a D. Maria de Mendonça; no verso, um soneto, dirigido à mesma, da autoria de Iuan Hurtado de Mendoça. Terceiro fólio com texto dirigido ao leitor, da autoria do tradutor (finda a meio do folio a4f.); segue-se uma «Protestacion del autor» (começando a meio do folio a4v.) e prolongando-se por todo o quinto fólio (a5). Os quatro fólios seguintes com texto destinado al benevolo y pio lector, de Aleixo Venegas, que finda a meio da página seguinte; de seguida tem início a tabla de la presente obra, que se alonga até ao fólio b6v. O texto da obra, inteiramente composto em caracteres gótico, estende-se de folhas I a LXXI (f.), no verso da qual deparamos com uma aprovação de Venegas e um colofon, com a indicação da data de finalização do livro: 10 de Janeiro de 1553. Exemplar um pouco aparado, moldura do rosto levemente afectada na margem exterior, mas muito limpo, apresentando apenas um reforço na margem exterior do fólio C2 e a falta da último folha que apenas integra a marca do impressor. Encadernação modesta, do séc. XIX, em meia de marroquim com pastas em percalina. Palau, 5193. PEÇA RARÍSSIMA.


481. [FLÁVIO JOSEFO, A GUERRA JUDAICA] JOSEPHUS (Flavius) - AEGESIPPI HISTORIOGRAPHI FIDE= lissimi ac disertissimi et inter Christianos Ant= quissimi Historia. De bello Iudaico Sc[a]eptri sublatione. Iud[a]eorum dispersione. Et Hierosolymitano Excidio. A diuo Ambrosio Mediolanen. Antístíte e Græca Latina facta. Cum eiusdem Anacephaleosi Et Tabellis congruentiarum cum Iosephi libris etiam de gestis Macchabeorum. Premisso iam primũ índíce: Alphabetica serie ab Ascensio collecto. [Vinheta com imagem e nome do impressor: Prelũ Ascēsianũ]. [Colofón no fólio antes da Anacephaleosis] Finis Rursus Inedibus Ascensianís ad Calendas Ianuarías. M.D.XI. [1511] [e após as várias: Tabula de Concordantárum] RVRSVS ANNO SALVTIS HVMANAE VNDECIMO SVPRA. M.D. AD TERTIVM CALENDAS IANVARIAS. [3 de Janeiro de 1511]. In-4º [IV]-LXXVII-[V] ff. E.
Bela edição do Prelu Ascensianu parisiense, de uma série de obras sobre a guerra da Judeia, a rebelião, a dispersão dos judeus e a sua fuga de Jerusalém, tendo sido a primeira obra escrita no primeiro século da era cristã pelo historiador judeu Flávio Josefo, ainda que seja também atríbuido a S.to Ambrósio baseado em Josefo e outras fontes. Impressão pós incunabular em papel bem conservado com títulos a gótico e texto em letra romana, profusamente ilustrado com capitais decorativas e uma vinheta do impressor (representando uma tipografia) aberta a talha-doce no rosto. Com uma tabela de concordância e localização das matérias comuns tratadas nos livros de Josefo as Antiguidades e a Guerra da Judeia; atenciosamente coligida pelo impressor Ascensio. Encadernação da época em pergaminho rígido. MUITO RARO PÓS-INCUNÁBULO.


Saudações bibliófilas.


(1) Deixo aqui os contactos para os interessados solicitarem o Catálogo em versão pdf:

LIVRARIA ANTIQUÁRIA DO CALHARIZ
Largo do Calhariz, 14
1200-086 Lisboa
Telefone/Fax – 213428477
http://us.mc355.mail.yahoo.com/mc/compose?to=livraria.antiquariacalhariz@gmail.com

Trata-se de um Catálogo com bons descritivos e bem ilustrado, pelo que julgo valer a pena, mais que não seja para consultas posteriores.

Sem comentários: