sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo | Happy New Year | Bonne Année | Feliz Año Nuevo | Buon Anno 2017




Neste quase final de ano, resta-me apenas desejar a todos os leitores que acompanharam as peripécias deste blogue e que, com o seu contributo ao lerem , ao criticarem ou deixarem simplesmente uma sugestão ( justificando assim a sua existência) desejar-vos um excelente 2017.



Para o ano continuaremos a “conversar em torno dos livros”.

Saudações bibliófilas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Feliz Natal! Merry Christmas! Joyeux Noël! Feliz Navidad! Buon Natale!



Presépio de Natal

Aproxima-se mais um Natal.

Embora o seu significado esteja cada vez mais desvirtuado, pois é uma época de “compras”um pouco incontroladas e de “trocas de presentes” com pessoas que muitas vezes “passam ao largo” durante o resto do ano; em vez de celebrarmos em família (claro que para os cristãos) o nascimento de Jesus Cristo o redentor da Humanidade.

E, claro que o sofrimento dos outros – um pouco por todo o lado e mesmo dentro dos nossos países – é esquecido: há que fazer a festa!


Virgem com o Menino (Presépio) c. 1783
Autor: Faustino José Rodrigues (1760-1829)
Barro cozido e policromado
©Museu Nacional de Arte Antiga

 Mas deixemos estes considerandos filosóficos e passemos ao que interessa (e será mesmo isto?)

Como tenho leitores, que pacientemente vão acompanhando com regularidade o que aqui se escrevinha (não me atrevo a dizer escrever…) quero desejar-lhes um Natal Feliz vivido com saúde, paz e amor com as vossas famílias.


Hoje não há livros … mas podem ler os vossos

Hoje não há livros fica apenas o meu respeito e a minha amizade para com todos aqueles que persistem em me acompanhar.

Bem-haja para vós.

Saudações natalícias.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Uma procura a propósito de um livro da Livraria do Adro



A Livraria do Adro de Miguel de Carvalho nos Livros domês: Novembro 2016 apresentou este belíssimo exemplar:





13509. CONESTAGGIO, Girolamo Franchi di – HISTORIEN DER KONIGKREICH, HISPANNIEN, PORTUGAL UND APHRICA daraus dann zusehen, in welcher Zeit, sonderlich Portugal, seinen Anfang genommen, von weme dasselbig zum Konigreich erhaben, was dieselbigen Konige fur Krieg unnd Gewerb, zu Wasser unnd Lag. Munich, A. Berg, 1589. In-folio de (26), 126 (=227), (1) ff, 2 estampas desdobráveis, 4 gravuras de retratos numa página, 1 ilustração xilogravura, 1 ilustração em vinheta alegórica editorial. Encadernação moderna (século XIX-XX) inteira de papel marmoreado com rótulo gravado a ouro com dizeres na lombada. 3.250,00€





Trata-se da raríssima tradução alemã feita a partir da edição italiana Istoria del Union de Regno di Portogallo alla Corona de Castiglia (1585) atribuído por muitos bibliógrafos e historiadores a João da Silva. O livro reporta-se aos anos compreendidos entre 1557 a 1584, descrevendo extensivamente a História dos Açores.





BELÍSSIMO LIVRO QUINHENTISTA sobre Portugal muito bem conservado, muito RARO NO MERCADO.




Bibliografia:
Sabin, 32099, Adams C2502/3 (edição original italiana)

Pela sua temática – a História de Portugal e de Espanha – despertou a minha curiosidade, pelo que decidi ir à AbeBooks em busca de outros exemplares.

É o resultado dessa minha pequena investigação que vos apresento.



CONESTAGGIO, Girolamo Franchi di – The Historie of the Uniting of the Kingdom of Portugall to the Crowne of Castill: Containing the last warres of the Portugals against the Moores of Africke, the end of the house of Portugall, and change of that Government. Hatfield & Blount, London, 1600. Hardcover. Book Condition: fine. 8,132.78 €

Published anonymously. Conestaggio's name appears in the Italian and French editions, but it is sometimes taken as a pseudonym for Juan de Silva, conde de Portalegre, who accompanied Dom Sebastian to Africa.



This is a magnificent and sumptuously bound copy of the rare Tudor translation. Dedicated by Blount to the Earl of Southampton, who was Shakespeare's patron. An account of the Shakespearian interest of this rare Elizabethan volume is given by the poet's biographer. STC 5624; Brunet II 217; Alden 600/31; ESTC S108618. Engraved printer's device (Caduceus) on title page. (12), 324, (7) pages. (page 177 is misnumbered). Small folio, beautifully bound by Chambolle in full dark blue crushed levant with tripple gilt fillet borders enclosing fine gilt arms (Superabo) on both covers, and an ornate gilt-stamped spine with raised bands; thick inner dentelles, marbled endpapers, a.e.g. London: Arn. Hatfield for Edward Blount, 1600. First English edition. A fine tall copy, skillfully washed before binding. Bookseller Inventory # 158361

©Argosy Book Store, ABAA, ILAB (New York, NY, U.S.A.)



Conestaggio, Girolamo Franchi di – Dell'Vnione del Reyno di Portogallo alla Corona di Castiglia. Divisa in dieci libri. Aggivntovi nuouamente dall'istesso Auttore, in questa terza impressione ad ogni libro il sommario delle cose in esso contenute: & con molto maggior diligenza ricorretta con la Tauola delle cose piu notabili. Appresso Paulo Ugolino, Venetia, 1592. De (38)+(1)+ 295pp. 14,5cm. Enc. 1.000,00€



Encadernação em pergaminho moderno. Bom exemplar. Modern vellum. Hardcover. Book Condition: Good. Good copy. Bookseller Inventory # 000448

©Antiquário do Chiado (Lisboa, Portugal)



Conestaggio, Girolamo Franchi di – DELL'UNIONE DEL REGNO DI PORTOGALLO ALLA CORONA DI CASTIGLIA. Aggiuntovi Nuovamente dall'istesso Auttore, in Questa 3. Impressione. P. Ugolino, Venice, 1592. Vellum. Book Condition: Very Good. 956,80€



Third edition (with new additions). Two editions were printed in Genoa in 1585, and 1589, and then ours, with additions, in Venice in 1592. EUROPEAN AMERICANA 592/12 (mention of Columbus and the Portuguese settlement of Brazil). Adams C2503. 8vo. ff.(19), 295. With blank C4, but lacking the final blank leaf. Woodcut device on title page. Old vellum, hand lettered title on spine. Light water soiling to the fore-edge of the preliminary leaves. Some text foxing & soiling. Bookseller Inventory # 7233.

©Kenneth Karmiole, Bookseller, Inc. ABAA (Santa Monica, CA, U.S.A.)

E deste modo, simples e rápido, ficamos com uma noção, ainda que muito sumária, da edição original de algumas posteriores bem como de algumas das suas traduções e da sua raridade.
Claro que os preços, bem diversos, devem-nos fazer pensar um pouco, mas isso seria enveredar por um campo em que não gosto de me “imiscuir”.


Armas de Silva chefe, in Livro do Armeiro-Mor (fl 54r) (1509).
Armas dos Silva condes de Portalegre e marqueses de Gouveia

Quanto ao seu presumível autor João da Silva, conde de Portalegre proponho a consulta da Wikipédia (versão portuguesa) aqui e (versão espanhola) aqui.


Escudo de la familia Silva,
Condes de Portalegre y marqueses de Goubea.

Ainda a propósito de João da Silva (Juan de Silva) encontrei esta outra informação em Protocolo con Corsé:  Protocolo - Ceremonial y UsosSociales – Danza y reverencia

 “La reverencia y la forma de saludar, la compostura del cuerpo o la forma de andar, decían mucho de quien lo hacía correctamente, y eran destrezas que se aprendían a través de la danza aristocrática o cortesana que enseñaban los maestros de danzar en sus escuelas. La formación de los príncipes, de los  jóvenes de familias aristocráticas e incluso de los pajes, incluían la danza ya que contribuía a mejorar la postura, a moverse con porte y elegancia, a saludar y reverenciar sin caer en el ridículo, y sin lastimarse, todo hay que decirlo.



En palabras de Juan de Silva, conde de Portalegre (1592) “El dançar aprovecha para estar y caminar de buen aire y hacer reverencia sin desgracia, y así, viene a ser más necesario de lo que parece, y también lo es en cualquier tiempo que hobiere demás, si no este. No os descuidéis de aprenderlo con curiosidad”; y en las de Antonio de Obregón y Cereceda (1603) “(…) es maravilloso exercisio en los caballeros cortesanos, e importante (…) en los príncipes, porque en el dançar se aprende el buen aire del cuerpo, serenidad de los ojos y compostura del semblante, graciosos movimientos.”

Espero que este breve apontamento vos seja de alguma utilidade.


Saudações bibliófilas. 

domingo, 11 de dezembro de 2016

As livrarias e os seus livros



DEMERSAY, Alfred – Histoire physique, économique et politique du Paraguay et des établissements des Jésuites [...] Ouvrage accompagné d’un atlas, de pièces justificatives et d’une bibliographie. Paris, Librairie de L. Hachette et Cie, 1860-65. 25 000 €
©Librairie Camille Sourget

Com o aproximar do Natal praticamente quase todos os dias recebo informações de livrarias de vários países.

Algumas apresentam peças de inquestionável raridade, mas de preço quase proibitivo, outras apresentam listas de livros onde podemos encontrar o tal exemplar, pelo qual tanto procurámos, enquanto outras nos apresentam exemplares de temáticas variadas, mas que, por vezes, temos alguma dificuldade em resistir à sua compra.

Vamos então dar uma "espreitadela" por alguns destes títulos:

O Cabinet Chaptal | Librairie Juliette Drouet & Librairie Nicolas Malais | 1 rue de Fleurus | 75006 Paris| FRANCE apresenta a sua Sélection de livres & manuscrits – Décembre2016.



6. «Toutes les femmes, je les adoore». Manuscrit inédit d’un poème de jeunesse de Jean COCTEAU | COCTEAU (Jean), Manuscrit d’un poème inédit. [fin des années 1910] 7 pp. rédigées au crayon de papier sur 5 ff. 2300 €

Poème ou plutôt brouillon & bribes d'un poème inédit, caractéristique du travail littéraire du jeune Cocteau dans les années 1910 et au début des années 20. "Toutes les femmes, toutes les femmes je les adoore". On retrouve ici le Cocteau de l'époque des Mariés de la Tour Eiffel. Le poète se lance dans une série de ritournelles sur l'amour et les femmes. L'idée du poème étant de jouer sur une série de jeux de mots "l'Amant d'Oline", "l'Amant de Ragore"…

"Ragore est une brune / Qu'Oline n'aime pas" / "Oline est ma maîtresse / (...) / Et moi jeune et charmant / Je suis l'amant / Je suis l'amant / Je suis l'amant d'Oline"…

Le tout sous un fort bel étui - au décor sombre & marbré -, accompagné d'une chemise du même décor, avec titre «le joli séducteur» (formule empruntée au poème) frappé au dos, l'ensemble signé T. Boichot.

«Je suis, sans doute, le poète le plus inconnu et le plus célèbre» écrivait Jean Cocteau…

 A Librairie Camille Sourget | 93 Rue de Seine | 75006 Paris | FRANCE apresenta em Le Livre du mois / The Book of the month (um livro já aqui apresentado), mas parece-me este também bastante interessante…ou o Oriente não nos fascine sempre!



CHARLEVOIX, Père de – Histoire du Japon; où l’on trouvera tout ce qu’on a pu apprendre de la nature & des productions du Pays, du caractère & des Coutumes des Habitants ; du Gouvernement & du Commerce, des Révolutions arrivées dans l’Empire & dans la Religion ; & l’examen de tous les Auteurs, qui ont écrit sur le même sujet. Nouvelle Edition. Enrichie de Figures en taille-douce. Paris, Nyon fils, 1754. Vendu.



6 volumes in-12 de : I/ (2) ff., xxiv pp., 1 carte dépliante, 417 pp., (1) p., 19 planches dépliantes hors texte ; II/ (2) ff., lxxxv pp., (1) f., 429 pp., (1) p., 2 planches dépliantes hors texte ; III/ (2) ff., 558 pp., (1) p. d’errata, 3 planches dépliantes hors texte ; IV/ (2) ff., 534 pp., (1) p. d’errata, 1 planche dépliante hors texte ; V/ (2) ff., 479 pp., (1) p. d’errata, 1 planche dépliante hors texte ; VI/ (2) ff. , 386 pp., (3) ff., 29 planches hors texte, dont 1 dépliante. Pte déchirure sans manque à la carte du t. I. Veau brun, dos à nerfs ornés de fleurons dorés, pièces de titre et de tomaison de maroquin rouge et vert, filet doré sur les coupes, tranches mouchetées. Pt. trou de vers au dos du t. I. Reliure de l’époque. 165 x 97 mm.

Édition recherchée «contenant quelques augmentations et rangée dans un meilleur ordre que la première.» (Brunet, I, 1806). Bulletin Morgand et Fatout, n°10199; Bibliothèque Rahir, p. 365; Cordier, Bibliotheca Japonica, 424; Chadenat n°5784.



Dernière édition publiée du vivant de l’auteur, revue, corrigée, augmentée et ornée de nombreuses estampes ayant trait au Japon.

Pierre-François Xavier de Charlevoix (1689-1761) s'embarqua à La Rochelle, en juillet 1720 pour les missions, du Canada. Arrivé à Québec, vers la fin de septembre, il remonta le fleuve Saint-Laurent, fit une excursion dans le pays des Illinois, et descendit le Mississipi jusqu'à son embouchure, pour aller de là à Saint-Domingue ; mais son navire fit naufrage à l'entrée du canal de Bahama. Toutefois, plus heureux dans un second voyage, il arriva à Saint-Domingue en 1722, et revint en France au mois de décembre de la même année. Choisi pour travailler au « Journal de Trévoux », il remplit cet ouvrage, pendant vingt- deux ans, d'excellents extraits.



Son histoire du Japon connut un succès considérable et fut maintes fois réimprimée jusqu’au XIXe siècle.
L’abondante illustration comporte 1 carte dépliante et 55 planches hors texte de botanique, instruments, plans, etc.

Précieux exemplaire conservé dans ses élégantes reliures de l’époque.

E, para os apreciadores de encadernação temos este exemplar de grande qualidade:



Reliure baroque parlante en argent de la fin du XVIIe siècle. Augsburg, milieu du XVIIIe siècle.  2 textes reliés en un volume petit in-8 de 262 pp., (1) f.bl., 300 pp., 6 gravures hors texte. 23 000 €

Plats ornés en relief d’un encadrement présentant deux masques de faunes ceints de volutes aux bouquets de fleurs et de fruits délimitant une vaste scène centrale circulaire.

Sur le plat supérieur: l’amiral de la flotte autrichienne adoube le chef d’escadre en partance pour lutter contre les Turcs.
Sur le plat inférieur: la scène représente deux janissaires turcs en arme, le croissant turc est visible sur le personnage de gauche.

Le dos est orné d’une volute en relief composée de fleurs et de fruits ; les rabats du dos et le fermoir représentant chacun une tête de faune.
Dimensions de la reliure: 170 x 100 mm.

Intéressante reliure baroque parlante de la fin du XVIIe siècle réalisée vraisemblablement à Vienne, illustrant l’actualité historique du temps.

Elle provient de la collection du Docteur Lucien-Graux avec son ex-libris (Vente des 20-21 mars 1958, n°237) et recouvre un volume traitant de l’Histoire d’Abyssinie imprimé à Gottingen en 1791.
L’ouvrage est par ailleurs illustré de 6 gravures hors texte.

Splendide reliure en argent, réalisée vers 1690, relatant le conflit entre l’Autriche et la Turquie.

De seguida vejamos Antiquariaat FORUM B.V. | Tuurdijk 16 | 3997 MS 't Goy-Houten | The Netherlands e este curioso exemplar do seu New eCatalogue:rare books on Art & Architecture:



11. LEMOYNE, Jean. Ornements pour servir aux peintres, & grave[urs]. Paris, G. Duchange, 1710. With engraved title-page and 5 (of 6?) engraved plates. With: (2) LEMOY NE , Jean. Ornemens inventez & gravez. Paris, Jean Bairain, 1676. With engraved title-page and 5 engraved plates, and added at the end an engraved plate by Bernard Picart. All plates mounted within passepartout leaves. 2 works in 1 volume. 2º. 19th-century half calf. 1750 €

Attractive collection of 2 ornamental print series (second and first edition respectively) by the French engraver Jean Lemoyne (1638–1713), who was closely connected to the studio of Jean Bérain (1640–1711). His style was attractive and modern:

“...früh in sein Rankenwerk [hatte er] auch die kommende Mode, Linien- und Bandzierat, geschmiegt.” (Jessen). The engraved ornaments include (mythological) animals and figures, grotesques, flowers, garlands, etc. Both of the present Works by Lemoyne were engraved in the studios of Bérain, which can be seen in the resemblance of Lemoyne’s and Bérain’s fantastic and decorative grotesques. Added at the end is the engraved title-page of the print series Premier des magnifiques carosses de Monseigneur le duc d’Ossuna, by the French engraver Bernard Picart (1673–1733), also showing ornaments and figures. The plates illustrated the ornate sculptural coach used for the entry of the Duke of Osuna into the Dutch city of Utrecht in 1713. Ad 1 lacking 1 plate: Guilmard mentions 6 plates, while Berlin Kat mentions 7. Plates slightly browned, some slightly soiled, with a few small spots, or creased, otherwise in good condition. Binding worn along the extremities, especially the spine, but still good.
Ad 1: Guilmard, Les maítres ornamentistes, p. 102; Berlin Kat. 341; ad 2: Berlin Kat. 341; for Lemoyne see:Thieme-Becker XXIII, p. 32; Jessen, pp. 212–213

Mas se “vasculharmos” um pouco mais no acervo da Livraria vamos encontrar ainda este outro exemplar:



[ALLARD, Carel].
Koninglyke almanach: beginnende met den aanvang der oorlog, van anno 1701.... Waer in duydelijk de loop der zon der ongeregtigheid, met zyn eclipsen, of de regtvaardige straf des heemels, door XVIII zinnbeelden in koopere plaaten vertoond word; ... | Almanach royal. Commencant[!] avec la guere de l'an 1701 jusques .... ou est exactement observé le cours du soleil d'injustice; avec ses eclips; ou la juste punition du ciel. Demonstré dans XVIII embleme.
...


“Paris” [= Amsterdam], “imprimé â l’imprimerie royale du Petit Louis” [= Carel Allard, 1706?]. Small folio (32 x 21 cm). Engraved print series with an engraved title-page and 24 engraved prints (9 single-page and 15 double-page; 18 bound in and 6 loosely inserted), the double-page prints with extensive letterpress text flanking and/or below the engraving. Contemporary marbled-paper wrappers. 8 750 € 



Extremely rare complete emblematic print series (plus alternative versions of several prints) mercilessly satirizing and ridiculing King Louis XIV of France, his grandson King Philip V of Spain, the Marquise de Maintenon (whom Louis XIV had secretly married after she had been his mistress for years), many others in Louis XIV's court and his allies in the War of the Spanish Succession (1700/01-1714). Most prints, like the title-page, have texts in both Dutch and French. The title and many of the prints gleefully note the total eclipse of the sun that occurred on 12 May 1706, supposedly the day Philip V abandoned his siege of Barcelona (which had been taken by the British six months earlier), presenting it as the total eclipse of the Sun King.



In 1877 Muller noted the "great rarity" of all these prints, surviving in far fewer numbers than satirical prints of poorer quality and less importance. "Their value as expressions of the spirit and life of the common people is inestimable: indeed, there is almost no period in our history for which we possess such a rich treasure of prints." They also influenced the better known series on the 1720 South Sea Bubble, two of the present prints serving as direct models for prints in that series. The title-page attributes the emblems to "the leading masters of our century" and some of the plates have been attributed to Romeyn de Hooghe and/or someone from his school, Laurens Scherm and the publisher Carel Allard himself.





Although no two copies of the print series have the same makeup, and many of the emblems exist in variant forms, the present set of prints includes the engraved title-page, at least one of each of the 19 emblems noted by Muller, and two versions of some, so it may be called "complete". The present copy includes a major variant not recorded by Muller (or elsewhere).





With 6 prints loosely inserted, 3 of them with a slightly tattered fore-edge, 1 also with a marginal tear along an old fold repaired with tape, and 1 bound print slightly browned, but still generally in very good condition. The spine of the marbled wrapper is mostly lost and the sides rubbed, with a few small and minor tears and stains, but the binding structure remains sound. One of the best and most extensive copies of an extremely rare and important popular satirical print series from the War of the Spanish Succession.
Atlas van Stolk 3182; Brunet I, pp. 194-195; Cohen, col. 28; KVK & WorldCat (3 copies); Muller, Historieplaten 3038-3071.

Da Bauman Rare Bookks New York | 535 Madison Ave (Between 54th and 55th Streets) | Las Vegas |  Grand Canal Shoppes | The Venetian | The Palazzo | Philadelphia | 1608 Walnut Street e do seu DecemberHoliday Catalogue veja-se:



20. DICKENS, Charles – The Life and Adventures of Nicholas Nickleby. London, 1838–39. Twenty parts in nineteen. Octavo, original printed green wrappers, custom clamshell box. $5500.

First edition, mixed issue, in original parts of one of Dickens’ most popular works, illustrated with 39 engraved plates by Hablot K. Browne (“Phiz”). Mixed issue (including first issue Part IV with “visiter” instead of “sister” on page 123 and later issue Part V with “letter” instead of “latter” on page 160). All plates are present and first issue. All wrappers are first issue. Some advertisements not present. Part XIX/XX with rare “Hill’s Wafers” advertisement: “Where the [‘Hill’s Wafers’ advertisement] is found, it should have affixed, five differently coloured specimen wafers, but it is unusual to see it in a complete state; more often than not, the wafers are lacking” (Hatton & Cleaver, 135). This copy has both the advertisement and the rare wafers. Eckel 64. Smith 40. Tiny bookseller tickets at bottoms of front wrappers of several parts. Light scattered foxing and minor offsetting to interiors, only slightest soiling and light rubbing mainly to spine extremities of wrappers. A desirable unrestored copy in near fine condition.

E, por fim, temos duas livrarias portuguesas, pouco divulgadas neste blogue, a Livraria Fernando Santos | Rua dos Chãos, 121 | 4710-230 Braga | PORTUGAL com o seu Catálogode Natal 2016 e a Livraria Moreira da Costa | Rua de Avis, 30 | 4050 - 075 Porto | PORTUGAL com o seu Boletim de DEZEMBRO de 2016, que pode ser consultado aqui –   www.livrariamoreiradacosta.com (no item Catálogos) – de que destaco, desta último:



20942 — COCCEJI, Samuele L. B. de — JUSTITIAE NATURALIS, ET ROMANAE NOVUM SYSTEMA — Auctore... Summi Regni Bosussici Cancellarii, Ministri Statu intimi, Aquilae Borussicae Equitis &c. IN QUO Praemisso principio generali omnia justitiae naturalis praecepta complectente, demonstratur I. JURA Dei in Homines; nec non exponuntur II. JURA Hominum inter se Juxta tria juris Romani objecta; simulque universum JUS ROMANUM in artem redigitur. LAUSANNAE. Sumptibus Marci Michaelis Bousquet & Sociorum. MDCCLXII (1767). In-8º de XVI-639 págs. E.

Com alguns leves picos de traça. As XVI páginas iniciais (prefácio e índices) estão inceridas fora de ordem. Encadernação da época, inteira em pele.

E assim ficámos com uma ideia do que está disponível no mercado livreiro-antiquário e, verdade se diga, que podemos encontrar livros para todos os preços e para quase todas as temáticas.


A Livraria C. Hinding em Næstved (Dinamarca) – uma fotografia de 1905.

Muito mais poderia dizer e mostrar, mas seria demasiado “pesado” e cansativo, aliás o trabalho de pesquisa é fundamental para qualquer bibliófilo, pelo que vos apresento algumas das muitas pistas que podem seguir.

Desejo-vos bom trabalho…mas também muita paciência!


Saudações bibliófilas com votos de boas leituras.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Livraria Candelabro – "montra" comemorativa do livro nº 10.000




Quero prestar a minha singela homenagem ao trabalho desenvolvido, ao longo de vários anos, por Luís Moutinho da Livraria Candelabro situada na Rua de Cedofeita, 471 | 4050-181 PORTO | Telef. 222 002 449 | Telem. 933 425 753 | E-mail: geral@livrariacandelabro.com, que celebrou a colocação do livro nº 10.000 na sua “livraria virtual”.

São livreiros como este (e felizmente que ainda temos alguns mais!) que não deixam morrer o culto da bibliofilia, assim como, da divulgação e estudo do livro como objecto de arte, cultura e também de coleccionismo.



Mas vejamos o que o Luís Moutinho escreveu na introdução a esta “montra”:

“Estimados clientes e amigos,

E aí está ela! a tal "montra" comemorativa do livro nº 10.000!  

O facto de termos chegado aos 10.000 livros online  é um motivo de orgulho mas não é um número particularmente impressionante: colegas nossos têm muitíssimos mais livros catalogados. Enfim, é o resultado de um trabalho feito ao longo de 4 anos de existência do nosso site. A livraria, velhinha de 65 anos, tem um espólio de muitos mais milhares de títulos à espera da sua vez no catálogo!

Desta montra destacamos, como não podia deixar de ser, o livro 10.000: trata-se da raríssima 1ª edição da "LUZ DA LIBERAL E NOBRE ARTE DA CAVALLARIA", obra máxima da tipografia portuguesa setecentista, ilustrada com várias dezenas de soberbas gravuras e em magnífico estado de conservação. Mas outros espécimes bibliográficos merecem destaque: a 1ª edição de 1706 de "Nova Floresta" de Manuel Bernardes, obra importantíssima do barroco português de setecentos; a "HISTÓRIA BREVE DE COIMBRA" de Bernardo de Brito Botelho; a colecção completa da "HISTOIRE GENERALE DE PORTUGAL", uma das primeiras histórias de Portugal, escrita um século antes da "oficial" de Alexandre Herculano; um exemplar único da "EQUITAÇÃO PRATICA" do General Alberto Ilharco; um exemplar também único do imponente "MEDINA - SETENTA ANOS DE PINTURA" da série especial de apenas 70 exemplares numerados e assinados pelo artista; a bonita e luxuosa edição da "Mensagem", realizada pela editora portuense Caixotim: o raríssimo e famoso"SPANISH SCENERY" de Vivian ilustrado com 29 grandes litografias. Que esta selecção seja do agrado de todos.

Saudações bibliófilas e boas leituras!”



Vejamos então estas preciosidades (o resto, que é muito bom, deixo à vossa descoberta…pena é que muitos já “voaram”!):



10.000. ANDRADE (MANOEL CARLOS DE) - LUZ// DA LIBERAL// E// NOBRE ARTE// DA// CAVALLARIA // Offerecida// ao// Senhor// D. JOÃO// Principe do Brazil,// por// MANOEL CARLOS DE ANDRADE,// Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelissima.// PARTE PRIMEIRA [& PARTE SEGUNDA]. LISBOA, // Por ordem de sua Magestade// Na REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA// ANNO MDCCXC [1790]. In-fólio de XXVI-II-454 págs. Enc. 10.000,00 €

1ª edição de um dos mais preciosos e raros livros setecentistas portugueses, de longe o mais importante tratado de arte equestre do seu tempo a nível nacional e, possivelmente, internacional.
Esmeradamente impresso sobre bom papel e apresentando uma nitidez impressionante, incomum na época, contém um retrato de D. João VI em anterrosto, 2 vinhetas (a encimar cada uma das duas partes em que se divide a obra) e 93 gravuras, das quais 23 desdobráveis e de grandes dimensões.

Mas sobre esta magnífica obra, vejamos o que acerca dela escreve Inocêncio da Silva:
"MANUEL CARLOS DE ANDRADE, Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelissima. Da sua naturalidade, nascimento, obito e mais circumstancias não me foi até agora possivel colher alguma noticia, posto que empregasse a esse intento as diligencias que estavam ao meu alcance. Luz da liberal e nobre arte da cavallaria offerecida ao sr. D. João principe do Brasil. Parte primeira. Lisboa, na Reg. Offic. Typ. 1790. Fol. maior, de XXVI 454 pag., e mais uma no fim, contendo a errata: illustrada com 93 estampas, e um retrato do principe, delineados pelo habil artista portuguez Joaquim Carneiro da Silva, de quem já fiz menção no Diccionario em logar competente. Posto que no frontispicio se lêa a designação de Parte 1.ª, nem por isso a obra deixa de achar se completa, comprehendendo este volume tambem a Parte 2.ª Esta edicão, que póde equiparar se em nitidez e perfeição typographica ás producções do celebre Ibarra, foi mandada executar por ordem da rainha a senhora D. Maria I sendo a tiragem de mil exemplares, dos quaes se entregaram oitocentos ao auctor, ficando duzentos para serem na officina expostos á venda: e ainda na Imprensa Nacional existe ao presente o resto d"esses exemplares, cujo preço antigo que era de 9:600 réis, foi ha poucos annos reduzido a 7:200 réis. Custou a gravura das chapas, vinhetas e letras iniciaes 4:200$000 réis, e a despeza total da impressão foi de 6:588$000 réis. Alguns pretenderam, não sei se com legitimo fundamento, que o verdadeiro auctor d"esta Arte da Cavallaria fôra o marquez de Marialva D. Pedro de Alcantara de Menezes Coutinho, estribeiro mór da Casa Real e que Manuel Carlos de Andrade não tivera n"ella mais parte que a de collocar o seu nome no frontispicio, porque assim fôra a vontade do marquez. Um dos que ainda ha pouco inculcou esta opinião por verdadeira foi o sr. João Carlos Feo, em uma carta, ou artigo que sahiu inserto no Jornal do Commercio de 28 de Septembro de 1859".

Por ser bastante completa, recomendamos a leitura na wikipédia da entrada referente a esta obra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_da_Liberal_e_Nobre_Arte_da_Cavallaria

Ao que parece a sua tiragem foi de 1000 exemplares mas poucos chegaram intactos aos nossos dias; muitos foram destruídos e retirados as belíssimas gravuras para serem emolduradas.

O nosso exemplar apresenta um miolo em excelente estado de conservação, gravuras incluídas; a encadernação, com rica lombada em chagrin e em bom estado, tem no entanto a pasta anterior com algumas imperfeições e vestígios de uma provável placa com o nome do antigo proprietário. A primeira folha em branco e o anterrosto têm discreto e pequeno carimbo a seco da biblioteca particular a que pertenceu a obra.

RARÍSSIMO EXEMPLAR DE COLECÇÃO.



9157. BERNARDES (MANUEL) - NOVA// FLORESTA,// OU// SYLVA DE VARIOS APOPHTHEGMAS, E DITOS// SENTENCIOSOS ESPIRITUAES, & MORAES;// COM REFLEXOENS,// EM QUE O UTIL DA DOUTRINA SE ACOMPANHA COM O VARIO DA// ERUDIÇÃO ASSIM DIVINA COMO HUMANA://OFFERECIDA, & DEDICADA// A SOBERANA MÃy DA DIVINA GRAÇA// MARIA// Santissima Senhora a Nossa// PELO PADRE MANOEL BERNARDEZ// da Congregaçaõ do Oratorio de Lisboa. // PRIMEIRO TOMO [a QUINTO TOMO]// [grav. reproduzindo o emblema da Cong. do Oratório]//LISBOA// Na Officina de VALENTIM DA COSTA DESLANDES, Impressor de Sua Magestade. Anno M.DCCVI [1706 a 1728]. 5 vols. In-8º gr. de XVI-496, IV-412, IV-538, XII-550 e VIII-556 págs. Enc. 750,00 €

Trata-se da primeira edição de uma das obras mais estimadas da literatura portuguesa barroca setecentista, da autoria do padre Manuel Bernardes (1644-1710).

O 3º tomo indica como impressor "Officina Real DESLANDESIANA; os 4º e 5º tomos "Officina de JOSEPH ANTONIO DA SYLVA". Sabe-se, pois, que os 2 últimos tomos, impressos vários anos depois dos três primeiros, foram de iniciativa de José António da Silva, que também procedeu a uma reimpressão dos anteriores.

Elegantes encadernações antigas, inteiras em pele, com as lombadas decoradas com ferros a ouro, 4 nervuras e dizeres inscritos também a ouro sobre rótulos em pele vermelha.

Conjunto em bastante bom estado de conservação para uma obra três vezes centenária, a nível do miolo e encadernações; o 1º vol. tem pequena, bonita e antiga assinatura de posse no frontispício, 10 págs. a meio do volume sublinhadas e anotadas a tinta lilás e ocasionais e breves sublinhados com a mesma tinta; o 2º vol. tem raros sublinhados quase sempre a tinta preta já muito desvanecida; o 3º vol. tem antiga mancha de humidade já muito desvanecida e que afecta o canto inferior direito das últimas 25 folhas; o 4º vol. tem a mesma bonita e discreta assinatura do 1º tomo e antriga mancha de humidade muito desvanecida que afecta as últimas folhas; o 5º e último volume tem antiga e pequena assinatura de posse no canto superior direito do frontispício, ínfimos vestígios de xilófagos nas folhas centrais que não ofendem a parte impressa e pequenas manchas antigas de humidade nas primeiras e últimas folhas. Por último, todos os tomos estão ligeiramente aparados, como era costume na época, mas mantendo boas margens. O 4º tomo tem mancha na lombada da encadernação (ver foto).

Mesmo com os ínfimos defeitos descritos, trata-se de uma bela e RARA obra, que poucos coleccionadores do livro antigo têm o grato prazer de possuir.



1062. BOTELHO (BERNARDO DE BRITO) - HISTORIA BREVE DE COIMBRA, SUA FUNDAC,AM [SIC], ARMAS, IGREJAS, COLLEGIOS, CONVENTOS, E UNIVERSIDADE; DEDICADA AO SENHOR PEDRO HASSE BELLEM, FIDALGO DA CASA DE SUA MAGESTADE, E COMMENDADOR DA ORDEM DE CHRISTO. ORDENADA PELO LICENCIADO...Lisboa Occidental, na Officina Ferreiriana. MDCCXXXIII. In-8º de IV-26 págs. Enc. 400,00 €

Primeira edição.

Raro.

Excelente encadernação nova em inteira de pele, decorada com elegantes ferros a ouro.



10184. CLEDE (M. DE LA) - HISTOIRE// GENERALE// DE// PORTUGAL Par ...// TOME PREMIER [a TOME VIII].// Contenant l'origine, les moeurs & les// guerres des anciens Lusitaniens; leur// état sous la domination des Romains;// & l'invasion des Gots & celle des Maures. A PARIS, Chez Rollin, Fils. MDCCXXXV [1735]. 8 vols. In-8º peq. de L-554 + XIV-583 + XII-564 + XIV-632 + XIV-623 + XXVI-620 + XXVI-664 + XL-560-IV págs. Enc.

Trata-se de uma das mais antigas histórias de Portugal, ilustrada com alguns interessantes mapas desdobráveis.

O subtítulo refere-se apenas ao 1º volume; todos os volumes têm subtítulos diferentes, consoante o período a que se refiram.

Boas encadernações centenárias inteiras em pele.

Bonito conjunto em bom estado geral de conservação, sobretudo atendendo aos quase 300 anos que a obra já tem. Algumas das lombadas têm pequenas falhas; os 2º, 7º e 8º vols. têm ínfimos sinais de xilófagos que não ofendem a mancha tipográfica; ocasionais pequenas manchas antigas de humidade já muito desvanecidas; ocasionais anotações coevas com bonita caligrafia; 4 vols. têm vestígios de desgaste (rato?) na parte superior.



4550. ILHARCO (ALBERTO) - EQUITAÇÃO PRATICA Por... Tenente Coronel de Cavallaria. Commandante da Escola Pratica da Arma. Livraria Ferin. Lisboa. 1902. In-4º de XVI-342 págs. Enc. 250,00 €

Estimado e raro tratado prático de equitação divido em seis partes; a quinta parte, intitulada "Amazonas", é um curioso capítulo dedicado às praticantes de hipismo. Escreve o autor: "Não pretendo fazer um tratado de equitação para senhoras por desnecessário, pois que, abstraindo da posição differente da do homem, que são forçadas a tomar quando a cavallo, os principios manteem-se os mesmos e inalteraveis". Não obstante este aviso, são dedicadas 16 páginas ao tema para além de algumas fotografias.
Ao todo a obra está ilustrada com 15 interessantes estampas fotográficas impressas em folhas à parte.

O nosso exemplar É ÚNICO devido à seguintes características: tem DEDICATÓRIA do autor "Ao seu ajudante de campo, e capitão Primo de Sá Pinto Abreu Sottomayor" [militar distinto, nasceu em Lanhelas em 1881 e faleceu no Porto em 1961]; inclui carta avulsa "Ao Sr. General reformado Alberto Mimoso da Costa Ilharco", proveniente do Serviço da República e datada de 1925; tem fotografia de grandes dimensões de Alberto Ilharco e assinada por este; tem 6 folhas manuscritas, encadernadas com o volume, intituladas "Notas biograficas de Alberto Mimoso da Costa Ilharco" que incluem 1 página para "Condecoraçoes" e 3 páginas para "Louvores"; finalmente, e ainda encadernados com o volume, diversos recortes de jornais antigos, o último dos quais noticiando o falecimento do General Alberto Ilharco.
Bonita e luxuosa encadernação com lombada e cantos em pele. Conserva as capas da brochura e está apenas ligeiramente aparado e dourado à cabeça.

Exemplar de um modo geral em bom estado de conservação, exibindo normais sinais do tempo. As primeiras folhas, exteriores ao livro propriamente dito, apresentam alguns pequenos vestígios de xilófagos no canto inferior direito.

EXEMPLAR DE COLECÇÃO.



10174. MEDINA (HENRIQUE) - MEDINA - SETENTA ANOS DE PINTURA. Estudo de René Huygue da Academia Francesa. SÓLIVROS DE PORTUGAL. Trofa. 1981. In-fólio de 371-VI págs. Enc. VENDIDO.

Obra monumental, impressa em bom papel couché, que reúne as obras mais representativas de Henrique Medina (1901-1998), referência incontornável da pintura retratista do século XX.
Profusamente ilustrado em extra-textos, incluindo um auto-retrato. Texto bilingue.

O nosso exemplar PERTENCE À RARA SÉRIE ESPECIAL DE SETENTA EXEMPLARES NUMERADOS E ASSINADOS POR MEDINA (EX. Nº 5) E INCLUI AINDA UMA DEDICATÓRIA PERSONALIZADA E 3 FOTOGRAFIAS (QUE NÃO PERTENCEM À OBRA) EM TODAS RECONHECÍVEL O ILUSTRE PINTOR.
Em muito bom estado de conservação. Apresentado dentro de caixa arquivadora em veludo verde, exclusiva desta edição especial.

EXEMPLAR DE COLECÇÃO.



1822. PESSOA (FERNANDO) – MENSAGEM. Edições Caixotim. Porto. In-8º. Enc. 600,00 €

Reprodução fidelíssima da 1ª edição de Mensagem, incluindo as capas da brochura originais, numa tiragem de 200 exemplares, numerados e assinados, dos quais só 40 entraram no mercado livreiro.

Impressão tipográfica em papel manufacturado, 100% algodão, com marca d'água, não aparado. A encadernação, inteira de pele (carneira), tem nervuras e gravação de ferro, a ouro, nas seixas e nas pastas. Guardas em papel marmoreado, de produção artesanal. O estojo de protecção, em madeira e cartão, reproduz uma pintura alegórica da artista Cynthia Guimarães Taveira. Na lombada da caixa, foi incrustada a marca do Editor, gravada em prata (ver imagem). Da referida artista é a pintura original que deu lugar à serigrafia, numerada e assinada, que acompanha cada exemplar, aposta por meio de um travessão em prata, contrastada.

Exemplar ainda embrulhado em papel de seda, fechado com lacre.

Peça de colecção, há muito esgotada, e que poucos bibliófilos terão o prazer de possuir.
MUITO INVULGAR.



4051. VIVIAN (G.) - SPANISH SCENERY. P. & D. Colnaghi & Cº. London. 1838. In-fólio de XXIX flhs. inums. Enc. 5.000,00 €

"Spanish Scenery" de George Vivien (1798-1873), viajante e pintor inglês, é uma das mais raras e apreciadas obras estrangeiras sobre Espanha.

As soberbas 29 litografias de grandes dimensões, referem-se a vários aspectos paisagísticos e monumentais das cidades espanholas de Málaga, Córdova, Granada, Sevilha, Vitória, Valência, Bilbao, Segóvia, Costa da Biscaia, Barcelona, Baiona, Valladolid, Murviedro, Gibraltar e Vigo.

Encadernação recente com lombada e cantos em pele; a lombada é a original, restaurada.

Exemplar em bom estado de conservação, sem quaisquer assinaturas e/ou vestígios de xilófagos mas com bastante acidez generalizada.

MUITO RARO.



Aqui fica esta homenagem simples, mas merecida, com as minhas felicitações ao Luís Moutinho e votos de continuação do seu excelente trabalho em prol do livro. Bem-haja!

Saudações bibliófilas