"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra


Já que estamos a falar de Bibliotecas públicas não quero deixar de referir talvez a mais bela e conhecida Biblioteca de Portugal – a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

Coimbra

A Biblioteca Joanina, também chamada, noutros tempos Casa da Livraria, é uma biblioteca do século XVIII situada nas dependências da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito desta Universidade.

Construída num estilo marcadamente rococó, é reconhecida com uma das mais originais e belas bibliotecas barrocas europeias.

Além de ser um local de pesquisa privilegiado para muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.


Fachada exterior da Biblioteca

A sua construção, no seguimento do projecto régio de reforma dos estudos universitários (consequência da difusão das correntes iluministas em Portugal), começou no ano de 1717, no exterior do primitivo perímetro islâmico, sobre o antigo cárcere do Paço Real.
Tinha por objectivo albergar a biblioteca universitária de Coimbra e foi concluída em 1728.

O mestre de obras foi João Carvalho Ferreira. A decoração pintada só foi realizada alguns anos mais tarde, já nas vésperas da Reforma Pombalina: os frescos dos tectos e cimalhas foram executados por António Simões Ribeiro, pintor, e Vicente Nunes, dourador. O grande retrato do Rei é atribuído ao italiano Domenico Duprà e a pintura e douradura das estantes foi realizada por Manuel da Silva. O mobiliário, em madeiras exóticas, brasileiras e orientais, foi executado pelo entalhador Francesco Gualdini.

Exteriormente de estrutura paralelepipédica, salienta-se o portal nobre, de estilo barroco, encimado por um grande escudo nacional de D. João V.


Pormenor do interior da Biblioteca Joanina

Interiormente compõe-se de três salas que comunicam entre si através de arcos idênticos ao portal e integralmente revestidos de estantes, decorados a motivos chineses (na primeira sala em contraste ouro sobre fundo verde, na segunda, ouro sobre fundo vermelho e na última ouro sobre fundo negro).

Toda a sua arquitectura envolve um retrato de D. João V que, colocado na parede do topo do edifício, na última sala.


Retrato de D. João V na Biblioteca

A Biblioteca Joanina reúne cerca de 70 mil volumes, a maior parte dos quais no andar nobre, o único, dos três pisos do edifício, aberto ao público. Aí se conservam os principais fundos de Livro Antigo (documentos até 1800) da Universidade.

Os seus cerca de 1250 m2 úteis actuais foram obtidos com o arranjo de dois níveis de caves, para depósito e salas de trabalho.

Saudações bibliófilas


O professor Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, convida os internautas a conhecer esta biblioteca, e os seus tesouros, num vídeo da BBC – Brasil Multimedia:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/02/090226_coimbra_video.shtml

No site da “Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra” pode fazer-se uma visita virtual:
http://bibliotecajoanina.uc.pt/o_edificio/visita_virtual


Bibliografia:

TORGAL, Dr. Luís Reis - «A Universidade de Coimbra», Coimbra, Universidade de Coimbra, s.d. (edição em português, francês, inglês e alemão) Encadernação editorial com sobrecapa.

2 comentários:

Galderich disse...

Vaya bibliotecas más impresionantes teneís en Portugal. Una autentica hermosura!

lamberto palmart disse...

Con bibliotecas como esta, es normal que Portugal también cuente con librerías hermosísimas como la Lello e Irmao en Oporto,que demuestra que en Portugal se crean verdaderos templos al libro.

Saludos bibliófilos.