"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Livraria Rio Antigo – XX Leilão de Livros Raros & Papéis Antigos





Os três filhos do jornalista e ex-deputado Marcio Moreira Alves (1936-2009), autor do discurso utilizado pelos militares para justificar o AI-5, em 1968, resolveram leiloar a biblioteca do pai, repleta de livros raros, sobretudo de história.


Convite

A colecção, de cerca de 800 títulos, foi dividida em lotes e o primeiro, com 298 volumes, estará exposto a partir da próxima terça-feira, 24 de Agosto, na Livraria Rio Antigo – Rua do Rosário, 155 - Centro - Rio de Janeiro, onde o primeiro leilão decorrerá no dia 28, às 15h.

A venda do segundo lote está previsto para Outubro.


Meu amigo Márcio e seus livros

Os lances mínimos chegam a R$ 120 mil. O volume mais valioso, cotado a R$ 8.000, é a História do Padre Francisco Xavier, de 1600. Este é apenas um dos vários títulos impressos entre os séculos XVII e XVIII, especialmente sobre o período colonial brasileiro. Tratados, decretos, alvarás, sermões, manuscritos, livros de navegantes e obras referentes ao marquês de Pombal (1699-1782) compõem um bem conservado tesouro, fruto das suas buscas no Brasil e na Europa, onde o ex-deputado morou durante o exílio imposto pelo regime militar.


XX Leilão - Lote 087
©Todos os direitos reservados a Livraria Rio Antigo

"Essa coleção trouxe grandes alegrias para o nosso pai. Ele ficava feliz a cada descoberta, a cada troca. Uma coleção feita com tanto carinho precisa ficar em mãos de pessoas que saibam apreciá-la e usá-la. Não adianta ficar encaixotada, sem manuseio" – lembra a empresária Leonor Moreira Alves.

Ela lembra, com carinho, a determinação do pai em procurar livros raros.

"Papai dizia que ela era a mulher mais cara de sua vida" – brinca Leonor, referindo-se aos gastos de Moreira Alves na antiga Livraria Kosmos, hoje Rio Antigo.


XX Leilão - Lote 120
©Todos os direitos reservados a Livraria Rio Antigo

A colecção contem obras de ficção, entre eles um Memorial do Convento autografado por José Saramago e romances de Lima Barreto e Graciliano Ramos.


XX Leilão - Lote 216
©Todos os direitos reservados a Livraria Rio Antigo

Espero que esta notícia do que se passa no estrangeiro sobre eventos bibliófilos onde estão presentes livros portugueses, e nomeadamente no Brasil pela afinidade de línguas, justifica a nossa atenção.

Em minha opinião, será um conjunto de leilões a seguir atentamente.

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: