"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 19 de junho de 2016

José F. Vicente: Leilão da Biblioteca de Ramiro Teixeira e Outras Proveniências – A decisão


Como disse no último artigo, José F. Vicente vai organizar mais um dos seus leilões; desta vez será parte da Biblioteca de Ramiro Teixeira e de livros de outras proveniências.


O bibliófilo

Nele se incluem Livros de História, Literatura, Poesia, Livros Franceses, Monografias, Livros dos Séculos XVI a XVIII, Inquisição, etc., e um importante conjunto de manuscritos dos Séculos XV e XIX.

O leilão terá lugar nos dias 20, 21 e 22 de Junho de 2016 às 21h e a Exposição decorrerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de Junho das 15h às 20h.

O leilão processar-se-á do seguinte modo:
1ª sessão – Lotes 1 a 470
2ª sessão – Lotes 471 a 945
3ª sessão – Lotes 946 a 1418

Como sempre, tanto a exposição como o leilão decorrerão no Palácio da Independência | Largo de São Domingos, 11 (ao Rossio) |1150320 Lisboa



Vamos então a ver como cada um de nós procedeu.

Eu comecei por estudar atentamente o catálogo, assinalando os livros que já constam da minha biblioteca, outros que embora de interesse inegável, mas que não fazem parte das minhas temáticas (tem sempre a sua utilidade este tipo de apontamentos, para se poder mais tarde encontrar uma referência para se poder efectuar um estudo dessa temática ou autor – e a minha listagem neste âmbito já vai longa!), e finalmente elaborei a primeira listagem de livros em que estaria interessado – esta continha vinte títulos!
(Nota: todas estas anotações são feitas no pdf ou numa folha à parte, mas nunca no catálogo impresso em papel!)


Os meus apontamentos….

Começou então a decisão mais dolorosa – o que poderia comprar ou teria de abdicar (pois em boa verdade queria-os todos!)

Fiel a um velho princípio de só comprar o que irei ler (ou que já tenha lido, mas de que gostaria de ter a 1ª edição), separei logo alguns exemplares; depois “vasculhei” noutras livrarias e descobri alguns exemplares presentes no leilão, pelo que os retirei também e, deste modo reduzi a lista significativamente … nada mau!

Agora falta-me analisar os exemplares antes do leilão na exposição (e cumpriram-se todos os passos obrigatórios … ou quase!)

Agora é só uma questão de sorte/azar (porque essa história da distração já não existe….)

Mas vamos lá a ver o porquê destas dificuldades nas opções de escolha.

Se analisarmos o Catálogo do Leilão poderemos compreender um pouco melhor esta mesma questão.

Se, por exemplo, estivermos interessados no livro antigo, as ofertas são muitas e de temas variados, pelo que se o poder de compra for escasso (e é deste tipo de coleccionadores para quem estou a falar – aqueles que terão de abdicar de algo para obterem o tão almejado livro! pois aqueles que podem comprar quase tudo sem problemas financeiros, para esses será tão somente uma mera questão de gosto e espero que de cultura…), teremos grande dificuldade em decidir.

Vejam-se a título de exemplo algumas obras nesta temática tão fascinante como difícil, pois implica um maior conhecimento bibliófilo.



026. ALLEGAÇAM // DA // MITRA PATRIAR CHAL CONTRA A ORDEM DE SANTIAGO // NA QVAL SE PROPOEM, E CONFUTAM // os excessos, com que o Prior mór de Palmella, e a jurisdicção // das Ordens, ampliando as faculda des de seus privilegios contra // as disposiçoens de Direito, e estipulaçoens do contrato, porque // obteve as Igrejas, que tem ultra Tagum, offen dem, e usurpão // as prerrogativas da mesma Mitra, e sua jurisdicção Ordinaria. // FEITA POR MANDADO // DO ILLUSTRISSIMO REVE RENDISSIMO SENHOR // DOM THOMÁS S. I. // PATRIARCHA DE LISBOA. // Lisboa Occidental. // Na Officina de Pascoal da Sylva. // M.DCC.XXIII. In Fólio de [8], 418, [1] págs. Enc. [€ 200 / 400]

Rara. Esta obra tem sido também atribuída a D. João Cardoso Castelo. Exemplar com manchas de água em algumas folhas. Encadernação da época inteira de carneira.



