"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 12 de junho de 2010

Livraria Luís Burnay – Leilão de Manuscritos / Junho de 2010


A Livraria Luís Burnay vai realizar mais um Leilão de Manuscritos, Autógrafos, Fotografias e Efémera no próximo dia 19 de Junho.

O leilão realiza-se pelas 15:00 horas, na Sala Veneza do Hotel Roma, entrada pela Rua Infante D. Pedro, n.º 6 em Lisboa.


Aspecto da sala onde decorrem os leilões
(Hotel Roma em Lisboa)

As obras encontram-se em exposição na livraria nos dias 17 e 18 no horário normal de funcionamento e no dia 19 no local do leilão entre as 10:00 e as 13:00 horas.

Este Catálogo reúne um leque bastante variado de lotes para venda, dos quais destaco sobretudo o conjunto de manuscritos.

Da minha "leitura" pessoal do Catálogo, aqui ficam alguns dos lotes que me parecem mais interessantes.

Começo por uma cata de Gomes Freire de Andrade, documentos sempre de interesse para a História e os primórdios do Liberalismo.




12 - ANDRADE, Gomes Freire de.- 1 Documento autógrafo (1p.; 17cm.)

Carta de recomendação autógrafa do notável marechal de campo, para o Alferes d’Avila “… Je cértifie que Monsieur d’Avilla sous Lieutenant au ci devant cinquiéme Reg.nt d’Inf.e de la Légion portugaise a toujours eu une conduite irréprochable, et qu’il a été proposé par son 6 Colonel pour être emmené au grade de Lieutenant. Grenoble le 28 de Juillet 1811. Le Lieutenant Général Commandant la Légion portugaise – Gomes Freyre.”

Assinado e datado de Grenoble 28 de Julho 1811. O notável militar que viria a ser supliciado em São Julião da Barra seis anos depois, era nesta época comandante dos três batalhões da “Legião portuguesa” e dirigia-se para a Alemanha e Polónia ao serviço de Napoleão que o nomeou governador de Danzigue. Conserva o lacre.


Catálogo – pp. 13

De António Botto, reúne dois preciosos documentos, de que destaco: Original autógrafo de uma poesia De António Botto, reúne dois preciosos documentos, de que destaco o  original autógrafo de uma poesia “Canção”. Assinado. “Não encontrámos esta canção publicada. Inédita?” (lotes 32 e 33)


Catálogo – pp. 14

Do Major C.R. Boxer aparece um conjunto de correspondência para o Livreiro Coelho, constituída por 65 cartas e 13 bilhetes postais todos autógrafos que abragem um período de 21 / 7 /1946 a 23 / 5 /59.


Catálogo – pp. 15

Esta interessante sequência de cartas espelha bem os esforços que o grande historiador fazia ao adquirir obras para a sua famosa biblioteca, deixando também transparecer ao longo do tempo o apuramento progressivo no domínio da língua portuguesa, e o refinamento na selecção das obras a adquirir, cada vez mais raras e valiosas.


Catálogo – pp. 16

Eugénio de Castro, de quem já demos notícia, aparece com três cartas. (lotes 70 a 72)




77 - CATARINA, Dona (Rainha de Portugal, Princesa de Castela).- 1 Carta ( 1p.; 30cm.)

Carta dirigida a Felipe de Aguilar, castelhano militar em Ceuta. Na qualidade de Regente do Reino pela menoridade de D. Sebastião , e por saber que a esquadra turca que ameaçava a Catalunha estava nas imediações de Génova já sem mantimentos e por isso não representar grande perigo para os nossos territórios, ordena-lhe que regresse a Portugal: “…. Por cartas de Martim Correa meu embaixador na corte de castella feitas a XVII [dias] do presente que agora recebi soube como de Barcelona era chegado um correo com cartas do Viso-Rey de Catalunha para a princesa minha nora em que dizia ser alevantada a armada dos Turcos [… …] sem aver feito nela damno algum E que se hia na volta de levante e fora vista na paragem de Génova É [… …] grande presa por haver em toda a dita armada muita falta de mantimentos. Pelo que […. ….] Por este anno nam descera destes mares. E porque ele desde já nam ser por agora necessária vossa estada em cepta / vos encomendo muito que com esta vos for dada vos venhaes logo embora escripta em Lx a XXVIII d’Agosto Pantaliam Rebelo a fez 1558.”

