"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 7 de dezembro de 2014

Vamos às compras!



Peter Meijer Warners Bookshop by Johannes Jelgerhuis, 1820 

Vamos “dar uma volta” por algumas livrarias e tentar descobrir alguns livros de interesse para uma prenda natalícia (nem que não seja para a nossa biblioteca!)

Para não ser muito polémico vou-me restringir à literatura, pois é uma temática bastante abrangente e sempre com um bom grupo de interessados
Claro que me irão desculpar, mas a escolha será minha, o que não significa que seja um livro que eu queira comprar, apenas, em minha opinião reune as condicões necessárias, para poder figurar em colecções de literatura … a decisão essa seá sempre a vossa!


Livraria Olisipo

Vamos cvomeçar pela Livraria Olisipo de Lisboa, que lancou o seu BOLETIM 21 - Últimas aquisições - Novembro de 2014.
Deste destaco estas duas obras:




©presenca-martim.blogspot.com

104 TORGA, Miguel. - PÃO ÁZIMO. Contos de Adolpho Rocha. Coimbra. Oficinas da Atlântida. 1931. In-8º de 77, [2] págs. Br. Primeira edição. Prosa. Raríssima. Terceiro livro do autor, publicado com o seu verdadeiro nome. Ilustrado com o retrato de Miguel Torga por Arlindo Vicente. Tiragem reduzida. Muito bem conservado. [€ 750]


. © www.doutrotempo com

105 TORGA, Miguel. - TRIBUTO. Poemas de Adolpho Rocha. Coimbra. Atlântida. 1931. In-8º de 43, [1] págs. Br. Primeira e única edição deste Raro livro de poemas, publicado com o nome próprio do autor. Em magnífico estado de conservação. [€ 750]


Livros Antigos de Gabriela Gouveia

Ainda em Lisboa, vamos visitar a livraria Livros Antigos de Gabriela Gouveia na Rua Marcos Portugal, 28-30 e ver algumas da suas obas.
[Faço um prarentesis, pois que a qualidade e raridade das obras apresentadas nesta página é tanta que qualquer uma delas mereceria um apontamento isolado…e a maior parte já foi vendida!]



Cadernos do Meio - Dia - 1958 / 1960. Antologia de Poesia, Crítica e Ensaio. Faro; Tip. Cácima. 5 números. In-8º - Brs. (com caixa estojo) [€ 450]
Colecção Completa.
Muito Rara.

Coordenação de: António Ramos Rosa, Casimiro de Brito, Fernando Moreira Ferreira e Hernâni de Lencastre.
Colaboração de: Alexandre O'Neill, Carlos de Oliveira, Herberto Helder, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, José Gomes Ferreira, Gastão Cruz, Melo e Castro, entre muitos outros.
O último número é particularmente raro.
Excelente exemplar.
Magnífica caixa estojo inteira em pele, com gravação artística. Da autoria de Vasco Antunes.
Raro.



Ferreira (Vergílio) - O Caminho Fica Longe. Lisboa; Editorial "Inquérito", Lda., 1943. In-8º de 316[4]p. - Br. [€ 380]

Primeira Edição.
Muito Raro.
Primeiro e mais raro livro do autor.
Retirado do mercado pela censura política da época.
Excelente exemplar, capas intactas e todo por abrir.



Negreiros (J. de Almada) - A Invenção Do Dia Claro. Lisboa; "Olissipo". Apartado 145.; 1921. In-4º de 45 [3]p. - E. [€ 500]

Muito Rara Primeira Edição.

Com um retrato do autor por ele próprio. Um dos mais representativos trabalhos literários de Almada, publicado por Fernando Pessoa, cuja edição constou de muito limitado número de exemplares. O auto-retrato vem impresso em página inteira.



Magnífica encadernação artística, inteira em pele, com gravações inspiradas no famoso painel de Almada, uma criação de Vasco Antunes.
De assinalar o perfeito estado de conservação das capas de brochura e respectivas badanas. (o que é raro)
Excelente exemplar.
Muito Raro.


Livraria Alfarrabista Miguel de Carvalho

Na Livraria Alfarrabista Miguel de Carvalho | Livraria do Adro em Coimbra, embora ainda do seu catálogo de Novembro apresento aqui:



11320. COCHOFEL, João José – OS DIAS ÍNTIMOS. Edição do Autor [Casa Minerva], Coimbra, 1950. In-8º de 55-(9) págs. Encadernação inteira em pele azul com dizeres a ouro na lombada. Ilustrado por Mário Díonisio. Conserva capas de brochura. Integrado na colecção "Sob o signo do galo". Exemplar de uma "Tiragem especial de 30 exemplares numerada, em papel de linho, com um poema autógrafo e um retrato". [€ 95]

Uma vida pequena
para que é que serviu?
Rasto de poeira
em tarde de estio.

Que sonhos, que pragas,
que fogos em vão
calcados de terra
reacenderão?

Chora a infância, chora.
Não a que tiveste.
Mas a que na troca
do tempo apetece.




11314. PASCOAES,Teixeira de – LONDRES. D. Manuel de Castro e Guilherme de Faria – editores, Lisboa, 1925.In-8º de 17-(1) págs. Br. [€ 28]

Nitidamente impressa sobre papel de linho. Cadernos por abrir.
Primeira Edição.
"E via-me perdido e anónimo estrangeiro naquela multidão fantástica de gente, a que só me prendia acaso, vagamente, idêntica impressão de frio e nevoeiro..."


Colofon – Livros Antigos

De seguida veja-se o que a Colofon – Livros Antigos de Guimarães nos oferece na página Cólofon - livros da semana.



75 - Castelo Branco, Camilo – ESPINHOS E FLORES//DRAMA ORIGINAL//DE CAMILLO CASTELO BRANCO//EDITOR – A. MOUTINHO DE SOUZA// PORTO.//NA TYP. DE J.A. DE FREITAS JUNIOR (...)// 1857. 65 págs. 22cm. Enc. [€ 280]

Raríssima primeira edição desta produção dramática de Camilo Castelo Branco que conheceu a sua estreia em 1859, no Teatro de São João, no Porto.

Apresenta um retrato litografado de Camilo Castelo Branco que, por regra, costuma faltar em grande parte dos raros exemplares desta obra que aparecem no mercado. A litografia apresenta um fac-simile da assinatura do autor. Contém ainda uma dedicatória impressa de Camilo a Alexandre Herculano.



Exemplar com encadernação da época com a lombada em pele. Miolo em excelente estado de conservação. Muito estimado.

"PRIMEIRA EDIÇÃO HOJE RARISSIMA, da estimada produção dramática de Camilo, que subiu pela primeira vez à cena, no Teatro de S. João no Porto, em 1859. Da obra, diz-nos Henrique Marques “… este drama foi representado no theatro de S. João, do Porto, em benefício de R. J. d'Oliveira Guimarães, editor do romance de Camillo Um Homem de Brios, a quem ardera a casa. Esta historia, que representa um rasgo da generosidade do grande romancista, é muito digna de referir-se e deixaremos que nol-a conte o mailogrado orador Vieira de Castro: « Oito dias depois de publicado o romance Um Homem de Brios, ardeu a casa do seu editor, Rodrigo
José d'Oliveira Guimarães. Camillo no tinha ainda recebido o preço estipulado e mandou a casa do editor um recibo que poderia provar o contrario. Rodrigo José d'Oliveira Guimarães corre a casa do seu bemfeitor, e agradece-lhe tanta abnegação, carpindo-se ao mesmo tempo da sua
miseria. O auctor deixa-o sahir, escreve os Espinhos e Flores, e manda o mimoso drama para o Theatro de S. João, cedendo logo todo o beneficio ao infeliz que se carpira. Alguns annos mais tarde Camillo Castelo Branco era insultado no jornal d'aquelle mesmo homem, no Purgatorio- Tem mais d'um d'estes actos de magnanimidade, Camillo, e recompensados por modo similhante …”. Esta peça teatral consiste numa intriga causada por amores pecaminosos entre uma plebeia e um fidalgo que abandona a amante com uma filha.". In CARVALHO, Miguel de – DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA CAMILIANA, de uma importante e valiosa colecção camiliana…In-4º de 141-(1) págs. Brochado. EXEMPLAR DA EDIÇÃO ESPECIAL limitada a 40 EXEMPLARES, numerados e rubricados pelo autor. Impressão em papel de qualidade superior, com os cadernos por abrir e cosidos manualmente. Ricamente ilustrado com reproduções de frontispícios e encadernações. Apresenta também reproduções fieis de diversas páginas das 3 primeiras edições do livro Caleche para distinção editorial.



84 - Pimenta, Alfredo – LIVRO DAS SYMPHONIAS MORBIDAS. Lisboa. Portugália Editora. 1920. [€ 25]

Livro de índole simbolista, em que Alfredo Pimenta segue a linha poética de Eugénio de Castro. Sobre esta obra escreveu António Ferro: “O Livro das Symphonias Mórbidas é um livro onde não há sangue, um livro que se desfolha em nossas mãos como uma rosa doente (...). Alfredo Pimenta é um simbolista que gosta de ficar em casa, que gosta de ficar dentro de si...Ele é o paisagista das suas emoções (...)”.

 Exemplar em bom estado de conservação. Contém uma assinatura de posse de José de Quadros, com data de 1921.


Candelabro- Livraria Alfarrabista

Na Candelabro- Livraria Alfarrabista do Porto temos:



2431. RÉGIO (JOSÉ) - A SALVAÇÃO DO MUNDO. Tragicomédia em três actos. 1954. Editorial Inquérito Limitada. Lisboa. In-8º de 304-II págs. Enc. [€ 20]

Primeira edição.
Encadernação inteira em sintético. Conserva a capa de brochura embora o exemplar esteja aparado por inteiro.



4659. RÉGIO (JOSÉ) - PRIMEIRO VOLUME DE TEATRO. Jacob e o Anjo, mistério em três actos, um prólogo e um epílogo. Três máscaras, fantasia dramática em um acto. Post-Fácio. [Porto. Imprensa Portuguesa. 1940]. In-8º gr. de 163-III págs. Br. [€ 300]
Capa ilustrada com belo desenho de Júlio.

Primeira edição, INVULGAR.
Exemplar em muito razoável estado de conservação; lombada com ínfimas imperfeições e capas da brochura com mancha provocada por exposição solar. A capa anterior está parcialmente solta. O miolo está em bastante bom estado.


Librairie Le Feu Foillet

Num “salto” a França na Librairie Le Feu Foillet de Paris encontramos sugiro estas duas obras (para coleccionadores bem diferentes evidentemente!):



Jean de LA FONTAINE [MOREAU] 1741-1814 – Les amours de Psyché et Cupidon. Stéréotype d'Herhan, Paris 1804, In-12 (11,8x18,1cm), relié. [€ 250]





Réimpression de l'édition de 1797 qui contenant déjà les 8 figures de Moreau gravées par Delvaux. Cette édition est enrichi d'un portrait frontispice de l'auteur par Rigault.





Reliure en pleine basane havane, dos légèrement frotté à 5 nerfs soulignés de filets dorés, caissons richement décorés, encadrement d'un double filet doré sur les plats, filet doré sur les coupes, tête dorée, dentelle intérieure dorée, contreplats et gardes de papier à la cuves, reliure de la fin du XIXe siècle.
Rares rousseurs très pâles, sinon bel exemplaire dans un excellent état de conservation avec un très beau tirage des gravures. 



Jean de LA FONTAINE – Contes et nouvelles en vers. S.n., A Amsterdam [Paris] 1762, 2 tomes en 2 volumes in-8 (12x18,5cm)., xiv (2) 268 (2) et (2) viij (2) 306pp. (4), relié. [€ 13.000]




Edition dite des Fermiers Généraux, reprenant pour le texte les éditions de 1685 et 1696, en y ajoutant les contes d'Autreau, et de Vergier, donnés dans l'édition de 1718 (et qui ne sont pas de l'auteur). 
L'édition fut tirée à 2000 exemplaires sur vergé de Hollande, le nôtre, un des rares exemplaires en plein maroquin d'époque.






L'ouvrage est illustré de 80 figures avant la lettre d'Eisen exécutées par les graveurs les plus renommés de l'époque (Aliamet, Baquoy, Chauffard, Delafosse, Flipart, Lemire, Leveau, De Longueuil et Ouvrier), de deux portraits en frontispice (un de La Fontaine par Hyacinthe Rigaud et un second d'Eisen par Vispre gravés par Ficquet) et de six vignettes de Choffard, dont deux au titre, deux hors-texte en tête de chaque volume, et deux en tête du premier conte de chaque volume, et 53 culs-de-lampe.





Armes estampées à l'or (une fleur de lys et une faux dans un écu) frappées au centre des plats du bibliophile anglais Ralph Sneyd (1793-1870), frère du révérend Walter Sneyd (1809-1888), bibliophile fameux dont la bibliothèque fut dispersée à Londres.
Reliure en plein maroquin rouge de l'époque, dos lisses ornés de filets et de fleurons dorés, pièces de titre et de tomaison en maroquin vert, plats encadrés d'un double filet doré, filet doré sur les coupes, petite dentelle dorée intérieure, armes XIXème au centre des plats.
Une petite déchirure angulaire page 69, une infime tache page 71 et un trou de quelques millimètres page 213 du tome 1 ; une déchirure sans manque à la page 213 du second tome.





