domingo, 30 de outubro de 2011

Pedro de Azevedo - Leiloeiro, Livreiro – Leilão da Bibliotheca Typographica de Manuel Pereira da Silva



 

A propósito deste evento bibliófilo, Pedro Falcão de Azevedo escreve  na sua Apresentação:

"Personalidade sobejamente conhecida no meio do Design e das Artes Gráficas, Manuel Rodrigues Pereira da Silva (1930-2008), ilustre tipógrafo poveiro, foi reputado profissional, investigador e especialista em tipografia, história do livro, desenho da letra e dos caracteres, bem como consultor gráfico, conferencista, divulgador, bibliófilo, etc.

A sua biblioteca, precioso instrumento de trabalho de uma vida, reúne perto de um milhar de livros e documentos que reflectem as suas preferências temáticas, e correspondem a cerca de cinco centenas de lotes que serão postos em praça, juntamente com outras obras, no próximo mês de Novembro.

O leilão terá lugar no Amazónia Lisboa Hotel, Trav. Fábrica dos Pentes, 12/20 (ao Jardim das Amoreiras, em Lisboa), nos próximos dias 14, 15 e 16 de Novembro, a partir das 21 horas.

Os livros estarão em exposição no local do leilão, de 12 a 16 de Novembro, das 15 às 19 horas.

O catálogo poderá ser solicitado por e-mail, correio, fax ou telefone, a partir desta data e será distribuído durante os primeiros dias do mês de Novembro.”



Pela qualidade e importância do texto, não quero deixar de citar a Introdução do referido Catálogo - Livros e Angústias da autoria de Antero Ferreira Designer de Comunicação (Design; Alquimia da Cor, Porto), bibliófilo, investigador e professor auxiliar da Subunidade Orgânica de Design da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Doutorado em Belas-Artes (Design) pela Universitat de Barcelona (2003).



Na impossibilidade de poder colocar um link directo para a versão em pdf deste Catálogo, cito alguns dos seus diversos lotes:



96 BARROS, Pe. André de.- Vida do Apostolico Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesus, chamado por antonomasia o Grande: acclamado no mundo por Principe dos Oradores Evangelicos, Prégador Incomparavel dos Augustissimos Reys de Portugal...- Lisboa: Na nova Officina Sylviana, 1746.- [26], 686 p.: 1 gravura; 30 cm.- E.

A mais apreciada biografia do Padre António Vieira. A gravura, aberta em chapa de cobre, representa Vieira a pregar aos índios do Brasil e apresenta a seguinte subscrição: Carolus Grandi Sculp. Romæ Sup. Perm. (Ernesto Soares, Dicionário, 3437 D). No início de cada um dos cinco livros que compõem a obra, encontra-se uma bela vinheta ilustrativa do conteúdo do respectivo livro e uma capital historiada. Pequena falha de suporte em toda a largura da margem superior da folha de rosto. Pertence manuscrito na guarda volante: Este livro he do uso do Dor. José da Motta Cervª. Ex-libris de Francisco de Saldanha da Gama Ferrão de Castello Branco. Encadernação da época, inteira de carneira, levemente cansada. Inocêncio, I, p. 59.



122 BIBLIA SACRA // QVID IN HAC // EDITIONE // A THEOLOGIS // LOVANIENSIBVS  // PRÆSTITVM SIT, // EORVM // PRÆFATIO // INDICAT.- Antverpiæ: Ex Officina Christofori Plantini, 1583.- [654] f., 117 p.: il., 5 gravuras duplas; 40 cm.- E.

Edição monumental saída dos prelos da célebre oficina de Cristóvão Plantin, da iniciativa da Faculdade de Teologia da Universidade de Lovaina. A versão não corresponde exactamente à Vulgata saída do Concílio de Trento, mas incorpora alguns textos da versão mais antiga (Vetus Latina), bem como as epístolas de S. Jerónimo. As ilustrações, todas a talhe-doce, são da autoria do pintor e gravador flamengo Crispin van den Broeck (1523-ca.1591), mestre da corporação de S. Lucas, em Antuérpia. Constam de uma portada alegórica, 72 gravuras a uma coluna, 7 de plena página e 5 de dupla folha, estas representando respectivamente o Templo de Jerusalém (planta e panorâmica), um mapa-mundo e dois mapas da Terra Santa. Um dos motivos do especial interesse desta edição, prende-se com a data da sua publicação, dois anos antes da conquista de Antuérpia e expulsão dos protestantes por Alessandro Farnese (neto de Carlos V e marido da infanta D. Maria de Portugal). Exemplar com algumas imperfeições, a saber: rosto espelhado e manchado, com falha de suporte no canto superior direito; primeiras 20 folhas e últimas 10 um pouco fragilizadas e com ocasionais restauros marginais grosseiros; algumas manchasde humidade no terço superior. As 5 gravuras duplas finais, aparadas, um pouco manchadas e com alguns restauros. Encadernação inteira de carneira do século XIX, esfolada.



225 CASTRO, Joaquim Machado de.- Descripção analytica da execução da estatua equestre, erigida em Lisboa á gloria do Senhor Rei Fidelissimo D. José I., com algumas reflexões, e notas instructivas, para os Mancebos Portuguezes, applicadosá Escultura...- Lisboa: na Impressão Regia, 1810.- [16], XXXVI, 328, [6] p.: [2], XXIII estampas; 24 cm.- E.

Uma das mais belas produções tipográficas portuguesas da primeira metade do século XIX. Todas as gravuras são da autoria de Machado de Castro, embora as duas primeiras (alegóricas e com ligeira acidez) tenham sido gravadas pelo espanhol Rafael Esteve e as restantes por José Lúcio da Costa, o Coxinho, que as assina Lucius (Ernesto Soares, História da Gravura artística em Portugal, p. 187). A edição inclui duas gravuras alegóricas, uma junto ao rosto e outra no início do texto, que é ilustrado com 23 gravuras desdobráveis (todas muito limpas e bem dobradas). Exemplar apenas aparado à cabeça, revestido de encadernação do século XX, inteira de carneira, com decoração a seco na lombada, planos e seixas (juntas fracas). Ameal, 1410. Palha, 541. Inocêncio, IV, p. 126.



435 GÓIS, Damião de.- Damiani Goes // EQVITIS LVSITA- // NI, DE BELLO CAM- // BAICO VLTIMO // COMMENTA- // RII TRES.- Lovanii: Apud Seruatium Sassenum Diestensem, 1549.- [64] p.; 20 cm.-E.

Raríssima primeira edição de um dos mais importantes relatosdo segundo cerco de Diu, em 1545, que constituiu um dos maiscelebrados feitos heróicos dos portugueses no Oriente. Damião deGóis (1502-1574), historiador e humanista, natural de Alenquer,foi uma das grandes figuras portuguesas do século XVI; entre 1523e 1533 foi secretário da Feitoria Portuguesa em Antuérpia; a partir desta data, dedica-se aos seus trabalhos históricos e literários, convivendo e correspondendo-se com diversos humanistas, entre os quais Erasmo de Roterdão e Pietro Bembo; em 1548 assumiu o cargo de guarda-mor da Torre do Tombo; em 1571 foi vítima de um processo da Inquisição, chegando a ser preso; está sepultado na Igreja de Santa Maria da Várzea em Alenquer. A maior parte das suas obras latinas foram publicadas fora de Portugal, tendo sido objecto de numerosas reedições. Com excepção de vestígios de trabalho de traça junto ao festo, o exemplar encontra-se muito bem conservado e está revestido de uma lindíssima encadernação recente, inteira de marroquim verde, com filetes nas pastas, casas fechadas na lombada,elaborado trabalho a ouro nas seixas e doublure em seda moirée (estojo de protecção). O exemplar pertenceu ao Prof. Freitas Simões, ostentando o seu carimbo na folha de guarda e o respectivo ex-libris. A colação confere com a minuciosa descrição que nos é fornecida por Frei Francisco Leite de Faria, no seu erudito trabalho bibliográfico sobre Damião de Góis (nº 15). Silva’s / Pedro de Azevedo, leilão nº 53 (Junho de 1992), lote nº 333 (o mesmo exemplar). Verdadeira peça de colecção.



451 GRAVURE et Fonderie de Charles Derriey: spécimen-album.- Paris: Charles Derriey, 1862.- [4], 195 p.: il.; 39 cm.- E.

Um dos mais belos e monumentais catálogos de tipos jamais publicados. Preparado especialmente para a Exposição de Londres de1862, onde recebeu um prémio, foi por diversas vezes reeditado nos anos subsequentes. Famosa pela qualidade e variedade dos seus ornamentos, a fundição de caracteres de Charles Derriey (1808-1877) viria a ser vendida em 1880, após a morte do fundador, à sua congénere Turlot. O exemplar apresenta pequenos restauros (reintegração de suporte) no canto superior exterior das últimas 20 folhas e ocasionalmente ligeiros picos de acidez. Encadernação original em tela, com guardas novas. Bigmore & Wyman (A bibliography of printing, p. 163): This is one of the most beautiful works ever issued from the French, or, indeed, any other press.



735 ORÓSIO, Paulo.- PAVLI OROSII VIRI DOCTISSIMI HISTORIARVM INI-//TIVM AD AVRELIVM AVGVSTINVM.- Impressi Venetiis: opera & expensis Bernardini Veneti de Vitalibus, 1500.- [80] f.; 29 cm.- E.

Rara edição incunabular terminada em Veneza a 12 de Outubro de 1500 (último ano do século XV), da obra mais importante de Paulo Orósio (ca. 385-ca. 423), uma das principais figuras peninsulares do século V da nossa era. Natural de Braga, Orósio é considerado o primeiro historiador cristão e foi contemporâneo de S. Agostinho e S. Jerónimo, com quem se encontrou pessoalmente. A sua Historiae adversus paganos, título pelo qual é conhecida a presente obra, foi uma das principais fontes para o estudo da antiguidade romana, até ao Renascimento. A colação confere perfeitamente não só com o registo (a-m6, n8), como com a que nos é indicada na Bibliografia Geral Portuguesa, sob o número 10.6. O texto começa na folha a2, sendo a folha [a1] em branco. Inclui sete iniciais capitulares xilogravadas, estando as restantes por preencher. No final, a marca do impressor. Com excepção de ligeiras manchas, de um pertence manuscrito (da época ?) na folha a2 e de uma pequena inscrição numérica no verso da mesma folha, o exemplar encontra-se muito bem conservado e sólido, embora muito ligeiramente aparado. A encadernação é recente, inteira de pergaminho. O catálogo dos incunábulos das bibliotecas portuguesas regista apenas um exemplar em Portugal, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (1325). Hain-Copinger, 12104. Pellechet-Polain 8790 (8655). Incunabulo d’Italia, 7038. BMC, V, 549. Incunables en bibliotecas españolas, 4224.



905 SEXTUS EMPIRICUS.- [...] ADVER- // SVS MATHEMATICOS, // Hoc est, aduersus e os qui profitentur disciplinas, // [...] GENTIANO HERVETO AVRELIO INTERPRETE. // EIVSDEM SEXTI PYRRHONIARVM // HYPOTYPΩSEΩN LIBRI TRES: // QVIBVS in tres Philosophiæ partes seuereissimè inquiritur...- Parisiis: S. P. N., 1569.- [8], 583, [31] p.; 28 cm.- E.

Sextus Empiricus (ca. 160-210), filósofo e médico grego, provavelmente natural de Alexandria. Edição parisiense do tratado Adversus mathematicos, a sua obra mais conhecida e importante, dividida em duas partes. Os primeiros seis livros, conhecidos pelo título Contra os professores, incluem os seguintes textos: Contra os gramáticos (I), Contra os retóricos (II), Contra os geómetras (III), Contra os aritméticos (IV), Contra os astrólogos (V) e Contra os músicos (VI). A segunda parte, da qual se desconhecem pelo menos cinco livros, inclui: Contra os lógicos (VII-VIII), Contra os médicos (IX-X) e Contra os éticos (XI). A partir da p. 399, segue-se, com rosto próprio o tratado filosófico sobre o pirronismo, com comentário de Henri Estienne (Interprete Henrico Stephano). Exemplar com ligeira acidez e algumas manchas de humidade nas primeirasfolhas. Cota riscada na margem superior do rosto. Encadernação inteira de carneira, provavelmente do século XIX.



Por me parecer tratar-se de um importante leilão, com algumas raridades e sobretudo com um vasto acervo de bibliografia para consulta e estudo bibliófilo, sugiro que contactem o livreiro para obterem um exemplar do respectivo catálogo.



Tenho a certeza de que não ficarão desapontados.

Saudações bibliófilas.


sábado, 22 de outubro de 2011

José F. Vicente Leilões – Importante Leilão de Livros, Manuscritos, Fotografia, Pintura, Gravura, Desenho e Acções



O nosso bem conhecido livreiro antiquário José F. Vicente da Livraria Olisipo vai realizar nos dias 24,25 e 26 de Outubro de 2011, como habitualmente no Palácio da Independência, Largo de S. Domingos, 11 (ao Rossio), em Lisboa um importante leilão.



A exposição decorrerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de Outubro das 15h às 20h no mesmo local.

As sessões terão a seguinte ordem:

1ª Sessão, lotes – 1 a 530
2ª Sessão, lotes – 531 a 1065
3ª Sessão, lotes – 1066 a 1597

O leilão abre praticamente com um excelente conjunto de ACÇÕES E TITULOS (lotes 3 a 59) das quais se podem referir:

 

010 COMPANHIA NACIONAL DE VIAÇÃO E ELECTRICIDADE, SARL. TÍTULO DE 4 ACÇÕES. 1920. Lith. de Portugal. Desenho de Roque Gameiro.



013 COMPANHIA COLONIAL DE NAVEGAÇÃO, SARL. TÍTULO 100 ACÇÕES. 1922.

O LIVRO ANTIGO tem uma presença muito significativa neste leilão e cite-se a título de exemplo:



105 ANDRADE, António Galvão d’. - ARTE // DA // CAVALLARIA // DE GINETA, E ESTARDIOTA, BOM // PRIMOR DE FERRAR, & ALVEITARIA: // DIVIDIDA // EM TRÊS TRATADOS, QUE CONTEM VARIOS DISCURSOS & // EXPERIÊNCIAS NOVAS DESTA ARTE. // ... // LISBOA. // Na Officina de Joam da Costa. // M.DC.LXXVIII. In-4º de [16], 605 págs. Enc.

Edição original desta Raríssima obra. Anterrosto gravado a buril em chapa de cobre com o retrato do autor e no frontispício o escudo com as armas de Portugal. Ilustrada com 21 gravuras, 16 de das quais em folhas desdobráveis, de Clemente Bilingue. Magnifico exemplar, apenas com pequenos vestígios de humidade e acidez. Encadernação mais recente inteira de pele mosqueada com decoração a ouro na lombada, com o corte de folhas pintado a vermelho. Inocêncio, Tomo I, 147; Samodães, 1342; Barbosa Machado, Tomo I, 286.

Destaquem-se também estas duas edições de Os Lusíadas:



229 CAMÕES, Luis de. - OS LUSÍADA // DE LVIS DE CAMÕES, // PRINCÍPE DA POESIA //HEROYICA, DEDICADOS A DOM RODRIGO DA CUNHA, DEPUTADO DO SANTO OFÍCIO. // LISBOA, Por Vicente Aluarez. Anno 1612. In-8º de [2], 186 Fls. Enc.

RARISSIMA. O rosto desta edição é semelhante ao da edição de 1609, com as mesmas armas dos Cunhas, só com a diferença de ter sido impresso na oficina de Vicente Alvarez. O mesmo acontece com as Licenças, que são as mesmas da edição de 1609, bem como a Dedicatória e o corpo tipográfico utilizado na impressão. Há só uma diferença: a Dedicatória precede as Licenças na edição de 1609, sendo o inverso nesta de 1612. Raríssima espécie camoniana.
Pequenas manchas de humidade, mas em geral um bom exemplar.
Encadernação inteira de pele da época, decorada a ouro na lombada, com defeitos nas pastas.

 

230 CAMÕES, Luis de. – OBRAS // DO GRANDE // LUIS DE CAMÕES, // PRINCÍPE DOS POETAS HERÓICOS, // & LÍRICOS DE ESPANHA. // NOVAMENTE DADOS A LUZ COM OS SEUS LUDIADAS // C O M E NTA-DOS PELO LECENCIADO // MANOEL CORREA EXAMINADOR SINODAL, //... // COM OS ARGUMENTOS DO LECENCIADOLECENCIADO// JOAM FRANCO BARRETO, // E agora nesta ultima Impressão correcta, & accrescentada com a sua vida escrita // Por MANOEL DE FARIA SEVERIM // LISBOA OCCIDENTAL, // Na Officina de Joseph Lopes Ferreyra // MDCCXX. In-4º de [30], 312, 251 págs. Enc.

Muito Rara. Ilustrada com o retrato de Camões aberto a buril em chapa de cobre. Frontispício impresso a preto e vermelho.
Encadernação contemporânea inteira de pele, com pequenos defeitos.



Quanto ao DESENHO – GRAVURA – SERIGRAFIA (lotes 445 a 484) destaque-se:

 

452 CÂNDIDO. VERA EFÍGIE DO DR. LUIZ CORREA DA FRANÇA AMARAL.1905. 29,5x34 cm. Emoldurado

O desenho foi publicado na Ilustração Portuguesa, de 18.12.1905. Também aparece um detalhe do desenho no livro de Francisco Câncio «Lisboa, no tempo do Passeio Público» (II volume página 35).



560 FERREIRA, Vergílio. - MUDANÇA. Romance. Lisboa. Portugália Editora. 1949. In-8º de 194, [1] págs. Br.
1ª Edição. Rara. Bom exemplar.



A LITERATURA tem sempre um lugar cativo neste tipo de eventos bibliófilos. Aqui iremos encontrar a maioria dos nossos autores, senão vejamos: ANDRADE, Eugénio de (lotes 108-109), ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner (lotes 112 a 115), BOTTO, António (lotes 191 a 199), BRANDÃO, Raul (lotes 206 a 209), CASTELO BRANCO, Camilo (com extensa bibliografia do lote 269 a 316), CASTRO, E. M. de Melo e (lotes 324 a 327), CASTRO, Eugénio de (lotes 328 a 334), CASTRO, Ferreira de ( lotes 335 a 340), CINATTI, Ruy (lotes 364 a 367), CORREIA, Natália (lotes 398 a 401 e 403), ESPANCA, Florbela (lotes 523 e 524), FERREIRA, Vergílio (lotes 556 a 561), FERRO, António (lotes 563 a 567), GARRETT, J. B. de Almeida (lotes 674 a 678), GIL, Augusto (lotes 687 a 689), HATHERLY, Ana (lotes 720 -721), HELDER, Herberto (lotes 723 a 725), LEAL, Gomes (lotes 807 a 809), LEAL, Raul (lotes 810), LUIS, Agustina Bessa (lotes 917 a 920), MACEDO, José Agostinho de (lotes 930 a 935), NAMORA, Fernando (lotes 1179 a 1183), NEGREIROS, José de Almada (lotes 1189 a 1191), NEMÉSIO, Vitorino (lotes 1192 a 1199), O’NEILL, Alexandre (lotes 1215 a 1217), PASCOAES, Teixeira de (lotes 1252 a 1254), PESSOA, Fernando (lotes 1274 a 1280), PIRES, José Cardoso (lotes 1290 a 1294), QUEIRÓS, Eça de (lotes 1324 a 1336), REDOL, Alves (lotes 1350 a 1354), RÉGIO, José (lotes 1357 a 1367), RIBEIRO, Aquilino (lotes 1376 a 1384), ROSA, António Ramos (lotes 1396 a 1403) e TORGA, Miguel (lotes 1510 a 1524)



1335 QUEIRÓS, Eça de. - A RELIQUIA. Porto. Typ. de A. J. da Silva Teixeira.1887. In-8º de XX, 441 págs. Enc.

Primeira edição. Rara. Encadernação meia de pele. Sem capas de brochura Dedicatória do editor no frontispício.

 

A FOTOGRAFIA também tem um lugar marcante (lotes 591 a 642), enquanto os MANUSCRITOS se estendem por um vasto e interessante acervo (lotes 955 a 1091).

Tem como curiosidade apresentar um conjunto de lotes de ATADOS (lotes 856 a 907).

 

Parece-me um Catálogo com uma oferta equilibrada, que sendo bastante abrangente, com um excelente acervo na temática do LIVRO ANTIGO, apresenta muitas outras e bem diversificadas propostas – e atraíram-me a atenção várias obras na temática LIVROS DE VIAGENS, que têm um grupo de coleccionadores sempre entusiastas – que podem cativar um público muito mais vasto.

Não quero terminar sem chamar a atenção para algumas das encadernações presentes.



Bom agora é lerem, escolherem e, se possível, irem ao leilão. Serão seguramente uns óptimos momentos e onde se poderá sentir um pouco o exteriorizar da nossa paixão.

Saudações bibliófilas.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Livraria Castro e Silva – Catálogo 130 – Outubro de 2011


A Livraria Castro e Silva de Pedro Castro e Silva apresentou o seu Catálogo 130 – Outubro de 2011.




Como já estamos habituados trata-se de uma escolha que reúne um bom conjunto de obras na temática do livro antigo, mas onde pontificam algumas obras do século XIX, que sobressaem pela sua raridade e qualidade das suas ilustrações – ou não seja esta uma das características das edições deste mesmo século.

Contrariamente ao que costumo fazer é precisamente para algumas destas obras que chamo a vossa atenção.



32. HARRISON, W. H. JENNING’S LANDSCAPE ANNUAL, OR TOURIST IN PORTUGAL, FOR 1839. OPORTO, BATALHA, &c. BY W. H. HARRISON, AUTHOR OF ―TALES OF A PHYSICIAN,‖ &C. &C. ILLUSTRATED FROM PAINTINGS BY JAMES HOLLAND. [PRINTED BY MAURICE, CLARK, AND CO.] LONDON: ROBERT JENNINGS. NEW YORK. D. APPLETON. [1839]. In 8.º de 20x13 cm. com xi-290-(ii) pags. Encadernação recente inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada e pastas, cortes dourados por folhas, executada pelo mestre Frederico de Almeida. Ilustrado com 17 gravuras coloridas manualmente. Illustrated with 17 hand colored plates.



34. LANDMANN, George. HISTORICAL MILITARY, AND PICTURESQUE OBSERVATIONS ON PORTUGAL, illustrated by seventy-five colored plates, including authentic plans of the sieges and battles fought in the Peninsula during the late war / by. London : printed for T. Cadell and W. Davies, 1818. 2 vols. com xiv, 607 e xvi 203 pags. Encadernações da época com lombadas em pele. Ilustrado com 66 magnificas aguas-tintas. Trata-se do mais importante livro de viajens de estranjeiros em Portugal. Inclui algumas gravuras de Espanha. Seventy-six plates in all: 60 colored aquatints (of which 4 are double-page and 7 are folding), 2 of coins colored in outline only, and 14 plans.





50. SPRINGETTE, W. S. PITT. RECOLLECTIONS OF MADEIRA: dedicated to Mrs. Geo. Stoddart / London : [1843?] In folio de 48,5x34 cm. com 15 pags. de texto e ilustrado com 16 aguas-tintas coloridas manualmente. Encadernação da época com lombada em tela. 15 pages of text and index. Illustrated with 16 hand colored plates. (including a illustrated frontispiece and 2 plates with 2 engravings). Contemporary binding.

Claro que iremos ter alguns “desapontamentos” – e sobretudo depois das medidas consagradas no OE para 2012 em que os funcionários públicos foram mais uma vez presenteados com um conjunto de “benesses” pelo governo – pois que será precisa uma certa coragem para a sua compra.
(resta-nos sempre uma leve esperança de que algo de bom nos possa acontecer...)

Bom, vamos é ler e consultar atentamente este Catálogo para ficarmos a conhecer mais um pouco sobre algumas obras de inegável interesse bibliófilo.

Saudações bibliófilas.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Librairie Le Feu Follet – Catalogue Littérature Septembre-Octobre 2011




Albert Camus

A Librairie Ancienne Le Feu Follet – 31 rue Henri Barbusse 75005 Paris lançou o seu Catalogue Littérature Septembre-Octobre 2011 que inclui obras de inquestionável raridade e de elevado interesse coleccionista.

 

Entre alguns dos autores presentes estão: Guillaume Apollinaire, Louis Aragon, Théodore de Banville, Charles Baudelaire, Léon Lum, Albert Camus (lotes 44 a 50), Louis-Ferdinand, Céline, Paul Eluard, Gustave Flaubert, Victor Hugo (lotes 121 a 127), Alphonse de Lamartine, Pierre Loti, Jacques Prévert, Antoine de Saint- Exupery e Paul Verlaine só para citar os mais conhecidos (pelo menos para mim…)

 

5. APOLLINAIRE Guillaume. Le poète assassiné.
Bibliothèque des curieux, Paris 1916, 11,5x18cm, relié.

Edition originale dont il n'a pas été tiré de grands papiers.



Reliure en demi-basane chocolat, dos à quatre fins nerfs comportant de petites traces de frottements, plats de papier marbré, gardes et contreplats de papier à la cuve, reliure de l'époque.



Envoi de l'auteur à son ami André Tudesq.
Légères rousseurs affectant essentiellement les tranches.


Albert Camus

Mas o que mais me fascinou neste catálogo foi a elevada qualidade das obras de Albert Camus presentes. Falta é certo a sua obra-prima “La Peste”, mas tem outras de inegável raridade e importantes na sua bibliografia.

 

44. CAMUS Albert. La chute.
Gallimard, Paris 1956, 13x19cm, relié sous étui.



Edition originale, un des 35 ex numérotés sur Hollande, tirage de tête.




Reliure janséniste en plein maroquin souris, dos à cinq nerfs, date en queue, gardes et contre-gardes d'agneau lie-de-vin, couvertures et dos conservés, tête dorée sur témoins, étui bordé de maroquin souris, plats recouverts de papier souris à fins lisérés lie-de-vin, élégant ensemble signé de Patrice Goy.



Rare exemplaire du tirage de tête parfaitement établi.



46. CAMUS Albert. La chute.
Gallimard, Paris 1956, 12x19cm, broché.

Edition originale, un des 10 ex lettrés sur alfa et réservés à l'auteur, tirage le plus restreint en grand papier.


Précieux envoi de l'auteur à son ami Jean Texcier, peintre, socialiste, résistant de la première heure et fondateur du mouvement de résistance "Libération-Nord".



Notre exemplaire est enrichi d'une lettre autographe datée et signée d'Albert Camus d'une page au même dans laquelle il le remercie de sa critique bienveillante, probablement dans le journal "Nord-Matin", à l'égard de "L'homme révolté" qui vient de paraître, enveloppe expédiée d'Alger jointe.



Dos et plats légèrement et marginalement passés sans gravité, un infime accroc sans manque sur le premier plat, pages 8 et 9 partiellement ombrées.

Unique et émouvant ensemble marquant la rencontre de deux grands publicistes de la Résistance française.



Albert Camus fut affecté par l'accueil très critique de son essai "L'homme révolté", accusé par ses anciens amis d'être "délibérément statique" et encensé par la presse conservatrice. Après une longue période de sécheresse littéraire, La Chute, roman de la désillusion, est très marqué par l'amertume de Camus face au désaveu de ses proches amis et compagnons de lutte (Sartre, Beauvoir, Breton...). La critique "bienveillante" de Texcier fut l'une des rares manifestations d'une réelle compréhension de l'essai de Camus. La dédicace de Camus sur l'un des très rares exemplaires d'auteur témoigne de sa reconnaissance de ce précieux soutien intellectuel (cf leur correspondance conservée à l'Office Universitaire de Recherche Socialiste) pendant cette longue période marquée par la solitude et l'incompréhension admirablement mise en prose dans La Chute.



48. CAMUS Albert. Le mythe de Sisyphe.
Gallimard, Paris 1946, 12x19cm, broché.

Nouvelle édition en partie originale.



Précieux envoi de l'auteur à son ami Win "... qui vaut tellement mieux que ce livre, en camarade d'écurie. Albert Camus"



Dos et plats légèrement et marginalement passés sans gravité.

 

49. CAMUS Albert. L'exil et le royaume.
Gallimard, Paris 1957, 12x19cm, broché.

Edition originale, un des ex du service de presse.

Précieux envoi de l'auteur à Léonor Fini.



Dos et plats légèrement et uniformément passés, deux pâles mouillures et piqûres sur le dos, piqûres et petites taches sur les plats, une minuscule déchirure marginale sans manque sur la page de faux-titre et de titre.



57. CELINE Louis-Ferdinand. Voyage au bout de la nuit.
Denoël & Steele, Paris 1932, 12x19cm, relié sous étui.

Edition de l'année de l'originale.



Reliure en plein maroquin bordeaux, dos à cinq nerfs, date en queue, gardes et contreplats de papier à la cuve, couvertures et dos conservés, tête dorée, étui bordé de maroquin bordeaux, plats recouverts de papier à la cuve, reliure signée de Patrice Goy.



Exceptionnel et précieux envoi de l'auteur à Abel Gance : "A mon ami Abel Gance fidèle dans un voyage autour de tout. LF Destouches."

Quelques repères de lecture marginaux au crayon de papier in-fine.

Ami de Gance depuis 1917, Céline lui voue une grande admiration: "Il restera dans cent ans bien plus de votre cinéma que de mon gros tambour mortuaire". L'estime est réciproque et Gance sera le premier à envisager, dès le mois de novembre 1932, une adaptation cinématographique du Voyage, projet auquel Céline tenait beaucoup.

Abel Gance acheta donc les droits à Denoël pour 300.000 francs. Mais, impossible défi, il abandonna le projet un an plus tard. Lui succéderont : Claude Autant-Lara, Michel Audiard, Sergio Leone, Federico Fellini, François Dupeyron… Autant d'échecs, malgré la ferveur des cinéastes ("Le voyage n'est pas un film, c'est un renvoi d'ascenseur, le père Céline on lui doit tout !" - Audiard) et les efforts de Céline (il se rendit à Hollywood en 1934 pour "signer une option de six mois avec Lester Yard […] De tous les agents, il m'a semblé le plus apte, le plus coquin").

Rendez-vous manqué ou rencontre impossible, Céline conclura : "Je laisse rien au cinéma ! Je lui ai embarqué ses effets ! … toute sa rastaquouèrie-mélo! … tout son simili-sensible ! […] j'ai capturé tout l'émotif ! …" (Entretiens avec le professeur Y).



Abel Gance ayant, par la suite, détruit une grande partie de sa correspondance avec son sulfureux ami, cette dédicace constitue un des rares témoignages de la rencontre de deux pionniers du langage artistique moderne.

Bel et unique exemplaire parfaitement établi.



102. FLAUBERT Gustave. Madame Bovary
Alphonse Lemerre, Paris 1874, 9,5x16,5 cm, 2 volumes reliés sous étuis.

Dernière édition publiée du vivant de l'auteur.



 
Reliures en demi veau bronze, dos à quatre nerfs sertis de pointillés dorés et ornés de doubles caissons dorés agrémentés de motifs décoratifs floraux dorés, pièces de titre et nom de l'auteur de maroquin framboise, pièces de tomaison de maroquin olive, plats de papier marbré, gardes et contreplats de papier à la cuve, têtes dorées, étuis.



Infimes traces de frottements sur le dos et légères traces d'usure sur un mors du tome 1.

Rarissime envoi de l'auteur à (Louis) Ménard: "A mon ami Ménard, Gustave Flaubert, 28 Mai 77".



Ouvrage illustré d'un frontispice.

Bel exemplaire agréablement établi comportant un rare envoi de l'auteur sur ce texte.



270. VERLAINE Paul. Amour.
Léon Vanier, Paris 1888, 12x19cm, relié sous chemise et étui.

Edition originale, un des 500 ex du tirage courant, il n'a été tiré en grands papiers que 50 Hollande et 1 papier rose.



Reliure en plein chagrin vieux rose, dos lisse, encadrements de frises dorées sur les plats, encadrements de dentelles dorées sur les gardes, gardes et contreplats de papier rose, couvertures conservées, tête dorée, chemise en demi chagrin vieux rose à bandes, plats de papier rose, étui bordé de chagrin vieux rose et plats de papier rose, intérieur de feutrine crème, ensemble signé de Joachim Faki.



Quelques petites rousseurs.

Agréable exemplaire joliment établi.


Entre os estrangeiros, na sua língua original, refiram-se duas obras de Jorge Luís Borges.



30. BORGES Jorge Luis. Cuaderno San Martin
Editorial Proa, Buenos Aires 1929, 15,5x20,5cm, relié.

Edition originale imprimée à 250 ex numérotés sur "papel pluma", seul tirage avec 10 "puro hilo" et 20 "puro hilo vergé".



Reliure à la bradel en plein maroquin noir, gardes et contreplats de papier noir, tête dorée, fragiles couvertures (comportant de légères traces de restaurations marginales) conservées.

Très rare envoi de l'auteur à son ami le peintre Jorge Larco. Rédigée par sa mère, la dédicace est signée par Jorge Luis Borges.



Ouvrage orné d'un portrait de l'auteur par Silvina Ocampo.

Rares rousseurs.


Desculpada a minha indisfarçável paixão pela literatura francesa, julgo que este precioso Catálogo merece uma atenta leitura da vossa parte, pois que para além dos excelentes descritivos traz-nos algumas informações sempre de grande utilidade.

Saudações bibliófilas.