028. ALMAS SANTAS, Fr. Miguel das. CLAMORES // FEITOS AO CEO, // SUSPIROS DADOS NA TERRA SANTA // de Jerusalem: // Lagrimas, e tolrmentos com q, na Palestina, acabão as // vidas os filhos do Seraphico P. S. Francisco, q resi // dem naquelles SS. lugares;... // Dado á Luz por // MANOEL JOZE DA VILLA ROZEIROT // Da Provincia de Entre o Douro e Minho,... // Porto // Anno de 1739. In 8º de [22], 314, [5] págs. Enc. [€ 75 / 150]

Rara. Inocêncio, Tomo VI, pág. 216: “Edição acusada por Barbosa, porém de que se não tem encontrado exemplares. Em logar d’essa apparece outra, não mencionada pelo nosso bibliographo, Lisboa, na Offic. de Miguel Manescal da Costa 1755. 8.º, e é também pouco vulgar”. Ilustrada com um anterrosto gravado. Exemplar com cortes de traça nas margens das últimas folhas. Encadernação inteira de pergaminho.



095. BACKER, Jean. FLAVISSAE // POETI CAE, // siue // ELECTORVM POETICORVM // THESAVRUS // SACRO PROFANUS, // Notis & Observationibus // amcenis // PUBLICO STUDXIORVM BONO // illustratus DORDRECHTI // Apud Vincentium Caijmax. // M. DC.LIV. In 8º peq. de [14], 774, [132] págs. Enc. [€ 100 / 200]

Edição de grande raridade. Os dizeres do frontispício dentro de uma elegante portada gravada. Encadernação contemporânea inteira de pergaminho com pequenos defeitos.



139. BORJES, Ivan Alvarez. – PRACTICA, // Y OBSERVACIONES // PERTENCIENTES AL ARTE DE ALBEYTE // ria, en que se manifesta el modo particular com que // se deben curar las mas graves causas que se pue // den ofrecer en este Arte. // // … // Y AÑADIDA AORA NVEVA MENTE EL ARTE // de Herrar, que escrevieron  los honrados Varones Fran // cisco de la Reina, y Juan de Vinuersa, que vàn // al fin de estas Obras. // En Madrid: Por Iuan Garcia Infaçon. Año de 1680. In 8º de [14], 199, [4], 47 págs. Enc. [€ 750 / 1.300]

Obra de grande raridade. O autor, português, era natural de Mofebres(?), Concelho da Vila de Murça e especialista nesta área. Exemplar com fortes manchas de água, restauros nas margens mais evidentes na última folha com pequeno prejuízo do texto. Encadernação moderna meia de pele.



190. CANTOCHÃO. IMPONENTE CANTOCHÃO DO SÉCULO XV, (cerca de 1485), EM PERGAMINHO, contendo 130 folhas + 1 de Índice, algumas com as capitulares iluminadas. [€ 8.500 / 13.500]

Conserva a encadernação da época em madeira, forrada a couro, com ferros metálicos, broxos, com falta dos fechos. Lombada com defeitos. Algumas folhas com pequenas manchas provocadas por pingos de cera. Medida: 60cm. A primeira folha está pregada na guarda da frente, não sendo visível o verso.

Cantochão é a denominação aplicada à prática monofônica de canto utilizada nas liturgias cristãs, originalmente desacompanhada. Historicamente, diversas formas de rito cristãos, como a Moçárabe; Ambrosiana ou Gregoriana organizaram a música utilizada em repertórios, a partir daí intitulados a partir do rito do qual fizessem parte: Canto Gregoriano; Canto Moçárabe e Canto Ambrosiano, por exemplo. Formadas principalmente por intervalos próximos como segundas e terças, melodias do cantochão se desenvolvem suavemente, sendo o ritmo baseado na prosódia dos textos em latim. O cantochão é o principal fundamento da chamada música ocidental, sobre o qual toda a teoria posterior se desenvolve, ao contrário de outras artes que apontam para a época clássica da civilização grecoromana, ou até mesmo fontes anteriores. O cantochão é também a música mais antiga ainda utilizada, sendo cantada não só em Mosteiros como também por coros leigos no mundo todo.



654. LA BAUNE, Jacobus de.  PANEGYRICI // VETERES // JACOBUS DE LA BAUNE SOC. JESU, // JUSSUJ // CHRISTIANISSIMI DELPHINI. // AD VSVM // EDITIO ALTERA ITALICA, // CUI ACCEDUNT OBSERVATIO NES CRITICAE // IN LATINUM PRACATUM // V. C. CHRISTIANI SCHUUARZII // PROFESS. ALTORFINI. // VENETIIS, // Apud Bartolomaeu Javarina // M.DCC.XXVIII. In Fólio de [20], 364, [152 págs. Enc . [€ 75 / 150]

Ilustrada com uma bela gravura alegórica junto ao frontispício, gravada por Juliani. Com cortes de traça que atingem letras do texto. Encadernação inteira de pergaminho.



715. LOBKOWITZ, Juan de Caramuel e. DECLARACION // Mystica de las Armas de España. // invictamente beliciosas. // En Bruselas. En casa de Luca de Meerbeque. // 1636. In Fólio de 237, [1] Fls. Enc. [€ 200 / 400]

De Extrema Raridade. Ilustrada no texto e em separado com 12 brasões de armas abertos a buril em chapa de cobre. Um deles representa “Da luz a glorias que con diuinos Symbolos encierran las armas Lusitanas”. As primeiras dez folhas, incluindo o frontispício, com restauros na margem direita que por vezes atinge letras das notas. Encadernação da época inteira de pergaminho. Salvá, 3544.



849. MENESES, D. Gonçalo de Cespedes y. VARIA // FORTVNA // DEL SOLDADO // PINDARO. // Por... vezino y na // tural de Madrid. Al Excellentissimo señor don Manuel Alonso Perez de // Guzman el Bueno Duque de Medina Sidonia. // Lisboa. Por Geraldo de la Viña. 1626. In 8º de [4], 188 Fls. Enc. [€ 100 / 200]

Edição original. Rara. Exemplar muito manuseado e com manchas de água. Encadernação da época inteira de pergaminho.

Na literatura é que iremos ter, talvez mais problemas, pois que desde autores brasileiros, como Jorge Amado (lote 043) e Carlos Drumond de Andrade (lotes 051 a 052), Cecília Meireles (lotes 837 e 838) de grande projecção mundial, bem como outros autores lusófonos caso de Mia Couto (lotes 368 a 370) José Craveirinha (lote 375), Luís Bernardo Honwana (lote 611), Baltasar Lopes (Lote 720) e José Luandino Vieira (lotes 1394 a 1397)



611. HONWANA, Luis Bernardo. NÓS MATAMOS O CÃOTINHOSO. Lourenço Marques. 1964. In 8º de 135 págs. Br. [€ 30 / 60]

1ªedição desta obra que hoje é considerada como uma dos mais significativas da literatura africana do século XX. Honwana escreveu este livro em 1964, com 22 anos, e foi preso no mesmo ano pelas autoridades coloniais, permanecendo detido durante três anos. Depois da independência de Moçambique, veio a ser Secretário de Estado da Cultura. Muito rara. Arranjo gráfico de Pancho. Assinado pelo autor.



720 LOPES, Baltasar. CHIQUINHO. Romance. S. Vicente. Cabo Verde. Edições “Claridade”. 1947. In 8º de 298, [2] págs. Enc. [€ 40 / 80]

Edição original deste raro romance cabo-verdiano. Muito rara. Encadernação meia de pele.