Les deux gravures du Cas de conscience et du Diable de Papefiguière sont couvertes, Notre exemplaire est truffé des deux figures découvertes montées sur onglet en regard des figures voilées. On appréciera tout particulièrement cette singularité qui met en regard les deux figures découvertes du tout premier tirage, aux gravures retouchées et recouvertes.
Brunet précise que les planches offraient des nudités qui furent cachées au moyen de quelques travaux faits aux deux planches. C'est bien le cas des deux planches de notre exemplaire, où dans la première, une branche masque le sexe du jeune homme, et dans la seconde, un voile supplémentaire recouvre partiellement la nudité de la femme. Ces planches dites couvertes étaient généralement destinées aux "exemplaires de présent".






Edition exécutée aux frais des Fermiers Généraux, nommée pour cette raison du même nom : 'édition des Fermiers Généraux'. Elle se distingue entre toutes pour la grande qualité de son impression et la remarquable illustration de Eisen (1720-1778), qui non seulement a réalisé son chef-d'oeuvre, mais également un des chefs-d'oeuvre incontestés du livre à figures du XVIIIème siècle.
Ex-libris armoriés de l'époque contrecollé sur le premier contreplat du second volume.
Rare exemplaire en maroquin rouge strictement de l'époque ayant la particularité de posséder les deux célèbres gravures dans les deux états couverts et découverts.


L'intersigne Livres Anciens

Não quero deixar de referir uma obra bastante rara e curiosa do meu prezado amigo Alain Martchiset de L'intersigne Livres Anciens igualmente de Paris:



STUART DE CHEVALIER (Sabine) – Discours philosophique sur les trois principes, animal, végétal et minéral, ou la clef du sanctuaire philosophique. Cette clef introduit celui qui la possède dans le sanctuaire de la Nature; elle en découvre les mystères; elle sert en même tems à dévoiler les écrits du célèbre Basile Valentin... en donnant la véritable explication des douze clefs de ce Philosophe ingénieux. Paris, chez Quillau, 1781, 2 parties in 12, de XXIV-IV- 207 pp. 2ff. & 2 ff. 227pp. IVpp., ill. de 2 belles gravures h.t. dessinée par Hostoul d'après l'auteur et gravées par J. Le Roy, rel. en 1 vol. pl. chagrin lisse brun moderne genre XVIIIe, dos entièrement orné, triple encadrement de filets et dentelle dorée sur les plats, tr. rouges. Bel exemplaire. (ex-libris gravé Gontaut-Biron Maussabré-Beufvier) [€ 2.500]




Rarissime édition originale de ce traité alchimique dû à une descendante de la famille des Stuart d'Ecosse qui avait épousé Claude Chevalier, médecin du Roi et des Cent-Suisses. Tous deux s'adonnèrent à l'alchimie. Tous leurs ouvrages sont très rares. Les deux planches décrites par Ferguson ainsi que les ff. de commentaires manquent souvent. ¶ Caillet n°2329 - Ferguson II.414 (2 vol. avec planches) - Verginelli 314 (2 vol. avec planches) - Dorbon n°4699 (tome 2 seul, sans planche) - Quérard Fr. Litt. II. 182 (avec erreur de dates et nbr. de volumes) - Pas dans Duveen - Pas dans le cat. Alchimie de Nourry. - cf. Sylvain Matton « Un médecin alchimiste au siècle des Lumières : Claude Chevalier », Postface à la rééd. anastatique, 1982.


LOUIS ‘88 Books 

E podemos também ir a Inglaterra visitar LOUIS ‘88 Books (eBay) -  J Allright | 9 Beaumaris Close Andover | Hampshire |SP10 2UB | United Kingdom e descobrirmos esta 1ª edição de Charles Dickens:



DICKENS, Charles – Dombey and Son.  Dealingswith the Firm of Dombey and Son, Wholesale, Retail and for Exportation. Illustrator: Hablot K Browne ['Phiz']. London: Bradbury and Evans, 11, Bouverie Street, 1848. First edition. 219 x 159mm. 



Rebound in beautiful dark brown polished half calf, marbled boards, panelled spine, ruled & ornamented in gilt, red label-piece, gilt titles. [£227.50]




The First Edition in book form, with the Bradbury & Evans imprint dated 1848 on the added engraved title page. pp.xvi, 624, engraved frontispiece, title-page vignette + Normal title page & 38 full-page engraved plates.





First edition points include:

in the added engraved title page vignette, Capt. Cuttle's hook is on his left arm;
on p. xv there is no page entry for the frontispiece and vignette, nor are there quotation marks around "the Party" in the second entry;
on p. 14, ten lines up, "aint" has no apostrophe;
on p. 26, line 11 has "fidgetty";
on p. 40, "shewed" and "shew" are found for "showed" and "show" lines 16 & 17;
and on p. 582, the last line has no full-stop (U.S. period).
An early issue with in Fine condition: joints, ends of spine, and raised bands are perfect. All 38 internal plates are present and mostly foxed as is frequently the case.


