"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

quinta-feira, 10 de junho de 2010

«Promessa» de Vergílio Ferreira




Promessa – Vergílio Ferreira

Como tem sido escrito nos jornais, Vergílio Ferreira deixou o seu espólio preparado para aqueles que vieram estudar a sua obra.

Terá sido essa a principal razão, pela qual foi possível encontrar dois inéditos e, entre eles, este romance. «Promessa», que é o seu primeiro “romance de ideias”, concluído entre «Vagão J» e «Mudança».
«Promessa» permite adivinhar já um dos temas fundamentais da obra de Vergílio Ferreira, o herói existencialista: os seus conflitos e dramas interiores, o combate pela liberdade e pela generosidade, o confronto com o racionalismo.


Vergílio Ferreira

Teve como primeiro título "Sequência" – foi escrito em 1947 e não chegou a ser publicado. Trata-se do único romance inédito completo que existe no espólio de Vergílio Ferreira.

A sua publicação deve-se ao trabalho da equipa de investigadores e professores dirigida por Helder Godinho (com as professoras Fernanda Irene Fonseca e Ana Isabel Turíbio), que está a estudar, catalogar e anotar o espólio do escritor português.

É este romance inédito de Vergílio Ferreira, que Francisco José Viegas, editor da Quetzal (1), que está a reeditar a Obra Completa do Prémio Camões 1992, vai publicar no dia 11 de Junho.


 
QUETZAL - Logotipo 

QUETZAL – Ave trepadora da América Central, que morre quando privada de liberdade; raiz e origem de Quetzalcoatl (serpente emplumada com penas de quetzal), divindade dos Toltecas, cuja alma, segundo reza a lenda, teria subido ao céu sob a forma de Estrela da Manhã.



 Quetzal – Ave trepadora da América Central

Refira-se que o escritor, já na sua «Conta-Corrente», escreveu que, na sua opinião, "um autor não dá garantias quase nenhumas (mormente quando grande autor) sobre a valia do que realiza" e que "se um artista não quer que se lhe conheça a obra, destrua-a ele." Há cerca de 30 anos, falou da existência deste romance inédito a Helder Godinho (que estava na altura a preparar uma tese de doutoramento sobre a sua obra) e emprestou-lhe o original dactiloscrito.

Como se noticiou, a novela inédita intitulada «A Curva de Uma Vida», a primeira história que Vergílio Ferreira escreveu, já está nas livrarias. publicada igualmente pela Quetzal e integrada na sua Obra Completa.

Espero que esta “promessa” se mostre um prazer de  boa leitura., pois que, para os apaixonados pela obra deste escritor, será mais uma peça importante na composição do intricado dos escritos que compõem a sua bibliografia.

Saudações bibliómanas.

(1) A Quetzal foi fundada em 1987 por Francisco Faria Paulino, Maria Carlos Loureiro, Maria da Piedade Ferreira e Rogério Petinga.

Em 2000, a Bertrand comprou uma participação de 51% da empresa (que nessa altura deixou de ser sociedade por quotas para se tornar uma sociedade anónima). Em 2003, Maria da Piedade Ferreira (que além da direcção editorial presidia ao Conselho de Administração da empresa) saiu e até Fevereiro de 2005 a chancela foi dirigida por Zita Seabra.

Em 2006, a Quetzal é integrada no Direct Group. Em Junho de 2008, Francisco José Viegas é nomeado Director Editorial da Quetzal e em Setembro desse ano são publicados os primeiros livros com o actual logótipo - para um projecto renovado fez-se corresponder uma nova imagem.

Sem comentários: