"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 16 de julho de 2011

Livraria Luís Burnay – Boletim Bibliográfico n.º 51



A Livraria Luís Burnay localizada na Calçada do Combro 43-47 em Lisboa, lançou o seu Boletim Bibliográfico n.º 51.

Como já estamos habituados, trata-se de um catálogo que reúne um leque de obras para venda abrangendo temáticas variadas, pelo que será sempre de consulta útil para qualquer bibliófilo, pois que aqui poderá encontrar algum exemplar que possa enriquecer a sua colecção.


Boletim Bibliográfico n.º 51

Do mesmo, destaco apenas algumas obras, até porque a maioria dos leitores já deverá ter feito uma consulta detalhada deste. Refira-se que inclui um bom lote de obras de Alves Redol autor que ainda hoje conta com um grupo de leitores/coleccionadores fiéis (lote 376 a 383).

110. COLÉGIO DOS NOBRES: FOLHA VOLANTE. - Hão de fazer exame publico de Rhetorica no Livro intitulado Instituições Oratorias de Quintiliano da edição de Rollin dirigidos por seu mestre José Caetano de Mesquita professor regio de rhetorica e logica do Collegio Real de Nobres O Senhor D. Henrique de Aguilar e Menezes, o Senhor Bernardo José de Lorena, o Senhor José Lobo de Saldanha, collegiaes no mesmo Real Collegio, em o dia 28 deste mez ás 4 da tarde.- Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1770. - (4)p.; 40cm.-C

Esta folha volante em grande formato adornada c/as armas do colégio dos nobres e que servia para anunciar as provas públicas de retórica de três alunos dessa famosa e efémera instituição de iniciativa pombalina parece ser muito rara. Não vem referida no catálogo da I.N. e parece não existir na B.N. De particular interesse incluir entre os examinandos Bernardo José de Lorena, 5º Conde de Sarzedas e supostamente filho de D. José e da Marqueza de Távora, futuro Governador de São Paulo e Vice-Rei da ìndia. Peça de colecção pombalina. Cartonagem em papel marmoreado.(163)

279. MACEDO, José Agostinho de.- A Besta esfolada.- Nº 1 ( 7 de Julho 1828) a Nº 26 (15 de Setembro 1829) e A Besta esfolada : pario a besta (numero inedito, que seu Auctor não chegou a concluir (1831). - Lisboa: Na Impressão Regia; Typ. à Praça Sta. Thereza, 1828 -1831. - 27 números em 1 volume; 21cm. -E

Colecção completa deste célebre paródico político e satírico que divulgava c/virulência as ideias anti-constitucionais do Pe. Agostinho de Macedo. O ultimo numero (a besta pario- não numerado) que falta em quase todas as colecções é raríssimo. Enc. int. de percalina. Estimado.(93)

310. MERCURIO Brittanico, ou Noticias Historicas, e Criticas sobre os negocios actuaes / por J. Mallet du Pan / traduzido em Portuguez.- Vol.I Nº 1 (Agosto e Setembro 1798) a Vol. IV Nº 3 (Janeiro, 1800). - Londres: S.n., 1798-1800.- 32 números em 4 pastas /cada vol. c/paginação seguida I- (6), 580, (2)p. II- 524p.III- 524p. IV- 496p.); 22cm.-B

Trata-se da colecção completa deste notável periódico politico editado e publicado por J. Mallet du Pan, traduzido por hum português emigrado em Londres. Mallet du Pan tem um lugar na história do jornalismo por ser considerado um pioneiro do jornalismo político. Combateu a Revolução Francesa, e este "Mercurio Britânico" já editado na Suíça é hoje uma das mais interessantes fontes de informações sobre a política da época entre a França e a Suiça. Para nós é de particular significado a influência que exerceu nas mentalidades da época, e na divulgação de novas ideias políticas. Conjunto em cadernos cosidos tal como foi publicado, dentro de pastas cartonadas da época c/fitilhos. De evidente raridade. (394)

482. KINSEY, Rev. W.M. - Portugal illustrated in a series of letters by… : embellished with a map, plates of coins, vignettes, and various engravings of costumes, landscape scenery, & c.- London: Treutell, Wurtz and Richter, 1828.- XVII, 500, (4)p.: il.; 26cm.-E

Trata-se da rara 1ª edição de um dos mais apreciados e conhecidos livros estrangeiros sobre Portugal, ilustrado com 31 bonitas gravuras abertas por buril em chapa de aço, que representam vistas do Porto, Coimbra, Sintra, Ponte de Lima, Leiria e Batalha. Incluem ainda um mapa de folha dupla e um frontispício gravado igualmente duplo. As ultimas nove gravuras (águas tintas cuidadosamente coloridas á mão) figuram trajes portugueses da época (4 por folha) e são de bonito efeito estético. Encadernação da época inteira de pele cansada, c/restauro na lombada e charneiras. Ostenta nas pastas a ouro o superlibros heráldico da “Society of Writers to Her Magesty’s Signet” da Escócia, que com os seus mais de 500 anos de idade é uma das mais antigas associações de advogados do mundo. Ultima estampa colorida c/pequena falta de papel na margem exterior sem afectar as figuras. Estimado.

Bem aqui ficam mais algumas sugestões para a vossa consulta e leitura.

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: