"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

in-libris – Catálogo especial "Saberes da Terra"




Esta Livraria, situada no Porto, apresenta uma selecção, com um bom lote de livros antigos, subordinada ao título "SABERES DA TERRA".
Trata-se de uma selecção temática ligada a áreas como a Agricultura, a Botânica, a Silvicultura, a Etnografia, a Antropologia, Culinária, a História Regional, a Arte Popular, o Artesanato, a Linguística, a Medicina Tradicional, etc.
Deixo aqui o link para consulta:



Destaco um dos livros pelo seu evidente interesse nesta temática:

Agricultura*
DALLA-BELLA (João Antonio) – TRATADO // D’AGRICULTURA //THEORICO-PRATICA// OBBRA DO DR. // JOÃO ANTONIO DALLA-BELLA. Lisboa. Na Impressão Régia. 1805. 13,5x21 cm. 2 vols. 181-II e 203-II págs. E.

“(...) Depois de ter reflectido seriamente, e examinado quanto observárão outros neste ponto, creio ear no caso d’expôr os motivos, ao menos os principaes, que servem de grande impedimento, para melhorar o estado da gente campestre, a qual, cooperando para o bem estar universal das Provincias e dos Reinos, deveria ser considerada como a parte mais nobre do Povo, e como aquelle que fórma força principal dos Estados(...)”.
Tratado que se divide da seguinte forma: Livro I - Parte I Da variedade das Plantas; Parte II - Dos elementos das Plantas; Parte III - Dos adubos; Parte IV - Da preparação dos terrenos com as lavoiras; Livro II - Parte I- Do Trigo; Parte II - Das batatas; Parte III - Do linho.
Tem ainda um indice das cousas notaveis e VI belíssimas gravuras em chapa de cobre impressas em folha desdobrável.
Encadernação antiga com lombada em pele.




Espero que gostem da sua leitura.

Saudações bibliófilas

1 comentário:

Galderich disse...

Fantástica selección de libros de diferentes épocas. Buenas descripciones y buenas fotografias. Un ejemplo a seguir!