1060. POESIA NEGRA DE EXPRESSÃO PORTUGUESA. Organizado por Francisco Tenreiro e Mário Pinto de Andrade. Vinheta e arranjo gráfico de António Domingues. Lisboa. Editora Gráfica Portuguesa. 1953. In 8º de 13, [2] págs. Br. [€ 50 / 100]

Colaboração de Mário Pinto de Andrade, Agostinho Neto, Alda Espírito Santo, António Jacinto, Francisco José Tenreiro, Noémia de Sousa e Viriato Cruz. Vinheta e arranjo gráfico de António Domingues. De grande raridade. Juntamos a edição publicada em 1982.

Os autores portugueses com lugar cativo em qualquer boa biblioteca estão muito bem representados e deles refiro alguns (com desculpas antecipadas por alguma falha…): Sophia de Mello Breyner Andersen (lotes 058 a 061), Ruy Belo (lotes 122 a 124),  



123. BELO, Ruy. AQUELE GRANDE RIO EUFRATES. Lisboa. Edições Ática. 1961. In 8º de 141, [1] págs. Br. [€ 75 / 150]
Edição primitiva do primeiro livro de poesia do autor. Muito raro. Com uma dedicatória do escritor. Capas de brochura plastificadas.
António Botto (lotes 143 a 147), Teófilo Braga (lotes 154 a 157), Luís de Camões (lotes 178 a 180), Camilo Castelo Branco (lotes 227 a 251) – interessante camiliana com algumas obras pouco frequentes, António Feliciano de Castilho (lotes 255 a 257).



257. CASTILHO, António Feliciano de. QUADROS HISTORICOS DE PORTUGAL. Lisboa. Na Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis. 1838. InFólio de 58 págs. Enc. [€ 150 / 300]

Rara. Ilustrada com o retrato do autor e nove litografias, que representam alguns dos mais célebres motivos da história de Portugal, assinadas por Sendim, sendo os títulos de cada estampa gravados a ouro. Encadernação da época em tela. Com dois rasgões restauráveis nas folhas do frontispício e na antepenúltima.

E. M. de Melo e Castro (lotes 264 a 268), Eugénio de Castro (lotes 269 a 272).



272. CASTRO, Eugénio de. SAUDADES DO CÉO. Poema. Coimbra. F. França Amado. 1899. In 8º de 58, [2] págs. Enc. [€ 40 / 80]

Primeira edição. Tiragem restrita. Encadernação meia de pele. Capas de brochura preservadas. Muito bem conservado.

Fernanda de Castro (lotes273 a 279), Ferreira de Castro (lotes 280 e 281)



280. CASTRO, Ferreira de. A MORTE REDIMIDA. Novela. Porto. Livraria e Imprensa Civilização, Editora. 1925. In 8º de 75 págs. Enc. [€ 40 / 80]

Edição original de um dos livros renegados pelo autor. Da “Biblioteca Civilização”. Carimbos e assinaturas no frontispício.

Natália Correia (lotes 342 a 346), José Daniel Rodrigues da Costa (lotes 358 a 360), Júlio Dinis (lotes 419 a 422)



422. DINIS, Júlio. AS APPREHENSÕES DE UMA MÃI E UMA FLOR D´ENTRE O GELO. Rio de Janeiro. Na Livraria Popular de A. A. da Cruz Coutinho. 1870. In 8º de [4], XII, [1], 212 págs. Enc. [€ 35 / 70]

Primeira edição deste raro livro impresso no Rio de Janeiro. Com prefácio de Augusto Malheiro Dias. As págs. 201 e seguintes constituem o catálogo da Livraria Popular de A. A. da Cruz Coutinho. Exemplar um pouco aparado. Pequena assinatura na primeira página do texto. Encadernação recente. Sem capas da brochura.

José Duro (lotes 434 e 435) com Fel e Flores (ainda que não seja a sua obra mais conhecida Flores é, na minha modesta opinião de muito maior raridade – pena o seu estado senão ver-se-ia o valor que atingiria no final!)



435 DURO, José. FLORES. Portalegre. Fragozo & Leonardo. 1896. In 8º peq. de 31 págs. Br. [€ 175 / 350]
Edição primitiva. De grande raridade. Com três carimbos no frontispício. Capas de brochura com defeitos e a necessitarem de restauro.

José Gomes Ferreira (lotes 477 a 480), Manuel Ferreira (lotes 481 a 485), Vergílio Ferreira (lotes 487 a 492 e 1419).



1419. FERREIRA, Vergílio. APARIÇÃO. Romance. Lisboa. Portugália Editora. S. data. (1959). In8º de 254, [3] págs. Br. Lisboa. Portugália Editora. S. data. (1959). In8º de 254, [3] págs. Br. [€ 60 / 120]
Primeira edição. Da Colecção Contemporânea. Capa de brochura ilustrada por Charrua.

 Branquinho da Fonseca (lotes 506 e 507), Manuel da Fonseca (lotes 508 e 509), Manuel da Silva Gaio (lotes 537 a 541), J. B. de Almeida Garrett (lotes 549 a 554), Ana Hatherly (lotes 588 a 596), Herberto Helder (lote 597)



598. HELDER, Herberto. O AMOR EM VISITA. Lisboa. Contraponto. (1958). In 8º de 14, [1] págs. [€ 250 / 500]



Edição original. Muito rara. Primeira publicação poética do autor. Valorizado com dedicatória de Herberto Helder ao poeta Raul Leal. Em magnífico estado de conservação.

Alexandre Herculano (lotes 599 a 603), Nuno Júdice (lotes 645 e 646), Guerra Junqueiro (lotes 647), Gomes Leal (lotes 673 a 677), Raul Leal (lote 679).



679. LEAL, Raul. REPETIDOR DE FILOSOFIA. Para o curso dos liceus e aptidão às universidades. Porto. Editora Publicação Nacional. 1943. In 8º de 364, [2] págs. Br. [€ 40 / 80]

Rara. O autor com a publicação de Sodoma Divinizada em 1923, pela editora Olisipo, de Fernando Pessoa, entra voluntariamente no escândalo conhecido por «Literatura de Sodoma». Exemplar com manchas de acidez e pequenos defeitos.

Irene Lisboa (lotes 699 a 705), José Agostinho de Macedo (lotes 743 a 757) – autor, que se notabilizou pela sua truculência escrita e não só, e que desperta grande interesse coleccionista tanto em Portugal como no Brasil (tanto quanto consegui apurar pelos meus contactos) e que está muito bem representado neste leilão.


José Agostinho de Macedo



754. MACEDO, José Agostinho de. REFLEXÕES CRITICAS SOBRE O EPISODIO DE ADAMASTOR NAS LUSIADAS, CANTO V. Oit. 39. Em fórma de carta. Na Impressão Regia. MDCCCXI. In 8º peq. de 34 págs. Br. [€ 20 / 40]

Pouco vulgar.

Júlio César Machado (lotes 761 a 763), Alfredo Margarido (lote 810), J. P. Oliveira Martins (lotes 822 a 824), Rocha Martins (lotes 828 a 630), Manuel Mendes (lotes 845 a 847), Conde de Monsaraz (lotes 862 a 865), Adolfo Casais Monteiro (lotes 867 a 873).



872. MONTEIRO, Adolfo Casais. SEMPRE E SEM FIM. Poemas. Porto. Edições Presença. MCMXXXVI. In 4º de 78 págs. Br. [€ 50 / 100]

Primeira edição, publicada pela Presença. Capa de brochura da frente ilustrada por Júlio. Com dedicatória do autor.

Wenceslau de Moraes (lotes 880 a 889), Fernando Namora (lotes 897 a 900)



900. NAMORA, Fernando. AS SETE PARTIDAS DO MUNDO. Romance. Portugália. Coimbra. 1938. In 8º de 255, [1] págs. Enc. [€ 65 / 130]

Primeira edição. Valorizada com dedicatória do autor. Encadernação meia de pele. Capas de brochura ilustradas por Roberto Araújo. Bom exemplar.

João Cabral do Nascimento (lotes 903 a 909), António Navarro (lotes 915 e 916), José de Almada Negreiros (lotes 919 a 923 e 1415).



922. NEGREIROS, José de Almada. A SCENA DO ODIO. Por... Poeta Sensacionista e Narciso do Egypto. Collaboração inédita d’Orpheu Nº 3. Lisboa. 1915. In 4º de 8 págs. Br. [€ 60 / 120]

Separata do número 7 da Contemporânea. Rara. Possui na primeira folha o retrato de Almada por D. Vazquez Diaz. Com pequenos defeitos marginais.

Vitorino Nemésio (lotes 924 a 936), António Nobre (lotes 942 a 944), Eduardo Noronha (lotes 949 a 952), António Correia de Oliveira (lotes 964 a 966), Carlos de Oliveira (lote (1420), António Osório (lotes 977 e 978), Teixeira de Pascoaes (lotes 996 a 1005)



1002 PASCOAES, Teixeira de. AS SOMBRAS. Lisboa. Livraria Ferreira. 1907. In 8º de 210, [1] págs. Enc. [€ 40 / 80]

Primeira edição. Encadernação modesta em tela. Com capas.

Camilo Pessanha (lote 1021), Fernando Pessoa (lotes 1022 a 1033 e 1417), Alberto Pimentel (lotes 1039 a 1053), António Quadros (lotes 1072 e 1073), Eça de Queirós (lotes 1074 a 1080), Antero de Quental (lotes 1084 a 1095), Hipólito Raposo (lotes 1103 a 1115), Alves Redol (lote 1421), José Régio (lotes 1121 a 1126), Aquilino Ribeiro (lotes 1144 a 1150), Bernardim Ribeiro (lotes 1151 e 1152), Tomás Ribeiro (lotes 1156 a 1161), António Ramos Rosa (lotes 1173 a 1177), Mário de Sá-Carneiro (lotes 1186 a 1188), Mário Saa (lotes 1189 e 1190), Bernardo Santareno (lotes 1211 a 1213), Jorge de Sena (lotes 1238 a 1241), Alberto de Serpa (lotes 1248 a 1254), João Gaspar Simões (lotes 1270 a 1277), Pedro Tamen (lotes 1305 a 1312), Miguel Torga (1330 e 1331), Mário Cesariny de Vasconcelos (lotes 1358 a 1360).



1359. VASCONCELOS, Mário Cesariny de. 19 PROJECTOS DE PRÉMIO ALDONSO ORTIGÃO SEGUIDOS DE POEMAS DE LONDRES. Lisboa. Quadrante. S. data. In 8º de 84, [1] págs. Br. [€ 25 / 50]

Edição primitiva. Da Colecção Poesia. Capa e arranjo gráfico de Maria de Brito Pressler. Encadernação em inteira de pele. Com capas.

Afonso Lopes Vieira (lotes 1383 a 1393) e Padre António Vieira (lotes 1398 a 1400).

A literatura francesa também se encontra bem representada nas suas várias temáticas, embora o componente histórico tenha alguma relevância.

Os manuscritos têm um lugar muito preponderante neste catálogo:



779. CARTA DE MERCÊ DE EL REI  D. JOÃO V do Ofício de JUÍZ DOS ORFÃOS DE VIZEU. Concedida em Lisboa a 31 de Março de 1721 a João Correia de Bulhões. Assinada pelos Dezembargadores do Paço D. António José de Beja de Noronha e António Teixeira Álvares, ambos do Conselho de D. João V. Mandada escrever por Manuel Galvão de Castelo Branco. Subscrita ainda por Francisco da Cunha de Athaíde e D. Miguel Maldonado. In 4º de 2 Fls. [€ 75 / 150]



783. PERGAMINHO ILUMINADO. CARTA DE BACHAREL em Direito Canónico e Civil, passada em 25 de Maio de 1708 por D. NUNO ÁLVARES PEREIRA DE MELLO (1668 1733), do Reformador e Reitor da Universidade de Coimbra, Bispo de Lamego, do Conselho de Sua Majestade, Inquisidor Apostólico da Inquisição de Coimbra, e filho do 1º Duque de Cadaval, em favor de JOÃO CORREIA DE BULHÕES, natural da Cidade de Vizeu. O Documento encontrase ainda subscrito pelo Padre Francisco Correia da Silva, Secretário da mesma Universidade. Documento em pergaminho, impresso a negro e vermelho em duas folhas, uma em latim, outra em português. Com rasgão e falta na parte impressa em latim. Conserva a caixa metálica do selo pendente cujo lacre se desfez. [€ 250 / 500]

Nos documentos históricos refira-se:



407. DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA. Num. 1. Lisboa 27 de Janeiro de 1821 (ao Num. 282. 25 de Janeiro. 1822). Lisboa. Impressão Nacional, 1821 1822. 282 Nos. InFólio. Encs. em 11 Vols. [€ 500 / 1.000]

Colecção completa. Rara. Encadernações da época meias de pele. Bons exemplares.

Temos, como sempre algumas revistas literárias, cada vez com maior procura, como:



406. DEVAGAR. Número 1 (ao Número 3). Director e Propriedade de António Ferreira. Lisboa. Março de 1989 (a Janeiro de 1990). 3 Nos. In 8º Brs.  [€ 25 / 50]

Publicação nãoperiódica, membro da Associação Europeia para a Abolição do Copyright, AEAC. Julgamos que é tudo quanto se publicou. Desenhos de Craveiro



657. LÁCIO. Panfleto de Arte. Direcção e edição de António Marques Matias, Álvaro Salema, Magalhães Filho e Frederico George. Volume I (ao Volume III). Lisboa. Fevereiro de 1938. 3 Vols. In 8º Brs. [€ 85 / 170]

Colecção completa. Inclui com frontispícios próprios os seguintes textos: Lirismo da Circunstância. Ensaio crítico, por António Marques e Álvaro Salema; Evangelho póstumo. Poemas, por António Marques Matias; Primeiros Temas de Romance, por Álvaro Salema; Notas para um novíssimo testamento, por Paulo Figueira e Antologia da Poesia Viva. I Camilo Pessanha. II Mário de Sá Carneiro. III Fernando Pessoa. Ângelo de Lima. Teatro. Comédia num acto, por António Pedro. Ilustrado com desenhos de Magalhães Filho e Frederico George Dominguez Alvarez, etc. As capas de brochura dos volumes I e II reforçados na lombada com fitagomada.



1139 RIBAS, Óscar. MISSOSSO. Literatura Tradicional Angolana. I Volume (ao III Volume). Luanda. Tip. Angolana. 1961 (a 1964). 3 Vols. In 8º Brs. [€ 40 / 80]

Colecção completa. O primeiro volume com uma dedicatória no anterrosto e os restantes com assinatura no frontispício.


Vamos ao leilão.

Aqui deixo estas minhas reflexões, na expectativa de vos ter dado alguma ajuda ao vosso trabalho.

Como podem ver é de elevada dificuldade escolher exemplares neste tipo de leilão em que estamos perante uma biblioteca de certo modo ecléctica, pelo que teremos de escolher de acordo com as nossas opções pessoais. Se repararem – e tive o cuidado de deixar isso explicito – quase todas as escolas literárias estão representadas o que vai complicar ainda mais a escolha.

Espero que o vosso trabalho tenha sido produtivo, pois o meu ainda não está terminado.

Com tantas opções a escolha é sempre difícil, mas há que tentar … e arriscar!
(Cá fico à espera dos vossos comentários!)

Como disse acima vamos lá ao leilão e boa sorte…

Saudações bibliófilas.

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