E, finalmente vamos espreitar, do outro lado do Atlântico, a Bauman Rare Books nos USA, que lançou recentemente o seu December Holiday Catalogue 2014.





Deste destaco:

Rare First American Edition Of Wuthering Heights,
Published Only Five Months After The Virtually
Unobtainable London First Edition



52. BRONTË, Emily. Wuthering Heights. New York, 1848. 12mo, contemporary three-quarter green morocco gilt. [$15,000].



Extraordinarily important and rare first American edition of Emily Brontë’s passionate masterpiece, attractively bound.



“Wuthering Heights stands alone as a monument of intensity owing nothing to tradition, nothing to the achievement of earlier writers. It was a thing apart, passionate, unforgettable, haunting in its grimness… Brontë has a sure and certain place for all time” (Britannica). The first London edition, was published December 4, 1847; this edition was published April 21, 1848.
Foxing to text, minor wear to binding. An exceptionally good copy of a scarce work.

“Bovary C’est Moi”



55. FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Moeurs de Province. Paris, 1857. Two volumes in one. Thick 12mo, contemporary marbled boards rebacked in tan calf gilt. [$9,500].

Rare first edition, first issue, in book form of Flaubert’s literary masterpiece, “the definitive model of the novel” (Émile Zola) and the work that “ushered the age of realism into modern European literature.”



Upon publication of Madame Bovary, both Flaubert and his publisher were brought to trial on charges of immorality and narrowly escaped conviction (the same tribunal found Charles Baudelaire guilty on the same charge six months later). Although purportedly based in part on  the circumstances of Flaubert’s friend Louise Pradier, the author’s claim that “Madame Bovary is myself” earned him a reputation as the great master of the Realist school of French literature. First serialized in La Revue de Paris in October and December of 1856. With both half titles; bound without publisher’s advertisements. Text in French. A handsome copy in fine condition.

“I’ll Be Ever’where—Wherever You Look. Wherever They’s A Fight So Hungry People Can Eat, I’ll Be There”



81. STEINBECK, John. The Grapes of Wrath. New York, 1939. Octavo, original pictorial beige cloth, dust jacket; publisher’s booklet laid in. [$17,000].

First edition, first issue, of Steinbeck’s most important novel, his searing masterpiece of moral outrage and “intense humanity,” winner of the 1939 Pulitzer Prize, accompanied by rarely found original publisher’s promotional booklet with printings of early chapters, a beautiful copy.

“The Grapes of Wrath is the kind of art that’s poured out of a crucible in which are mingled pity and indignation… Its power and importance do not lie in its political insight but in its intense humanity… [It] is the American novel of the season, probably the year, possibly the decade” (Clifton Fadiman). Rarely found original publisher’s promotional booklet laid in, containing printings of chapter one and a long excerpt of chapter two. A fine copy.


António Botto – Piquenas Esculturas.
Primeira Edição.
Encadernação Victor Santos.
©Livros Antigos Gabriela Gouveia

Como nota final diga-se que, de modo algum, pretendi fazer uma pesquisa exaustiva nesta temática e num grande número de livrarias. 
Estou certo de que iremos encontrar exemplares tão bons, senão mesmo melhores do que estes, noutras livrarias. 
Eu apenas me cingi aos dados que tinha “entre mãos”.

Queria deixar uma nota final sobre os descritivos que alguns dos nossos livreiros-antiquários elaboram sobre os seus diversos itens.
Muito frequentemente a encadernação é descrita de um modo sumário ao contrário do que sucede com a obra – bem descrito o seu conteúdo, colação, estado de conservação, ilustrações, etc. – o que deixa algumas dúvidas ao coleccionador que para além da obra também se interessa pela arte da encadernação (como é o meu caso)
[Claro que há honrosas e excelentes excepções]

Bom agora resta-vos o trabalho da escolha da(s) obra(s).

Têm dificuldades…nada mais simples!

Deixei propositadamente para o fim a In-Libris do Porto que propõe o Cartão-Presente.



Temos o problema resolvido – compra feita é só levar o livro, ou os livros para casa.
[hoje os correios fazem isso mais frequentemente e as visitas às livrarias são mais virtuais que reais, mas enfim…]


John Nicholson, a Cambridge Bookseller Known Universally as Maps, 1788 
by Philip Reinagle


Saudações bibliófilas e boas leituras.

Nota: todos os descritivos e fotografias são da responsabilidade dos livreiros-antiquários salvo indicação em contrário.

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