Assinatura autógrafa da Rainha. Datada de Lisboa 28 de Agosto 1558. Autógrafos de D. Catarina Regente são muito raros.
De Almeida Garrett temos quatro cartas de correspondência com o Livreiro Bertrand, sobre a publicação das suas obras. (lotes 135 aa 138)
Desta mesma época surgem duas cartas de Alexandre Herculano, igualmente dirigidas ao Livreiro Bertrand (lotes 141 e 142), o que nos dá uma informação curiosa do seu relacionamento com as figuras mais salientes do Romantismo em Portugal.


Catálogo – pp. 58

De Júlio César Machado apafreem vários documentos, com bastante interesse. (lotes 171 a 174)

Do nosso rei D. Manuel II, grande bibliófilo, como já se deu igualmente notícia, temos três cartas, de que chamo a atenção para a segunda, uma extensa carta dirigida ao Dr. Reinaldo dos Santos, onde D. Manuel aborda um interessante tema de bibliografia antiga. (lotes 184 a 186)


Catálogo – pp. 68

De Wenceslau de Moraes temos quatro bons manuscritos. Refira-se o original do artigo PORTUGAL – MACAU publicado em 1951 no opúsculo “ Camões nas paisagens orientais”. Alguns trechos foram aproveitados também para o livro “ Paisagens da China e do Japão”. (lotes 201 a 204)


Catálogo – pp. 75

Ramalho Ortigão é o autor que reúne o maior número de manuscritos disponibilizados neste Leilão. (lotes 219 a 223).

De Luís Pacheco, como tem acontecido sempre nos últimos Leilões, aparece um conjunto variado de documentos. (lotes 225 a 230)

Refira-se, pela temática abordada, a correspondência entre Mariano Pina e Rafael Bordalo Pinheiro. (lotes 241 a 245), que também tem cartas escritas pelo seu punho neste Leilão (lotes 247 a 249)


Catálogo – pp. 93

Da “Revista Lusitânia” temos um excelente conjunto de documentos do seu Espólio.


Catálogo – pp. 94

Documentação referente a esta importante Revista Literaria, composta por mais de 70 documentos vários ( facturas de tipografia, listas de assinantes, vales de caixa, procurações, rascunhos de constituição de sociedade comercial, existências em armazém, recortes de jornal, cartas de correspondentes estrangeiros, capas, índices, sumários, etc.)


Catálogo – pp. 95

De particular interesse a evolução dos conflitos que foram surgindo entre os diversos redactores, agravados com a morte de Carolina Michaelis Vasconcelos e Luciano Pereira da Silva acompanhados de um lento cansaço editorial.


Assinatura de Mário Sá-Carneiro

De Mário de Sá-Carneiro constam duas cartas de que a mais significativa é o original autógrafo duma carta interessantíssima, dirigida a Fernando Pessoa, e escrita de Paris quatro meses antes da sua morte, que foi publicada no II Vol. das “ Cartas a Fernando Pessoa” das “ Obras Completas de Mário de Sá-Carneiro” das edições Ática. (lotes 281 e 282)


Afonso lopes Vieira
Bilhete postal dirigido ao Dr. Reinaldo dos Santos

Afonso Lopes Vieira tem um conjunto de seis documentos (lotes 315 a 320)

Muitos outros documentos se encontram à vossa disposição neste bom Catálogo, pelo que me pare bastante importante a sua consulta e leitura atenta.

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: